Busca de certidão de nascimento

135678

Comentários

  • Pessoal, boa tarde, mais uma vez venho recorrer a vocês para uma ajuda. Aqui neste mesmo debate perguntei se alguém poderia me ajudar a encontrar a certidão de nascimento do avô brasileiro do namorado da minha filha. A avó já tem a cidadania e para que ele receba tem que fazer para a mãe dele, e para ela receber tem que ter a transcrição do casamento da avó, não é isto? Pergunto porque, como já estamos há mais de 1 ano tentando achar está certidão, apareceu agora um advogado dizendo que consegue fazer sem a transcrição. Eu já fiz vários processos para amigos e familiares com a ajuda de vcs e nunca precisei de advogado, porém, como não conseguimos achar está tal certidão, o desespero bateu. Minha filha e ele estão morando na Irlanda e ele precisa muito da cidadania, ela já tem. Este advogado está cobrando, somente de honorários, €750 para cada cidadania, no caso seria a da mãe dele e a dele, porém acho um absurdo pagar isto, e acho muito pouco provável que este advogado consiga sem a transcrição, como ele está dizendo que consegue. Como tenho acompanhado pouco o fórum gostaria de saber se é possível ou não fazer atribuição sem transcrever o casamento da avó, uma vez que foi ela quem adquiriu a cidadania.

    Agradeço qualquer ajuda.

  • Boa tarde,peço ajuda para encontrar a certidão de nascimento da minha avó,o nome dela é Maria da Conceição Teixeira,consta na certidão de casamento que nasceu em Pirajuí(São Paulo)dia 26.06.1922 mas seus pais foram para o Rio de Janeiro logo após seu nascimento,á fiz busca nos cartórios de São Paulo e não encontrei peço novamente ajuda para encontrar sua certidão de nascimento.

    Seu pai é José Teixeira e sua mãe Damiana dos Prazeres Teixeira

    Casada com Serafim de Pinho (Viseu)-Portugal em 24.12.1941 na Guanabara-Rio de Janeiro.

    Aguardo resposta e muito obrigado.

  • @Mauro Porto

    Chegou a buscar informação na habilitação no AN? http://arquivonacional.gov.br/br/?option=com_content&view=article&id=160

    Ficha: 52274 Fundo/Coleção: 2ª Circunscrição de Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro - 0U

    Assunto: Habilitação para casamento Serafim de Pinho e Maria da Conceição Teixeira

    Ano Inicial: 1941 / Número: 7 / Maço: 427 / Gal: A

  • Boa noite Kleber,obrigado

    Não consegui compreender o sistema de busca do AN,poderia me ajudar?

  • @Mauro Porto

    Neste link http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php consegue fazer busca da indexação de documento alguns online outros não, esses últimos, no caso a habilitação da Maria, somente presencialmente (recomendado) ou por email.

  • @Kleber Silva Aguiar desculpe te incomodar novamente, mas conseguiu achar algo sobre o casamento dos meus avós? Abraços e Muito Obrigado.

  • @Kleber Silva Aguiar cheguei a pesquisar sim no Family e até achei nele a certidão de óbito dos meus avós, mas a certidão de casamento deles que preciso não encontrei. E na certidão de óbito só veio casado e não colocaram os dados do cartório infelizmente.

    O meu avô chegou pelo porto de Santos (SP) em Abril de 1928 e a minha avó chegou no porto do Rio de Janeiro (encontrei no Family o documento dela do consulado de Lisboa autorizando a sua vinda para o Brasil em Fevereiro de 1939).

  • torrestorres Member

    Olá...... Estou precisando de ajudar.....

    Estou travado na minha busca de certidão. Tenho fortes indícios que minha avó é neta de português mas não encontro a certidão do pai dela para subir a linhagem e fazer a confirmação. Já liguei para cartórios e procurei no site da familysearch e nada.

    Se puderem dar uma força, agradeço muito. Irei deixar os dados dele.

    Nasceu na Cidade de Pombal/PB o José Ponce de Leon ou José Felippe Ponce de Leon no dia 13 de setembro de 1893, filho de Possidónio Ponce de Leon e Irinéia Clementina Ponce de Leon

  • Bom dia pessoal, preciso contar com sua ajuda, não consigo encontrar a Certidão de Nascimento da avó de minha esposa (ela é brasileira).

    Os dados que tenho:

    Nome: ALMERINDA FERREIRA DA CONCEIÇÃO

    Pai: Antonio Ferreira

    Mãe: Rosa Ferreira da Conceição

    Nascimento: 15/11/1897 ou 1898 - ITATINGA / SP.

    Casada em 29/04/1916 com José dos Santos Junior

    Falecimento: 02/10/1968

    Procurei nos cartórios locais e das cidades vizinhas e nada encontrei.

    Desde já fico muito grato.

  • editado June 2020

    Olá @Vand

    Chegou a buscar informações no registro de casamento e nele confirma "ITATINGA / SP"?

    A família migrou para Ourinhos?

    Tem conhecimento deste registro? https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGR2-YZ6H

    Pode ter variação nos nomes da filiação, talvez o motivo de não encontrarem!

  • Bom dia, Kleber

    Primeiramente quero agradecer pela sua atenção, pelas informações prestadas.

    Na certidão de casamento consta que se casaram na Vila de Irapé, do Município e Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo. Consegui cópia da Certidão de Casamento no Cartório de Chavantes. Nela consta como sendo natural de Itatinga - SP. Solicitei o desarquivamento para saber quais documentos compunham o processo de casamento e me informaram que não tinha nada. Pesquisei em todos Cartórios de Itatinga e nas cidades vizinhas como Botucatu e não recebi nenhuma informação. Mandei o processo de atribuição da minha sogra para o Porto, porque quem registrou a filha minha sogra foi o próprio pai e segundo tinha lido não haveria necessidade de averbar o casamento com a esposa brasileira. Consequentemente, recebi Ofício do Porto pedindo que providenciasse três coisas; 1) Prova de vida, 2) Correção do nome da avó materna na declaração de nascimento e 3) Averbação do Casamento do pai dela. A Certidão de Casamento tenho mas não tenho o registro da Almerinda. Estou acreditando que a Almerinda Ferreira da Conceição não foi registrada. Se puder me orientar como proceder sobre como registrar a Almerinda, agradeço antecipadamente, Os outros dois itens já estão sendo providenciados.

  • Kleber

    continuando as informações supra, a familia morou em Ribeirão Claro no Paraná, depois moraram em Ourinhos onde tinham padaria por volta de 1932, depois mudaram para São Paulo no bairro de Vila Alpina Rua Maria do Carmo, 362.

  • @Vand

    Você mandou o processo para ACPorto?

    Se puder transcrever exatamente como consta no oficio de exigência a respeito do "3) Averbação do Casamento do pai dela"

    Solicitou nos cartórios de Itatinga, Botucatu e Lobo a busca do registro com as variações de nomes dos pais e período (Ex: entre 1895 a 1900)?

    Chegou a solicitar a pesquisa também em Chavantes? ...pode ser o caso de registro tardio para realizar o casamento

  • Kleber

    Nossa Referencia

    Proc. n.º 83186/19 art. 1.c)/T

    Sector: ACPorto Lsarmento data 31/03/2020

    Assunto: Processo de nacionalidade respeitante a THEREZA DIS SANTOS GONÇALVES

    No âmbito do processo em referência notifica-se V. Ex.ª para no prazo de 20 dias úteis, acrescido de 30 dias úteis de dilatação, e sem prejuiízo do previsto no artigo 7º da Lei 1 - a/2020 de 19 de março, suprir as seguintes deficiências.

    1 - Não foi acompanhado dos seguintes documentos, necessários pra comprovar os factos que constituem o fundamento do pedido (cfr. nº 02 do artº 27° do RN):

    1.1 - Transcrever o casamento de seus pais em qualquer conservatória ou consulado português , e que o mesmo seja comunicado a esta Conservatória .

    Caso o casamento dos seus pais já se encontre transcrito em Portugal, deverá informar qual a Conservatória detentora do mesmo.

    1.2 - Fazer prova de vida junto de um consulado Português.

    1.3 - Face à existência de divergências quando ao nome da avó paterna da requerente entre por um lado, a certidão de nascimento do pai - Maria Angelina -e por outro a certidão de nascimento da requerente - Margarida Angelina - deve esclarecer documentalmente/retificar as divergências retificando o que se encontrar errado juntando, posteriormente nova certidão reprográfica apostilhada.

    Informe-se V. .EX.ª que sem as informações/documentos solicitados, não será dado seguimento ao procedimento já que são necessários à apreciação do pedido.

    Mais se informa que, nos termos do artigo 281° do Código do Processo Civil, será declarado deserto, e consequentemente arquivado, o procedimento que, por causa imputável ao interessado, esteja parado por mais de 6 meses, sem prejuízo do previsto no referido artigo 7° da Lei 1 - A/2020 de 19 de março.

    Lei 1 - A/2020 de 19 de março - Medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19 - ART. 7.° Prazos e Diligências.

    Com os melhores cumprimentos,

    O Conservador

    Luis Filipe Magalhães Sarmento

    Obs.: Recebi este Ofício em 08/06/2020 - tinham mandado antes com endereço errado.

  • Kleber Silva Aguiar


    Fiz um questionamento, sobre o Ofício acima sobre a exigência deles sobre a averbação de casamento, por que sendo o pai português e quem fez o registro foi o próprio pai.

    Acabei de receber resposta nos seguintes termos:

    Boa tarde.

    De facto caso o declarante do nascimento tenha sido o progenitor português, está dispensado da transcrição de casamento se o outro progenitor não for também português.

    Deve, porém, apresentar em substituição dessa exigência:

    1.1 - enviar cópia autenticada do documento de identificação do pai (passaporte, B.I) ou registro de casamento, de óbito para comprovar a fixação do nome (no assento português apenas consta "José")

    Deverá cumprir as restantes exigências do n/ofício.

    O Conservador.

    No caso, o Conservador pede para enviar cópia autenticada do documento.

    Eu tenho a Certidão Inteiro Teor de Óbito, anexo cópia autenticada ou mando apostilar.

    Agora, parece que ficou mais fácil.

    Agradeço pela sua atenção e fico no aguardo do seu conselho sobre a Certidão de Óbito.

  • @Vand, envie uma certidão original apostilada. Se essa certidão que você tem tiver menos de um ano pode apostilar essa mesmo senão peça uma nova.

  • Daniel Henriques

    Ok. Vou pedir uma nova a que tenho esta vencendo.

    Obrigado pela informação, tinha ficado na duvida.

  • Oi, gente! Estamos tentando sem sucesso localizar uma certidão de nascimento em Salvador :(. Já procurei no Family search mas não encontrei nenhuma info. Os dados que temos são: Zenaide Chagas Menezes - nascida em 03.07.1936, provavelmente em Salvador. Filiação: Lindaura Chagas de Menezes e Silvio Álvaro Menezes. Se alguém puder dar alguma dica de como podemos procurar ... só ta faltando isso para realizar a transcrição de casamento.

  • Olá @JuFSantos

    No registro de obito do irmão menciona a família sendo de Sergipe https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77RR-7JT2

  • Muito obrigada pela ajuda, @Kleber Silva Aguiar ! :) Eu tinha visto isso também, mas na certidão de casamento aparece natural da Bahia ...

  • Oi gente, estou procurando adoidada a certidão de nascimento do meu avô brasileiro e não estou conseguindo achar. Eu tenho rg, certidão de casamento e de óbito dele mas em nenhum desses documentos consta onde ele foi registrado. Se vocês pudessem me ajudar a achar ficaria muito grata.

    Nome: José Ilberto

    Nascimento: 23/09/1933, supostamente na cidade de Itaocara, RJ (ou na cidade do Rio de Janeiro)

    Casamento: 19/09/1963 (Cartório) e 23/09/1961 (Igreja), na cidade do Rio de Janeiro, RJ

    Filiação: Antônio Ilberto Almeida e Maria Julia de Almeida

    Cônjuge: Maria Gonçalves Magro (nome de solteira) Maria Gonçalves Ilberto (nome de casada)

    Agradeceria muito se pudessem me ajudar!!!!!

  • editado July 2020

    Olá pessoal, bom dia.

    Estou desesperado atrás da certidão de nascimento do meu avô brasileiro, pra fazer a transcrição de casamento dele com minha avó.

    Vou colocar aqui as tentativas que fiz:

    • Procurei no Arquivo nacional e nada :( (Fiz aquelas buscas no site e mandei e-mail)
    • Pedi o desarquivamento do casamento do cartório aonde casaram e disseram que não possuiam mais por ser antigo :(

    Enfim, já não sei mais o que fazer. Se alguém encarecidamente souber alguma sugestão, por favor não hesitem. Seguem os dados dele:

    *Nome completo*: ELIAS RAMOS DE OLIVEIRA

    *NASCIMENTO* 13/03/1928

    *PAI* Oswaldo Ramos de Oliveira 

    *MAE* Francisca Moura da Silva

    Vou anexar aqui o RG dele e a certidão de casamento.

    Muito obrigado de qualquer forma.



    *** ANEXOS REMOVIDOS A PEDIDO DO AUTOR ***

  • editado July 2020

    @Leandro_Viegas

    Não ponha documentos completos. ainda mais com assinatura num fórum público. RG, CPF, assinatura, ninguem precisa disso

    Se ainda tiver a engrenagem no canto da tela, edite o post e remova as imagens. Mande por msg privada somente se for solicitado.

    Se não conseguir deletar, peça ajuda ao @Daniel Henriques pra remover pra você.

  • @gandalf

    Obrigado pelo alerta!


    O Daniel já removeu pra mim.


    Um abraço!

  • @Leandro_Viegas

    Eu não deixaria o numero do RG e CPF. Não precisa dele pra fazer a busca. Com o numero alguém vai na caixa econômica e faz coisinhas.

  • editado July 2020

    Olá @Leandro_Viegas

    Ficha: 822518 / Código de referência: BR AN,RIO 6Q.FEV.LTN.201/f.170

     Fundo/Coleção: 5ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias do Espírito Santo e Engenho Velho) - Registro Civil - 6Q

    Assunto: Registro de nascimento de Elias Ramos de Oliveira / Local: Rio de Janeiro / Ano Inicial: 1939


    Hoje, salvo engano, http://www4.tjrj.jus.br/MapaExtrajudicial/servico.aspx?cod=161

  • @Leandro_Viegas

    Registro de nascimento 40650, fl. 15v, livro 354, em 25/05/1939.

    O Cartório é o da Tijuca (Engenho Velho) mesmo como o Kleber informou.

    Grande Kleber!

  • Grandes @Kleber Silva Aguiar e @GuilhermeBoseja ,


    Vcs acabam de fazer uma pessoa muito feliz! Meu Deus, estou ha meses tentando encontrar isso.


    Ja tinha pensado em desistir. Muito, mas muito obrigado mesmo pela ajuda.


    To comemorando aqui com a família. Obrigado!

  • Boa noite pessoal, estou procurando muito e não encontro nada sobre minha bisavó

    Fellipina Magdalena Heffner filha de Magnos e Julia Heffner, nasceu, viveu e faleceu provavelmente em Petrópolis Rio de janeiro em 12/03/1876.

    Casada Fellipina Magdalena de Amorim ou Heffner de Amorim. Casou com José Gomes de Amorim, Português.

    Conseguem me ajudar?

    Muito obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.