Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

11719212223

Comentários

  • Meu processo ainda está na bolinha 4 mas mudou a mensagem para
    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
  • Gente, venho tentando marcar um horário jundo ao consulado de São Paulo a uma semana, só tinha para FEV do ano que vem, hoje consegui marcar para 11 de dezembro!!!!!
    Obrigado a todos !!!!!
  • Boa Tarde,

    Hoje completo 3 meses a espera do registo de cidadão português. Meu processo foi aprovado mas nunca mais completa a bolinha número 7.
    Alguém mais nessa mesma situação?
  • @IGORHKG parece que a ACP parou de emitir registos temporariamente. Ligaste a LR para ver quando comecarao a emitir numeros de assento outra vez?
  • @IGORHKG estou na mesma situação. Ja foi aprovado so falta o registo e ainda nada. 3,meses..
  • Quando tempo levou o de vocês para sair da bola 4?
  • boa tarde,
    quando entro na web para ver o estado do proceso (https://nacionalidade.justica.gov.pt/)
    aparece uma messagem a dizer que a senha ñao corresponde a nehum processo ativo, isto também apareceu para vcs? será um erro no sistema deles?
    obrigado.
  • @davidsolagui, o site está com problemas. Isso ocorre às vezes, não se preocupe!!
  • faz mais de 2 semanas que não consigo consultar no site
  • 9 meses e ainda está na bolinha 4.
    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."...
  • @rcaldas46 o meu processo tem 15 meses, ainda na bolinha 4 tambem
  • @Katcuddler vc deu entrada em qual conservatoria?
  • @kaus a minha quando estava verde no 7 levou um mês. Mas ficou uns dois meses vermelho no verde no 5 com vermelho no 7.
    Espero ter ajudado.
  • KAUKAU Member
    Hoje estive numa conservatória, em que a senhora me informou que a partir do final de janeiro os processos pendentes de registos vao ter prioridade e serem despachado; porque metade de Portugal ( nas palavras dela ) vai trabalhar para isso.
    Ironicamente disse me que tenho q esperar mais 6 meses para finalização do processo, sendo estou a espera da criação de registo desde outubro 2019;
    Mas n acredito que demore assim tanto.. ! Ainda mais com a informacao que me deu. Nao faz sentido.
  • @KAU...
    Obrigado por compartilhar essa informação aqui no Fórum...
    Para o bem de todos...Esperamos que a informação sobre darem prioridade na criação dos Registos dos processos já aprovados se cumpra...
  • Desde Outubro na bolinha 4. "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
    Pra variar estão de greve outra vez. Alguem ja teve processo concluido este ano?
  • Eu ja nao entendo nada. Tenho uma amiga q o processo dela foi concluido em 6 meses.
    E os processos estao a ser redestribuidos para o pais todo.
    Desde outubro a espera do registo. E nda.
  • @KAU,
    Cada tipo de processo demora um tempo diferente.
    Certamente o dela foi concluído antes dessa parada, que aconteceu desde setembro/19.

    Em 2018 eu vi processos de atribuição de filho concluindo em 2 semanas. Em 2019 era 3 meses... E desde set/19 congelou.
    Para netos, que é o seu caso demorava alguns meses a mais. Mas isso é no passado. Agora na nova realidade ainda não estabilizou, mas há indícios de retomada e nos próximos dias teremos conclusões.
    Mantenha a paciência e espírito elevado, que você vai chegar lá também.
  • Pessoal........dei entrada na CRC Lisboa ...foi dia 10 de dezembro 2019......102***/19........Minha pergunta é sobre resposta do SEF ... Quanto tempo demora normalmente .... Meu amigo recebeu resposta do SEF em 45 dias ...... Estou esperando há 4 meses ...... Poderia ser por causa do CoronaVirus, mas recentemente os processos do passo 3 ao passo 4 levaram apenas um mês ou mais ... Estou um pouco frustrado ...

  • Meu processo já tem 7 meses e está na bolinha 3 à espera só Sef, minha dúvida é se o ser demora muito para responder... e minha outra dúvida é porque tenho direito de igualdade e deveres, tenho quase a certeza que já devo ter acento nos registros centrais alguém pode me confirmar ? E me responder a primeira questão ?


    obrigado

  • Meu marido deu entrada em Julho de 2018, por tempo de residência em Portugal. Foi aprovado em Dez/ 19, está a espera do registo de cidadão. Até hj nada. Em Julho irá fazer 2 anos q deu entrada. Não sei qual critério eles usam, muitos que deram entrada antes já concluíram. Muita demora...mas, penso q está perto do fim. Ufffaaaa

  • @Adrianalh não sei o critério que eles usam, mas tenho um amigo que deu entrada por tempo de residência ano passado e demorou somente 6 meses na ACP e foi aprovado, depende também em qual conservatória a pessoa da entrada...

  • Está na ACP , mas deu entrada em Lisboa.

  • @Adrianalh as pessoas costumam dizer que em Lisboa é muito demorado, talvez seja isso... mas tenha fé que vai sair, não desista!! Forca :)

  • O processo já está no Cartório de Registo civil de Almeirim. Será que agora anda mais rápido para fazer o registo de cidadão ? Alguém sabe? Obrigada

  • boa tarde, alguem sabe qual o tempo medio de demora, desde que o pedido é aprovado ate ser feito o registo de novo cidadão portugues?

    obrigado.

  • Olá me chamo julio almeida e vivi em Portugal de 2005 a 2011 com titulo de residencia, juntamente com minha esposa e 2 filhos os quais nasceram em Setúbal Portugal.

    Na altura eu estava quase a completar 5 anos de resindencia em Portugal, mais por motivios de doença e morte na familia da minha esposa, tivemos que retornar ao Brasil e nao conseguimos mais retornar Devido a essa situação. 

    Agora depois de alguns anos gostariamos muito de retornar a Portugal para viver e pelo que andei pesquisando meus filhos por terem nascidos em portugal, e eu ter na altura ja 04 anos e 8 meses de residencia no País, teriam direito a nacionalidade.

    Minha duvida é em relação a Certidão de tempo de residência em Portugal se eu consigo solicitar e dar entrada aqui pelo Brasil ?

    Podem me ajudar por favor?


    Com os melhores cumprimentos,

    Julio Almeida

  • MariellynMariellyn Member
    editado June 2021

    Boa tarde, alguém que tenha dado entrada recente no processo por tempo de residência?Sabem como esta o tempo de resposta das fases ? Dei entrada hoje no processo , em Lisboa IRN Benfica. 63×××/21

    Obrigada

  • @Julioalmeida77 pelo que sei o tempo que viveu aqui não é perdido , ele soma os últimos 15 anos . Se viveu aqui 5 anos pode dar entrada no processo . Tentei pedir uma certidão ao SEF pra saber o tempo e foi agendado para eu comparecer lá e levar os documentos e pagar a taxa de 19€. Tente enviar um email pra eles solicitando a certidão e ver se enviam por email .

    Espero ter ajudado em algo .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.