Solicito ajuda no meu caso

Pessoal, saudações.
Preciso de uma ajuda e algumas orientações, pois sou imaturo no assunto ainda.
Estou começando o para obtenção da minha avó que ainda é viva, filha de pai português casado com a mãe brasileira. ( 1-ela têm direito,né?)
Como li por aqui e por informações de alguns conhecidos , o primeiro passo seria localizar alguns documentos, o que já consegui: já solicitei a certidão de batismo do meu bisavô nos Arquivos da Guarda, a certidão de inteiro teor do casamento deles aqui no BR e do nascimento da minha avó. ( 2- são só esses documentos? 3 - o que é essa questão de transcrever, averbar e apostilar? 4- Com tudo em mãos eu marco pra ir ao Consulado? 5 - estamos no caminho certo? )
Obrigado pela força.

Comentários

  • @Helio P, leia este tópico, tem tudo o que você precisa saber! Se, ao final, restarem dúvidas, fique à vontade para perguntar! http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais
    Mande o processo para o ACP (Porto), mais rápido, no momento, que o Consulado
  • Obrigado pela ajuda! Já já peço mais!...kkkkk
  • @Helio P, A certidão de batismo do português só deve ter o primeiro nome. É bom mandar a certidão de casamento ou de óbito para a fixação do nome completo.
    A certidão de nascimento de sua avó tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada (O cartório faz isso - Apostila de Haia)
    Cópia autenticada do documento de identidade de sua avó, apostilada. O documento deve ter menos de 10 anos. Serve identidade, CNH ou passaporte onde conste a filiação
    Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade (sua avó tem que comparecer ao cartório)
    Vale postal de 175 euros (usar o euro com o valor mais alto, fornecido pelos Correios). Ou pagamento por cartão de crédito.
    Depois você manda tudo para Portugal. Em 4 a 5 meses. sai a cidadanis dela
  • Liane, muito obrigado!