Ingresso em Mestrado
Amaralbia
Member
Ola, td bem?
Gostaria de saber se uma pessoa formada em um curso tecnologo consegue ingressar em mestrado em portugal. Aqui no Brasil consegue...
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Amaralbia
Vai no site do mestrado que deseja, e olhe o numero de créditos que exigem. Seria bom se fizesse uma complementação dos créditos primeiro pra ir se acostumando com o sotaque, sem tanta pressão. Além do mais tem que ajustar o calendário, porque os cursos começam no verão de lá. Mas a matrícula para o próximo verão provavelmente já passou.
E você dificilmente conseguiria bolsa no BR pra cursar lá e se manter. Creio que somente para doutorado.
@gandalf
como seria essa complementacao de creditos? Eu to tentando ver minhas opcoes... tenho planos de mudar no meio do ano que vem pra portugal e comecar uma nova graduacao...
so que eu to num limbo. Minha mae ja eh portuguesa (nao posso aplicar como estudante internacional) e minha cidadania nao deve ficar pronta a tempo...
pensei na alternativa de usar meu tecnologo como forma de ir direto para o mestrado... mas conheco bem pouco sobre como funciona a equivalencia de diplomas
@Amaralbia
Para nacionalidade:
Voce pode aplicar pra sua graduação, e será prontamente aceita. Pode até fazer sua matricula (como estudante internacional, ou do jeito que deixarem fazer).
Com a sua matricula, você pode usar a carta da Universidade para pedir urgência no processo por motivo de estudo. Pode conseguir em a conclusão poucas semanas. Muda pra lá, e pede os documentos, sai seu CC em 1 semana. Vai na Universidade e pede pra mudarem sua matricula, porque você é cidadã.
Para seu curso:
Se o curso for relacionado, pode pedir dispensa de disciplinas e usar créditos e carga horária já completados no curso de tecnóloga no seu novo curso. Pra isso precisa do Syllabus. A descrição detalhada do conteúdo do curso, obtida na sua Universidade antes de sair do BR.
A estrutura de cursos no exterior é diferente do BR. Em vários lugares a diferença entre mestrado e doutorado é a defesa de tese. (Não sei se PT é assim). Você tendo terminado os créditos já tem o mestrado, e inicia seu projeto de tese com seu orientador. Ao defende-la, você completa o doutorado.
No BR você faz a defesa de tese no mestrado. No exterior não. O mestrado sem tese no BR, se chama "especialização".
São pequenas diferenças de nome e de conceito, que você deve olhar na universidade de sua escolha. Está atrasada pra olhar isso. Geralmente as aplicações terminam no início de Novembro, e você ainda nem sabe como funciona. :-)
Não confie no que estou lhe dizendo porque minha informação é de muito tempo atrás, e deve ter mudado muito.