Judeus Sefarditas - Informações e processos

14243454748155

Comentários

  • @andrep quanto tempo pra terminar a fase 6? estava em qual conservatória?
  • Bom dia a todos.
    I don't speak portuguese very well so if someone can translate me to the others it would be nice.
    Today many of cases on phase 7 that were in Lisbon or Porto, moved to other villages.
    That means that cases that waited the long queue in Lisbon (about 9 monthes), now moved to a probably quicker line.
    I think it's good news for everybody. So if you are in phase 7, check at the website to which conservatory you belong now.
    By the way, I know only about the processes of sephardic jew. I don't know what happens in others.
  • @amir, Thanks for sharing the information with us, it was very informative..

    Amir diz ser mportante observar que pode no curso do processo , inclusive na fase 7, haver distribuição pada outra conservatória. Não havíamos ainda constatação disso poder ocorrer na fase 7, mas nas iniciais.
  • @andrep, parabéns. Vamos atualizar a lista. Agora é esperar pelo registo.
  • @Raul Câmara,

    Pelo que tenho visto, há uma variação muito grande. Dei entrada no meu processo no começo de julho de 2019. O meu processo pulou da fase 01 para a fase 03 em novembro (o site em nenhum momento foi atualizado com o processo estando na fase 02). Em dezembro, pulou da fase 03 diretamente para a fase 06 (novamente o site em nenhum momento foi atualizado para as fases 04 ou 05). No momento, permanece na fase 06. Desde que dei entrada, tenho acompanhado diariamente.
  • Bom dia! para atualização...meu processo foi para a fase 4 do site
  • Atualizada em 20/01/2020 - Colabore conosco fornecendo seus dados e mantendo atualizado o status de seu processo.

    Se alguém teve seu processo redistribuído para outra conservatória, favor nos informar.

    ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA - JUDEUS SEFARDITAS
    =======================================================================================

    # Forista Envio Entr. Processo Duração F STATUS Obs.
    == ============= ======= ======== ========= ======= == ============== ==================


    DESPACHO FAVORÁVEL, AGUARDANDO REGISTO DE NASCIMENTO / COMPLETAMENTE FINALIZADOS (Parabéns!!!)


    01 CesarMachado C 30/08/16 406xx/16 16m09d 11 Finalizado (Lisboa)
    02 CarmeMachado C 30/08/16 40xxx/16 19m04d 11 Finalizado (Lisboa)
    03 Tomás Azoubel * 01/09/16 000xx/17 24m03d 11 Finalizado (Lisboa)
    04 Glenn M A 02/11/16 461xx/16 23m18d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    05 Dominique A A 02/11/16 44xxx/16 23m18d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    06 Bruno Saboia C 05/04/17 44xxx/16 18m12d 11 Finalizado (Lisboa)
    07 Marcelo B C 10/04/17 35xxx/17 20m28d 11 Finalizado (Lisboa)
    08 Daniel E A 10/07/17 30xxx/17 15m10d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    09 Leonardo Zeitune C 07/09/17 52xxx/17 17m02d 11 Finalizado (Lisboa) +09 meses para registo de nascimento
    10 Rodrigo17rlsc C xx/09/17 xxxxx/17 16m00d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    11 Emmanuelf97 C 01/03/19 19xxx/19 04m20d 11 Finalizado (Lisboa) -Urgência (deferida no início do processo)
    12 Jose2101 A 13/10/17 46xxx/17 21m07d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    13 Jrhaim * 11/10/17 45xxx/17 23m09d 11 Finalizado (Lisboa) -Urgência (deferida após despacho favorável)
    14 B_Braga C 23/04/18 49xxx/18 16m27d 10 Aguarda Reg (Abrantes)
    15 Nazira P 17/11/17 09xxx/18 22m03d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    16 T_Braga C 23/04/18 49xxx/18 17m27d 10 Aguarda Reg (Abrantes)
    17 AJerusalmy C 27/12/17 19xxx/18 23m00d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    18 Mahlomar P 19/04/18 21xxx/18 19m10d 11 Finalizado (Lisboa) -Urgência (deferida no curso do processo)
    19 AlexandreLS C 23/02/18 41xxx/18 21m10d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    20 geoffreyq C 04/05/18 50xxx/18 19m00d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    21 ÁvilaTânia A 05/02/18 34xxx/18 22m00d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    22 Rbgans_Pa C 17/04/18 50xxx/18 19m23d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    23 andrep P 24/09/18 67xxx/18 15m26d 10 Aguarda Reg (Mangualde)

    PENDENTES


    24 Rbgans_Irm C 17/04/18 50xxx/18 21m03d 8 Em elab.de despacho CRC-caiu em exigência (Lisboa)
    25 BrunoSalem C 16/08/18 61xxx/18 17m04d 7 Consulta a entidades externas (Abrantes)
    26 Pe_Cohen C 23/10/18 71xxx/18 14m27d 9 Aguarda decisão final do MJ (Vila Real)
    27-MartaKato C 06/02/19 12xxx/19 11m14d 8 Reanálise das demais condições legais (Marco de Canaveses)
    28-BetoMA C 07/02/19 13xxx/19 07m13d 6 Análise inicial CRC (Matosinhos)
    29-Profisc C 04/07/19 52xxx/19 06m16d 9 Aguarda decisão final do MJ (Lisboa)
    30-GlauberZ  C 29/07/19 62xxx/19 05m23d 6 Análise inicial CRC (Porto)

    Modalidade de Envio Inicial do Requerimento e Documentos:
    P - Pessoalmente // C - Correios/Courrier // A - Advogado/Despachante // S - Solicitador/Preposto //
    * - Não informado/Informação Pendente


    Para inserção de seus dados na planilha:

    Caso deseje colaborar com a partilha de informações, favor informar os dados acima e fornecer as atualizações, a fim de que a lista de acompanhamento reflita a realidade dos andamentos do processo, ajude os demais foristas e não contenha informações desnecessárias. Contamos com a colaboração de todos.

    Fases (observa-se que há aqui um maior detalhamento de fases do que as expostas no site oficial em razão das respostas dadas por e-mail e pela Linha de Registo):

    01 - Recepção do requerimento e seus anexos pela Conservatória
    02 - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos (valor de 250,00€) foram pagos
    03 - Atribuição de um número de processo ao requerimento
    04 - Digitalização documental
    05 - Distribuição (pode ficar na própria CRC de Lisboa ou ser redistribuído para outras conservatórias a partir de abril de 2019)
    06 - Análise prévia dos documentos pelo escriturário oficial da Conservatória (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais)
    07 - Consulta a entidades externas: PJ, SEF, DGAJ ou mesmo serviços internacionais
    08 - Reanálise dos documentos, das demais condições legais para a concessão da nacionalidade e elaboração de despacho/parecer pela CRC (fases 5 e 6 do site oficial)
    09 - Envio do processo para o Ministério da Justiça para Despacho/Decisão Final sobre a concessão da nacionalidade
    10-  Elaboração do assento de nascimento e registo de cidadão português
    11-  Processo completamente finalizado

  • Pessoal, atualizada a planilha.

    Alguém mais teve o registo de nascimento deferido?
    Percebo que há foristas com muito tempo já a espera do registo.

    Nota-se ainda que já há meses que nenhuma pessoas novas compartilhou mais dados para inserção na planilha, o que sugere que em breve só teremos foristas a esperar o registo de nascimento e isso pode por fim ao acompanhamento, para benefício de todos, que está a ser realizado.

    Boa sorte!

  • jrhaimjrhaim Member
    editado January 2020
    Meu processo terminou e agora eu já fui ao consulado e solicitei o cartão de identificação. Agora aguardando o código PIN.
  • editado January 2020
    @jrhaim Vocē poderia descrever, detalhadamente, suas ações
    a partir do momento do registro até chegar na informação do que é o PIN?
  • Quando o meu registo está concluído, fui para civilonline.mj.pt. Lá paguei 10 euros e recebi a certidão de nascimento digital, impressa. Fui ao consulado no meu país. Eles tiraram uma foto minha, impressões mais finas e enviaram um pedido de cartão de identificação. Agora estou esperando que eles me liguem quando meu PIN chegar. e com esse PIN, receberei o cartão de identificação no mesmo dia e o passaporte 5 dias depois.
  • editado January 2020
    @jrhaim Muito bom!!! Entendi quse tudo!! O PIN, então, é tipo uma senha?
  • editado January 2020
    @jrhaim, @Ione Valadares,
    Quase isso.

    PIN = Número de Identificação Pessoal (é um código numérico só seu. pode entender como uma senha para ativação)

    Você vai no consulado a primeira vez, pessoalmente, solicita o CC, tira foto, faz a biometria, paga as taxas.
    Em cerca de 2-4 semanas a Embaixada manda ao mesmo tempo uma carta com o PIN para seu endereço e o CC para o consulado.

    Quando você recebe a carta, e o consulado te informa que recebeu o CC (ou espera +- 1 semana), você agenda no consulado pela segunda vez, e vai lá pessoalmente agora com sua carta PIN, e ativa o CC.
    Nesse momento se confirma que seu endereço é válido e que você é você.

    Seu CC está pronto e liberado.
    Com o CC, no mesmo dia você já pode pedir o passaporte eletrônico (PEP), tirar a foto do passaporte, pagar, e eles mandam pelo correio em menos de 1 mês.
    Esse consulado fica sendo seu "domicilio eleitoral".
  • @jrhaim Maravilhoso! Agora não resta mais nenhuma dúvida.
    Valeu demais!!!

  • editado January 2020
    Pessoal, no novo site da CIL não encontrei a solicitação da "carta de apresentação" (onde cada requerente escreve suas impressões sobre Portugal e costumes judaicos na família). Alguém pode me confirmar se realmente esta carta não é mais necessária?
  • Pessoal, a título de informação, fiz uma pergunta para CRC só por cautela, e foi-me confirmado que os registos de nascimento são emitidos de acordo com a data de deferimento dos pedidos, exceto nos casos de tramitação de urgência.
    O deferimento de meu pedido ocorreu há 2 meses.
    Seria interessante descobrirmos a da data de deferimentos dos processos cujos registos estão a ser feitos agora. Se alguém conseguir essa informação, favor partilhar.
    Boa sorte.

  • Obrigada @Rodrigo_Almeida pela resposta inbox.
  • @AlexandreLS , o meu processo foi aprovado em Outubro 2019
  • @IoneValadares o que eu sei é que eles pedem uma carta de motivação em processos familiares.
  • editado January 2020
    @Raul Câmara, na minha opinião pessoal, uma carta de motivação/apresentação imprime um toque de delicadeza, algo como pedir licença para entrar na casa do outro (onde houve sofrimentos). E uma oportunidade de cuidarmos da nossa imagem já na entrada. O que vc acha?
  • @IoneValadares cartas de motivação são muitos comuns na Europa. Eles estão acostumados em receber em ofertas de emprego, ingresso em universidades dentre outras áreas. Quando mandei meu relatório para a CIL fiz uma carta de apresentação/motivação com fotos minha em Portugal, o que gostava da cultura e acho que isso agregou algum valor na avaliação do meu processo.
  • editado January 2020
    @Raul Câmara, sim, e por isso também é tão importante esta carta. Mas parece que no site da CIL eles não solicitam (ou eu estou enganada?). Meu genealogista foi quem me orientou enviar.
    Obrigada por sua resposta!
  • Não é necessário fazer essa carta .meu irmão mandou sem a carta e foi aprovado de boa .. é importante qdo a pessoa faz parte de algum órgão judaico etc ou é praticante , nesse caso é válido.
  • Bom dia! Shalom
    Alguém sabe informar quanto tempo está demorando o registro do assento de nascimento, uma vez que o pedido já foi aprovado ( bolinha 7 vermelho)? E mais, o que justificaria uma aceleração neste registo para as autoridades? Pretendo fazer um mestrado em Coimbra
  • AlexandreLSAlexandreLS Member
    editado January 2020
    @sergio aubert, em torno de 8 a 9 meses, sem urgência (em outro fórum, referente a nacionalidade para netos, foi dito que uma forista que teve despacho favorável em 05/2019 teve em janeiro seu registo de nascimento concluído). Em relação ao pedido de urgência, deve ele ser justificado, normalmente concedido em razão de emprego, para fugir de perseguições e tensões políticas, catástrofes ambientais, guerras. Muitos descendentes de portugueses venezuelanos,por exemplo, conseguiram a tramitação em regime de urgência. Deve o motivo ser comprovado documentalmente. No seu caso, o que poderia motivar, por razões de estudo, seria o possível pagamento menor de propina/taxa para universidade, aplicado aos cidadãos portugueses. Normalmente cidadãos brasileiros, a depender da universidade, pagam um pouco mais. Mas ao meu ver deveria ter já a carta de aceitação da universidade. Não tenho conhecimento de quem conseguiu por esses motivos, mas poderia ser tentado. Eu mesmo estou em dúvida se peço urgência por esse motivo também, para dar continuidade a meus estudos. Boa sorte.
  • @AlexandreLS, MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO, AGORA É AGUARDAR
  • editado January 2020
    @AlexandreLS, Duas questões sobre um mesmo assunto:

    1 - Certidão de Inteiro Teor com cópia reprográfica é uma única certidão ou são separadas. Estou perguntando por que achei que eram separadas e o cartório fez as duas. Mas fiquei na dúvida...

    2 - Quem é casado precisa tirar Inteiro teor de nascimento e de casamento? Ou basta a de casamento?

    Desde já agradeço,

    @BetoMA, obrigada pela resposta!


  • @Ione Valadares,
    1 - Existe a certidão que os cartórios chamam de inteiro teor, é a certidão digitada e a certidão reprográfica que é uma xerox do livro. Se pedir "Certidão de Inteiro Teor com cópia reprográfica " ou eles emitem as duas ou te "reclamam" que são duas certidões e não uma.

    2 - Se teve alteração no nome por conta do casamento é aconselhável enviar a certidão de casamento também pois alguns conservadores exigem, mesmo o casamento estando averbado na certidão de nascimento.

    A certidão de casamento NÃO SUBSTITUI a certidão de nascimento nos processos, é um documento a mais para ser enviado e serve apenas para comprovar que se trata da mesma pessoa e que teve alteração no nome.
  • @Daniel Henriques, obrigada!!!
  • Estado do processo 46 / 2017 (323 - Art. 6º n.º 7 - Naturalização)
    O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Alenquer

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 28/01/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.