Prazo Retificação Atribuição por ACP

Boa tarde, ano passado recebi uma carta de ACP porto (meados de novembro +-) pedindo a retificação de 2 documentos e consegui finalizar só agora a retificação dos documentos. Será que posso mandar normalmente para ACP dnv? Ou precisa pagar novamente? Eu entro na consulta de processo e continua parado mesmo aguardando esses documentos..não diz que foi finalizado, nada.

Tenho apenas a certidão de inteiro teor digitada com todas as informações que tem no livro, nesse caso posso mandar ela mesmo? Por ser cartório de outro estado, acabaram fazendo essa retificada de inteiro teor e mandaram.

Comentários

  • @larisseloureirob , você tem que mandar, com urgência, os documentos que foram pedidos! Mande os documentos que recebeu, originais, apostilados!

    Sugiro enviar por DHL, é mais rápido e seguro!

  • editado June 2020

    @larisseloureirob,

    Não precisa pagar novamente. Se seu processo fica inativo por 6 meses ele pode ser terminado. Mande imediatamente por DHL, como foi dito. Junte os documentos e uma copia simples da carta de exigência, e escreva por fora no envelope em letras grandes:

    "URGENTE - Exigência em processo de nacionalidade".

  • editado June 2020

    quando é terminado, mostra no site a atualização? pois continua no 4...

  • @larisseloureirob , depois que receberem e analisarem a documentação exigida, o site mostra a atualização, usualmente se foi ou não aprovado o pedido. Ou podem não se satisfazer com os documentos enviados e fazerem novas exigências. É bom acompanhar regularmente!

  • @larisseloureirob, exatamente. Tem que acompanhar regularmente.

    Como pode ainda permanecer em exigência (uma nova exigência é rara), você terá que ligar algumas vezes na Linha de Registros. Primeiro se certificar de que receberam, e perguntar se no processo consta como "exigência satisfeita". Até mudar no portal.

    Copiei essa parte de um outro post, que pode lhe explicar sua situação, e por que tem que mandar urgentemente o documento. Você está no período de extensão, por causa da pandemia. Senão seu processo já teria sido arquivado por inatividade. Isso foi extraído de uma carta de resposta do Conservador:

    "Mais se informa que, nos termos do artigo 281° do Código do Processo Civil, será declarado deserto, e consequentemente arquivado, o procedimento que, por causa imputável ao interessado, esteja parado por mais de 6 meses, sem prejuízo do previsto no referido artigo 7° da Lei 1 - A/2020 de 19 de março.

    Lei 1 - A/2020 de 19 de março - Medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19 - ART. 7.° Prazos e Diligências."

  • Enviei hoje pela DHL, está previsto para chegar dia 26/06.

    Enviei a certidão de nascimento retificada em inteiro teor (não é a reprográfica) do meu pai apostilada;

    Cópia autenticada do RG (não pediram mas mandei novamente);

    O formulário 1C;

    A carta pedindo as tais retificações e a cópia da certidão portuguesa do meu avô ..espero que dê tudo certo!

  • @larisseloureirob, muito bem. Boa menina! Ja pensou? Perder só por não cumprir o prazo?

    Voce vai ter que ligar na Linha de Registros e acompanhar, saber que receberam e o processo está ativo, e pra se certificar que a "exigência foi satisfeita".

    Pode demorar muito pra mudar o status pela web. Voce tem que ligar por telefone mesmo (ou skype), e ficar 1:30h na linha.

  • A documentação foi recebido pela Monica na segunda feira (22), muito rápido com DHL hahaha

    vou ligar pelo skype, nesse caso é bom colocar quanto de crédito? qual melhor horário?

  • editado June 2020

    @larisseloureirob , eu coloquei 30 reais de crédito e liguei bastante!!

    Se você ligar às 5 da manhã , vai aguardar de meia a 1 hora.

    Eu liguei, na última vez, às 10h e aguardei 20 minutos.

    Horários de Brasília. Portugal está 4h à nossa frente . A LR funciona de 9 às 17h, lá. Aqui, de 5 às 13h!!

    +

    LR +351 211 950 500 Opção 1 e opção 1

  • Boa noite!

    Os documentos para a atribuição de minha avó chegaram no ACP agora no último dia 25/06.

    Como ou quando saber se o processo foi iniciado ou em qual situação está? Eu devo ligar lá ou receberei um email?

    Obrigado.

  • @Heitor Pinheiro Você receberá um e-mail com a senha de acesso para verificar o status pelo portal.

    Se não receber a senha, após 6 semanas ligue na Linha de Registos, pergunte o status, e solicite sua senha.

    Em 90 dias sua nacionalidade já deve estar aprovada se estiver tudo certo.

  • Obrigado, @gandalf.

  • Boa noite pessoal, entrei em contato ontem..fiquei 50min esperando (liguei 10h) e 5min na ligação rs coloquei 15$ no skype e sobrou 10$..Enfim, me informaram que preciso esperar uns 2 meses para ser digitalizado o processo para ele poder me informar do andamento.

Esta discussão está fechada.