Judeus Sefarditas - Informações e processos

14142444647155

Comentários

  • @Ione Valadares, pois é, parece que as últimas greves tem tido adesão maior levando ao fechamento de diversas conservatórias. Infelizmente isso não tem como ser previsto, existe sempre esse risco, antigamente mesmo com greve sempre tinha algum funcionário recebendo correspondência, essa é a segunda vez que vejo notícias de greves que fecharam conservatórias.

  • Prezados senhores, vocës sabem dizer se no sistema de consulta online constam as pendëncias (caso hajam)? Estou preocupado pois meu processo ja esta a mais de ano em consulta a entidades externas. Estou com receio de ter alguma pendencia e eu nao estar sabendo.
  • @brunosalem, aparece na mensagem de texto informando que o teve alguma solicitação e foi encaminhado ofício para a morada porém, não diz qual a exigência.
  • Atualizada em 20/12/2019 - Colabore conosco fornecendo seus dados e mantendo atualizado o status de seu processo.

    Se alguém teve seu processo redistribuído para outra conservatória, favor nos informar.

    ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA - JUDEUS SEFARDITAS
    =======================================================================================

    # Forista Envio Entr. Processo Duração F STATUS Obs.
    == ============= ======= ======== ========= ======= == ============== ==================


    DESPACHO FAVORÁVEL, AGUARDANDO REGISTO DE NASCIMENTO / COMPLETAMENTE FINALIZADOS (Parabéns!!!)


    01 CesarMachado C 30/08/16 406xx/16 16m09d 11 Finalizado (Lisboa)
    02 CarmeMachado C 30/08/16 40xxx/16 19m04d 11 Finalizado (Lisboa)
    03 Tomás Azoubel * 01/09/16 000xx/17 24m03d 11 Finalizado (Lisboa)
    04 Glenn M A 02/11/16 461xx/16 23m18d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    05 Dominique A A 02/11/16 44xxx/16 23m18d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    06 Bruno Saboia C 05/04/17 44xxx/16 18m12d 11 Finalizado (Lisboa)
    07 Marcelo B C 10/04/17 35xxx/17 20m28d 11 Finalizado (Lisboa)
    08 Daniel E A 10/07/17 30xxx/17 15m10d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    09 Leonardo Zeitune C 07/09/17 52xxx/17 17m02d 11 Finalizado (Lisboa) +09 meses para registo de nascimento
    10 Rodrigo17rlsc C xx/09/17 xxxxx/17 16m00d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    11 Emmanuelf97 C 01/03/19 19xxx/19 04m20d 11 Finalizado (Lisboa) -Urgência (deferida no início do processo)
    12 Jose2101 A 13/10/17 46xxx/17 21m07d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    13 Jrhaim * 11/10/17 45xxx/17 23m09d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    14 B_Braga C 23/04/18 49xxx/18 16m27d 10 Aguarda Reg (Abrantes)
    15 Nazira P 17/11/17 09xxx/18 22m03d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    16 T_Braga C 23/04/18 49xxx/18 17m27d 10 Aguarda Reg (Abrantes)
    17 AJerusalmy C 27/12/17 19xxx/18 23m00d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    18 Mahlomar P 19/04/18 21xxx/18 19m10d 11 Finalizado (Lisboa) -Urgência (deferida no curso do processo)
    19 AlexandreLS C 23/02/18 41xxx/18 21m10d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    20 geoffreyq C 04/05/18 50xxx/18 19m00d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    21 ÁvilaTânia A 05/02/18 34xxx/18 22m00d 10 Aguarda Reg (Lisboa)
    22 Rbgans_Pa C 17/04/18 50xxx/18 19m23d 10 Aguarda Reg (Lisboa)

    PENDENTES


    23 Rbgans_Irm C 17/04/18 50xxx/18 20m03d 8 Em elab.de despacho CRC-caiu em exigência (Lisboa)
    24 BrunoSalem C 16/08/18 61xxx/18 16m04d 7 Consulta a entidades externas (Abrantes)
    25 andrep P 24/09/18 67xxx/18 14m26d 9 Aguarda decisão final do MJ (Mangualde)
    26 Pe_Cohen C 23/10/18 71xxx/18 13m27d 6 Análise inicial CRC - caiu em exigência (Vila Real)
    27-MartaKato C 06/02/19 12xxx/19 10m14d 7 Consulta a entidades externas (Marco de Canaveses)
    28-BetoMA C 07/02/19 13xxx/19 06m13d 6 Análise inicial CRC (Matosinhos)
    29-Profisc C 04/07/19 52xxx/19 05m16d 9 Aguarda decisão final do MJ (Lisboa)
    30-GlauberZ  C 29/07/19 62xxx/19 04m23d 6 Análise inicial CRC (Porto)

    Modalidade de Envio Inicial do Requerimento e Documentos:
    P - Pessoalmente // C - Correios/Courrier // A - Advogado/Despachante // S - Solicitador/Preposto //
    * - Não informado/Informação Pendente


    Para inserção de seus dados na planilha:

    Caso deseje colaborar com a partilha de informações, favor informar os dados acima e fornecer as atualizações, a fim de que a lista de acompanhamento reflita a realidade dos andamentos do processo, ajude os demais foristas e não contenha informações desnecessárias. Contamos com a colaboração de todos.

    Fases (observa-se que há aqui um maior detalhamento de fases do que as expostas no site oficial em razão das respostas dadas por e-mail e pela Linha de Registo):

    01 - Recepção do requerimento e seus anexos pela Conservatória
    02 - Contabilidade da Conservatória verifica se os emolumentos (valor de 250,00€) foram pagos
    03 - Atribuição de um número de processo ao requerimento
    04 - Digitalização documental
    05 - Distribuição (pode ficar na própria CRC de Lisboa ou ser redistribuído para outras conservatórias a partir de abril de 2019)
    06 - Análise prévia dos documentos pelo escriturário oficial da Conservatória (com eventual troca de correspondência com o requerente para fornecimento de informações adicionais)
    07 - Consulta a entidades externas: PJ, SEF, DGAJ ou mesmo serviços internacionais
    08 - Reanálise dos documentos, das demais condições legais para a concessão da nacionalidade e elaboração de despacho/parecer pela CRC (fases 5 e 6 do site oficial)
    09 - Envio do processo para o Ministério da Justiça para Despacho/Decisão Final sobre a concessão da nacionalidade
    10-  Elaboração do assento de nascimento e registo de cidadão português
    11-  Processo completamente finalizado

  • @AlexandreLS,

    Você sabe dizer mais ou menos quanto tempo tem demorado para sair o despacho?
    Para esse nosso tipo de processo, existe chance de chegar à fase de despacho e ser indeferido?
  • @Profisc, normalmente 02 meses.
  • Gente, recebi que meu processo está concluído. Foi com urgência. Após a sétima fase do site, quanto tempo leva para receber a certidão de nascimento? Muito obrigado antecipadamente pela resposta, e desejo-lhe tudo de melhor no ano novo!
  • @jrhaim, no site diz que foi aprovado e aguarda a criação do registo ou que foi concluído e o registro feito?
    Se disser que o registro já foi feito e você estiver com muita pressa solicite uma certidão pelo Civilonline http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    A correspondência chegar depende muito da boa vontade dos Correios do Brasil...
  • Ele diz "Sua solicitação foi aceita e seu registro criado. O processo de nacionalidade foi concluído." Depois disso, devo esperar a certidão de nascimento no meu e-mail? Ou onde devo obter o ID civil e o NIF?
  • @jrhaim, vamos por partes, a certidão não chega por e-mail ao final do processo, você vai receber uma correspondência, no endereço que você informou no processo, informado da conclusão do processo. Normalmente vem junto uma certidão porém as vezes chega somente o comunicado e dizendo pra solicitar a certidão em uma conservatória.
    Como o registro já foi criado, se tiver pressa, solicite a certidão pelo site que te indiquei, tem o custo de 10€. Você recebe a chave de acesso por e-mail e tem acesso ao arquivo da certidão (formato word)
    ID civil, utente, niss, etc... vem no cartão do cidadão, quando você solicita a primeira vez eles já pedem a inscrição nos devidos órgãos e a criação dos números. Isso é feito nos consulados se você está fora de Portugal.
    Nif normalmente o consulado não solicita a inscrição pois vai ter a exigência de nomear um representante fiscal em Portugal.
  • Primeiro desculpe pelo meu português, ainda estou aprendendo. Se eu entendi direito. Quando me registrar no "Civil online" e pagar 10 EU, receberei o certificado por e-mail e, quando imprimi-lo, posso procurar o cartão de identificação? Ou após o pagamento, eles me enviarão uma cópia impressa para o meu endereço residencial?
  • @jrhaim, pelo civilonline a certidão é emitida por meio eletrônico. Certidões em papel podem ser solicitadas nos consulados de Portugal (o custo varia de consulado para consulado) ou nas conservatórias (se não me engano custam cerca de 20€)
    Alguns consulados pedem cópia da certidão para solicitar o cartão do cidadão, outros não. Infelizmente não é padronizado...
    O melhor é entrar no site do consulado que te atende para verificar o que é necessário.
  • @jrhaim, pelo Civil On Line você já pode acessar a sua certidão de nascimento. Pode após isso solicitar a confecção de seu cartão do cidadão e passaporte. Podem o cartão do cidadão e passaporte serem pedidos de urgência, mas tem que estar lá em Portugal. Em dois dias tem dado para receber esses documentos segundo relatos.

    O NIF somente é emitido após estar de posse do cartão do cidadão. Necessário o NIF na prática para que, em Portugal, vai manter dinheiro, nomeadamente em banco, receber renda , adquirir imóvel. Se não for residir em Portugal, mas mantiver bens imóveis ou dinheiro em banco lá, deverá ser nomeado um representante fiscal para informar anualmente sua situação à autoridade fiscal.

    Sugiro você seguir o seguinte grupo de discussões: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4648/tirar-cartao-de-cidadao-e-passaporte-em-lisboa#latest

    Muitos parabéns pela finalização total de seu processo. Agora você já é legalmente cidadão português.

    Espero ter ajudado com essas informações complementares.
  • @AlexandreLS Muito obrigado pela informação. Vou ligar para o consulado amanhã e ver se posso pedir passaporte e cartão de cidadão com este certificado online. Espero que esteja tudo bem. Muito e muita sorte para todos vocês
  • Olá pessoal,
    O meu processo já foi aprovado e aguarda registo. Existe a possibilidade de obter urgência uma vez que estou migrando para Portugal? Estou indo junto com meu marido e filhos que já possuem cidadania europeia, sendo assim não terei nenhum tipo de problema, mas saindo o registo já facilitaria bastante a minha permanência.
  • Raul CâmaraRaul Câmara Member
    editado January 2020
    @Nazira, não custa nada tentar. Faça uma carta junto com provas documentadas explicando detalhadamente a situação e espere o que eles dizem, Boa sorte!!!
  • Olá pessoal,
    Alguém sabe se atualmente basta enviar os
    documentos para a CIL via internet ou ainda tem
    que enviar pelos correios também...
  • @Ione Valadares,

    Eles pedem, inicialmente, o envio da documentação por e-mail para realizarem uma espécie de pré-análise, e, depois de atestarem a sua regularidade, solicitam o encaminhamento físico da documentação.

    Contudo, eles deixam claro que o fato de ter passado pela pré-análise não significa necessariamente o deferimento do pedido, já que a documentação física seria analisada por outro setor.
  • @Profisc,
    Obrigada!!!! Como tudo está se transferindo para a internet eu
    pensei que talvez eles tivessem dispensado o envio pelo correio (já que não pedem autenticação de documentos).
    Valeu!

  • editado January 2020
    Boa noite,

    A fim de obter o certificado da comunidade, já iniciei minha árvore genealógica a fim de descobrir algum vínculo com os sefarditas, mas de foram muito amadora ainda. Alguém poderia compartilhar algum roteiro ou material de apoio q, sem o qual, seria impossível estabelecer essa relação com o povo sefardita, assim como auxiliou na confecção do próprio estudo genealógico? No momento o q tenho é apenas uma árvore montada no familysearch.
    Obrigado.
  • @Rosiel Correia, você precisa adentar na história de sua família. Verificar os costumes, forma como deixaram a Portugal e chegaram ao Brasil. A depender da região do país onde se estabeleceram seus ancestrais, há livros com bastante informações.Alguns grupos de judeus sefarditas se concentraram em algumas regiões ou estados, ao chegaram ao Brasil, como por exemplo em PE, PB, CE, BA. Daí se migraram para outras localidades. Você pedir ajuda de genealogistas também.
  • editado January 2020
    Olá pessoal,

    Alguém pode me dizer o significado da bolinha vermelha no site de acompanhamento do processo?
  • @Ione Valadares,
    As bolinhas coloridas são somente uma referência e o significado varia de conservatória pra outra.
    Atenha-se ao texto que vem logo abaixo.
  • @gandalf, muito obrigada!

  • @Ione Valadares,
    Foi mal, não respondi a sua pergunta.
    Varia de conservatória pra conservatória, e o que vale mesmo é o texto.
    Tem bolinhas brancas, verdes, amarelas, e vermelhas.

    A bolinha branca em geral é onde o processo está no momento.
    Quando completa uma fase, a bolinha fica verde e vai pra próxima fase que estará em branco.
    Quando uma fase está "pendente" a bolinha fica vermelha (ou marrom).
    É que não aquela fase esta completa, mas na maioria das vezes não significa nada em particularmente mal.
    Quando o processo termina as fases de análise, a bolinha 6 fica branca, a bolinha 7 fica marrom, só porque esta aguardando a 6 terminar.
    Quando tiver o registro, e sair o assento, bolinhas 6 & 7 ficam verdes ao mesmo tempo.

    Quando o processo cai em exigência alguma bolinha no meio fica vermelha (marrom), e o texto explica que:
    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta..."
    Esse é problema.
  • @gandalf, Muito bom!!! Serviço completo!!! Para não se perder nas cores, seguir o texto. Se o texto está ok, tudo está bem.
    Mais uma vez obrigada!!
  • Olá, meu processo mudou da fase 1 para a fase 2 no site. Alguém sabe quanto tempo demora para mudar da 2 em diante?
  • Caro @AlexandreLS,
    Para fins de atualização da lista, informo que meu processo 67xxx/2018 foi aprovado na semana passada. No momento aguardo a criação do meu Registo de Cidadão Português (como consta em consulta on line). Desejo boa sorte a todos. Grande abraço e obrigado pela disponibilidade em ajudar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.