Para onde enviar os documentos?

Boa tarde, estou com duvida para onde enviar os documentos do filho de português, pois farei pelo correio, no caso eu consigo acompanhar o meu processo pelo correio? Por onde acompanho o meu processo?

Comentários

  • @nathaliabarbero , pode enviar para o Arquivo Central do Porto - ACP.

    Depois que numerarem o processo, você recebe um email com o número do processo e a chave de acesso ao site de acompanhamento.

    Dê preferência ao envio por DHL - é mais rápida e segura que os Correios e custa uns 60 reais a mais.

  • editado December 2020

    @Leticialele Entendi, tenho uma duvida bem pacata sobre isso, onde eu informo o meu e-mail nesse processo todo? Eu envio juntamente com os documentos ou eles pedem na hora do envio ? obrigada.

  • @nathaliabarbero ... Você vai informar no formulário 1C (processo de filho) ou 1D (processo de neto). Nele você informará o email que a Conservatória entrará em contato durante o processo. Está dentro do Quadro 1 item 7.

  • @raphafcruz No caso, esse formulário eu envio junto com os documentos?

  • @nathaliabarbero , o Formulário, impresso colorido, frente e verso, com a assinatura reconhecida por autenticidade, é o PRINCIPAL documento!

    É através dele que você declara que quer ser portuguesa! Ele tem que ir junto com s outros documentos, na mesma remessa.

  • @Leticialele o ACP recebe os processos de atribuição de netos?

    há outras opções ?

  • @deboratavares , não. Os processos de netos só tramitam na Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa.

  • @Leticialele obrigada!

    Saberia me dizer se preciso do numero do assento dos dois portugueses (avós do meu pai) ou somente um é suficiente?

    Documentos que tenho (atribuiçao neto)

    • nº assento do portugues (avó)
    • certidão nascimento da filha do portugues (brasileira falecida)
    • Certidão nascimento do neto (brasileiro vivo)
    • historico escolar
    • RG
    • Antecendentes criminais

    Esqueço de algo?

  • @deboratavares , apenas um é suficiente.

    Não precisa de histórico escolar, se nasceu no Brasil, o domínio da língua portuguesa é presumido.

    A certidão do neto (requerente) tem que ser por cópia reprográfica

    Falta o Formulário 1D com a assinatura reconhecida por autenticidade e o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros.

  • Alguém saberia me dizer se teria alguma Conservatória específica para envios dos documentos de atribuição de Nacionalidade para Filhos de Portugueses Nascidos em Angola (antes da independência)? Há um tempo atrás tinha ouvido falar que teria que ser somente para CRC Lisboa. É isso mesmo?

  • @Roberta Medina de Castro somente a CRC de Lisboa tem competência.

  • Bom dia pesssoal!

    No preenchimento do formulário 1D para atribuição de Netos, fiz um rascunho e fiquei com dúvidas nos seguintes:

    Código postal - Não tem espaço suficiente para todos os números

    7=Telefone - Tenho que botar 55 código Brasil? Se sim, vai faltar espaço para para os 11 dígitos, código de área e 09 dígitos telefone

    Ao lado do código postal, eu coloquei Bairro e cidade, só que não coube...Coloco só a cidade?

    8 = País onde residiu anteriormente, após os 16 anos? Brasil ou deixo em branco?

    Eu tenho uma certidão de registro civil do meu avô, consegui no civil online. Nela vem o Concelho e Freguesia que ele nasceu, OVAR, e data de nascimento 28/02/1921. Não tem o Nº Assentamento.

    O quê significa o quadrado e os dois espaços ao lado esquerdo do item Conservatória do registro civil?

    O quê significa o quadrado ao lado esquerdo do item Conservatoria dos Registros Centrais?

    Ainda no quadro 2 : Considera relevantes as seguintes circunstancias ! Seria o conhecimento suficiente da língua portuguesa?

    Quadro 4

    Certidão de nascimento do ascendente (Avô) , serve essa do Civil Online?

    Certificado registro criminal estrangeiro, emitido no seguinte país = Eu tenho aquele online da polícia federal

    Outros documentos para comprovar a efetiva ligação a comunidade nacional = Vou enviar meu certificado do ensino médio ou fundamental

    Quadro 5

    Existem 02 locais para assinar e reconhecer a firma por autenticidade, preciso assinar os dois?

    *Pessoal, me desculpem o tanto de perguntas, mas eu quero e preciso ter o mínimo de dúvidas possíveis na hora de preencher o formulário.

    E sobre enviar os documentos, dizem que é melhor enviar pela DHL , mas não achei nenhum correspondente DHL em Araruama-RJ , acho que terei que enviar pelos Correios mesmo! Se tivesse algum tópico com algum formulário 1D preenchido ou se alguém pudesse me enviar por email´eu agradeço!

    Abraço e um ótimo dia para todos.

  • editado January 2021

    @Anderson Nataria


    7- não coloque o código internacional

    8-coloque Brasil

    Não coloque nada nos quadros 2 ja que vai enviar a cópia do civil on line.Registro criminal é o emitido pela PF com validaçao no próprio site.Não precisa enviar histórico escolar.Assine somente na primeira linha.


    Esse topico orienta.Os procedimentos são os mesmos.Creio não haver diferenças no preenchimento.


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11936/atribuicao-de-netos-ja-naturalizados-roteiro-e-preenchimento-1d#latest

  • @Anderson Nataria :

    Código postal - Não tem espaço suficiente para todos os números Coloque o 1º dígito antes do 1º quadradinho

    7=Telefone - Tenho que botar 55 código Brasil? Se sim, vai faltar espaço para para os 11 dígitos, código de área e 09 dígitos telefone Não. Coloque só o DDD com 2 dígitos

    Ao lado do código postal, eu coloquei Bairro e cidade, só que não coube...Coloco só a cidade? Pode colocar só cidade e sigla do Estado

    8 = País onde residiu anteriormente, após os 16 anos? Brasil ou deixo em branco? Brasil

    Eu tenho uma certidão de registro civil do meu avô, consegui no civil online. Nela vem o Concelho e Freguesia que ele nasceu, OVAR, e data de nascimento 28/02/1921. Não tem o Nº Assentamento. Marque apenas "Avô português"

    O quê significa o quadrado e os dois espaços ao lado esquerdo do item Conservatória do registro civil? Deixe em branco

    O quê significa o quadrado ao lado esquerdo do item Conservatoria dos Registros Centrais? Seria para marcar um x. Deixe em branco

    Ainda no quadro 2 : Considera relevantes as seguintes circunstancias ! Seria o conhecimento suficiente da língua portuguesa? Domínio pleno da língua portuguesa

    Quadro 4

    Certidão de nascimento do ascendente (Avô) , serve essa do Civil Online? Sim, cópia simples

    Certificado registro criminal estrangeiro, emitido no seguinte país = Eu tenho aquele online da polícia federal É esse mesmo. Tem que imprimir o atestado na frente e a autenticação no verso. Não precisa apostilar, e só vale por 90 dias.

    Outros documentos para comprovar a efetiva ligação a comunidade nacional = Vou enviar meu certificado do ensino médio ou fundamental Não é necessário. O conhecimento da língua é presumido para os naturais de países em que o Português seja a língua oficial.

    Quadro 5

    Existem 02 locais para assinar e reconhecer a firma por autenticidade, preciso assinar os dois? Apenas 1. Há dois espaços porque o formulário também pode ser usado para menores, em que pai e mãe têm que assinar.

    *Pessoal, me desculpem o tanto de perguntas, mas eu quero e preciso ter o mínimo de dúvidas possíveis na hora de preencher o formulário.

    E sobre enviar os documentos, dizem que é melhor enviar pela DHL , mas não achei nenhum correspondente DHL em Araruama-RJ , acho que terei que enviar pelos Correios mesmo! Se tivesse algum tópico com algum formulário 1D preenchido ou se alguém pudesse me enviar por email´eu agradeço! Procure o posto mais próximo de você em "https://locator.dhl.com/?l=pt&countryCode=BR". Eles fazem coleta domiciliar e mandam a máquina do cartão de crédito ou débito para pagamento. Em uma simulação de envio Rio - Lisboa, a DHL ficou 41 reais mais cara que os Correios.

    A documentação tem que ser mandada para a Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa.

  • @Leticialele e @Vlad Pen , Muito obrigado pelo apoio! Esse fórum mostra que realmente as pessoas estão aqui para cooperar uns com os outros! Assim que eu enviar os documentos, eu posto aqui! Abraço e obrigado!

  • Só mais uma dúvida, essa certidão do civil online, é aquela digitalizada no valor de 10 Euros, aquela que a gente recebe o código para imprimir né?

  • @Anderson Nataria , sim, impressa frente e verso em papel A4!!

    Para os brasileiros, acostumados com certidões em papel especial, cheia de selos, QR code, carimbos e assinaturas, a certidão portuguesa é uma decepção...

  • Bom dia pessoal!

    Estou com a seguinte situação: Pedi uma certidão de registro de nascimento do meu avô, pelo Civil Online e apareceu o seguinte:

    1º - Notificação Certidão


    O processo n.º 28658/2021 foi actualizado para o estado Pago.

    Para mais esclarecimentos deverá contactar:

    Telefone: 211 950 500

    E-mail: civilonline@irn.mj.pt

    Horário: Das 9:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira.


    2 º - Notificação Certidão


    O processo n.º 26012/2021 foi actualizado para o estado Cancelado por prazo de pagamento expirado.

    Não entendi essa do pagamento expirado...Alguém já passou por caso semelhante? Informo que o pagamento consta na minha fatura do cartão de crédito normalmente.

    Abraço e agradeço pelas possíveis orientações

  • Pessoal...última forma!!

    Entrei agora no Civil Online e usei o código de acesso que eles enviaram e consegui imprimir a certidão do meu avô! Acredito que o pagamento expirado, tenha sido por causa da liberação do mesmo para eu imprimir a cópia de assentamento do meu avô.

    Valeu pessoal e bom domingo!!

  • @Leticialele

    Olá... sobre seu comentário:

    "o Formulário, impresso colorido, frente e verso, com a assinatura reconhecida por autenticidade, é o PRINCIPAL documento!"


    Fiquei com a seguinte dúvida:

    Esse reconhecimento é a firma (assinatura) reconhecida em cartório? Ou precisa ser do Consulado Português no Brasil?

    Se sim, como faço pra agendar esse serviço no Consulado?

  • @annabeatriza , o reconhecimento da firma por autenticidade pode fazer em qualquer cartório. Tem que assinar na frente do funcionário de lá.

  • No envio do formulário encaminhei o código internacional 55 no telefone. Tem algum problema isso? O último.numero ficou fora do quadrado. :(

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.