Cartão cidadão e passaporte

2456731

Comentários

  • Bom dia.

    Recebi por e-mail a informação da conclusão do processo de atribuição e em anexo a cópia do registro.

    Essa certidão serve para eu levar ao Consulado (RJ) para a emissão do cartão cidadão, ou tenho que solicitar pelo civil on Line, ou seja, tem o mesmo valor, não sendo necessário solicitar no civil on LINE?

    Obrigada

  • @denisebarreira

    Sim. Imprima frente e verso no mesmo papel, e isso é o seu assento. Pode levar pra fazer seu CC que é isso mesmo.

    Na verdade o localizador do seu assento, impresso com os dados para sua conferência.

  • @denisebarreira , @gandalf , no Consulado do Rio de Janeiro nem precisa levar o assento. Basta um documento com foto! Eles próprios consultam seus dados no sistema deles. É nem simples! Tiram foto, colhem as digitais , não leva 15 minutos!

  • @gandalf, @Leticialele muito obrigada pela informação! Que bom não precisar solicitar no civil on Line. Obrigada!

  • EveEve Member

    Bom dia pessoal!

    Moramos em NATAL/RN e estamos tentando agendar para fazer o cartão cidadão e passaporte do meu esposo. Em Natal não é possível fazê-los, em Recife nos foi informado, por telefone, que a máquina que faz o cartão está quebrada e sem previsão de volta e em Fortaleza nem se quer conseguimos falar pelo telefone.

    Por favor, alguém já fez esse processo em algum desses consulados que possa me auxiliar?

  • @Eve estou na mesma situação. Máquina quebrada no consulado do Recife e sem previsão. Dificil vai ser quando a máquina volta a funcionar, pois não acredito que isto será divulgado.

  • Será que está sendo possível ir a Portugal só com o assento de nascimento?

    Não estou conseguindo agendar no consulado de SP pra tirar o cartão cidadão e minha tia (portuguesa por atribuição) quer ir pra Portugal de qualquer maneira.

    Eu lembro de ter lido alguns relatos sobre isso mas não to achando o topico.

  • editado September 2020

    Respondendo à minha propria pergunta, NÃO, não está sendo possivel. Antes da pandemia talvez, mas agora sem chance. Entrei em contato com a Latam e com a Azul e nenhuma deixaria eu embarcar só com certidão de nascimento portuguesa e passaporte brasileiro.


    Precisa do CC ou Passaporte Português pra embarcar pra Portugal, não tem jeito.

  • @Bruna Fachinetti

    Talvez esse seja o link que você buscava "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/224200/#Comment_224200"

    Acho estranho que não permitam o embarque. Creio que o caso dela se enquadre nessa resposta do FAQ, que basicamente é o que você fez. Mas creio que tendo o PCR, o passaporte, e comprando passagem de ida-e-volta, não teriam motivo para impedir. Talvez consiga no consulado algum documento mais formal que o assento, que a companhia aérea não têm como validar.


    Sou português emigrante num país que não consta da lista dos países permitidos. Posso viajar de avião para Portugal?

    Sim. Não existem impedimentos à entrada de cidadãos nacionais em território nacional pelas fronteiras aéreas (por via terrestre também não está proibida). Contudo, existem atualmente menos ligações comerciais e restrição de algumas rotas. Recomenda-se que se informe sobre as ligações aéreas junto das companhias aéreas.

  • editado September 2020

    @Vlad Pen exatamente. A cia alega que o assento de nascimento não é um documento que eles consigam checar. Mandei email pro consulado perguntando que tipo de proposta de trabalho serviria pra caracterizar "urgência" e conseguir uma data. Um simples email da empresa portuguesa? Uma carta registrada em cartorio? Vamos ver oq respondem...

    E pensando melhor... Estamos num cenario especifico e a situação é especifica. Os atendentes das cias tem regras claras sobre os documentos a serem apresentados pra embarque e é isso que irão me falar, mas la na hora do checkin não poderiam barrar um cidadão português de embarcar pra Portugal. A questão é provar pra cia aerea que vc é português, ja que o assento parece um sulfite impresso em casa. Bom, vamos ver as cenas dos prox capitulos.

    Muito obrigada mais uma vez!

  • @Bruna Fachinetti , tente uma passagem pela TAP. Eles conhecem os assentos portugueses!

  • editado September 2020

    @Bruna Fachinetti

    A Cia Aérea tem a responsabilidade de entregar o passageiro no destino, ou então traze-lo de volta.

    Se você tem passagem de ida e volta paga, eles não deveriam te barrar. Não é a função da Cia Aérea controlar quem pode entrar ou não. O que em geral eles não querem, é ter a responsabilidade de ter que repatriar alguém que não pagou a passagem de volta.

    Creio que se você pedir para falar com um supervisor, ele vai lhe explicar como proceder no seu caso. Se necessário, vá ao aeroporto, pergunte. Provavelmente apenas necessita a passagem de volta, mesmo que não vá usa-la. Se for esse o caso compre com uma tarifa que lhe permita cancelar o trecho do vôo de volta, e estornar o valor. Essas tarifas são caras e talvez perder o valor da volta saia mais barato.

    Se for tentar em urgência, teria que ter uma oferta de trabalho formal da empresa, em papel timbrado, vinculando sua comprovação da nacionalidade como requisito para contratação, na forma da lei. Geralmente o RH e/ou Dep. Jurídico sabem como redigir isso. No caso, deveria incluir algo que sua presença no escritório (em PT ou área Schengen) é essencial para o desenvolvimento do trabalho, e você deverá comparecer até uma certa data ao escritório em PT, levando os documentos, para finalizar os procedimentos de sua contratação.

  • "Não é a função da Cia Aérea controlar quem pode entrar ou não."

    Desculpa @gandalf , mas vc está equivocado. Trabalhei pra uma cia aerea americana durante anos e é a cia que paga multa caso o passageiro seja deportado, entao é dever da cia checar a documentação e garantir que o passageiro nao vire um inad. Nem eu nem meu supervisor autorizaríamos o embarque pros Eua de alguem que se diz cidadão americano e tem apenas um birth certificate em mãos. Eu nao tenho como checar esse documento ali no checkin e se ele for falso e vc for deportado eu que me lascarei. Faz total sentido a exigencia da Azul e da Latam. Talvez a Tap esteja familiarizada com o documento, foi uma boa ideia! Vou falar com eles.

    E o consulado me respondeu dizendo pra tentar as 7h da manhã pois eles estão liberando apenas poucos horarios que se esgotam rapidamente. Vou tentar isso tbm.

  • Resolvido! Todas as opções deram certo!

    Estimada Bruna Fachinetti,

    Por gentileza, pode enviar-me o comprovativo da sua passagem de modo a agendarmos a emissão de um documento que possibilite o embarque para Portugal?

    Com os melhores Cumprimentos,

    Nuno Lucas Gonçalves

    Consulado Geral de Portugal em São Paulo

    Rua Canadá, 324

    01436-000 São Paulo - SP-Brasil

    A Tap tambem me respondeu dizendo que aceitaria o assento pra embarque e o agendamento no consulado foi possivel as 7 da manhã, consegui um horario pro dia 29/10!

    Muito obrigada pela ajuda pessoal!

  • @Bruna Fachinetti . perfeito!!

    `Portugal, assim como outros países, não podem barrar nacionais, a não ser em casos muito específicos!

    Boa viagem!!

  • @Bruna Fachinetti , por gentileza, em qual email enviou msg ao Consulado?

    O da ouvidoria?

    Agradeceria se pudesse compartilhar...

    Obrigada!

  • Olá, poderiam me tirar umas dúvidas, por favor?


    No site do consulado de SP lista os seguintes documentos para serem levados no dia:

    • 2) Se não tiver o Cartão do Cidadão, traga o RNE, o RG ou passaporte (indispensável, mesmo que seja uma criança) e uma fotocópia simples do mesmo;
    • 4) Foto 3×4 colorida do requerente, recente;
    • 5) Envelope para enviarmos os documentos, já  com os dados do requerente no destinatário, preferencialmente de plástico e de tamanho pequeno , que pode comprar em qualquer papelaria (mas, atenção, não é um saco plástico);
    • 7) Requerimento preenchido (no final desta página encontrará o link para o requerimento);


    O documento tem que ser o mesmo que enviei p/ Portugal p/ obtenção da cidadania? Ou seja, mandei uma cópia do passaporte; posso levar o RG?

    Vi gente falando que eles tiram foto no consulado; precisa realmente levar a foto 3x4 ou essa informação é antiga?

    Pode ser um envelope comum?

    O requerimento preenchido é impresso normal, né?!


    Pagamento na hora, por cartão de débito, certo?

    Obrigada!

  • Olá, pessoal. O processo de cidadania da minha mãe foi finalizado no dia 17/09/2020. Agora pretendo iniciar o meu processo. Tenho algumas dúvidas e se alguém puder me ajudar serei grata. Minha mãe se divorciou e voltou a usar o nome de solteira. Meu pai foi o declarante na minha certidão de nascimento. Meu pai é falecido. Preciso transcrever a certidão do casamento dela para obter a minha cidadania? E com relação ao cartão cidadão dela, já podemos dar entrada ou precisamos primeiro transcrever o casamento?

  • @Futura portuguesa...Antes de iniciar seu processo tem que transcrever o casamento de sua Mãe em Portugal...

    Não precisa de CC ou PEP para dar sequência nos processos de Transcrição de Casamento de seus Pais e sua Atribuição...Somente o Assento de Nascimento Português de sua Mãe será necessário...

    Sua Mãe acabou de NASCER em Portugal...Ou seja...Em Portugal ela é solteira e tem o nome de solteira...Se fizer os documentos Portugueses agora...Serão esses os dados de sua Mãe que constarão nos documentos...

    ***Muitas vezes o pessoal do Consulado encrenca com aqueles que tentam fazer os documentos sem antes transcrever o casamento...Inclusive exigindo que se faça a Transcrição com eles...

  • Oi, Pessoal. Bom dia.

    O processo para solicitar o cartão cidadão é ir no site do consulado e agendar certo ?

    No meu caso , Rio de Janeiro.

    Após solicitar o agendamento nunca tem vaga disponível.

    Vcs sabem como pode resolver isso? Tem algum dia especifico que abre a agenda? 

  • @Ricardo Barbosa , o Consulado do Rio ainda está "tirando o atraso" provocado pelo fechamento durante a pandemia. Tenho entrado diariamente, em vários horários, para tentar agendar o Cartão cidadão de minha filha. Creio que é uma questão de sorte. Eles dizem que abrem poucas vagas diariamente, mas, por enquanto, pelo menos para mim, está impossível.

  • @Leticialele eu consegui agendar no final de agosto em SP. Fomos eu e minha filha renovar o passaporte dela e fazer meu CC e Passaporte.

    Estivemos no consulado dia 04/09. Reagendaram meu retorno apenas para dia 21/10, isso pq solicitei Urgência em ambos os processos. Dia 11/09 recebi e-mail dizendo que o processo da minha filha tinha sido finalizado, mas até hoje (3 semanas depois de ir até lá) ainda não recebemos o passaporte dela... Isso será que está dentro do "novo normal"?

    Estou preocupada....

    Não tenho certeza se devo mandar email para o Consulado questionando a respeito :(

  • @LucianaOCS , provavelmente, sim! Você pagou urgência no passaporte? Se pagou, mande um email para o Consulado!

  • @Leticialele paguei com Urgência sim!

    Em qual email acha q devo enviar?

    Reclamações ou ouvidoria?

  • @LucianaOCS , mande para a Ouvidoria. O meu passaporte, com urgência, chegou em 7 dias, pela DHL

  • editado September 2020

    Obrigada @Leticialele !!!

    Liguei no Consulado e realmente foi enviado dia 11/09/20 (pasme!).

    Mas a funcionária disse que eles só enviam via Sedex e não DHL. Por conta da greve dos correios o objeto ficou parado no Centro de Distribuição 13 dias! Ela me passou o código de rastreio e vi que a entrega será feita hoje...

    Que alívio!

    Muito obrigada!!!

  • @LucianaOCS , o meu veio pela DHL. Creio que cada Consulado tenha regras próprias!

  • @Leticialele pois!

    Em SP poderia ser como no Rio na questão de entrega de documentos... DHL é muito mais seguro!

  • @Leticialele Obrigado .

    O site é esse aqui : http://www.consuladoportugalrjservicos.com/public_html/exec certo ?


    Vou ficar tentando todo dia de manha e anoite pra ver se libera a agenda. achei q teria um horario especifico para abertura.

    Se eu conseguir eu te aviso por aqui o horario pra vc tentar tb.


    Obrigado

  • @Ricardo Barbosa , exato!! Entro todos os dias, às 7h, 12h, 15h, meia noite!

    Quando agendei o meu, em setembro do ano passado, consegui horário para 12 de maio! E o Consulado estava fechado por causa da pandemia. Assim que reabriram, a Ouvidoria telefonou e remarcou pata a 2a quinzena de julho!

    E ainda descobriram que tinha uma firma vendendo vagas por até 820 reais!! Um escândalo. Agora ficam liberando vagas a conta-gotas!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.