Meu avô vai p/ Portugal, ele consegue fazer a atribuição da nacionalidade pra minha mãe brasileira?

13

Comentários

  • editado October 2020

    @Mario , o sistema de pagamentos é o mesmo.

    Assim, após o pagamento, você receberá o Formulário 3 com o recibo no cabeçalho.

    É preferível imprimi-lo colorido, frente e verso, preencher sem rasuras e levar ao cartório para reconhecer a firma por autenticidade.

    O Formulário NÃO precisa ser apostilado, é um documento português.

    Veja em

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/modalidade-de-pagamento-a3/"

  • editado October 2020

    @mariofilho...já foi explicado como é o procedimento para pagamento desse tipo de processo...O que especificamente você não entendeu daquilo que já lhe foi dito...?


    O envio do formulário por email se dá logo após a confirmação do pagamento...

    Imprima...Preencha e leve ao Cartório para assinar por autenticidade...

    ***O IRN envia o formulário com o comprovante de pagamento impresso no cabeçalho + um recibo/comprovante á parte...

    abaixo tem as informações oficiais do site...Se ainda houver dúvidas...:

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

    .

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    .

    Não tem como errar...:

    Paga 》》》 Recebe o formulário por email 》》》Preenche 》》》Assina por autenticidade no Cartório 》》》Junta formulário assinado com documentos 》》》Envia para Portugal por DHL ou entrega pessoalmente...!!!

    Simples Assim...!!!

  • @Leticialele Oi, boa noite, Letícia!

    Acabei esquecendo de te perguntar sobre onde que eu pago os 175 euros. Como o processo de minha mãe foi feito direto em Portugal, fiquei com receio de fazer essa etapa do processo agora, rs.

    vi que o Mário possui um link para o formulário dele, mas no meu caso é outro certo (1-C) ? Existe a possibilidade de pagar em Euro, no sentido de -transferência ou a opção do crédito ainda é a mais recomendada? fico pensando se incide algum imposto no valor da fatura.

    Entre essa semana e a próxima devo terminar de reunir as certidões e ficaria faltando os demais documentos.

    Muito obrigado! :)

  • Aliás, se tiver algum outro tópico explicando sobre esse procedimento, pode me indicar que eu sigo também, imagino que mais pessoas passem por isso. Só fiquei preocupado em procurar e acabar caindo no lugar errado. Obrigado,

  • @rodolpho , aqui do Brasil, você só tem duas opções de pagamento: por vale postal ou por cartão de crédito.

    Por cartão de crédito (apesar do imposto) é mais conveniente. O vale postal tem prazo de vencimento, tem que ser pago em dinheiro e nem todas as agências dos Correios aceitam fazer.

    Você faz o pagamento em cartão de crédito e, em até 24 horas após a confirmação do pagamento, recebe um Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Use-o para imprimir, colorido, frente e verso, preencher e reconhecer a firma por autenticidade.

    É bom mandar, junto com os documentos, o email que eles encaminham, que contém o mesmo número que há no cabeçalho. Já vimos aqui que, em alguns casos, estão exigindo esse email impresso.

    O link para o formulário 1C é este:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C"

  • @Leticialele oi. Tenho dúvida no preenchimento via cartão de crédito.

    Nome próprio é o nome que consta no cartão?

    Requerente: claro sou eu.

    Vi que no requerente*se difere do nome em cima.

    Boiei

    Obrigada

  • @Deneise

    Me parece bem claro. Normalmente o cartão é da própria pessoa, e fizeram pensando assim. Nome próprio é o dono do cartão.

    Como o requerente pode ser outro, nesse caso tem um campo separado para o Requerente, opcional. Pode ser que o nome que figura no cartão seja diferente do nome do requerente tal como irá no formulário, como nomes abreviados.

    O campo do primeiro nome é pra cobrança (CC). O campo do segundo nome (Requerente) é o que sai impresso no form-1C.

  • @gandalf agora ficou claro, nem sempre é claro para todos. Prefiro pecar por excesso de zelo.

    Obrigada.

  • Muitíssimo obrigado, @Leticialele ! ótimos comentários, como sempre.

  • Boa tarde pessoal, estou com todos os documentos separados ja e hoje peço a DHL para envio a ACP dos dois processos em um único envelope. Me lembrei a pouco de ler no fórum que enviavam alguns euros a mais no envelope, isso é uma prática comum ou indicada mesmo?

  • @rodolpho , não mande euros dentro do envelope!!

    Você deve ter lido que algumas pessoas mandavam algum dinheiro a mais quando faziam vale postal, para não correrem riscos com uma eventual diferença cambial!

    Coloque cada processo completo dentro de um envelope A4, escreva na frente: PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO - 1C em nome de XXXXXXXX"

    Coloque os dois envelopes dentro do envelope de envio.

    Se puder, mande por DHL (custa uns 60 reais a mais que os Correios) porque é muito mais rápida e segura, especialmente nesses tempos de pandemia. Eles também têm a opção de ir buscar na sua casa, se você tiver dificuldades de ir buscar. Levam, inclusive, a máquina do cartão, que pode ser usado tanto no débito quanto no crédito.

    Boa sorte!

  • @Leticialele Obrigado! Acho que era isso mesmo sobre o vale postal e eu quem acabei me confundindo (agora pra melhor).

    Vou enviar por DHL, e inclusive estou um pouco apreensivo por conta de vigorar o aumento do preço antes dos documentos chegarem a portugal!

    só mais uma dúvida: esse envelope de envio é algum modelo próprio da DHL? Pois comprei os nossos individuais e um maior para colocar os dois em um único. Envelope em papel Kraft comum.

  • @rodolpho , a DHL tem envelope próprio, em papelão fino. Eles fornecem, faz parte do preço. Você só leva os individuais, em qualquer tipo de envelope. Eu é que sou maníaca por arrumação e costumo fazer assim. Mas pode colocar até em um saco plástico. Tenho medo de que, quando abram o envelope da DHL, fique algum documento lá dentro. hahaha

  • @Leticialele pois sim, eu também sou meio louco com organização e confesso que fiquei bem feliz de encontrar um envelope não A3 que coubesse os outros 2 juntos sem ficar sobrando muito espaço dos lados haha.

    Mas enfim, muitíssimo obrigado, vou solicitar a DHL hoje ainda. :)

  • @Leticialele acabei criando uma conta no site da DHL e confesso que estou com dúvidas sobre como enviar os documentos.

    Estava me baseando em uma discussão aqui no fórum chamada "DHL - como enviar" de 2018, mas alguns links já não funcionam mais e fiquei perdido.

    Quando clico em criar envio > agendar uma coleta > ele me pede para que selecione o tipo de nota fiscal eletrônica e eu coloco como opção de resposta: Documentos.

    A seguinte mensagem aparece:

    "selecionar nota fiscal e opções de envios de importação. O governo brasileiro exige Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) para todos os envios de produtos saindo do Brasil. Você deve providenciar seu arquivo de NF-E ou números (chave) da DANF para a DHL - caso contrário seu envio será rejeitado pela SEFAZ".

    Preciso realmemente de uma nota fiscal para isso?

    Apesar da mensagem acima, consigo preencher meu endereço e o do remetente, no caso ACP. Na próxima página aparece um campo para que eu descreva os documentos que estou enviando em uma categoria: selecionei: "Documents - general business".

    Um segundo campo dissertativo se abre como Referência do envio (aparece na etiqueta/conhecimento do embarque), não sei o que colocar aqui, mas aparentemente não é um campo obrigatório. Talvez colocar "Citizenship process documentation" como sugerem na discussão que eu estava me baseando?

    Consigo seguir e colocar o tipo de embalagem para DHL Flyer, forma de pagamento para Cartão de crédito e ja me aparece um valor.

    Acabei clicando em guardar pedido para mais tarde por ficar inseguro se eu precisaria de mais alguma coisa, tipo a NF e tal, prefiro aguardar teus conselhos, rs.

    Obrigado!

  • editado December 2020

    @rodolpho , não tem nota fiscal alguma! Isso deve ser para quem vai mandar alguma mercadoria!

    Eu nunca criei conta na DHL.

    Mandei remédios para minha filha, para os Estados Unidos, uma vez e pedi coleta domiciliar. Mas fiz tudo pelo telefone. Eles ajudaram demais! Precisei da nota fiscal dos remédios, receita em inglês e outras declarações que me ensinaram a fazer.

    Para todos os documentos que envio para Portugal vou a uma loja que tem perto de minha casa. Só mostro um documento com foto, digo o endereço de entrega, pago e recebo um documento com o código de rastreamento.

    Veja se tem alguma loja próxima da sua casa:

    Se precisar de orientação, ligue para eles, é mais fácil.

    https://www.dhl.com.br/exp-pt/centro_de_contato/contato_express.html#local_contact'

  • @Leticialele acabei nem contando aqui, mas depois do seu comentário saí a procurar uma DHL próxima, e consegui enviar no domingo mesmo. Como eles só encaminhavam para transito a partir da segunda-feira, o documento deve estar chegando hoje na ACP. Sigo na expectativa, imagino que eles confirmem por e-mail o recebimento, né? Muito obrigado pela ajuda!

    Sabe se essa questão do aumento dos preços já começou a vigorar?

  • @rodolpho , rastreie seu documento no site da DHL:

    https://www.dhl.com.br/exp-pt/express/rastreamento/rastreamento_por_referencia_de_expedidor.html'

    No retângulo branco acima, à direita, coloque o número do "WAY BILL" que está abaixo do código de barras no seu recibo da DHL.

    Até onde sei, o aumento de preços ainda não começou a vigorar.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele obrigado! Ele já chegou no Porto, e a DHL é muito boa em avisar o transito dos documentos, estou surpreso!

    Fiquei pensando mais no aviso do recebimento por parte da ACP mesmo. Como a atribuicao da minha mãe demos entrada pessoalmente já saímos de lá com um código para acompanhar o pedido pelo site da justiça. Imagino que eles devem me enviar esse código via e-mail agora, certo?

  • @rodolpho ...Concentre-se em confirmar o recebimento da remessa pelo pessoal da Conservatória...

    A numeração + Chave numérica para acompanhamento vem por email 2 ou 3 meses depois...

    Se não enviarem por email nesse prazo...Você consegue ligando na Linha Registos...

  • @rodolpho , se foi entregue, e tem até o nome de quem recebeu, não se preocupe.

    Agora, é relaxar e aguardar.

    Fique de olho no seu email, eles vão mandar o número do processo e a chave de acesso. Não d´para "cravar" um prazo, ainda mais em final de ano.

  • rodolphorodolpho Member
    editado December 2020

    @Nilton Hessel @Leticialele perfeito, gente! Já estou com o comprovante de entrega e recebimento pela ACP via DHL. Vou ficar de olho e quando tiver mais noticias eu aviso por aqui. Muito obrigado, sigo no aguardo.

  • Bom dia, pessoal,

    Somente para avisar que já recebi a chave-numérica para acompanhamento de ambos os processos, no dia 23/12/20. Menos de 15 dias depois da confirmação do recebimento pela ACP. Um presente de natal diretamente de Portugal :P

    Boas festas a todos!

  • Bom dia, pessoal, somente para informar que o meus processos acima seguiram:

    Passou do estágio 1 para o 4 dia 23/04/2021.

    Passou do estágio 4 para o 7 dia 29/04/2021.

    Sigo aguardando agora a etapa final do Registo e quando sair eu comento aqui novamente.

    Muito obrigado a todos pela ajuda! :)

  • Bom dia, pessoal, só para amenizar a ansiedade, vocês sabem quanto tempo está sendo necessário para a criação do Registo atualmente?

    Obrigado!

  • @rodolpho

    Umas 4 semanas. O seu sairá alguns dias antes do final do mês, mais duas semanas.

  • Boa noite, pessoal.

    Um dos meus processos teve andamento e me apareceu a seguinte mensagem depois que a etapa 7 ficou verde:

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado. Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 08/06/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

    Isso significa que eles me enviaram alguma coisa para o meu endereço no Brasil ou devo fazer algo ainda? Fora essa mensagem no site, não recebi nenhum e-mail ou contato por parte deles.


    O outro processo, de meu irmão, ainda segue com a etapa 7 em vermelho com a mesma mensagem de antes:

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.".


    Achei que ambos os processos saíssem juntos então acabei checando somente o número do meu irmão ao longo dos dias e hoje para a minha surpresa, ao entrar no meu, vi que ele tecnicamente já finalizou. É normal isso acontecer?

    Muito obrigado!

  • editado June 2021

    @rodolpho , parabéns! Você "nasceu " em Portugal!

    Pode aguardar a correspondência (às vezes não chega) ou pedir uma certidão pelo civil online, ao custo de 10 euros

    Quanto ao registo de seu irmão, deve estar para sair.

  • @Leticialele nasci dia 08/06 e nem estava sabendo! é a mesma sensação de quando nasci pela primeira vez haha

    Vou aguardar a certidão por um tempo, pelo menos até a do meu irmão sair também, conforme for já peço duas.

    Muito obrigado pela ajuda! :)

  • Bom dia, pessoal! Só para atualizar aqui e tirar uma dúvida com vocês.


    Consegui agendar para hoje no consulado de São Paulo o meu cartão cidadão. Fui lá e solicitei o cartao

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.