Solicito ajuda no meu caso
Helio P
Member
Pessoal, saudações.
Preciso de uma ajuda e algumas orientações, pois sou imaturo no assunto ainda.
Estou começando o para obtenção da minha avó que ainda é viva, filha de pai português casado com a mãe brasileira. ( 1-ela têm direito,né?)
Como li por aqui e por informações de alguns conhecidos , o primeiro passo seria localizar alguns documentos, o que já consegui: já solicitei a certidão de batismo do meu bisavô nos Arquivos da Guarda, a certidão de inteiro teor do casamento deles aqui no BR e do nascimento da minha avó. ( 2- são só esses documentos? 3 - o que é essa questão de transcrever, averbar e apostilar? 4- Com tudo em mãos eu marco pra ir ao Consulado? 5 - estamos no caminho certo? )
Obrigado pela força.
Preciso de uma ajuda e algumas orientações, pois sou imaturo no assunto ainda.
Estou começando o para obtenção da minha avó que ainda é viva, filha de pai português casado com a mãe brasileira. ( 1-ela têm direito,né?)
Como li por aqui e por informações de alguns conhecidos , o primeiro passo seria localizar alguns documentos, o que já consegui: já solicitei a certidão de batismo do meu bisavô nos Arquivos da Guarda, a certidão de inteiro teor do casamento deles aqui no BR e do nascimento da minha avó. ( 2- são só esses documentos? 3 - o que é essa questão de transcrever, averbar e apostilar? 4- Com tudo em mãos eu marco pra ir ao Consulado? 5 - estamos no caminho certo? )
Obrigado pela força.
Esta discussão está fechada.
Comentários
Mande o processo para o ACP (Porto), mais rápido, no momento, que o Consulado
A certidão de nascimento de sua avó tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada (O cartório faz isso - Apostila de Haia)
Cópia autenticada do documento de identidade de sua avó, apostilada. O documento deve ter menos de 10 anos. Serve identidade, CNH ou passaporte onde conste a filiação
Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade (sua avó tem que comparecer ao cartório)
Vale postal de 175 euros (usar o euro com o valor mais alto, fornecido pelos Correios). Ou pagamento por cartão de crédito.
Depois você manda tudo para Portugal. Em 4 a 5 meses. sai a cidadanis dela
Eu consegui contato por Facebook com o consulado de Santos e o atendente disse que transcrever as certidões de casamento e óbito do meu bisavô português, apostilada, bem como a certidão de nascimento dela. Perguntei onde fazia a transcrição e ele me disse que poderia ser feito no consulado. Quer dizer que pode fazer por lá, sem passar no consulado?
Outra coisa que perguntei a ele, mas ainda não respondeu, é sobre a data de nascimento. No seu batismo consta fevereiro/1883, já no registro de imigrante dele consta setembro/1883. E temos certeza de que trata dele pelos nomes de seus pais. Isso dá problema? Grato
Você não precisa enviar nada para o Consulado, faz tudo direto em Portugal! Mande os documentos por SEDEX ou DHL (que eu prefiro, por ser muito mais rápida, apesar de mais cara e não ter problemas com greves!)
Depois que a nacionalidade de sua avó for concedida, você deverá transcrever o casamento dela, pois certamente foi seu avô brasileiro que registrou seu pai/mãe. Você repete todo o processo com seu pai/mãe e depois faz o seu. Com todos os documentos certos, até o fim do ano que vem creio que todos serão portugueses!!
Quanto à data de nascimento, vai valer o que consta no batismo, pois você não precisará enviar cartão de imigrante!!
Boa sorte!
No seu caso, se foi seu pai o atribuído português, NÃO precisa transcrever o casamento se você mandar para o ACP. Se o atribuído foi sua mãe, É necessária a transcrição. Entendeu?
Leia a postagem sobre Processos para Netos!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1
Mais uma: uma amiga também está fazendo o processo...já tem o assento português, as certidões...enfim..MAS, ao ler a certidão de inteiro teor , descobriu que o português consta como brasileiro, registrado em bebedouro...e agora?? tem que retificar? como faz? obg
Ligue na Linha de Registros e pergunte o motivo da exigência. Eles lerão no processo pra você.
Eles só informam pro requerente, então você não pode perguntar pelo da sua avó.
Peça a sua mãe pra ligar se sua avó não consegue entender e fique ao lado pra ajudar sua mãe a entender.
"Linha Registos: (+351) 211 950500, com o seu número de processo e os seus dados de identificação."
Nem sempre você recebe a carta da exigência pelo correio.
Se receber, você faz uma copia simples e manda no envelope junto com os documentos.
Quero agradecer a todos que me ajudaram! Hoje abri o IRN e verifiquei que o processo de minha avó foi deferido!! Obg mesmo!!!!
Parabéns !!!!