Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

1143144146148149151

Comentários

  • @Daniel Henriques te enviei inbox!
  • Olá ZUCAS que estão bravamente e pacientemente querendo virar TUGAS!
    Alguém conseguiu novidades dos processos de Ovar?
    Minha atribuição foi entregue em mãos no comecinho de novembro de 2018!!!
    Em setembro de 2019, recebi o status de DESPACHO...
    Depois disso tenho acompanhado pelo sistema e continua parado no 6...
    Já se vai mais de ano minha gente !!!! Processo entregue em mãos...
    Alguém sabe me informar se esta demora está sendo uma constante em Ovar?
    Fiz a atribuição de minha mãe lá ( via correios) e todo o tramite demorou menos de 10 meses...
    Alguns parentes fizeram por Tondela ( entraram bem depois de mim) e já estão até com o passaporte emitido...
    To beeemmmm ansiosa!!!
    Isso foi só comigo?
  • @Claulima ja ligou na linha de registro?
  • Vlad Pen
    Tenho acompanhado pela site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ desde que me foi informado o número para rastreio...
    Mas está demorando demais...
  • @Clau envie um email para civil.ovar@irn.mj.pt
  • Vlad
    Tenho pensado em enviar mesmo...
    Mas fico até com vergonha...kkk
    Desde o processo de minha mãe já enviei alguns...
    E, diga-se de passagem, sempre fui respondida com toda a atenção e cordialidade!
    Mas sabemos que enviar e mails é sempre um acumulo de trabalha para a conservatória...
    Porém, diante de prazo tão extenso, seguirei sua dica Vlad.
    Assim que obtiver retorno, passo aqui para informar .
  • editado January 2020
    @Pessoal pedimos que não enviem e-mail para a Sra Lurdes em Ovar pq a mesma está ou estava afastada da conservatória por motivo de saúde e outra funcionária tb. Pedimos que evitem ao máximo enviar processos para OVAR pq o atendimento lá está bem limitado.
  • Bom dia !
    Feliz 2020 !
    Pessoal.... PELAMOR!!!! News de Ovar?
    Meu processo está lá desde meados de novembro de 2018!!!!
    Se encontra na fase 6 faz milênios!!!!
    Alguém na mesma que eu???

  • @Clau Lima..deve sair em breve seu registro
  • Alexandre BAlexandre B Member
    editado January 2020
    Processo do meu pai foi enviado em jan19... está na fase 6 faz muito tempo.
    Fui orientado aqui no fórum a enviar para Ovar pq as certidões tem pequenas divergencias ortográficas, e Ovar seria mais tolerante que as demais.
    Mas quando eu for mandar o meu processo penso se alguma outra conservatório pode ser também tolerante com as divergência.
  • @Alexandre...

    Por motivo que desconheço...Todos os processos que chegam á Conservatória de Ovar vão direto para essa fase...

    Bolinha 5 Verde...Bolinha 6 Marrom...Bolinha 7 Branca...

    ***Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho***

    E permanecem exatamente dessa forma no site do MJ Português por cerca de Um Ano...Ou seja...Esses processos não estão sendo analisados...Eles estão na fila...Esperando a vez...

    Na minha opinião...Com relação a processos nessa fase **EM OVAR** muito pouco foi feito...Somente a análise inicial da documentação que estava dentro do envelope...Confirmação do pagamento...Numeração/Criação da senha de acesso para consulta...
    NADA MAIS...

    Quando os documentos forem efetivamente submetidos á análise...Aí sim as coisas **Acontecem**...

    Diferente daqueles processos que tramitam no ACP...Cuja dinâmica de andamento é diferente...:

    Permanecem 4...5 Meses apenas com a Bolinha 1 Verde...

    ***Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido***

    Em seguida...Ficam alguns dias com a Bolinha 2 Verde e logo em seguida estacionam na seguinte posição...:

    Bolinha 5 Verde...Bolinha 6 Branca...Bolinha 7 Marrom...

    ***O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português***

    ATENÇÃO...Apesar de TAMBÉM ter a Bolinha 5 Verde...
    Diferentemente dos processos que estão em Ovar...Esses processos do ACP já tiveram sua análise concluída...Apenas aguardam a emissão do Registo...Enquanto que nos processos com Bolinha 5 Verde de Ovar essa análise detalhada dos documentos ainda não aconteceu...

    Vale mencionar que essa opinião é MINHA...Com base puramente na observação que faço do andamento de processos de meus familiares e também de informações compartilhadas pelos colegas aqui do Fórum...

    Atualmente está mais ou menos assim...:

    • Ovar 》》 Relativamente flexível com divergências em documentos...
    Prazos bastante dilatados para conclusão...Dão preferência aos processos apresentados por advogados...

    • ACP 》》 Absolutamente INFLEXÍVEL com qualquer tipo de divergência...(Por menor e mais distante que essa divergência se encontre na descendência Portuguesa)...
    ***Ainda tem os menores prazos de conclusão entre as Conservatórias que aceitam processos por Correios...

    • Tondela 》》 Não é flexível...Mas **PODE SER** que em se tratando de uma divergência de menor importância acabe finalizando o processo sem notificação de exigência...
    ***Mais indicada para Transcrição de Casamento + Atribuição de Menor...

    Em relação a todas essas características mencionadas acima...Deve-se levar em consideração que as coisas podem mudar a qualquer momento...(Como aliás já vi acontecer muitas vezes nos últimos Cinco anos)...

    Portanto @Alexandre...Quando o processo de seu Pai for finalizado em Ovar...E você começar a montar seu processo...Verifique se as coisas permanecem dessa forma quanto ao andamento dos processos em cada Conservatória em particular...Basta acessar o Fórum com regularidade que você passa a "Entender" melhor essa dinâmica de atuação e dos serviços das Conservatórias Portuguesas...

    PS...Tenho um processo em Ovar desde Março de 2019...Verifico o andamento desse processo semanalmente pelo site...
    As únicas informações RELEVANTES nesse fase do processo são obrigatoriamente disponibilizadas no Site do MJ Português...

    São elas...:

    NOTIFICAÇÃO DE EXIGÊNCIA...

    Ou

    NOTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO...

    Ou seja...Não há absolutamente nada a ser feito...A não ser aguardar...

    Simples Assim...

    Boa Sorte...!!!




  • @Nilton obrigado!!
  • saiu ontem a da minha mãe ! depois de 12 meses exatos ! obrigada pela ajuda ,vcs são maravilhosos !
  • Parabéns @aineg
    Ovar está andando!!
  • De GodoiDe Godoi Member
    editado February 2020
    Olá para todos!!!!
    Prosseguindo a minha colaboração, segue o passo a passo do processo de transcrição de casamento:
    Eu fiz o vale postal através de uma agência dos Correios em São Paulo no dia 01/10/2019 com a numeração 0100XXXX531.
    Dia 02/10/2019 eu enviei os documentos por SEDEX EMS por uma agência dos correios em Alphaville.
    Fiz o rastreamento pelo site dos correios e verifiquei que os documentos foram recebidos pela CRC Ovar no dia 16/10/2019.
    Dia 29/10/2019 encaminhei um email para informacao@ctt.pt solicitando saber se o vale postal acima foi sacado. Informei a data, o valor, o número, a agência de onde encaminhei e o nome completo de quem fez o vale.
    Dia 31/10/2019 fui informada que o vale foi sacado conforme texto abaixo:

    Bom dia,

    Agradecemos o seu contacto o qual mereceu a nossa melhor atenção.

    O vale 0100XXXX531 que em Portugal tomou o número 71XX67 de 02.10.2019, recepcionado por 122,00 EUR ,

    foi sacado pelo beneficiário em 16.10.2019.

    Hoje, 19/02/2020 recebi uma carta da conservatória de Ovar com o assento de casamento dos meus avós.

    Obrigada à todos que me ajudaram nessa fase. E agora partiremos para a cidadania da minha mãe.

    Esse grupo é demais.
  • Parabéns, De Godoi! Feliz.por você!

    Alguém tem mais outras notícias? Está horrível tanta espera. Enviei o meu processo 11.2018 e nada até o momento.
  • Boa noite a todos!
    Já faz algum tempo que mandei o pedido de cidadania de minha avó filha de português para Ovar, neste meio tempo, infelizmente meu pai veio a falecer. A cidadania da minha avó por atribuição já saiu e graças a Deus ela continua firme e forte aos 96 anos. Mediante ao falecimento de meu pai que é filho dela, como posso fazer para pedir a minha cidadania? Alguém pode me ajudar?
  • @fabiana sana, agora vc e neta de portuguesa e vai ter que fazer o processo como neto , para isso tera q construir laços com portugal se não os tiver ainda
  • @luan soares, agradeço as informações. Só mais uma dúvida, será necessário fazer a transcrição do casamento da minha avó? O marido não é português e o casamento foi no Brasil.
  • @FABIANA vai ser preciso fazer a transcrição do casamento da sua avó e processos de netos de portugueses somente podem ser enviados para LISBOA.
  • editado February 2020
    @Vlad Pen, obrigada pela informação. Vou fazer a transcrição do casamento dos meus avós no consulado de SP. Sabe me dizer se eu mesma posso fazer, ou tem que ser a minha avó? Ela ainda é viva, mas já está muito idosa, 96 anos...
  • @FABIANA SANA,
    Suas perguntas estão saindo muito do assunto desse tópico. Você deveria mudar para "Transcrição / Averbação de casamento Pelo consulado de São Paulo" ou "atribuição para netos".
    Nada do que vem pela frente pra você tem a ver com OVAR.

    Transcrições podem ser solicitadas por qualquer dos cônjuges, filhos, ou netos.
    A lista de documentos depende pra onde você manda. Tem que fazer um requerimento.
    Se for feita por netos, PD passou a requerer desde Fev/2019 uma copia da certidão do neto solicitante, por exemplo.
    Verifique a lista de documentos do consulado de sua área e requisitos específicos.
    Busque também no título correto nesse fórum e leia outros posts.
  • Olá galera!
    Meus queridos... Estou em fase neura...
    Meu processo de atribuição entregue em mãos em Ovar em 11/2018 CONTINUA NA FASE 6...
    Já mandei email... repliquei o email... E NADA!!!!
    Alguém passando pelo mesmo que eu????
  • BRUNO BARROSO, pelo visto estamos no mesmo barco meu amigo...
  • ainegaineg Member
    no site de acompanhamento consta que foi enviada correspondencia em 17/01 até hoje não chegou , essa demora é normal?
  • @aineg... 40 dias pelo menos
  • Sei que neste momento de crise está tudo ainda mais lento que o comum, mas alguém poderia me dar uma ajuda sobre transcrição de casamento? preciso saber qual conservatória é mais rápida.
  • Ovar não é o lugar! A cidade está sob cerco sanitário , sendo uma das mais afetadas pelo COVID-19!
  • Boa noite a todos
    Desculpe não ter entrando em contato antes. Em janeiro de 2017 entrei nesta comunidade pois estava tratando da minha documentação portuguesa. Na época consegui em agosto de 2017 minha nacionalidade portuguesa e então enviei o das minhas filhas. Me mudei para Portugal em Abril de 2018 e a documentação delas estavam já em Ovar desde outubro de 2017. Fiquei de informar quando minhas filhas conseguissem a nacionalidade, mas devido a toda a agitação de começar vida nova em outro país, acabei por não o fazer. Minhas filhas Rachel e Isabelle conseguiram a nacionalidade em agosto de 2018. Quero agradecer a todos os responsáveis pelo fórum pela grande ajuda.
    Maria da Gloria
  • Olá a todos, depois de alguns meses sem olhar o andamento do processo no site, finalmente houve alguma mudança!!

    - Dei entrada no processo (balcão) dia 09/10/2018 e foi protocolado em jan/2019 - 59**/19
    - Agosto/19 peguei a senha e já estava no estado 6 - (Bolinha 5 Verde - Bolinha 6 Marrom - Bolinha 7 Branca »
    ***Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho***)
    - Hoje lembrei do processo (é tanto tempo que até esqueci!) e para minha surpresa, avançou (Bolinha 5 Verde - Bolinha 6 Branca - Bolinha 7 Marrom » ***O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português***)

    Agora é ver mais quantos meses pela frente!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.