Cartão cidadão e passaporte

1246731

Comentários

  • zitzit Member

    @Leticialele Consegui hoje um novo reagendamento graças a Deus..

    Abriram uma vaga no site deles hoje neste mês ainda

    Amém

  • @zit


    Vc agendou do mesmo jeito que agendou a primeira visita, ou por um link que eles mandaram?

  • @zit , ótimo!! Boa sorte!

  • @zit tente entrar bem cedo na página do consulado q vc consegue.

  • boa tarde pessoal!

    acabei de fazer meu agendamento para 19/10 pela manha, em Santos...

    Corram la que deve dar certo para vcs tbm! :)

  • zitzit Member

    @Natália Medeiros da primeira vez igual, entrei no meu perfil , e cliquei em reagendar , e dai tinha uma única data disponível e já em seguida cliquei e agendei de novo

  • @Bruna Fachinetti, poderia informar qual email conseguiu retorno da TAP sobre aceitarem apenas o assento? Tentei pelo email FAQ que aparece no site e nunca me retornaram.

  • editado October 2020

    @karenreginato

    "https://www.flytap.com/pt-br/suporte/contatos"

    0-800-888-2066 Brasil 2a a Domingo 24h

  • @zit


    Muito obrigada! Eu pensava que era assim, mas o cara do consulado disse que eu só poderia agendar quando meu CC ficasse pronto, que eu receberia um email c/ um calendário específico.

  • @Natália Medeiros

    Varia um pouco de consulado pra consulado, mas essa é a parte comum:

    • Agenda pra solicitar o cartão do cidadão (CC), assinar e fazer a biometria. Vai pra casa e aguarda pelo menos 30 dias.
    • Aguarda a carta-PIN. (aqui pode mudar: uns recebem em casa, outros recebem no consulado)
    • Agenda novamente para retirar o CC, e solicitar o Passaporte eletrônico (PEP).
    • Recebe o PEP posteriormente pelo correio.


  • bom dia pessoal!

    Acabei de retornar do primeiro agendamento (Santos) e eles informaram que precisamos aguardar 50 dias para reagendar a retirada...

    Sabem dizer se tem demorado todo este tempo mesmo? Alem disso, existe algum site para acompanhar o envio do cartao cidadao?

    Obrigado!

    PS: Meu processo foi solicitado com urgencia.

  • @epsimoes85

    Você não precisa aguardar 50 dias pra agendar. Pode agendar assim que for possível para 60 retirar daqui a dias.

    Se pagou urgência deveria ser menos. Veja no site do consulado quanto tempo fazem em urgência e agende com alguma folga. Antes de ir retirar ligue pra saber se já está lá, ou se deve remarcar. Talvez eles encaixem você.

  • Bom dia, gente

    Alguém tem tido sorte pra agendar no consulado do Rio?

    Todo dia eu olho, em vários horários, e nunca tem vaga =/

  • Bom dia!

    @epsimoes85 Estive no Consulado SP hoje para retirar CC e colher dados biométricos para o passaporte.

    A minha 1a visita foi em 04/09 e no mesmo dia me reagendaram para dia 21/10. Aguardei 47 dias, então é esse o prazo mesmo... (Fiz com pedido de Urgência também).

    Haviam 2 comunicados na entrada que acho interessante compartilhar.

    *Obs: Eles não estão permitindo mais entrar no Consulado com 30 minutos de antecedência nem com o carro. Só com 5 minutos de antecedência.

    ..

  • @LucianaOCS ...

    Informações importantes...Obrigado por compartilhar aqui...

  • obrigado, @gandalf ! vou ficar de olho... Mas enqto nao abrir agenda, pouco provavel que façam algum encaixe por email...

    ola @LucianaOCS! Parabens pelo cartao cidadao! :)

    No dia 08/10, quase que por sorte, consegui agendar para 19/10... Mas diferente do Consulado de SP, o Escritorio Consular em Santos nao remarcou meu retorno para retirada do CC + Dados Biometricos. Somente mencionaram que nao estao abrindo vagas todos os dias para poder atender às urgencias, e que estava demorando por volta de 50 dias para chegar o cartao.

    Nao me cabe julgar (e nao o estou fazendo), mas me soou estranho este comentario, pois o meu processo foi solicitado com urgencia (e realmente estou com uma vaga de trabalho na Uniao Europeia so dependendo do Cartao Cidadao), haja vista meu registro tbm foi antecipado pela mesma razao...

    Alem disso, numa pesquisa rapida, encontrei este site https://eportugal.gov.pt/pt/servicos/pedir-o-cartao-de-cidadao , encontrei este quadro falando sobre os prazos de entrega:

    Entendo que com o COVID possa ter mudado algo... Mas sabendo que o pessoal daqui do forum é sempre agil e consistente na resposta, achei valido dividir e eventualmente pegar alguma dica... :)

    obrigado!

  • @MagnoMM , entrei agora e há vagas para os dias 10, 11 e 12 de novembro!! Corre lá!

  • editado October 2020

    Acabou de abrir agenda p/ primeira semana de dezembro no consulado de SP! (Só tinha conseguido p/ janeiro)

  • @Leticialele Sigo falhando miseravelmente kkkkk... Entrei esses dias todos e nunca encontro com vagas =/

  • @MagnoMM , a solução é entrar umas três vezes por dia, todos os dias, em horários aleatórios. Parece insano ... e é!!

    Antigamente eles abriam a agenda às segundas-feiras. Mas descobriram uma empresa que vendia vagas!! A vaga para cartão cidadão custava 320 reais!!! Tinha até anúncio na Internet! Por causa desses "espertinhos" pagamos todos!

  • Gente, uma dúvida...

    Meu pai é legalmente casado aqui no Brasil, mas não transcreveu o casamento em Portugal.

    Pra fazer o cartão cidadão, ele tem que transcrever obrigatoriamente?

    Se ele não for transcrever, ele pode/deve marcar "solteiro" na solicitação?

  • @MagnoMM

    Depende de onde ele vai fazer o CC. Consulados e Conservatórias são regidos por regras diferentes.

    Ele não pode marcar solteiro, porque seria mentir para o oficial, documentada e assinada. Sempre declare a verdade para o oficial, custe o que custar. Melhor resolver na primeira tacada, do que ficar com a culpa assombrando a vida toda.

    Ele pode marcar casado no formulário a vida toda, e enquanto não fizer a transcrição, ele continua solteiro em PT.

    No consulado, existe o acordo BR-PT com um artigo na lei que obriga o consulado a informar no prazo de 7 dias todas as mudanças de situação civil dos utentes. Consulados não têm política de "se não perguntou, não fale" ("don't ask, don't tell"). É quase certo que lhe exigirão a transcrição antes de fazer o CC. Forçarão ele a fazer na hora que for tirar o CC. Fazem junto, no mesmo dia, e apresentam a conta.

    Na Conservatória fariam sem a transcrição, porque não têm essa "amarra".

  • @MagnoMM Meu marido foi sexta feira dia 23/10 no consulado de São Paulo solicitar o cartão cidadão + passaporte. E não fizemos a transcrição de casamento.

    Liguei antes para me informar e não precisa fazer se a pessoa não trocou de nome.

  • MagnoMMMagnoMM Member
    editado October 2020

    @gandalf Pois então, eu fiquei na dúvida justamente pq no formulário diz assim "Estado Civil (em Portugal): _________ (o nome e o estado civil serão o que constam no registo civil em Portugal)."

    Então, em teoria, por causa desse "em Portugal", o certo seria ele responder "solteiro", não?

    Conseguimos agendar pro dia 16/11! Obrigado por ter avisado rs

  • Pessoal bom dia, aproveitar o tópico criado, alguém que tenha feito passaporte recentemente no consulado do RJ, sabe dizer com quanto tempo o passaporte chegou a sua casa?

    Pedi urgência!

    pergunto pois to com passagem comprada pra Inglaterra dia 21/11( já comprado a tempo), e meu agendamento para tirar o passaporte foi pra dia 12/11, Segundo o site do consulado e em entregue com 5 dias úteis, via DHL... no caso eu teria exatamente este tempo até minha viagem, mas sei q imprevisto acontece... então gostaria de saber dos recentes caso pra ter uma ciência !

  • @Lucas Rocha , eu fiz meu pedido no Consulado do Rio em uma sexta-feira e chegou de Portugal, via DHL, na sexta-seguinte! Isso ocorreu em julho deste ano.

  • @Lucas Rocha

    Renovei em final de agosto, 26/8 (quarta) e chegou 31/8 (segunda).

  • Olá amigos! Tenho uma dúvida. Para tirar o cc é necessário ter o número do NIF?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.