Lista de documentos 2019

Olá pessoal, muito agradecido de fazer parte desse
Fórum :)

Meu avô é português, vou começar a dar entrada esse
ano nos documentos, vou tentar fazer tudo sozinho.

Vou fazer a atribuição do meu Pai e depois a minha,
gostaria de saber quais os documentos necessários
para dar início.

Tenho os seguintes documentos do meu Avô:
Certidão de Narrativa de Registro de Nascimento
Cédula Pessoal

O que mais preciso do meu Avô e do meu Pai?

Muito, muito obrigado pela ajuda.
«1

Comentários

  • @Guilherme Rito

    Somente seu avô é português e sua avó brasileira e casados no Brasil?
    Ou ambos portugueses e casados no Brasil ou em Portugal?
    Quem foi o declarante do nascimento do seu pai e com que idade ele foi registrado?
  • Olá Maria Nélida, obrigado pelo retorno.

    Meu Avô é casado no Brasil com Brasileira, no caso é viúvo.

    O declarante do meu Pai é meu Avô (O Português).
  • @Guilherme

    - Certidão de nascimento emitida por cópia reprográfica do interessado, apostilada
    - Xerox autenticado e apostilado do documento de identidade do interessado. Pode ser RG emitido há menos de 10 anos, passaporte dentro da validade. Se for mandar pro ACP também é aceita CNH dentro da validade.
    - Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade do requerente. Tem que assinar o formulário no cartório, na presença do funcionário. Reconhecimento de firma por semelhança não é aceito.
    Se o assento do progenitor português estiver informatizado basta informar o número / ano / local do assento no formulário, caso queira pode juntar cópia simples do assento à documentação.
    - Comprovante de pagamento da taxa de 175 euros. Se for por vale postal juntar cópia do comprovante do vale, se pagar por cartão de crédito tem que obrigatoriamente mandar o formulário 1C que recebe por e-mail após a confirmação do pagamento, nele já consta o código de confirmação do pagamento

    Se houve alteração no nome do requerente pelo casamento terá que justificar essa mudança caso ela não esteja averbada na certidão de nascimento juntando também certidão de casamento inteiro teor apostilada do requerente. Pergunte no cartório quando for solicitar a certidão de nascimento se já está averbado e, se não estiver, peça que seja averbado antes de solicitar a certidão.


    Formulário 1C e instruções de preenchimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para pagamento com cartão de crédito
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1

    Sobre vale postal
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
  • editado April 2019
    Muito obrigado pela disponibilidade @Vlad Pen.

    Juntando todos esses documentos, qual o próximo passo?
    Eu envio diretamente para:

    ACP

    Endereço
    Rua Visconde de Setúbal, 328

    4200-498 - Porto

    E-mails
    Geral: arqc.porto@dgrn.mj.pt
    Processos de nacionalidade: arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt

    [ APAGADO]

    É isso?
  • @Guilherme, apenas envie os documentos e é claro , fazer o pagamento por cartão de crédito ou vale postal. As conservatórias não respondem e-mails.
  • Muito obrigado @vlanpen
    Eu juntando os documentos, não está parecendo ser uma tarefa tão complicada kkk

    Que Deus nos ajude.

    Você são demais, muito obrigado pelas informações.
  • Outra pergunta:

    Vi em alguns vídeos que é necessário enviar uma documentação dizendo que meus avós casaram e que meus pais também.

    Isso é necessário? Pois quem registrou meu Pai foi meu Avó (Portugues) e que me registrou foi meu Pai.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado April 2019
    @Guilherme Rito



    Não precisa comunicar se foi o pai portugues o declarante do nascimento
  • Boa tarde pessoal, tudo bem?

    Onde eu encontro o formulário Modelo 1c para o pagamento no cartão de crédito?

    Eu achei apenas o Link de pagamento: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    No fim da compra ele libera para mim um Modelo 1c de cartão de crédito, é isso?
  • @Guilherme Rito, você recebe o formulário com as informações do pagamento por e-mail após a confirmação do pagamento.
  • @Vlad uma duvida ,tenho a certidao de batismo da minha avó , posso mandara eletronica com certificado digital ou tem que mandar com o carimbo branco?
  • @Ana se não estiver informatizada tem que ser a original com a marca dágua.
  • @Vlad Pen
    Uma dúvida...
    Minha mãe é a requerente, ela é casada com o meu pai, porém tenho quase certeza que na certidão de nascimento dela está com o nome de solteira, para justificar a mudança no nome dela eu teria que enviar a certidão de casamento inteiro teor e apostilada junto com a certidão de nascimento por cópia reprográfica e apostilada ?

    Desde já muito obrigado.
  • @Rodrigo, sim, tem que enviar a certidão de casamento.
  • Bom dia, tive alteração no meu sobrenome ao me casar, possuo a certidão de casamento reprográfica emitida no dia 20/02/2019, esse documento basta ou necessito da certidão de nascimento averbada?
  • @Maycon...

    Que tipo de processo você pretende...?

    Se você está se referindo a um Processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa...

    Os Documentos são...:

    # 1 Assento de Nascimento do Português...(Cópia simples ou Cópia Certificada...***Depende do ano de Nascimento do Português em questão)...

    # 2 Certidão de Nascimento Reprográfica Apostilada do Requerente...

    # 3 Documento de identificação do Requerente...

    (***)
    # 4 Se o Requerente tiver o nome alterado por ocasião do casamento...É necessário enviar também uma via Inteiro Teor da Certidão de Casamento em que conste a referida alteração...(Não precisa ser Reprográfica...Pode ser IT Digitada mesmo)...

    ***OBS...
    Se qualquer Certidão Reprográfica enviada para instrução de processos em Portugal não estiver 100% Legível...Recomenda-se enviar também uma via DIGITADA da mesma Certidão...(***NESSES CASOS***...Basta Apostilar a Via Reprográfica...A Via Digitada não precisa de Apostila pois ela será apenas um "Complemento" da Via Reprográfica...)...Dessa maneira...Se surgiram dúvidas quanto ao conteúdo da via Reprográfica...O Conservador pode esclarecer a questão confrontando as duas vias do mesmo documento...
  • Para o processo de Atribuição de Cidadania Portuguesa para meu avô.

    -Pai Português nascido em 1910, sendo o declarante na certidão de nascimento do meu avô.

    Nestas condições poderiam confirmar se a documentação está correta?

    - Certidão do Português - solicitei pela internet e me enviaram com carimbo ( informando o assentado de batismo)
    - Certidão de nascimento do requerente(avô) por cópia reprográfica e apostilada. ( emitida em janeiro de 2019)
    - Certidão de inteiro teor de nascimento do requerente (avô) ( na certidão reprografica por ser escrita a mão, não está claro que o português é o declarante, sendo assim, é necessário enviar essa de inteiro teor apostilada também?Nela consta o português como declarante.) - (emitida em janeiro de 2019)
    - RG autenticado e apostilado (emtido há menos de 5 anos)

    O português casou-se com uma romena.
    Por ter nascido antes de 1911, neste caso, devo enviar a certidão de casamento do português? Ou de óbito do português?

    Vou encaminhar tudo para a ACP, está sendo possível pagamento com cartão por lá também?
    Em relação as datas de emissão das certidões de nascimento do requerente tudo bem ser do ano passado?
  • @Ana Paula Alvarenga, a @Liane Alegria já respondeu a maioria de seus questionamento na sua outra postagem em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211908/#Comment_211908
    Concentre suas perguntas em um local apenas, atrapalha muito o andamento do fórum postar dúvidas relacionadas em diversos locais diferentes.
    Tem que enviar ou a certidão de casamento ou a certidão de óbito para comprovar a fixação do nome completo na maioridade, certidão inteiro teor apostilada.
    As conservatórias aceitam certidões emitidas até 1 ano, suas certidões são consideradas praticamente vencidas pelas conservatórias. Se for mandar imediatamente os documentos ainda devem ser aceitas porém, se for demorar mais algum tempo terá que solicitar certidões novas.
    ACP aceita sem problemas o pagamento por cartão
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Utilize o formulário 1C que vai receber por e-mail, ele é o comprovante do pagamento.
  • @Ana Paula Alvarenga,
    Eu diria que todas as suas certidões já caducaram.
    O prazo máximo é de 1 ano entre a emissão do documento e a recepção na conservatória.
    Entre voce mandar e eles receberem, abrirem e numerar vai ter passado + de 1 ano da data de emissão.
    Vai cair em exigência e ter que trocar todos os documentos, pagar novo envio, vai ser um stress.
    Evite esse aborrecimento, e faça novas certidões.
    Tenha certeza de que quando solicitar os documentos, vai poder enviar num prazo curto de tempo. Se prepare, tenha o dinheiro reservado.
  • Prezados,

    Estou confusa em relação ao formulário 1C.
    No site https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/, informa que este documento é referente a solicitação para menores de idade.

    "Como finalizar o pedido?

    No caso de o interessado ser Maior de idade:

    No caso de pedido relativo a interessado Maior, deve ser escolhida a modalidade de pagamento;
    O não pagamento da quantia emolumentar devida conduz à rejeição liminar ou à execução da conta.

    No caso de o interessado ser Menor de idade:

    No caso de pedido relativo a interessado Menor, deve ser preenchido o impresso em modelo aprovado (Impresso - Modelo 1C), assinado pelos interessados e entregue ou enviado pelo correio, conforme instruções constantes no respectivo modelo"

    Em contato com o consulado no RJ, informaram que a mesma documentação que eles descrevem no site do consulado , são que devem ser enviados a Portugal.
    Alguém com experiência recente nesta questão?
  • @vcarvalhom, se você optar pelo pagamento por cartão de crédito (recomendado) utilize o formulário que vai receber por e-mail. O comprovante do pagamento é o próprio formulário (os dados do pagamento vem no cabeçalho)

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Se optar pelo pagamento por vale postal utilize o modelo 1C para maiores de idade, link do formulário e instruções de preenchimento tem aqui no fórum mesmo, em
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Todas as informações estão atualizadas, a única diferença entre o formulário para maiores e menores é que no formulário para menores de idade no quadro 6: pagamento está escrito que é gratuito

    O site do IRN vai te deixar mais confusa do que esclarecer suas dúvidas, a documentação listada é com base nos documentos de nascidos na comunidade europeia. Siga as instruções de preenchimento e documentos do link que te passei acima.

    Pagamento por cartão é aceito pelo ACP do Porto, Tondela, Ovar e Lisboa (a mais demorada, não recomendo)
  • @Daniel Henriques, muito obrigado pelo esclarecimento.
  • Boa noite!!
    Sou casada no civil e adicionei o sobrenome do meu esposo ao meu. - Devo enviar cópia da certidão de casamento em inteiro teor, reprografica e apostilada também?
    - Devo apostilar a via digitada da minha certidão de nascimento?

    Obrigada!!
  • editado April 2020
    @Briana,
    São raras as excessões a essas regras:
    Certidões de nascimento do BR são sempre por cópia reprográfica, apostilada.
    Certidões de casamento são sempre em inteiro teor, apostilada.
    Se a certidão não for em língua portuguesa, fazer tradução juramentada e apostilar.
    A validade é de 1 ano a partir da data de emissão do documento, até ele ser numerado. O apostilamento não expira, nem muda a validade do documento.

    O titulo do tópico é genérico e não fica claro se é filha (1C) ou neta (1D) ou outro. Tem inclusive uma Romena mencionada.
    Se seu caso for art-1C, você precisa:
    - certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
    - copia do RG ou CNH (válido, com menos de 10 anos da emissão), certificada e apostilada
    - se a requerente mudou de nome pelo casamento, enviar certidão de casamento em inteiro teor (digitada), apostilada (para fixação do nome, certidão igual ao do RG)
    - Formulário 1C preenchido sem rasuras, com firma reconhecida presencialmente por autenticidade. Assinar somente na presença do notário (de preferencia no consulado, grátis). Não precisa apostilar.
    - assento do progenitor português (cópia simples, não precisa certificar nem apostilar)
    - Pagamento da taxa de €175 de preferência por cartão de crédito (se fizer por vale postal, xerox do recibo)
  • Obrigada pela ajuda, @gandalf!!
  • Prezados

    Minha mãe já tem a cidadania por atribuição e já foi feita a transcrição do casamento com meu pai, que é brasileiro.

    Nesse caso, para encaminhar meu processo deverei colocar a certidão de nascimento dela (emitida em cartório brasileiro) ou somente aquela do civil online resolve?

    Grato.

  • Bom dia! Alguém, por favor, poderia me ajudar?

    Estou com uma dúvida com relação aos documentos para tirar cidadania portuguesa por atribuição. No RG consta "naturalidade - Jales/sp", mas na certidão de nascimento está no Cartório de "Paranapuã-SP", município onde ocorreu o nascimento (pequeno município próximo de Jales/sp, sendo esta última cidade maior). Essa pequena divergência entre o que consta no RG e na certidão de nascimento (municípios diferentes) poderia dar problema na ACP do Porto? Agradeço desde já a quem puder ajudar...

  • @Davi Guimarães , mande a certidão de sua mãe emitida pelo civil online.


    @SergioLCosta , não tem problema. Mande a certidão de nascimento por cópia reprográfica , original e com apostila de Haia e cópia autenticada do RG também apostilada. Não terá problema.

  • @Leticialele

    Obrigado pelo retorno. Vou dar andamento como vc falou. Também acho que não haverá problema com o documento. Abraço

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.