Ingresso em Mestrado

Ola, td bem?

Gostaria de saber se uma pessoa formada em um curso tecnologo consegue ingressar em mestrado em portugal. Aqui no Brasil consegue...

Obrigada!

Comentários

  • editado November 2020

    @Amaralbia

    Vai no site do mestrado que deseja, e olhe o numero de créditos que exigem. Seria bom se fizesse uma complementação dos créditos primeiro pra ir se acostumando com o sotaque, sem tanta pressão. Além do mais tem que ajustar o calendário, porque os cursos começam no verão de lá. Mas a matrícula para o próximo verão provavelmente já passou.

    E você dificilmente conseguiria bolsa no BR pra cursar lá e se manter. Creio que somente para doutorado.

  • @gandalf

    como seria essa complementacao de creditos? Eu to tentando ver minhas opcoes... tenho planos de mudar no meio do ano que vem pra portugal e comecar uma nova graduacao...

    so que eu to num limbo. Minha mae ja eh portuguesa (nao posso aplicar como estudante internacional) e minha cidadania nao deve ficar pronta a tempo...

    pensei na alternativa de usar meu tecnologo como forma de ir direto para o mestrado... mas conheco bem pouco sobre como funciona a equivalencia de diplomas

  • editado November 2020

    @Amaralbia

    Para nacionalidade:

    Voce pode aplicar pra sua graduação, e será prontamente aceita. Pode até fazer sua matricula (como estudante internacional, ou do jeito que deixarem fazer).

    Com a sua matricula, você pode usar a carta da Universidade para pedir urgência no processo por motivo de estudo. Pode conseguir em a conclusão poucas semanas. Muda pra lá, e pede os documentos, sai seu CC em 1 semana. Vai na Universidade e pede pra mudarem sua matricula, porque você é cidadã.

    Para seu curso:

    Se o curso for relacionado, pode pedir dispensa de disciplinas e usar créditos e carga horária já completados no curso de tecnóloga no seu novo curso. Pra isso precisa do Syllabus. A descrição detalhada do conteúdo do curso, obtida na sua Universidade antes de sair do BR.

    A estrutura de cursos no exterior é diferente do BR. Em vários lugares a diferença entre mestrado e doutorado é a defesa de tese. (Não sei se PT é assim). Você tendo terminado os créditos já tem o mestrado, e inicia seu projeto de tese com seu orientador. Ao defende-la, você completa o doutorado.

    No BR você faz a defesa de tese no mestrado. No exterior não. O mestrado sem tese no BR, se chama "especialização".

    São pequenas diferenças de nome e de conceito, que você deve olhar na universidade de sua escolha. Está atrasada pra olhar isso. Geralmente as aplicações terminam no início de Novembro, e você ainda nem sabe como funciona. :-)

    Não confie no que estou lhe dizendo porque minha informação é de muito tempo atrás, e deve ter mudado muito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.