Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1222223225227228256

Comentários

  • @leonardocouto

    Estou na mesma situação, a última atualização diz que saiu de Lisboa no dia 2.

  • @fnignacio carteira de trabalho não é aceita como documento de identidade

  • @Leticialele então, eu também não vi nenhuma informação com relação a isso no consulado do RJ. Entretanto, essa foi a informação que me passaram em grupos que também tratam sobre cidadania... Eu ia fazer por lá, pois seria muito mais fácil pra mim do que PD, mas me falaram que eu era obrigada a transcrever o óbito agora, e ai seriam muitas certidões pra tirar ao mesmo tempo.

    Só que lá tem muitos "entendimentos" que não estão claros. Como por exemplo: se você não é o nubente, você precisa enviar x documentos apostilados pra comprovar parentesco etc etc etc... Então isso acaba me preocupando um pouco, de enviar e cair em exigência.

    @Vlad Pen não sabia que em PD não era aceito. No consulado do RJ é permitido, desde que não seja um documento antigo.

  • @fnignacio , mande os documentos para o Consulado do Rio. Eles vão verificar e só vão emitir o boleto se todos os documentos estiverem em ordem!

    Se acharem que tem que transcrever o óbito (o que não acredito), vão devolver tudo, sem cobrar os emolumentos da transcrição.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2020

    @leonardocouto @m_ferreira então, hoje entrei em contato com a DHL, considerando que desde 2/12 o status do envio é que saiu de Lisboa. Eles abriram um chamado com a DHL de Portugal e falaram que irão me contactar na segunda para dar uma resposta

  • @gsilvestre

    o meu chegou 4/12 às 15:10. Recebido por Lúcia Costa.

  • Já enviei o processo de pedido de transcrição do casamento para PD, agora é esperar que esteja tudo bem e receber a referência bancaria para o pagamento.

    Obrigado ao fórum ….

  • Boa tarde pessoal, como faço para pagar por referência bancária?

    Não tenho conta em banco português, tenho transferwise e tal..mas não achei como pagar por referência.

    Quer pagar a certidão de casamento e tem mais a opção de pagar com cartão :/

  • @gsilvestre @leonardocouto O meu também chegou 4/12 e foi recebido por Lúcia Costa.

  • @Jefferson souza , o pagamento por referência bancária ainda não está muito claro. Pela Transferwise, não aceitam transferência para pessoas jurídicas.

    Por enquanto, sugiro que você faça a transcrição por um Consulado aqui no Brasil, estão aceitando os documentos pelos Correios.

  • @Leticialele e @Jefferson souza

    Olá,

    Há uma possibilidade de utilizar o Transferwise para pagamento a empresas.

    Quando se tem uma conta no Transferwise, você possui a possibilidade de criar uma conta multi moeda (chamada bordless account)

    https://transferwise.com/pt/multi-currency-account/

    Nesta modalidade será criada uma conta corrente (virtual) no país que você desejar. A conta em euros, será criada em um banco alemão. Você pode criar em vários países).

    Para poder pagar através de sua conta bancária, você precisa transferir o dinheiro para sua conta própria do Transferwise em Euros (o que é permitido pela legislação atual). Para isso, basta escolher os seus dados da conta européia. Após o dinheiro ser convertido em Euros, você terá saldo em sua conta. Em seguida você precisará realizar uma transferência para a conta da Empresa.

    Para isso, é necessário o IBAN. International Bank Account Number é um código-padrão internacional para a identificação de contas bancárias.



    Obs: Eu já utilizei este processo várias vezes para pagar (hotel, empresas de viagem, etc...). Porém, nunca utilizei para as finalidades junto ao Governo Português.

    Por favor, qualquer dúvida, me avise.

  • @joaoesc Obrigada!

    Tenho uma conta na Transferwise para mandar dinheiro para minha filha nos Estados Unidos.

  • Desculpem o desabafo.

    Quando mandei a documentação em 25/11 estava tudo ok. Agora falam em aumento de preços e modificação na forma de pagamento. Já custei tanto tempo para ter tudo organizado e pago e agora tenho que ficar preocupado se vão aceitar ou não o vale postal que fiz no valor de Eur 120.

    Parece que é sempre um passo pra frente e dois pra trás. Esse processo de cidadania tem me tirado o sono. Cada dia é uma alegria e um revés.

    Mas agora é aguardar...

  • @leonardocouto , calma!

    Relaxe, aguarde para ver o que vai acontecer! Stress não vai fazer as coisas andarem mais rápido! Todos nós passamos por isso, alguns mais, outros menos!

  • editado December 2020

    @leonardocouto...Seus documentos acabaram de chegar à Conservatória...!!!

    Transcrição de Casamento é um procedimento extremamente simples...Não existe nem senha para acompanhamento...As ÚNICAS duas coisas que você pode fazer depois de despachar seus documentos são...:

    1 - Rastrear a remessa até ter certeza de que os documentos chegaram ao destino...;

    No seu caso isso já aconteceu...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/232033/#Comment_232033

    2 - Esperar a correspondência de PD com seu Assento de Casamento...***Pela data mencionada no link acima...Acredito que seu Assento de Casamento pode chegar por correio ainda este ano em sua morada...!!!

    Quanto ao motivo alegado para seu "Desabafo"...Honestamente...Compartilho do mesmo entendimento que a @Leticialele...Não há absolutamente motivo para se estressar agora...Até porque isso não vai adiantar nada...!!! Acompanhe como essa questão se desenrola aqui pelo Fórum e guarde suas energias para realizar alguma ação se isso lhe for solicitado por PD...

    Acompanhe por aqui...Você não está sozinho nesse barco...!!!

    ***Lembro que recentemente alguns Vales Postais caducaram em Ponta Delgada por conta de problemas relacionados às restrições causadas pela Covid...Pois PD notificou todos nessa situação para que realizassem um novo VP...Assim procedendo não teriam seus documentos devolvidos...Pois houve um entendimento lógico por parte de PD que o requerente da transcrição NÃO TEVE CULPA PELO VP TER CADUCADO...!!!

    Isto posto...Se por algum motivo houver necessidade de complementação do valor pago por quem está enviando os documentos HOJE!!!...O que eu não acredito...!!! Quero crer que o procedimento por parte de PD não será diferente...!!!

    Sorte...!!!

  • @m_ferreira @leonardocouto eu estava com receio do meu envio ter sido extraviado rs mas chegou hoje em PD e será entregue na conservatória no dia 9, em razão do feriado

    sobre o VP, espera-se que aqueles emitidos antes do dia 2/12 sejam aceitos... mas só nos resta aguardar

  • @leonardocouto , como o pessoal está dizendo, agora só resta esperar.

    Eu, você e o @gsilvestre (e vai saber quantos mais) estamos no mesmo barco.

    Vamos torcer pelo melhor.

  • Meus documentos FINALMENTE (rs) foram entregues em PD. Recebidos por Ana Fernandes. Qualquer atualização, posto aqui.

    A título de comparação: enviei para PD dia 25/11 e só chegou hj. No dia 3/12 enviei documentos para ACP, que também foram entregues hoje rs

  • Em PD eles exigem certidão de óbito para transcrição de casamento dos portugueses no Brasil? No meu caso, ambos eram portugueses e se casaram no Brasil.

  • @hugonpassos , não. Pode fazer apenas a transcrição de casamento

  • Pra fazer o processo de transcrição do casamento precisa da carta do assento de nascimento ou só o número basta?

    Pq o processo da minha sogra foi concluído em julho, mas a carta foi extraviada. Eu não sei o número do assento de nascimento, se eu ligar para a LR consigo esse número?

  • editado December 2020

    Bom dia

    sabem me dizer se ha algum problema no CTT Portugal, estou com uma correspondencia retida no Centro Tratamento Lisboa desde dia 08/11

  • editado December 2020

    @Batcha1984 greve dos correios em Portugal.

  • @Batcha1984 , @Vlad Pen , cada vez somos mais "empurrados" para a DHL!

  • @Vlad Pen

    muito obrigado pela informação..

  • @Leticialele

    Da proxima usarei de Certeza os serviços do DHL

  • Prezados, com a recente mudança na modalidade de pagamento de PD, vi que muitos sugerem utilizar os consulados para transcrição. Mas meu consulado é o de Porto Alegre, cujo atendimento é BEM dificil.

    Há alguma previsao de quando o novo pagamento de PD será "consolidado"? Alguém aqui já está testando o novo procedimento?

    Se o pagamento for possível de ser realizado por terceiro com conta em Portugal, acho que é bem viável eu tentar. Se alguem tiver alguma historia recente de tentativa, agradeço o retorno.

  • @Renatasr85

    Não sabemos direito como funciona, mais porque não temos feito processos em PD. Alguém com sangue novo tem que tentar e contar.

    Pelo que entendi, voce manda os documentos, eles conferem se está completo e geram um boleto, e mandam por e-mail. Bem parecido com o que se faz no BR. O pagamento do boleto (Referência Bancária) é feito online sem impostos através de qualquer banco em PT. Tudo que eles querem é que o pagamento seja associado ao processo (referência). Eles recebem um monte de pagamento, ás vezes em dinheiro, que não conseguem ligar aos processos que acabam sendo devolvidos.

    Se você tem alguém que possa fazer o pagamento por você não vejo por que não funcionaria.

    Se a coisa agarrar, sempre pode escrever pra eles e pedir instruções para pagamento por transferência bancaria via SWIFT. Vai lhe custar caro, mais de €40 só de intermediação do banco e impostos, mas também resolve.

    Se de todo não conseguir pagar, eles devolvem os documentos pelo correio (depois da greve).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.