Dúvidas no processo atribuição

Oi pessoal boa tarde, meu primo pediu ajuda para o processo de atribuição dele, já tirei o meu faz tempo e sei que algumas coisas mudaram. Não sei por onde começar

O da minha tia está tudo certo. Atribuição e casamento, aí preciso mandar a dele, e a da filha dele menor de 2 anos. Ele não é casado no cartório, teria algum lugar para mandar a dele e da filha junto?

Alguém poderia me mandar a relação de documentos necessários?


Obrigada pela ajuda.

«13

Comentários

  • @Alinebmaresch , não é possível mandar a atribuição de seu primo junto com a da filha. Tem que fazer a dele primeiro

    Os documentos são:

    1 - Cópia reprográfica da certidão de nascimento, original apostilada;

    2 - Cópia do assento do português ; se for portuguesa, com o casamento averbado;

    3 - Cópia autenticada e apostilada de RG, CNH ou Passaporte que contenha filiação, emitida há menos de 10 anos;

    4 - Formulário 1C preenchido e com assinatura reconhecida por autenticidade;

    5 - Pagamento de 175 euros, por vale postal ou, preferencialmente, por cartão de crédito

    Enviar os documentos, preferencialmente pela DHL, para o Arquivo Central do Porto.

    Depois que o assento português dele for criado, mandar a atribuição da filha por Tondela, que prioriza processos de menores.

  • Muito obrigado Letícia.. Na época eu enviei 3 juntos e não sabia que não podia, demorou bastante, mais fizeram. Rs

    Muito Obrigada pela sua ajuda viu. Já mandei para ele. Obrigadaaaa

  • quanto tempo demora o registro do nascimento ou a aprovação do caso, uma vez que o status atual do caso esteja na 5ª bola verde do estágio "ANÁLISE"

  • editado August 2020

    @diaske depende do tipo de processo, e depende da conservatória em que está.

    Seu processo é de neto(a) de português. São 2 anos desde que recebe a numeração (uns 10 dias depois que recebem), se não houver exigência. Se sai da fila fica difícil prever.

    Quanto mais consultas externas tem, mais demora. Como você escreveu anteriormente em inglês, imagino que mora (ou morou) no exterior. São mais verificações de antecedentes criminais a fazer, e pode atrasar.

  • Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida.

    Fiz a transcrição de casamento dos meus avós por Ponta Delgada, e recebi o assento do casamento, para iniciar o processo de cidadania preciso fazer a averbação do casamento no registro de batismo, uma vez q meu avô nasceu antes de 1911 e não tem registro de nascimeto, ou posso juntar apenas o assento de casamento?

  • @DárioJr Vc precisa enviar o assento de batismo do português. Como conseguiu fazer a transcrição de casamento se vc disse que não tem o assento de batismo ou nascimento?

  • editado August 2020

    @DárioJr Você precisa de um documento original para instruir cada processo. Peça outro no Arquivo Distrital. Um para cada filho, (ou para cada neto se for artigo-1D) que for fazer a nacionalidade.

  • Boa tarde

    estou com uma dúvida. Estou enviando a documentação da minha Mãe que é filha de Portugues para o processo de Cidadania

    consegui em Portugal ,( inclusive paguei caro ), o assentamento do meu avô , com a marca d’água.

    preciso mandar essa, ou mando uma cópia autenticada e fico com essa original ?

    desde já , muito obrigada.

  • @Mammamia , tem que mandar o original, com a marca d'água.

    Tire uma cópia para guardar como recordação.

    Por que foi tão caro? Teve que pagar busca?

  • Boa noite Lele ....eu não sei se posso tirar uma cópia autêntica mandar , e guardar a original...

    paguei cão sim , na época paguei 600,00 Reais ..e depois se eu precisar novamente ?

    estou com tudo pronto mas, cada dia aparece uma dúvida .

    um abraço forte .

  • @Mammamia , tem que mandar o original, certificado.

    Se precisar novamente, tem que pedir outra!

    Não entendi porque foi tão caro, as certidões certificadas custam aproximadamente 25 euros!

  • Precisei fazer busca e peguei um esperto , que inventou mil coisas , acabei pagando ele encontrou e, mandou para o Brasil . Na hora do desespero em encontrar , leiga total no assunto , sem entender nada Acabei pagando metade antes e o restante depois de receber .agora já estou 1% mais esperta. Rsrsrs

  • A Certidão do meu avô foi muito fácil de achar , eu sabia onde ele nasceu, ( no Porto em Gaya) sabia nome dos Pais dele ,data de nascimento ..o cara foi muito esperto ...fazer o que ?

  • @Vlad Pen , desculpe não me fiz entender, eu estava dizendo que meu avô não possui registro de nascimento, pois ele nasceu em 1901 e na época só eram feitos registros de batismos.

  • @DárioJr , sim, antes de 1911 os assentos eram de batismo. Só continham o nome do batizado, a filiação e os nomes dos avós.

    Para cada processo que você mandar para Portugal, tem que pedir um original certificado, pedido no Arquivo Distrital correspondente. Assim, se você vai transcrever o casamento para depois pedir a atribuição de um filho ou neto, você tem que pedir 2 (duas) vias do assento.

  • Olá , preciso tirar uma dúvida , ( estou sempre com dúvidas) o que é a menoridade em Portugal ? Disseram que é até 1 ano de idade ... afinal preciso resolver isso ...saber exatamente. Sobre esse assunto , minha Mãe foi registrada 1 ano e meio depois , já estou surfada com tantas coisas . Obrigada pessoal e desculpa tanta insegurança em enviar os documentos logo para Portugal ...

  • Ola, Boa noite!

    Gostaria de saber algumas informações, se alguém puder me ajudar!

    Estou tentando tirar a nacionalidade de minha avó, para depois tirar do meu pai e a minha em seguida. No caso, o pai de minha avó era o português, e o que tenho é uma certidão de batismo do ano de 1989, não sei exatamente o que preencher no formulário 1c no campo da certidão do português. E foi ele que fez o registro da minha avó, preciso fazer a transcrição do casamento e óbito em Portugal?

  • @carolinaramosa , o ano , certamente, deve ser 1889. Se for, você precisa de um assento de batismo, certificado, do Arquivo Distrital onde ele nasceu!

  • Minha Amiga, encontrou a Certidão do Bisavô dela (ela pediu via Arquivo Distrital e tinha o registro de batismo), ela precisa fazer o apostilhamento de Haia desse documento para entrar com o pedido de Nacionalidade da Filha dele ( no caso e avó dela).

    esse registro de batismo serve como certidão?

    Ela enviou para casa de uma amiga dela que mora em Portugal, então antes da amiga mandar o papel para o Brasil ela queria confirmar se precisa dessa Apostilhamento.


    Ou só é preciso apostilhar os documentos que são do Brasil? como a certidão da avô e etc...


    Obrigada

  • @AmandaBranco , não precisa apostilar o assento de batismo português. Tem que juntar o original, com o carimbo em relevo, aos documentos. Como no assento de batismo só vem o primeiro nome, tem que mandar uma certidão de casamento inteiro teor ou de óbito para fixar o nome do Bisavô.

    Todos os documentos brasileiros a serem mandados para Portugal têm que ser apostilados.

  • Boa tarde, pessoal! Eu gostaria de confirmar se o formulário 1-C só precisa do reconhecimento de firma por autenticidade, por gentileza. Eu vi essa informação algumas vezes aqui no fórum mas ainda estou inseguro se realmente não devo fazer o apostilamento desse documento.

    O padrão em Portugal é aceitar o formulário somente com a firma reconhecida ou se trata de uma orientação de alguma conservatória específica?

    Obrigado!

  • Oi grupo , lendo acima , vi que preciso mandar um documento para fixar o nome do meu avó..porém ele no casou e o atestado de óbito só consta o nome dele a idade , não consta o nome dos pais . Nada não sei o que fazer ...só tenho o assento e os documentos da minha mãe com o nome dos avós que comprova que é ele mesmo .a certidão de Nascimento da minha é tudo bem especificado , inclusive quem foi testemunha , foi o irmão dele também Português ...sinto que vou ter problemas com isso .

  • @apcarvalho , o Formulário 1C NÃO precisa ser apostilado. Tem apenas que ter o reconhecimento da firma por autenticidade. Pode ficar tranquilo, não terá problema em nenhuma das Conservatórias!

  • @Leticialele, muito obrigado pelo esclarecimento!

  • Boa tarde, estou preenchendo o formulário 1C , mas estou com dúvida.

    No campo doc. De identificação posso colocar a identidade Brasileira ?

    No campo cód. Postal não cabe o meu CEP. O que faço?

  • @DCarvalho , sim, identidade brasileira.

    No Código Postal. coloque o 1º número antes do primeiro quadradinho

  • Bom dia a todos.

    Estou com outras dúvidas para preencher o formulário 1C .

    1- No campo cód. Postal coloca o CEP certo. E ao lado do CEP tem alguns quadradinhos, é para colocar o bairro referente ao CEP ou a cidade?

    2- Minha filha é a requerente. Eu já tenho o número do meu assento. Mas não tenho freguesia e Conselho. Devo preencher o quadro 2 só com o número do assento e ano ou não coloco nada?

    3- Envio uma cópia simples do meu assento e transcrição junto com os documentos da minha filha para facilitar?

  • @DCarvalho , CEP, use um espaço à frente do primeiro quadradinho para caber - ao lado , a cidade e a sigla do Estado;

    2 - No quadro 2, marque "mãe portuguesa", não precisa preencher mais nada, mande a cópia simples do seu assento

  • @Leticialele Obrigada.

    Estou preenchendo a do meu filho também que é o requerente.

    A certidão de inteiro teor dele está com o nome de solteiro e atrás dela tem uma observação dizendo que ele casou e mudou o nome. Preencho tudo com o nome dele de solteiro?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.