Registo de batismo com o nome errado

Bom dia, no registo de batismo da avó do meu esposo(portuguesa) o nome da mãe dela está errado, porém só temos documentos brasileiros com o nome certo. Será que Portugal aceita os documentos brasileiros para fazer a retificação?
Outra dúvida:
Na certidão de nascimento do meu sogro(filho da portuguesa) o nome da avó dele está errado também, teremos que fazer retificação ou será que Portugal aceitará?

Comentários

  • @Bruna, não é possível retificar certidões portuguesas a não ser que seja erro de digitação.
  • @Vlad será que em Portugal eles aceitarão os documentos brasileiros com nome diferente para fazer a cidadania?
    Será que aceitarão a certidão do meu sogro(brasileiro) q também está com o nome da avó dele errado?
  • @Bruna Alexandre Renan Do Rio, quais são as divergências nos nomes? Tem coisas que as conservatórias não consideram como divergência pois são alterações na escrita ao longo do tempo, etc... Sem dizer exatamente o que tem de diferente vai ser muito difícil alguém te responder se tem chance de ser aceito ou não.
    Lembre que a certidão mais antiga é considerada a correta, se o primeiro registro é o de batismo em Portugal esse é o correto, os registros posteriores que estão errados e teriam que ser refiticados (dependendo do caso)
    Qual o tipo de processo será feito, atribuição para filho, neto, etc...?
  • @Daniel no registro de batismo o nome da bisavó do meu esposo está como Brígida de Jesus e na verdade o nome dela é Brígida Martins do Rio. Na certidão de casamento e no óbito(documentos brasileiros)da avó, consta o nome verdadeiro (Brígida Martins do Rio).
    O processo que será feito é o de aquisição(avó p/neto).
    Obs: o nome da avó está correto em todos os documentos tanto portugueses quanto brasileiros(batismo, casamento e óbito). Como ele quer pedir a cidadania pela avó(que está com o nome correto), será que o nome da bisavó(que está errado) pode dar algum tipo de problema?
  • @Bruna, a bisavó deve ter sido batizada como Brigida de Jesus, apenas o prenome. Quando ela casou, provavelmente retirou o "de Jesus" e fixou o nome como Brigida Martins do Rio. Isso não é erro! Se a data de nascimento e o nome dos pais está correto, basta manda a certidão de casamento inteiro teor para comprovar a fixação do nome.
  • Então no meu caso a certidão de batismo o nome de minha bisavó está Feliciana da Conceição. Porém na certidão dos outros filhos e na certidão de casamento ,e no passaporte e aqui no Brasil está Feliciana da cruz,o que é o correto.

    Então terei que aqui no Brasil ,colocar o nome errado?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.