atribuiçao para filho e neto

com a ajuda de vcs consegui rapidamente minha cidadania, sou filho de portugues.

agora preciso tirar a cidadania do meu filho e do meu neto.

posso dar entrada nos dois ao mesmo tempo ?

nao averbei o meu casamento, é necessario preliminarmente ?

no caso do meu filho eu sou o declarante na certidao de nascimento

e no do meu neto, meu filho é o declarante

estou providenciando a documentação de ambos

«1

Comentários

  • poderia concomitantemente dar entrada da atribuiçao da minha esposa , ao invés de solicitar averbação, sou casado em 1970.

    no caso pedir atribuição para meu filho, meu neto e minha esposa , os três ao mesmo tempo?

  • @heleno , peça, primeiro, a nacionalidade de seu filho pelo art 1C, no ACP.

    Depois que sair a dele, peça a do seu neto, também pelo artigo 1C, também no ACP

    Para pedir a da sua esposa, tem que transcrever seu casamento e pedir a nacionalidade dela , por aquisição, em Lisboa

  • @heleno ...

    Creio que as informações neste link abaixo podem ajudar a compreender um pouco melhor como se dá o andamento de processos de Nacionalidade Portuguesa...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/235902#Comment_235902

  • @heleno

    A esposa (só para mulheres), casada antes de nov/1981, pode pedir a nacionalidade por Base-X, em que a documentação é mais simples, a nacionalidade é garantida, e é grátis.

    Começa por fazer a transcrição do casamento, que recomendo fazer em Ponta Delgada, por DHL, e tem levado duas semanas.

    Depois entra com o processo por Base-X nas CRCentrais de Lisboa, por DHL, e leva ~18 meses.

    Ambos podem ser feitos em paralelo com a nacionalidade do filho, que deverá ser pelo art-1C pela ACP, como dito acima. O neto deve esperar que seu filho obtenha a nacionalidade dele, para então iniciar a próxima rodada. Leva 6 meses cada um.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest

    e aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/33512/#Comment_33512

  • obrigado pela ajuda.

    Fiz meu processo de nacionalidade há 2 anos por Pombal, foi questão de 3 meses, será que se fizesse por lá seria mais rápido?

  • @heleno

    Processos de aquisição pelo casamento somente são feitos na CRCentrais de Lisboa, e por Base-X levam ~450 dias.

    Mande diretamente para lá, de preferência por DHL, ou pelo correio.

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa

  • mais uma duvida, estou providenciando os documentos da minha esposa para transcrever o meu casamento.

    posso dar entrada nos documentos do meu filho , sem transcrever o meu casamento?]

    sou o declarante no registro de nascimento dele, li que algumas conservatórias aceitam o processo do filho, sem a transcrição do casamento do pai, quando o pai (porugues) é o declarante,

    em caso positivo, qual seria a conservatoria para dar entrada?

  • @heleno , para a atribuição de seu filho, não precisa transcrever seu casamento, se você foi o declarante até que ele tivesse completado 1 ano de idade.

    Mande o processo dele para o ACP - Arquivo Central do Porto

    • Olá, amigos! Adquiri a nacionalidade por atribuição, agora pretendo fazer o processo para o meu filho que é menor de idade. No site da Justiça de Portugal, pede a comprovação da ligação efetiva à comunidade portuguesa com as seguintes condições:  tiver residência legal em Portugal há 5 anos; estiver inscrito nas Finanças e no Sistema Nacional de Saúde (ou nos serviços regionais de saúde) ou provar que está a estudar em Portugal (se tiver menos de 18 anos). Alguém já passou por isso e teve que, realmente, comprovar essa ligação, mesmo sendo filho de cidadão português? Obrigado

     

  • editado January 2021

    @Hamilton Santos ...

    Leia as 5 últimas páginas da discussão abaixo...Será suficiente para entender que não precisa nada do que você mencionou em sua postagem...Além disso....Creio que apenas 5 páginas serão suficientes também para você compreender como montar o processo de seu filho menor de idade...É muito simples de fazer...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/230897/#Comment_230897

  • conforme orientação acima, tenho qu e pedir nacionalização do meu filho e depois a do meu neto

    meu neto fará 18 anos em novembro e gostaria de aproveitar a gratuidade no caso de menor, existe algum modo de dar entrada na do meu neto aproveitando a gratuidade ?

  • @heleno...Se você enviar a Atribuição do seu filho para o ACP hoje...Há grandes chances de ter esse processo concluído a tempo de fazer a Atribuição do neto antes dele completar 18 anos...

  • @heleno

    A ACP está concluindo em cerca de 6 meses.

    Estamos em meados de Fevereiro, o que colocaria a conclusão em Setembro. Leva uns 30 dias para numerar o processo do filho, no fim de Outubro.

    Quando o Nilton diz HOJE, não é só uma figura de linguagem... é de fato bem apertado. Você terá que encurtar todos os prazos que conseguir, ou devolverão todo o processo se ele completar 18 anos com um formulário para menores, sem pagamento.

  • bom dia, tenho uma sobrinha que mora no Porto, se ela der entrada la direto ganho tempo.?

    ela me falou de Almada, lá estaria mais rapido ?

  • editado February 2021

    @heleno

    Para quem está começando o processo agora, o melhor é mandar por DHL diretamente para o ACP.

    Se você vai mandar os documentos por DHL e depois ela ter que ir la entregar (e está tudo fechado), põe o endereço da conservatória no envelope da DHL que certamente chega na conservatória primeiro do que ela conseguiria fazer.

    Almada está saturada e atualmente levando o mesmo tempo que o ACP. Estão levando 2 meses só pra numerar o processo, o que significa que quando os novos processos chegarem lá já estará ainda pior. É um risco grande.

    O que faz diferença no tempo é ter um processo bem montado, com documentos atualizados, e sem erros. Gaste seu tempo na preparação, use documentos novos, e não se preocupe tanto com pra onde vai mandar. Mande para o ACP que é uma referência.

  • quando fiz a minha nacionalidade fui pela conservatória de Pombal, como pretendo tirar a cidadania do meu filho e de meu neto, mandei um email agradecendo e perguntando se continuavam com a mesma rapidez nos serviços, a minha saiu em 4 meses,

    eis a respota

    Bom Dia,

     

    Agradecemos o seu e-mail e o seu reconhecimento pelo serviço prestado.

     

    Em resposta às questões que coloca, lamentamos, mas houve alterações. Não podemos indicar prazos para conclusão de processos.

    Desde o princípio do mês de novembro de 2019 que foi designada para o balcão de nacionalidade uma conservadora que também tem o seu próprio balcão, deslocando a Pombal algumas vezes, para despacho de processos, o que foi gravemente afetado pela situção da pandemia.

     

    Assim, propomos que tente agendar para um serviço mais próximo da sua residência ou envie por CTT para um dos



     Balcões da Nacionalidade instalados nas seguintes Conservatórias do Registo Civil: Almada, Amadora, Aveiro, Barreiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Lisboa, Mangualde, Ovar, Pombal, Ponta Delgada, Portalegre, Arquivo Central do Porto, Santarém, Silves, Tondela, Torres Vedras.

    Com os melhores cumprimentos

    A oficial de registos

    Alda Pereira Henriques 

     

    Conservatória do Registo Civil de Pombal

  • pela resposta o melhor caminho é o ACP

  • mais uma duvida, a certidão de nascimento do meu filho consta o primeiro casamento dele, não constando o divorcio e o novo casamento dele

    posso enviar assim ou exijo que o cartório corrija e atualize o registo dele ?

    i

  • @heleno , pode enviar assim!

  • valeu

  • Por favor, alguém poderia falar um pouco mais sobre a possibilidade de iniciar três processos simultaneamente?

    Meus avós eram portugueses e já consegui a certidão do meu avô em Portugal.

    Gostaria de pedir a cidadania da minha mãe, a minha e a da minha irmã.

    Eu posso colher todos os documentos, pagar as taxas devidas (no caso, de três processos) e enviar tudo junto solicitando os devidos reconhecimentos?

  • @heliotheodoro , possibilidade há, mas é uma extrema perda de tempo, sem contar que no processo de filhos o direito é garantido, haja o que houver.

    O processo de sua mãe, como filha de português, leva uns 6 meses; os processos de netos, uns 2 anos!!

    Faça por etapas - inicialmente, a atribuição de sua mãe (mande para o Arquivo Central do Porto, leva uns 6 meses);

    Transcreva o casamento de sua mãe - de 30 a 40 dias;

    Faça sua atribuição e de sua irmã como filhos de portugueses - mais 6 meses.

  • heliotheodoroheliotheodoro Member
    editado April 2021

    Muito Obrigado @Leticialele .

    De fato, a ideia era iniciar quase que em "paralelo" os processos, achando que isso pouparia tempo. Mas já que é melhor fazer na sequência, sigamos a orientação e a experiência ! Grande abraço.

  • helenoheleno Member

    estou com os documentos do meu filho pronto para dar entrada.]

    o porto continua sendo o melhor caminho ?

    como recolho a taxa ? ( o modo mais pratico)

    o endereço para envio dos documentos para a conservatoria do porto ?

  • @heleno , pague com cartão de crédito!

    Se já está com o formulário 1C com a assinatura reconhecida por autenticidade, junte a ele o Formulário 1C que vai receber, com o recibo no cabeçalho, e cópia impressa do email que o encaminhou.

    Use cartão de crédito virtual - o do app do seu banco ou algum tipo Nubank: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • helenoheleno Member

    valeu

    por favor , o endereço para enviar?

  • @heleno , pode enviar para o Arquivo Central do Porto:

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • helenoheleno Member

    Meu filho colocou o endereço da minha casa no formulário. Não tem nenhuma conta em nome dele, só tem em meu nome é da minha esposa ( mãe) .

    Tem problema. Vou ter que fazer outro formulário ou posso mandar comprovante de residência em meu nome ou da minha esposa?

  • @heleno , não precisa colocar comprovante de residência algum!!

    Ele pode colocar o endereço que quiser. é onde vai receber a correspondência quando o processo for aprovado!

    Relaxe!!

  • helenoheleno Member

    Meu filho preencheu o formulário em 2 folhas e já pagou a taxa e pra complicar o cartório não reconheceu por autenticidade,

    Posso enviar o requerimento em duas folhas ou tem que ser frente verso?

    Se tiver que fazer um novo aproveito a taxa?

    Se puder aproveitar o requerimento posso pedir ao cartório novo reconhecimento este por autenticidade?

Esta discussão está fechada.