Busca de certidão de nascimento

123578

Comentários

  • Olá, @Kleber Silva Aguiar

    Agradeço muito, mas muito mesmo por ter localizado a certidão de nascimento de meu avó e

    sua certidão de casamento também. Estava com muita dificuldade para encontrar.

    A certidão de casamento só cita que minha avó era de Portugal ,mas pelo menos tem a data de nascimento dela e o nome dos pais

    para me ajudar a encontrar a certidão em Portugal.

    Sou leiga no assunto, e por isso , devido à sua experiência (visto a rapidez com que localizou o que eu buscava à meses),

    gostaria de pedir sua opinião (se não for abuso da minha parte):

    Eu consegui com o cartório onde meus pais se casaram uma "Certidão Genérica " do registro de nascimento

    de minha mãe(para assim descobrir os nomes de meus bisavós maternos e talvez o lugar de onde vieram).

    Nesta certidão o nome do pai de minha avó materna consta Manoel Dias da Motta e na certidão de casamento de meus avós

    está como Manoel Pereira da Motta. A "certidão genérica " não é um documento confiável?

    Quando for tentar localizar em Portugal , devo mandar dois pedidos de busca, um com cada sobrenome do meu bisavô Manoel?

    Outra dúvida: na certidão de nascimento do meu avô José Teixeira, o pai dele está como Joaquim Alves Teixeira e

    na certidão de casamento está José Virgilio Teixeira. Mas os nomes de minhas bisavós estão corretos. O que pode ter acontecido?

    Me perdoe tantas perguntas. E mais uma vez , muito obrigada pela atenção e disposição em ajudar.

    ,

  • Olá pessoal, boa noite.

    Com ajuda das informações aqui do fórum, consegui tirar a cidadania portuguesa de 4 gerações da minha família, indo da minha mãe até a sua bisneta. Na época não fiz o processo do meu marido porque o dele seria de neto, e não tem como comprovar os laços afetivos.

    Com a possibilidade de alteração na Lei de Nacionalidade para Netos, animei-me em retomar o processo dele. Como o avô dele, português, não foi o declarante na certidão de nascimento de seu pai, terei que fazer a transcrição de casamento. O problema está em localizar a certidão de nascimento da avó dele.

    Ela nasceu em Armação dos Búzios, que na época era distrito de Cabo Frio, no RJ. O casamento foi realizado em Armação dos Búzios, mas o cartório informa que não possui a documentação da época. Entrei em contato por telefone com os cartórios de Cabo Frio, solicitando a pesquisa, mas informaram que não localizaram. Fiz pesquisas no FamilySearch, também sem sucesso, mas acho que não sei usar muito bem os recursos do site. Se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecida.

    Nome: Donaria Rodrigues de Souza

    Nascimento: 02/07/1914

    Local de Nascimento: Amação dos Búzios (possivelmente registrada em Cabo Frio)

    Pai: Agripino Benedito de Souza

    Mãe: Izabel Maria de Sant'Anna

    Nome de casada: Donaria Rodrigues de Abreu

    Cônjuge: Braz de Abreu

    Casamento: 03/12/1932


    Muito obrigada.



  • @andreatb

    Vamos aguardar, o AN, o que na Habilitação trará de informação sobre Maria da Gloria para realizar ou solicitar pesquisa do registro português, mas antecipo que ele será a base para averiguação e conformidade dos registros brasileiros que serão pertinentes ao processo, ele indicará se precisa ou não de retificação nos documentos brasileiros.

    No Brasil, a variação na composição do nome, isso também pode vir de Portugal, é bem comum e os motivos são vários... emigração sem/perda de documentos, apenas declaração verbal, não apresentar ou exigirem um documento oficial, dialeto português difícil de entender, analfabetos ou semi, e assim vai... não se preocupe não está sozinha nessa rsrsrs.

    "certidão genérica " não é um documento confiável?" Sim, até o momento que encontrar outro com divergência.

  • Boa noite,

    Não sabia da existência desse tópico , pensei que era individual os tópicos, fiz um , quem puder me ajudar o nome é Procuro Certidão de Casamento de Meus Bisavós

  • Boa noite

    Gostaria de uma ajuda para encontrar a certidão de casamento dos meu bisavôs , não encontro em lugar nenhum.

    Tenho os seguintes dados :

    Nome : Gaspar salgado e Benedita Fernandes salgado

    Nascimento do Gaspar 29 de julho de 1879 em Braga, azurem ,Guimarães.

    Benedita Fernandes salgado nascida em 1903


    Filiação do Gaspar

    Vicente salgado e miquelina rosa

  • Olá @Helena Buriche

    irmã ou o registro da Donaria https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:7973-B6W2 "Othalia" lido numa grafia ruim... "Donaria"

    Chegou a solicitar a pesquisa num período ampliado?

  • @Kleber Silva Aguiar

    Sim, é verdade. Sua explicação me fez entender que existem n fatores que podem causar divergências nos documentos.

    Para quem como eu não entende muito do assunto, causa uma certa confusão e gera um sentimento de desespero e

    desânimo ao mesmo tempo. Mas o "não se preocupe não está sozinha nessa rsrsrs" me acalmou bastante rsrs.

    Obrigada por sua paciência , disponibilidade e boa vontade.

  • Olá @liviafernandes1

    Gaspar imigrou e se fixou em Manaus? http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1394915&ht=Gaspar%7csalgado

    Chegou a buscar informação nos registros dos filhos menção ao casamento?

  • Olá @Kleber Silva Aguiar

    Eu Não tenho essa informação se ele chegou a ir para Manaus , todas as informações que eu tenho é que ele provavelmente foi para coronel Cardoso em Valença RJ numa fazenda onde meu avô nasceu .

    Tenho uma desconfiança que o casamento aconteceu nesse local ,mais não tenho certeza nenhuma.

    Na certidão do meu avô consta o nome do Gaspar e da Benedita, mais não fala onde moram.

  • @Kleber Silva Aguiar

    Descobri que o nome dos pais da Benedita e

    Fernando Antônio de Souza

    Leonidia cândida de Jesus

    Acredito que seja isso , a letra na certidão está muito ruim a leitura .

  • editado August 2020

    @liviafernandes1

    Talvez 1º casamento de Benedita https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVM-W1RD

    Sabe se é familiar? https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77DD-NS2M

    Acredito que estejam se referindo a Parapeúna e não "Vila de Paraibuna"

    solicite pesquisa na Diocese de Valença http://diocesedevalenca.org/fale-com-a-diocese e no cartório http://www4.tjrj.jus.br/MapaExtrajudicial/servico.aspx?cod=1800


    Paróquia: Santa Teresinha do Menino Jesus

    Endereço: Rua São Pedro, 245, Parapeúna – Valença - RJ CEP: 27625-000

    Telefone: (24) 2453-9263 / E-mail: paroquiasteteresinha@gmail.com

    Comunidades: Matriz – Santa Terezinha do Menino Jesus / João Honório – Santa Tereza D’ávila / Coronel Cardoso – São Fernando...

  • @Kleber Silva Aguiar

    o segundo registro do joao da eucaristia esse realmente e e filho do gaspar com a benedita .

    o primeiro casamento de benedita eu nao tenho conhecimento , unico casamento dela que eu sei e com o gaspar , vou entrar em contato com a diocese.

    muito obrigada pela ajuda .

  • @Kleber Silva Aguiar

    eu preciso encontrar a certidao de casamento deles ,complicado que eu nao tenho conhecimento de onde foi o casamento acredito que foi em coronel cardoso mesmo , tenho uma informação que a benedita morou nesse lugar meu meu avo , em anexo vou enviar uma foto da certidão de nacimento do meu avo ,tive que unir as fotos por conta da escrita ta um pouco ruim.


  • editado August 2020

    @liviafernandes1

    registro do seu avô Jose Maria nº 413, consta "filho ilegitimo" https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DKP9-D8H?i=44&wc=9GTR-DPL%3A113843301%2C113843302%2C116475801&cc=1582573

    talvez não exista casamento e se existir foi depois de Set/1931

  • @Kleber Silva Aguiar e @Livemartins

    Repare que está averbado que José Maria foi legitimado pelo casamento dos pais ocorrido em 02/09/1944.

  • Procuro certidão de casamento dos meus bisavós,

    José maria Coutinho gouvea casado com Maria Luiza França Coutinho.

    Casamento deve ter ocorrido entre 1899 a 1902 , preciso de uma direção para tentar localizar , quem puder me ajuda agradeço.

    Tópico com dados https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16556/procuro-certidao-de-casamento-de-meus-bisavos#latest

  • @liviafernandes1

    Repare que está averbado que José Maria foi legitimado pelo casamento dos pais ocorrido em 02/09/1944.

  • @Kleber Silva Aguiar , boa noite, e muitíssimo obrigada.

    Meu marido disse que a Othalia é a tia-avó dele sim.

    Quando solicitei a pesquisa, mencionei que o registro poderia ter sido feito tardiamente, mas com a localização do registro da Othalia já fico mais confiante em qual cartório devo focar minhas buscas. Continuarei as pesquisas remotamente, e assim que estiver mais segura em relação a COVID-19, irei pessoalmente ao cartório.

    Novamente muito obrigada por sua disponibilidade e agilidade.

  • @Guilherme Moreira voce sabe me dizer se podem ter sidos eles que fizeram esse averbamento ?

    @Kleber Silva Aguiar

    obrigado a todos pela ajuda

  • Boa noite, amigos!

    Busco a Certidão de Nascimento do meu avô: MIGUEL JOSÉ VIEIRA - FILIAÇÃO: BENTO JOSÉ VIEIRA E CLEMENTINA ROSA DA CONCEIÇÃO.

    DATA DE NASCIMENTO: 06 DE ABRIL DE 1942.

    NATURAL DE: SÃO GONÇALO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

    Já solicitei uma busca nos cartórios de São Gonçalo e Niterói e não obtive exito.

    Solicito a colaboração dos nobres colegas e me coloco à disposição.

  • @nando1995

    Chegou a buscar informações no registro de Obito?

    MIGUEL JOSE VIEIRA, Nascido(a) em: 06/04/1942, Filho(a) de: BENTO JOSE VIEIRA e CLEMENTINA ROSA DA CONCEICAO, Serviço: CAPITAL RCPN 12 CIRC, Livro C-00560, Folha 176, Termo 104271 , Data de Óbito em: 16/02/2013

    Miguel tinha irmãos, e chegou a pesquisar com tios e/ou primos essa informação sobre o registro dos "tios-avos"?

  • @Kleber Silva Aguiar obrigado pela dica! Eu até tenho o atestado de óbito, mas o que preciso mesmo é a certidão de nascimento, onde deve constar o nome do seus pais e avós.

  • @nando1995

    No óbito consta natural de São Gonçalo?

    A outra parte da família, os descendentes dos irmãos do Miguel, podem ter informações do nascimento do Vitor e outros

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:7QY3-LV3Z

  • @Kleber Silva Aguiar sim, consta. Infelizmente não temos contato com os familiares.

  • @nando1995

    sabe o nome do cônjuge do Miguel?

  • @Kleber Silva Aguiar a primeira esposa foi Marina do Nascimento Vieira. A segunda esposa foi Maria de Lourdes da Silva Vieira.

  • Por favor preciso da ajuda de vcs , procuro incansavelmente pela certidão de nascimento da minha bisavó portuguesa , já consegui a certidão de óbito e de casamento , mais em nenhum deles tem a informação da onde ela veio , pois só fala natural de Portugal e mais nada , não tem distrito ,concelho nem freguesia , nem assento nem nada ...por favor quem puder ajudar .. Nome Maria Antônia ,data nascimento 18/05/1904 ,filha de Maria do Patrocínio e Joaquim Pinto ..

  • Olá @Mauriciomenezes10

    Sugiro criar a discussão em tópico especifico https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas

    mas adianto que precisa trazer mais informações, Maria Antônia...

    sabe se tinha irmãos e nomes?

    sabe nome do cônjuge e filhos?

    sabe detalhes da emigração? ...idade, veio só ou com parentes, etc

    qual cidade no Brasil se fixou?

  • @nando1995

    Se Miguel registrou civilmente os dois casamentos, e se tratando de datas não tão antigas, é possível que o(s) cartório(s) ainda possua a habilitação do casamento... é uma tentativa!! ou se ocorreu também o religioso, buscar informações na Diocese da Região.

  • Boa tarde!


    Estou em busca da Certidão de Nascimento do meu avô brasileiro.

    Nome: Evilasio de Almeida Pina (alguns documentos estão Pinna)

    Data de Nascimento: 20/09/1902 (pode ser que o ano não esteja correto)

    Pai: Manoel Tavares de Almeida Pina/Pinna

    Mãe: Maria Rosa de (Almeida) Pina/Pinna

    Local de Nascimento: Incerto, mas, a princípio, São Joaquim (agora faz parte de Recreio-MG)


    Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.