Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18588598618638641468

Comentários

  • Valeu @gandalf dias tensos até finalmente ter essa boa notícia !!!
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado May 2020
    @Marcelo Machado, veja o post
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15613/check-list/p1

    Peça uma certidão pelo civil online, Os Correios têm demorado demais, nesta época de pandemia. Custa 10 euros e você recebe, rapidamente, um chave de acesso e imprime a certidão em casa. Se você pedir domingo, por exemplo, recebe 2a de manhã!
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Não sei se na cidade onde você mora os cartórios estão funcionando, porque vai precisar reconhecer, por autenticidade, a firma de quem requerer a transcrição.
    Parabéns à sua avó e boa sorte!!
  • editado May 2020
    Meu processo e o da minha irmã, ambos numerados em 17 de maio de 2019, e aguardando o registro desde setembro de 2019, hoje foram transferidos para Alenquer.

    O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Alenquer
  • editado May 2020
    Boa noite a todos, em um e-mail recebido da ACP, agora neste início do mês de maio estarão enviando processos para conservatórias para que sejam criados os registros.
  • CanovaCanova Member
    Boa noite,
    É com imensa alegria que informo a conclusão da atribuição da minha mãe.

    Envido: 28/04/19 (pessoalmente)
    Local: ACP
    Despacho: 20/09/19
    Conclusão: 02/05/20

    Canova
  • CanovaCanova Member
    Bom noite,

    Uma correção no post anterior.

    Envio: 28/05/19
  • Em novembro/2019 enviei os processos do meu sogro e do irmão dele, separadamente. Nunca consegui os números de processo, não me responderam por e-mail, não enviaram as chaves de acompanhamento, nada. Nem consegui ser atendido na LR em três tentativas que fiz. Como os prazos estão dilatados, não me estressei e estava aguardando.

    Então ontem o irmão do meu sogro resolveu ligar para a LR e conseguiu a chave de acompanhamento do processo dele. E descobrimos que caiu em exigência, e não chegou nenhuma correspondência (provavelmente devido à pandemia), nem explica no site do que se trata. Ele vai ter que ligar novamente para questionar.

    Agora vou tentar ligar lá para saber do processo do meu sogro.

    De qualquer forma, não consigo imaginar qual a exigência. Conferimos tudo muitas vezes, os documentos estão recentes, não há divergências de nomes, mandei o Vale Postal a mais, etc. Enfim, vamos ver. Só quis dar um feedback. Os dois estão na planilha, alguém tinha numerado como 96XXX/2019 e colocado a data de numeração 29/11/2019 em ambos. Eu não sei a data real de numeração, mas corrigi o número para 93XXX/2019 no irmão do meu sogro (Adalberto T. Azevedo) e vou atrás do meu sogro agora, se conseguir eu ajusto (Manoel T. Azevedo Jr).

  • Consegui falar na LR em menos de 10 minutos! Acho que ninguém está ligando por causa da pandemia.

    O processo do meu sogro foi aprovado e está em despacho desde 08/03/2020. Prazos atualizados:

    Chegada: 12/11/2019

    Numeração: 28/11/2019

    Aprovação: 08/03/2020

    Agora é aguardar. Já atualizei a planilha.


    Ah, e o irmão do meu sogro descobriu a exigência ligando novamente: o nome do avô dele está errado na certidão de nascimento. E é justamente o avô português. Tudo bem que a mãe, que também é portuguesa, é o que interessa pra nacionalidade. Mas provavelmente eles confirmam a identidade dela justamente checando os nomes dos avós. Alguém tem o costume de corrigir esses problemas? É só levar a certidão de nascimento da mãe dele, por exemplo, que eles fazem a correção a partir dos nomes corretos dos pais dela?

  • Oi pessoal,

    Mandei um e-mail para o Porto para entender o por que meu processo não estava numerado ainda. Me responderam que houve um problema com o envio e preenchimento do Vale postal e que ele seria reembolsado. Eu precisaria fazer um novo pagamento via Vale Postal ou cartão de crédito. Alguém sabe me dizer como é feito esse reembolso do Vale?

    Outra questão é que tenho uma cópia do Vale Postal e pelo que eu vi está com todas as informações corretas. Não sei o que posso ter preenchido errado. Mandei uma cópia para a pessoa da ACP perguntando qual poderia ter sido o erro e nunca me responderam. Estou com receio de fazer o pagamento errado novamente.



  • editado May 2020
    @Nicole_25
    Olhando assim parece estar tudo certo... talvez eles só não tenham sacado a tempo e disseram isso?! Por isso é SEMPRE melhor fazer o pagamento por cartão de crédito... não tem como dar problema!
  • Oi @Nicole_25, para qual email você conseguiu retorno da ACP? Precisava perguntar algo do processo da minha mãe. Acho que a LR talvez não saiba responder.

  • Boa Tarde,

    Meu processo ja foi concluido e está descrito o seguinte:

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 28/04/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

    Será que o envio internacional está funcionando? Pois até hoje nao recebi nada.

  • Boa Tarde.

    Processo do meu irmão (ACP) de 15/05/19 foi para despacho favorável somente hoje 15/05/20. Exatamente um ano depois. Já atualizei a planilha. Muito obrigado à todos.

  • @Victormr93 demora no mínimo uns 20 dias para chegar o envelope.

  • alioshaliosh Member

    Me parece que estão criando os registros agora para os processos aprovados em Set/2019, correto? Li de uma fonte que ao ligar na LR lhe passaram essa informação.

  • dmg85dmg85 Member

    Depois que enviou os documentos solicitados na exigência, quanto tempo demorou para eles aprovarem?

    Gostaria de saber, pois no meu caso, chegou na acp dia 11/05/20 o documento solicitado na exigência, então gostaria de saber mais ou menos quando seria aprovado

  • Boa noite! Eu já tinha parado de acompanhar, mas o processo da minha filha finalmente foi Concluído.

    Infelizmente, alguém editou na planilha, mas está errado.


    Beatriz Rocha (menor)

    Recebido 10/05. Despacho em agosto, concluído em 26/04.


    Espero que a carta dela realmente chegue, a minha nunca chegou.

    Obrigada pelo auxílio e boa sorte a todos.

  • masanmasan Member

    @elviswolvie,comigo aconteceu a mesma coisa,o nome dos meus avós Portugueses(pais da minha mãe Portuguesa),de onde tirei a atribuição,estava escrito errado na minha certidão de nascimento,os nomes dos dois estava errado,tive que retificar minha certidão para conseguir a atribuição.Como fiz?Peguei a Certidão de Nascimento Portuguesa original,tem que ser original, da minha mãe,onde tinha o nome correto de meus avós,registrei essa certidão portuguesa no Cartório de Registros de Documentos,no RJ é o 6° Ofício,com esse documento registrado,levei na 4ª Circunscrição,que é o do meu nascimento,e pedi a retificação.Paguei a retifucação,e deu tudo certo.

  • O meu processo foi recebido dia 21/06/19 e até o momento não foi concluído . Esta aguardando só o registro !! Alguém com data do mês de Junho de 19 já foi concluído ?

  • @masan Mas como se obtém a certidão portuguesa original? Eu só sei aquela de 10 euros, que provavelmente não tem nenhum valor nos cartórios brasileiros, afinal depende da validação com a chave de acesso no sistema português para averiguar autenticidade.

    O irmão do meu sogro falou com o cartório por telefone, pediram para ele enviar por e-mail a certidão da mãe e do avô, por causa da pandemia. No caso dele é em Recife-PE, acho que a do avô vai ter que ir atrás num cartório do interior. A certidão de nascimento da mãe dele está com o nome dos pais dela corretos, só colocaram errado na dele.

    Inclusive na certidão do irmão dele, meu sogro, está correto. Ainda bem, porque ele mora na Bahia e as certidões estão em Recife, hehehe.

  • Meus amigos, quero informar que o processo de cidadania portuguesa da minha mãe foi concluído com um pedido de urgência.

    Quero agradecer a todos vocês que ajudam a tanta gente com suas valiosas informações a alcançar esse objetivo, sem vossa ajuda isso não seria possível.

    Agora é partir para a transcrição do casamento e o processo de cidadania minha e de meus irmãos.

    Mas uma vez obrigado e um abraço a todos.

  • masanmasan Member

    @elviswolvie ,eu paguei 20 euros,mais 3,16,de correios no site Portal do Cidadão de Portugal.Eu tinha tdo direitinho,número da certidão,

    conservatória,etc..,chegou a certidão original na minha casa em uma semana,lógico que não tinha pandemia.

  • @Natália Medeiros Então teoricamente o meu Vale está no prazo ainda para ser sacado. Eles falam que foi indevidamente preenchido quanto ao portador. Aí ela me passa as informações, mas o único problema que vejo é que ao invés de no nome ter colocado INP;IP eu coloquei INP,IP Você sabe como eles fazem a devolução do vale?

  • iarantesiarantes Member
    editado May 2020

    Boa noite, pessoal.

    Preciso enviar uma certidão, para cumprimento de exigência do processo do meu irmão. Sabem me informar se a ACP está recebendo remessas normalmente?

    Obrigada.

  • Recebi em 14 de maio uma carta da ACP postada em 02 de abril!

    Abs.

  • @masan Entendi. Obrigado!

  • editado May 2020


    @Nicole_25

    Como tá dentro do prazo se na foto mostra 11/11/19 e o VP tem prazo de 30 dias???

    Todo mundo coloca "IRN, IP". A menos que tenham mudado agora, não pode ser isso.

  • A ACP ainda faz o processo de atribuição sem a exigência de transcrição de casamento sendo o pai português declarante??

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.