Cartão cidadão e passaporte

1235731

Comentários

  • Bom dia,

    Para quem está fazendo o cartão de cidadão e passaporte por Curitiba, aparentemente não há maneira de fazê-lo numa única vez.

    Segundo a página do facebook do Vice-Consulado de Portugal em Curitiba: Para requerer Passaporte tem que ter Cartão de Cidadão válido e fazer marcação em "Passaporte".

    Consegui marcar um agendamento para fazer o pedido do cartão de cidadão. Pelo que tenho acompanhado SP e RJ aceitam uma cópia simples ou até mesmo somente o número do assento para fazer o pedido. Em Curitiba, não sei se é bem assim, pois no e-mail que recebi consta o seguinte na lista de documentos a serem levados:

    "Certidão de nascimento actualizada, emitida há menos de 12 meses (exceto as referentes a menores de 16 anos que não estão sujeitas a qualquer prazo de validade). Esta certidão pode ser obtida oficiosamente no posto, sem custos para o utente."

    Enviei um e-mail pedindo esclarecimento se era possível levar a cópia simples do assento recebida ao final do meu processo. Assim que tiver a resposta, publico aqui.

    Se alguém tiver mais informações ou alguma correção a fazer no que publiquei, estejam à vontade. Como não encontrei muitas informações de pessoas fazendo o processo por Curitiba, resolvi compartilhar a minha trajetória.

  • @Leticialele obrigada pelo retorno.

  • @m_ferreira, para qual dia você conseguiu marcar? Sabe se aceitam comprovante de residência de fora do Paraná? O de Porto Alegre só tem datas a partir do final de março para agendamento e o do RJ eu entro 10 vezes ao dia e nunca consigo horário para agendar. :/

    Sim, continue compartilhando a sua experiência com o de Curitiba e muito obrigada pela iniciativa. Você solicitou o CC com urgência?

  • Olá, pessoal. Tudo bem?

    Eu e meu filho conseguimos nossas cidadanias, porém estava aguardando a dele ficar pronta para poder tirar a documentação "juntos" (CC+Passaporte). Infelizmente a dele demorou 10 meses, mesmo fazendo via ACP Porto, por causa da greve nos cartórios de Portugal no final do ano passado e à pandemia. Pelo que pude ver, algumas pessoas estão conseguindo agendamento, a minha dúvida é se quem está conseguindo tinha agendamento anterior cancelado devido à pandemia ou pessoas que vão agendar pela primeira vez também estão conseguindo?

    Caso estejam conseguindo agendamentos pela primeira vez, começarei a fazer plantão no site do consulado hahah

    Agradeço pela atenção! ;)

  • m_ferreiram_ferreira Member
    editado October 2020

    @karenreginato

    Consegui para o dia 29/12 e, por enquanto, só o agendamento. A intenção é pedir com urgência. Não sei informar se aceitam agendamento de fora do Paraná, mas acredito que não.

  • Pessoal, td joia?

    meu irmao foi hj ao consulado para solicitar o cc + passaporte (ambos urgentes).

    ele fez o necessario para o cc e o informaram que era pra ver no email dele ou site do consulado com login e senha o agendamento para retirar o cc e fazer o pasaporte (no msm dia). Achei MUITO estranha essa historia, alguem passou pelo mesmo?

    queria a opiniao de vcs sobre ele msm agendar a retirada do cc (caso tenha como fazer isso.

    o valor pago hj no consulado ja foi de ambos com urgencia e esse valor foi referente a cotacao do euro se qd agendamos (mais barato do q esta hj, achei otimo!)


    obrigada!

  • @PaulaG... "Mesmo dia" normalmente significa...:

    Quando seu irmão for notificado por email que o CC chegou...Ele agenda um dia para retirar o documento...Nesse mesmo dia eles colhem novamente os dados biométricos dele...Dessa vez para o PEP...Quando o PEP ficar pronto eles enviam para o endereço cadastrado...Aqui em São Paulo já vi entregarem PEP por Courier...(Não sei se continua assim)...

  • editado October 2020

    @PaulaG


    Como assim pagaram o referente a quando agendaram??? Quando eu solicitei tava em R$810 e me fizeram pagar R$1086!!! (Aliás, no requerimento aparece "Preço: R$ 806,96")

  • @PaulaG qual consulado?

  • Ola @Nilton Hessel Obrigada pela informacao.

    EU ja queria deixar agendado (a contar 60 dias da primeira ida ao consulado apra colher os dados biometricos, acho que ta bom, se tiver data obviamente haha), então eu tenho que entrar com agendamento para PEP mesmo? ou algum outro agendamento q nao to achando?rs


    @Natália Medeiros eu realmente nao sei rs...isso foi o que a pessoa que o atendeu falou pra ele. Pra ele deu uma diferença de 100 reais quase, pois ele foi preparado para pagar o que estava no site no dia!


    @karenreginato consulado de sp


    obrigada!

  • @PaulaG...Como já mencionei...Seu irmão deve seguir a orientação do pessoal do Consulado...!!!

    Consultar...(email / Site do Consulado)...Até a chegada do CC...Quando ele FOR BUSCAR O CC VÃO COLHER OS DADOS BIOMÉTRICOS PARA O PEP...O PEP VAI SER ENTREGUE POR SEDEX/DHL/COURRIER...

  • Olá pessoal,

    Alguém já passou pela situação de esquecer a senha de acesso do consulado? Pergunto isso, pois quando peço para redefinir a senha recebo um email que teoricamente me redirecionaria para cadastrar a nova senha, porém não vem o link.

    "Alguém solicitou a alteração de senha para o usuário FVXXXXXX. Se isso foi um erro, apenas ignore este email e nada acontecerá. Para redefinir sua senha, visite o seguinte endereço:" - e não tem mais nada no email

    Alguém sabe como posso resolver isso ou a qual email acionar?

  • @Tamiris72

    Mande um email para a Ouvidoria do Consulado!

  • Amigos, me perdoem a ignorância.


    Para tirar o cartão do cidadão eu preciso levar quais documentos e quanto ta custando?

  • @marcuspergentino , tem que ver em que Consulado você vai pedir o cartão. Lá você encontra o que é preciso levar (documento de identidade com foto é obrigatório) e os emolumentos.

    Os valores você também consulta no site do Consulado.

    No Rio de Janeiro, por exemplo, a tabela em vigor é essa:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/tec112020.pdf'

  • Muito obrigado pela resposta. Meu consulado é o de recife. Vou dar uma olhada na net e ver o que encontro.


    Se algum dos colegas já tiver ido ao de Recife e puder relatar como é, eu agradeço.

  • SergioLCostaSergioLCosta Member
    editado December 2020

    Bom dia Pessoal, tudo jóia?

    Estou com uma dúvida em relação ao agendamento do cartão cidadão, passaporte e transcrição de casamento no Consulado de São Paulo.

    1) Li no site do Consulado SP que é possível dar entrada nos três pedidos na data agendada. Minha dúvida é que moro no interior do estado de São Paulo (600 km da capital). Quando tento agendar, vejo que há várias cidades mais próximas de onde eu moro para agendar, mas todas elas não tem data de agendamento disponível, mesmo que eu procure até 2022. Se eu tento agendar no Consulado da cidade de São Paulo aí tem vaga disponível. A minha dúvida é se somente a capital está agendando (por causa da pandemia ou outro motivo) ou se existe a possibilidade de continuar tentando o agendamento nas cidades próximas de onde eu moro. Se os colegas não souberem, podem informar um contato do consulado para obter essas informações.

    2) Para fazer agendamento no Consulado de São Paulo é preciso encaminhar previamente o requerimento e os documentos ao Consulado pelo correio ou é só agendar e levar tudo no dia do agendamento? Não sei se entendi direito, mas parece que o consolado quer que os documentos sejam encaminhados previamente pelos correios para depois entrarem em contato para agendar. É isso mesmo? neste link (parte de baixo, no final das instruções) http://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-e-pedido-de-primeiro-cartao-do-cidadao/

    Desde já agradeço...

  • @SergioLCosta

    Para o CC o único documento requerido é o assento de nascimento e apresentar o RG, que pode levar com você.

    Os outros documentos que eles mencionam ali, é para fazer a transcrição de casamento (no caso, requerido antes do CC).

    Se mandar os documentos para a transcrição de casamento pelo correio para o escritório de Santos, fica pronta em 1 semana. E então marca somente CC e PEP. Se mandar transcrição para São Paulo (capital) cai no bolo, misturado com outros processos, e leva meses. Faça as duas coisas separado.

    As "permanências consulares" em outras cidades estão suspensas por causa da pandemia. Somente no escritório de Santos ou na Capital.

    Para fazer o CC terá que ser ou no consulado, ou se for a Portugal, pode fazer lá, e em regime de urgência consegue o CC no dia seguinte, e o passaporte em mais uma semana. Tem que chegar cedo e ficar na fila, porque atendem a poucos por dia.

    Lembro contudo, que você somente precisa do CC e passaporte se estiver de viagem (que anda difícil esses dias). Não precisa fazer agora se deseja apenas para dar continuidade na nacionalidade de filhos ou cônjuge. Basta o assento de nascimento.

  • SergioLCostaSergioLCosta Member
    editado January 2021

    @gandalf

    Muito esclarecedoras suas observações. Grato pelo retorno! Eu não tenho pressa em dar continuidade e como vc falou, é "apenas para dar continuidade na nacionalidade de filhos e cônjuge". Já tenho o assento de nascimento. Talvez seja melhor esperar e fazer o CC e PEP quando as permanências consulares (próximas de onde moro) voltarem a atender.

    OUTRA DÚVIDA

    Se eu mandar os documentos para a transcrição de casamento pelo correio para o escritório de Santos, vc disse que fica pronta em 1 semana. Isso é interessante adiantar. Vc sabe se depois eles mandam os comprovantes dessa transcrição de volta para mim pelos correios, ou seja, sem eu ter que me deslocar até lá?

  • @SergioLCosta , sim, mandam, inclusive, os documentos de volta. Para isso, você tem que mandar, junto aos documentos, um envelope com o nome e endereço do destinatário (você) preenchidos.

    "https://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-de-casamento/" Peça a transcrição sem o CC, para agilizar

    "https://www.consuladodeportugalsantos.com.br/"

  • @Leticialele

    Muito obrigado pelas orientações! Vou fazer exatamente como vc falou!

    Estive lendo as orientações do Consulado e estou em dúvida em relação a uma das exigências.

    No site diz: - Requerimento preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário) devidamente assinado e apostilhado;

    O REQUERIMENTO precisa ser mesmo apostilhado ou basta o reconhecimento de firma por autenticidade? Achei estranho pois já fiz 2 processos de cidadania e nunca foi exigido que o requerimento fosse apostilhado. Apenas reconhecimento de firma por autenticidade.

  • @SergioLCosta , o Consulado exige o formulário com a firma reconhecida por autenticidade e apostilado!

  • ZanacZanac Member
    editado January 2021

    @Leticialele Dúvida... em sendo um documento português, o formulário precisaria ser apostilado?

    A apostilagem não é para atestar a veracidade de documentos brasileiros para o exterior?

    Só dúvida mesmo... porque se é esta a orientação, então vamos segui-la.

  • @Zanac , não posso explicar o porque da necessidade de apostila no requerimento!

    Só reproduzo o que está no site dos Consulados do Rio de Janeiro :

    "https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a"

    "Documentos necessários:

    1. Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade e apostilhada. Clique aqui para obtê-lo;"

    Em São Paulo:

    "https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/"

    "Requerimento preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário) devidamente assinado e apostilhado;"

  • @Leticialele oie, vi que você solicitou o Passaporte ano passado pelo Consulado do RJ e chegou via DHL. também é o meu caso, eu solicitei semana passada no dia 07/01 e me informaram que seria entregue via DHL. você recebeu algum SMS ou e-mail da DHL informando o codigo de rastreio?

  • @Letícia L , não recebi código de rastreio! Chegou em 1 semana. O pedido foi feito em uma sexta-feira e chegou em casa na sexta-feira seguinte.

  • @Leticialele obrigada! vi o relato de uma pessoa que solicitou mês passado (tambem no RJ) e recebeu SMS da DHL quando foi enviado, por isso fiquei na duvida. não estou em casa sempre e fico com medo de virem entregar e eu nao estar aqui, mas vou ficar de plantao a partir de hoje hehe

  • angourakisangourakis Member
    editado January 2021

    Oi pessoal, tudo bem ?

    Tenho algumas dúvidas , o consulado não me respondeu de maneira satisfatória e a TAP também ainda não me deu um retorno.

    Já tenho CC e PEP mas ambos expiraram no final do ano passado. Pesquisando , vi que Portugal prorrogou a validade de documentos que expiraram ano passado, por conta do Covid-19, para até março 2021: https://eportugal.gov.pt/servicos/renovar-o-cartao-de-cidadao

    Mandei e-mail para o Consulado questionando se poderia fazer diretamente um novo PEP , tendo em vista a validade prorrogada, e somente me responderam "o cartão de cidadão precisa estar válido".

    • Alguém tem alguma informação sobre isso ? Gostaria de pedir diretamente o PEP (planejo viajar a Portugal para estudar) e lá faria a renovação do CC
    • Vocês saberiam me informar se conseguiria viajar e entrar normalmente em solo Português com passaporte brasileiro válido + CC e PEP expirados ?

    Muitíssimo obrigado !

  • Bom dia.

    Cartão de Cidadão em Curitiba:

    - Comparecido ao agendamento em 29/12. Não me foi oferecida a opção de solicitação com urgência.

    - Recebido e-mail da confirmação de chegada do cartão para retirada em 12/02.

    - Marcada a retirada para o final deste mês.


    Para o pessoal de Curitiba ter uma noção das datas.

  • Pessoal, verdade que passaporte no Consulado SP, mesmo com urgência prazo de até 06 meses?

    Alguém para compartilhar essa info?

    E por Santos, mais "rápido"?

    Obrigado pela colaboração.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.