Procuro a certidão de nascimento portuguesa de meu bisavô (cidadania)

Olá. Estou a procura da certidão de Nascimento do meu bisavô português para dar entrada no processo de cidadania. Tenho a certidão de óbito e casamento que diz que ele era do Distrito de Braga. Mas não diz concelho e freguesia. Alguém com esse problema? Conseguiu achar? Alguém pode me ajudar?

Cicero Souza Castilho

Pais : Joaquim José Souza Castilho e Januária Emília Castro

Esposa: Edith de Medeiros

Data de Nascimento : 18/06/1895

Distrito de Braga

Filho : Paulo Luiz de Souza Castilho

Comentários

  • editado July 2020

    Olá @biascnunes

    Registro do Cicero http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1014304&FileID=771757 nº 26 freguesia de Póvoa de Lanhoso concelho de Lanhoso

    Se o processo iniciará pelo neto, a Lei condicionou a atribuição da nacionalidade portuguesa ao neto à existência de vínculos de efetiva ligação à comunidade portuguesa. Qualquer vinculo apresentado retroage à data do pedido!! E precisará transcrever o casamento do Cicero!!

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1

    Torcer para que isso mude https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16191/proposta-ps-alteracao-na-lei-de-nacionalidade-fim-da-ligacao-com-portugal/p1

    Emigração do Cicero http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1394250&ht=lanhoso%7ccicero

    Casamento https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-BPGC

  • biascnunesbiascnunes Member
    editado July 2020

    @Kleber Silva Aguiar , muito obrigada mesmo. São esses documentos mesmo que estava procurando.

    No caso dessa lei que você colocou, minha mãe e meu avô ainda estão vivos. Teria que passar a cidadania para um deles, pulando uma geração, ou todos devem fazer o processo?

  • @biascnunes

    o ideal é começar pelo filho seu Avô

  • Como faria para fazer o pedido de cidadania do meu avô aqui mesmo do Brasil?

  • @biascnunes , consulte o tópico Atribuição de Nacionalidade pelo ACP. Lá tem todas as informações de que você precisa!

  • @Kleber Silva Aguiar


    Tem como irmos eu e meu esposo, trabalhar lá em Portugal e ir fazendo todos esses processos a partir de lá?

  • @biascnunes

    Sim, mas há particularidades e cuidados a serem observados para iniciar cada processo, e fazer presencialmente em Portugal é uma delas.

    Cicero é declarante do nascimento do seu Avô na menoridade?

  • @biascnunes

    Estando todos estão vivos, não pula uma geração, e o direito é garantido aos filhos (1C).

    Só se faz como neto quando algum dos descendentes tiver falecido. Como neto (1D) tem todo um mecanismo de "prova de vínculos efetivos com a comunidade portuguesa nos últimos 5 anos" que depende aprovação pelo MJ, demora, e não é garantido que consiga. O Kleber já disse.

    Você tem que fazer: primeiro o avô, depois sua mãe, e depois a sua, e terá algumas transcrições de casamento no caminho. Somente após completar o seu e fazer a sua transcrição de casamento é que voces podem pensar em ir para PT e completar o processo morando lá.

    Cada um dos processos tem particularidades, e a documentação requerida é ligeiramente diferente.

    Você acabou de encontrar os documentos do bisavô (O Kleber é o cara). Ainda tem muito que fazer. Comece o quanto antes.

    Se você for para PT como turista, só pode ficar por 3 meses prorrogável por mais 3 meses, e não tem direito a trabalhar. Não dá tempo.

    Ponha foco em fazer a nacionalidade de seu avô. Ele é o primeiro filho de português ainda vivo. Se ele vier a falecer, muda tudo e complica muito. A nacionalidade só acontece "em vida".

    Para seu avô:

    • Quem consta como declarante na certidão do avô? O pai, Cícero? Quantos dias de nascido seu avô tinha quando registrou?
    • Os pais eram casados antes do nascimento? A mãe é brasileira? (eu vi que o Kleber localizou o casamento, mas não abri)
    • Faça a busca da certidão de batismo do Cícero no Arquivo Distrital "http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabindex=4&tabid=10&pageid=12&lang=pt-PT". Eu ligaria por telefone, mas pode ser feito por e-mail. Informe a página que o Kleber localizou pra você, se informe quanto custa e as formas de pagamento. Escolha a mais rápida. (geralmente via swift bancário, e vai gastar uns €70 euros, que inclui a postagem do documento). (Demora 1 mês pra chegar)
    • Faça a busca da certidão de casamento (requerida para fixação do nome e apelido de seu avô), e peça no cartório uma copia em inteiro teor apostilada. (não sei quanto custa, mas demora 3-4 semanas)
    • Se seu avô não tem RG recente, providencie fazer um novo (a validade é 10 anos, mas sendo idoso se recomenda não mais de 5). Pode ser também CNH valida, ou passaporte válido com filiação, mas é improvável que seu avô tenha esses. (se fizer um novo leva 4 semanas)
    • Assim que receber o assento e a cert de casamento, faça o pagamento da taxa de €175 euros por cartão de crédito, pode ser de qualquer pessoa, mas coloque o nome de seu avô no campo apropriado. Vai receber o form-1C por e-mail com o recibo e o nome dele já impresso. Imprima a cores frente-e-verso na mesma folha, preencha e se prepare para ir ao consulado para fazer uma Prova de Vida (PV), o reconhecimento presencial da assinatura no form-1C, e uma copia do RG autenticada. Tudo de uma vez só. Depois disso seu avô estará liberado.

    Quando juntar tudo isso, ponha num envelope (começando com o original da certidão de batismo do AD, com marca d'água), e confira se não há divergências de nomes e datas entre os documentos. Mande tudo junto no envelope da DHL para a ACP. Quando fizer tudo isso, se inicia o primeiro ciclo, e a nacionalidade de seu avô levará 1 ano pra sair o assento.

    Veja que os documentos necessários levam +- 1 mês, e devem ser feitos em paralelo. Tenha o dinheiro já reservado pra fazer tudo junto. Nem comece se não tiver todo o dinheiro disponível, inclusive €40 euros para as despesas de remessa DHL. Faça as contas antes, e ponha mais algum extra para despachantes e autenticações.

    Quando estiver aprovado e prestes a concluir com o assento, você poderá iniciar a busca de documentos para o processo de sua mãe. Os documentos valem por 1 ano. Você não quer que vença e se percam. Deixe pra pensar nisso só quando estiver próximo. Vai ser outra maratona parecida, muito mais fácil, porque os documentos estão todos no BR. Se tiver algum problema ou atraso no processo de seu avô, tem que resolver, antes de pensar no da sua mãe.

    Vou parar aqui. Você certamente tem respostas a dar, documentos a buscar, e certamente mais perguntas.

  • @gandalf meu avô foi registrado pelo pai dele português. Meus bisavós eram casados e ela era brasileira. Meu avô não tem rg recente, mas tem CNH. Já localizei o cartório que ele foi registrado, terei de pegar a certidão de inteiro teor?

  • editado July 2020

    @biascnunes, a certidão de nascimento tem que ser modelo reprográfico. Essa certidão é uma xerox do livro de registro. Caso essa certidão tenha partes ilegíveis ou de difícil leitura envie também a inteiro teor (essa é aquela certidão que tudo que consta no livro é digitada e depois impressa). A reprográfica tem que ser apostilada, a inteiro teor, caso seja enviada, não precisa do apostilamento.

  • @Daniel Henriques

    Acredito que esteja se referindo à certidão de nascimento e não casamento?!

  • @Kleber Silva Aguiar, isso nascimento. Obrigado pelo aviso, vou editar na potagem anterior pra não causar confusão a outra pessoa que leia a postagem no futuro.@biascnunes

  • @biascnunes Nossa,

    Eu pensei tanto no que precisava do português que esqueci da certidão de nascimento do requerente, por cópia reprográfica apostilada.

    Só faltou você dizer se foi registrado antes de 1 ano de idade. Se foi antes ótimo, se foi depois teria que justificar o registro tardio.

    Junte tudo, confira se não há divergências de nomes e datas, tire uma cópia de tudo pra seu controle, e mande para a ACP.

    Formulário 1C, instruções de preenchimento: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao"

    Para pagamento com cartão de crédito: "http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1"

    Endereço para envio dos documentos para atribuição: (envie de preferência por DHL)

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto

  • @gandalf

    Meu avô foi registrado 3 dias depois de nascer e meu Bisavós eram casados antes do nascimento do meu avô.

  • biascnunesbiascnunes Member
    editado July 2020

    1º - Então o que eu devo fazer agora, nesse momento, é pegar a certidão de nascimento do meu avô modelo reprográfico + o inteiro Teor e apostila-los né? Já sei onde é o cartório, posso fazer amanhã mesmo.

    2º - Isso, devo pegar esses mesmos documentos só que da parte do meu bisavô? (Essa parte que vai ser complicada né)

    3º - E preencher o Formulário 1C e pagar.

    Estou sem saber por onde começar. Queria começar amanhã mesmo para agilizar tudo.

    são tantas coisas rsrs.

  • @biascnunes

    Não deixe para amanhã, comece hoje solicitando a cópia certificada da certidão de batismo do seu bisavô. Veja com o Arquivo Distrital a forma mais rápida de envio.

    http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabid=10&pageid=36&lang=pt-PT

  • @biascnunes

    Parece complicado mas não é. O Guilherme destacou o link pra voce começar a ler e fazer o pedido.

    O Kleber fez todo o trabalho pesado, e te economizou muito tempo e $$.

    Veja a instrução que eu coloquei na terceira bolinha: Eu faria inicialmente por telefone, e depois passaria por e-mail para documentar tudo. Diga que você ja tem a localização do documento.

    Passe pra eles o link por e-mail, ou eles podem pedir o numero do folio:

    PT-UM-ADB-PRQ-PPVL15-001-0012_00089.tif

    Registro do Cicero http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1014304&FileID=771757 nº 26 freguesia de Póvoa de Lanhoso concelho de Lanhoso

    Daí eles te dizem quanto custa, e as formas de pagamento. Em geral se faz o pagamento por transferência bancária via swift. Foi o que eu fiz na época. Podem ter outras maneiras mais fáceis e baratas agora. Via swift o seu banco te cobra muito mais do que o documento, mas chega lá no dia seguinte. É tipo um TED internacional. Eles te dão o número, seu banco manda o dinheiro pra eles e debita na sua conta.

    Eles fazem uma reprodução oficial do documento, e te mandam pelo correio um original com marca d'água. Se pedir dois paga uma despesa bancária só, mas você não vai precisar dele. No meu caso pedi 2, mandando pra endereços diferentes. Um foi pros EUA e chegou em 5 dias, e o outro ficou extraviado em greves do correio no BR por 2 meses. Já tinha dado por perdida. Mandei os documentos ao encontro da 2a. via nos EUA, juntou e mandamos tudo de lá. Paguei duas remessas. Já tinha recebido o número de assento quando de repente chegou a 1a. via da carta com a certidão no BR. Acontece as vezes... :-)

  • Desculpe entrar na conversa, minha Mãe , filha de Português registrada por ele , 1 ano e seis meses depois ..não tem direito ? Não diz: que tem que ser na minoridade ?

  • @Mammamia menoridade é até os 18 anos.

  • @gandalf boa noite amigo, posteriormente como faço para dar entrada na cidadania do meu marido, quanto tempo levaria?

  • @biascnunes

    Eu ja lhe disse ali acima, em 05/Julho:

    Ponha foco em fazer a nacionalidade de seu avô. Ele é o primeiro filho de português ainda vivo. Se ele vier a falecer, muda tudo e complica muito. A nacionalidade só acontece "em vida".

    O "tempo" depende de muita coisa, principalmente de sua coordenação e agilidade em fazer as coisas rapidamente, na sequência certa. Entre 05/Julho até agora, já se passaram 2 meses e pouco, o processo de seu avô já deveria estar em andamento por pelo menos um mês. Eu não vi nenhuma ação sua nessa direção. Já juntou todos os documentos dele e mandou? Por qual conservatória? Qual a lista de documentos personalizada pra ele? Tinha divergências de nomes/datas nas certidões a serem corrigidas antes?

    Enquanto corre um, você busca e examina a documentação do próximo. Cada caso é um caso. Pode precisar fazer transcrição do casamento dos pais de cada requerente, que acrescenta 4 semanas. Tem que separar o dinheiro necessário para fazer cada etapa.

    O seu pensamento de quanto tempo demora, é errado. Pense assim: A cada nacionalidade feita, uma geração inteira foi garantida. Vou fazer a minha, pensando no legado para os meus filhos, e de tabela, eu encaixo meu marido nessa jornada. :-)

    Respondendo a sua pergunta, a grosso modo:

    • Avô = 1 ano
    • Pai/mãe = 1 ano
    • Você = 1 ano
    • Seu esposo = 2 anos

    Se seu avô vier a falecer, desfaz-se toda a pirâmide. Você praticamente terá perdido a chance de ter a nacionalidade. Pulando uma geração, teria que ser seu pai/mãe buscando como neto. Muito mais complicado e demorado, e não é garantido como de pai para filho.

    Feche esse tópico e passe suas perguntas para o tópico referente a conservatória de sua escolha. No momento recomendo Tondela ou ACP.

  • @biascnunes

    além dos documentos pertinentes ao processo, precisará do casamento para prova da composição do nome do CIcero (Souza Catilho)

    Casamento do CIcero https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-BPGC

    http://www.cartoriocentro.com.br/casamento-passo1/

  • @gandalf Entendi, Tem toda a razão, tive muitos contratempos, infelizmente estou tendo que fazer as coisas de uma maneira mais lenta do que eu gostaria. Até agora consegui tirar a certidão de nascimento do meu avô. Estou indo amanhã tirar a certidão de casamento dele. Essa Certidão de casamento dos meus Bisavós estão em Portugal, Tem como tirar por aqui (RJ-Brasil) ou tem que Ligar ou mandar algum e-mail para alguma conservatória de Portugal?

  • @biascnunes , alguns posts acima o @Guilherme Moreira explicou onde você deve pedir o assento de batismo de seu bisavô!

    Ele mandou o link do Arquivo Distrital. Entre lá, registre-se e faça o pedido. Peça uma certidão narrativa certificada. Vão fazer um orçamento, você paga e eles mandam pelos Correios. Leva uns 20 dias para chegar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.