Batismo português

Boa tarde a todos, estou ficando de cabelos brancos, até agora não consegui achar a certidão do meu bisavô, tenho poucos dados para tal.

Nome : José Marques da Costa

Filiação: Francisco Marques da Costa

Antonio da Rocha Correia

Data de nascimento : 14/09/1885

Natural de Viseu

Comentários

  • AlexandrecAlexandrec Member
    editado January 2021

    @Guilherme Moreira , os 2 são bisavô e bisavó, verificando fórum, da minha bisavó, talvez não sirva, pois ela teve filho solteira e quem fez o registro foi meu bisavó, espero que tenha entendido

  • @Alexandrec , ela consta como solteira na certidão do filho?

    Se era solteira, não há casamento a transcrever!

  • @Leticialele , entendo, mais para não dar ruim no final do processo acho melhor eu me resguardar, pq li em algum fórum, que se ela não registrou o filho, eh melhor pegar a certidão de batismo tb do avô.

  • @Alexandrec , o avô também era português? Não faz sentido você mandar a certidão de nascimento do avô se ele era brasileiro, você não tem como transcrever um casamento que não existiu.

  • @Leticialele , bisavô tb português... esse eh meu problema agora, penso que estou com tudo pronto, vem mais um....

  • @Leticialele , na época o corretor comeu algumas letras , eh bisavô não avô......

  • @Leticialele , tentar explicar dinovo, bisavó portuguesa, bisavô português, só casaram 9 anos depois do nascimento da minha avó, então quando minha avó nasceu, aparece como mãe solteira, quem registrou foi meu bisavó que depois se casaram. Pelo que eu entendi, para não ser necessário a certidão do bisavô, quem teria que fazer o registro da minha avó seria minha bisavó... entendeu?? Muita lei muito detalhe

  • @Alexandrec . se seu avô só foi registrado após o casamento e seu bisavô foi o declarante, tem que transcrever o casamento! Pensei que ele tivesse sido registrado ao nascer, e na certidão sua bisavó constasse como solteira.

  • @Leticialele , isso na certidão de nascimento da minha avó consta como bisavó solteira. Quem fez o registro foi meu bisavô que só casou com minha bisavó após 9 anos.

  • @Alexandrec , assim eu me convenço de que estou ficando gagá!!! hahaha

    Vamos ver se eu compreendi:

    Sua avó foi registrada antes de completar 1 ano pelo seu bisavô português que era solteiro, que também declarou que sua bisavó era solteira.

    Nove anos depois do nascimento de sua avó, eles se casaram, mas sua avó já estava registrada desde que nasceu!

    Assim, não há casamento a transcrever, pois ainda não tinham se casado.

    Pode mandar só a certidão da sua avó

  • @Alexandrec

    Com um pouquinho de sorte:

    Assento nº 23, ano 1884, freguesia de Couto de Cima, concelho e distrito de Viseu, tif 29:

    PT-ADVIS-PRQ-PVIS11-001-0004_m0029.tif - Baptismos - Arquivo Distrital de Viseu - DigitArq (arquivos.pt)

  • @Guilherme Moreira , você é genial, fantástico!! Parabéns!! Até eu estava lendo os livros de passaporte do Viseu!!!

    @Alexandrec , peça logo a certidão certificada!!! E agradeça MUITO a Deus pelo Guilherme existir!! Que alívio!!

  • AlexandrecAlexandrec Member
    editado January 2021

    @Guilherme Moreira , @leticiagaspar , lendo as país do meu bisavô, não são os mesmos que constam nos documentos dele ak do Brasil , talvez uma inversão no nome mais a data de nascimento eh 1 ano para trás, não sei se pode acontecer isso....

  • editado January 2021

    @Alexandrec , no batismo consta:

    José, filho de Francisco Marques da Costa

    Antonia da Rocha Corrêa

    Neto paterno de Antonio Marques da Costa e de Marianna Paes de Vilhegas

    Neto materno de Antonio da Rocha Corrêa e de Maria Joaquina.

    Quais são as diferenças????? Os nomes são rigorosamente iguais!!

    Quanto às datas, era normal, Portugueses também enganavam a idade, ou por não saberem fazer as contas, ou para parecerem mais jovens, vai saber!! Ele nasceu em 10 de setembro de 1884 e foi batizado no dia 21 de setembro de 1884!

  • @Guilherme Moreira , @leticiagaspar , amigos agradeco pelo carinho que fui tratado ak pelos grupos, já solicitei o documento que estava faltando, espero que seja o último. Que Deus abençoe a todos. Grande abraço.

  • @Alexandrec , boa sorte! Perdoado por ter trocado o meu nome. Não é o primeiro, e não será o último, com certeza! hahahahaha

  • @Leticialele , desculpe, pelo erro, fico até com vergonha. Que este ano seja melhor para todos nós, com a vacina, fim desta doença, e que Deus abençoe a todos nós.

  • @Alexandrec , não precisa ficar com vergonha!! Isso já aconteceu um milhão de vezes. Não ligo, estou brincando!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.