Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

Alguém saberia me ajudar com essa informação? Preciso da certidão de NASCIMENTO do meu pai do RIO DE JANEIRO mas não sei o cartório. Como faço essa busca? Obrigada!!!

«13456734

Comentários

  • @Patriciafelgueiras , coloque os dados de que dispõe para ver se alguém ajuda!

  • NOME: ADELINO MARINHO FELGUEIRAS

    PAI: ADELINO RODRIGUES FELGUEIRAS

    MÃE: OLIVIA MARINHO FELGUEIRAS

    NASCIMENTO: 25/03/1939

    LOCAL: RIO DE JANEIRO/RJ

  • tb preciso de ajuda, nestes mesmos moldes

    Nome: Blandina Augusta Gallo Netto

    pai: Olimpio Augusto Gallo Netto

    mãe: Olga Madeira Gallo Netto

    Nascimento: 16/06/1913

    Local: Rio de Janeiro/DF

  • @Kleber Silva Aguiar nossa Kleber!!!! Muitoooo obrigada! Nâo estava encontrando !!! Ainda não tenho experiência nessas buscas!

  • @Kleber Silva Aguiar

    Não tenho palavras para agradecer.

    O mais engraçado que descobrimos hoje que minha avó nasceu então em 1909. Todos os documentos dela são de 1913. Tenho CI, certidão de casamento, certidão de óbito, tudo. de 1913.

    Por isso que não encontrava a certidão de nascimento dela nos cartórios, vou refazer as buscar com a data certa.

    Obrigado mais uma vez

  • Vocês pesquisaram no Arquivo Nacional para tentar achar as certidões ?

  • Bom dia


    Estou a procura da certidão de nascimento da minha mãe (Maria Davina) e uma tia (Elisa)


    Em solteiras assinavam: 


    MARIA DAVINA FERNANDES JARDIM. 

    nascimento em : 23/ 08/ 1923.

    Natural de:FREGUESIA DO IRAJÁ. RJ DISTRITO FEDERAL.( à época Rio de Janeiro era o Distrito Federal)

    pai: JOSÉ ANNIBAL FERNANDES.

    mãe: MARIA GONÇALVES FERNANDES.


    ELISA FERNANDES JARDIM.

    nascimento em : 23/04/1925. 

    Natural de : DISTRITO FEDERAL .( à época Rio de Janeiro era o Distrito Federal) .

    Pai: JOSÉ ANIBAL FERNANDES JARDIM.

    mãe: MARIA GONÇALVES FERNANDES JARDIM.


    OBS: À época do nascimento de ambas, os pais moravam em ANCHIETA - RJ (antigo Distrito Federal)


    OBS 2: A grafia nos nomes dos pais está diferente, pois estou reproduzindo fielmente como está escrito na certidão de casamento de ambas (mãe e tia)


    No aguardo. Espero poderem me ajudar.


    Grata

    Ana Lucia.

  • Kleber, obrigado pela ajuda, mas eu já tinha mandado email para esse cartório que vc colocou acima e informaram que não existem livros de 1923 e 1925

  • @Salupia

    falaram que não existem os livros?! e também não passaram orientações para sua necessidade?

  • @Salupia

    Pergunte se os livros da freguesia de Irajá não estão lá?

  • Eu já fiz busca em Madureira,pilares,barra, graça Aranha e tanque. Estou partindo para a Ilha no COCOTÁ. Já mandei e-mail ontem ,mas até agora nem leram. Estou na peregrinação.

  • @Salupia

    pergunte aí na Ilha se eles sabem onde fica o cartório das freguesias de Penha, Brás de Pina, Lucas, Vigário Geral, Cordovil, Pavuna e Irajá.

  • Liguei para a sucursal de Bonsucesso e me informaram que Irajá está na sucursal de Cascadura.

  • Não encontraram nada lá.pelo menos ,foi a informação que tive. Essa freguesia de Irajá, era muito grande. Pegava essa região toda com extensão até santa cruz. E na largura ( se me entendem) pegava de Engenho Velho até Anchieta. Em madureira TB não tem os livros dessas datas . No tanque e Graça Aranha tem, mas não encontraram os assentamentos das duas pessoas.

  • Por ser uma FREGUESIA muito extensa,( eram fazendas de cana de açúcar). Com o desmembramento da região , os livros eram levados de um lugar ao outro . O que eu pensei poder estar em Madureira por ser mais perto de Anchieta. Mas me falaram que os livros de lá são de 1940

  • Oi!

    No de Nilópolis não está e o outro de Olinda é novo.

    Muito obrigada pelo empenho

  • @Salupia

    veja se a Associação consegue informar onde estão os livros deste período http://www.arpenrio.com.br/contato

  • editado October 2020

    @Salupia , pela redistribuição das Freguesias pelos diversos RCPN no Rio de Janeiro, a Freguesia de Irajá (12a Circunscrição) está com os livros no 11 RCPN - Pilares.

    Entre em contato com a Corregedoria do TJ-RJ, explique detalhadamente o caso. Coloque como anexos os dois links do Family Search que o @Kleber Silva Aguiar localizou, na 12a Circunscrição, hoje 11 RCPN.

    Coloque os mesmos dados que forneceu no primeiro post, da sua mãe e da sua tia.

    Peça providências urgentes, pois precisa das certidões, por cópia reprográfica.

    Os Cartórios temem a Corregedoria. Os livros vão aparecer, não se preocupe!

    12º Núcleo Regional Rio de Janeiro (Leopoldina, Zona Norte) - Rua Aristides Caire, 53 - Méier - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20775-090 - Telefones (21)3279-8213 / 8214 / 8215 / 8216 End. Eletrônico: nur12fiscdisc@tjrj.jus.br

    Setor de Fiscalização e Disciplina: 3279-8215

    Vou colocar aqui, também, o link de uma cartilha disponibilizada pela Corregedoria do TJRJ. Ela é destinada aos cidadãos e tem tudo o que você precisa a respeito de serviços notariais.

    http://cgj.tjrj.jus.br/documents/1017893/1232912/cartilha_cartorios_livreto.pdf"

  • CristinavnCristinavn Member
    editado October 2020

    Tb preciso de ajuda nestes mesmos moldes. Meu pai tb era MORADOR DE ANCHIETA.

    Não consigo localizar a Certidão de Nascimento de meu pai.

    Por favor é urgente!!!

    Lindalvo Corrêa Noronha

    Nascimento: 12/08/1925

    Rio de Janeiro/ R,J,

    Filiação: Bernardino Corrêa de Noronha ( portugues)

    e Farahilde Martins Noronha (brasileira)

  • @Cristinavn , sabe se ele também foi registrado da 12a circunscrição?

    Se ele foi Registrado em Anchieta, seria a 15ª Circunscrição, hoje 14ª RCPN - Madureira, Vicente de Carvalho, Coelho Neto, Irajá, Honório Gurgel, Anchieta, Deodoro.

    Os endereços seriam os seguintes:

    Cartório de Madureira

    Fone:(21) 2451-9179(telefax) (21) 3359-7707/ (21) 2452-4927

    email:14rcpntabmadureira@uol.com.br

    Endereço: Rua Dagmar da Fonseca, 118 Madureira

    Rio de Janeiro - Cep: 21351-040

    Posto de Bangu

    Fone:(21) 3217-1929 | (21) 2401-3500

    email:bangu14crcpn@hotmail.com

    Endereço: Rua Doze de Fevereiro, 427 Bangu

    Rio de Janeiro - Cep: 21810-051

    Mande emaill para eles, dizendo que está impossibilitada de ir pessoalmente por causa da pandemia, e peça uma busca, com os dados que você tem.

  • Bom dia . Grata pelas informações.

  • Bom dia pessoal!

    Quando não conseguimos encontrar as certidões pelas vias descritas acima, o que funcionou pra mim foi tentar descobrir o máximo de informação sobre a pessoa, ou seja, onde morava quando nasceu, e onde os pais e irmãos foram registrados, e mandar e-mail para os cartórios perguntando se a certidão se encontra lá. Fiz isso algumas vezes e todas os cartórios que possuíam as certidões responderam com o registro e se queria que enviasse por correio.

  • É pessoal, minha vida não está fácil. Eu já tentei de quase tudo. INclusive já havia mandado meu processo para Portugal com a certidão da minha mãe que nasceu em 17 de maio de 1922, em botafogo. Mas mandei com a certidão dela do primeiro casamento de 1942, onde ela tinha 19 anos, portanto menor de idade. A conservatória, não aceitou a certidão de casamento no lugar da de nascimento. Apesar dela ter nascido e ser criada em Botafogo, bairro Nobre do Rio. Onde inclusive já confirmei a inscrição dela no colégio de jardim de infância de Lá. Já tentei de tudo que voc~e possam imaginar, podem falar pra mim o que quiser, eu desafio qualuqer um aqui a me dizer o que eu poderia ter feito, que já fiz. Desde abrir ocorrência na corregedoria, desde tentar subornar o cartório pra refazer o livro. O Cartório no caso é o da 5ª RCPN, antigo 4ª pretória freguesia de lagoa e gávea. Todos os meus tios, inclusives duas meninas que nasceram e morreram depois da minha mãe eu descobri nessas buscas. Já descobri os passaportes dos meus avos. o nAvio que vieram. Descobri que minha avó estava grávida da minha mâe, quando veio de portugal no Navio. Descobri que minha avó já, que era portuguesa, já estava no Rio e foi pra portugal casar e engravidar do meu avô, e vieram de navio, chegaram em 21 de 12 de 1921. E Nasceu minha mãe em 17 de maio de 1922. Já pesquisei no consulado portugues na esperança do meu avô ter registrado a minha mãe como portuguesa. Nada descobri. Já paguei cada cartório pra procurar , do Rio de Janeiro. 3ª ja pedi 3 vezes, a 5ª já pedi 5 vezes, e por aí vai.já eodi buscas pelo e-cartoiro (da Corregedoria do RJ) nada. Já pedi buscas por outros serviços e nada. Já tentei no cartório onde casou, 9ª de são cristóvão. E eles descartaram a habilitação. Minha última esperança é o Arquivo Nacionla achar a Habilitação de casamento de 1942. Já achei o registro do noivo, pois foi tardio, ele nasceu em 1919, mas foi registrado em 1939, provavelmente pra casar com minha mãe, que no caso é o meu pai. O Registro da minha mãe não está disponível on-line, mas o arquivo Nacional matém as Habilitações, mas precisam ser procuradas manualmente. Essa é a minha útlima esperança. Depois disso, somente com a queda do famigerado artigo 14, aí, quando esse atigo cair, eu poderiei solicitar o registro da minha mãe na justiça e pedir finalamente a cidadania que nos é roubada pela bagunça dos cartórios desse Rio de Janeiro.

  • editado October 2020

    @Robson Escossia Pereira

    só faltou informar o nome e filiação de sua mãe.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.