Preenchimento Correto Modelo 3 Aquisição Pelo Casamento Cônjuge

Pessoal, olhei em todos posts com assunto de atribuição por casamento e as 47 páginas do post principal sobre atribuição por casamento e não encontrei nada sobre preenchimento correto do formulário 3 para conjugue... Vou compartilhar apenas minhas dúvidas quanto o preenchimento e gostaria de advertência ou apontamentos se houver erro do meu entendimento, para deixar esse tópico a quem estiver com as mesma dificuldades.

Preenchimento Formulário 3 Atribuição Pelo Casamento Nova Lei
Quadro 1

Item 8:
Estado e País (Se nunca morou em outro país, colocar estado e país que sempre viveu), no meu caso nunca morei em outro país sou natural de São Paulo então:
São Paulo - Brasil

Quadro 2:
Item 1 assinalar com X no caso de casamento comum com portugues(a)
Item 3 Opção SIm, demais opções Não
item 4 em branco
Item 5 certtificado de registro criminal portugues?
Em Branco? Penso que sim por nunca ter morado
item 6 Indicar esposo(a) com cidadania portuguesa
Preencher apenas Data de nascimento, Assento e Ano? Demais campos em branco?

Quadro 3:
Preencher apenas se for procurador e não requerente.

Quadro 4:
Selecionar itens 1,2,3
Item 4 e 5? Estou na dúvida!
Item 6
Brasil - Policia Federal?

Item 7,8,9,10
? Estou em Dúvida

Outros Documentos
Mencionar Cópia RG ou Passaporte autenticado do Requerente?

Essas são as dúvidas pessoal, quem ja possui experiência por favor faça os apontamentos e vamos fixar pelos moderadores o tópico ou algo do tipo com preenchimento correto do modelo 3 Atribuição Pelo Casamento....

O único tópico que ví próximo disso foi colocado pela @Marcia se não me engano ensinando do modelo 1C para maior e 1C para menores que me ajudou muito no processo dos meu filhos...

Desde já deixo meus agradecimentos!
«13

Comentários

  • @mmsbrother,

    Preenchimento Modelo 3 - Declaração para aquisição pelo casamento (este tipo de nacionalidade não é originária, logo não é atribuição)

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_3_cheque.pdf?nocache=1329228426.9

    Quadro 1

    Item 8 --> colocar todos os países onde residiu. Se só morou no Brasil, colocar:
    Cidade xxxx, Estado xxxx, país Brasil.


    Quadro 2

    Item 1 --> assinalar com X a opção de casado (se tiver ocorrido casamento) ou união estável (se tiver homologado a união em Portugal)
    Item 3 --> Opção SIm, demais opções Não (conforme o caso, claro)
    item 4 --> em branco se não nasceu em Portugal
    Item 5 --> não marcar, se nunca morou em Portugal
    item 6 --> só preencher se não enviar a cópia da certidão portuguesa da esposa
    (para caso da esposa ter sido atribuída, preencher nome completo dela, data de nascimento, número e ano do assento e marcar conservatória de Registos Centrais)


    Quadro 3

    Preencher apenas se for procurador e não requerente.


    Quadro 4

    Para o caso de quem é casado (e não tem união estável, que é seu caso):
    Marcar -itens 1, 2 (se for mandar a certidão portuguesa da esposa), 3 (é a certidão de casamento portuguesa), 6 (antecedentes criminais da PF)
    Marcar Item 10 (outros) - cópia autenticada e apostilada do seu RG

    Não marcar - Item 4, 5, 7, 8, 9 - não marcar


    Assine presencialmente no consulado ou no cartório (reconhecendo assinatura presencial ou por autenticidade).
  • Muito Obrigado Marcia, acredito que isso ajudará pessoas com a mesma dificuldade de preenchimento.
  • Muito úteis as dicas acima para preenchimento do formulário modelo 3 (Atribuição pelo casamento/cônjuge).
    Entretanto, ainda tenho uma dúvida em relação ao preenchimento do formulário modelo 3.

    O meu casamento foi realizado no Brasil. Esse casamento está devidamente averbado no Assento de Nascimento da minha esposa na Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.
    Tendo apenas o averbamento do casamento no Assento de Nascimento da minha esposa e a certidão de casamento brasileira, devo assinalar o Campo 3 (Certidão do registo de casamento) do Quadro 4 desse formulário ou deixá-lo em branco?
  • @Marcelo_Portugal,

    se você vai enviar a cópia do assento português de sua esposa, e nesta cópia já estiver averbado o casamento, não precisa mandar junto a cópia do casamento português.

    Mas, a maioria das pessoas não pede outro assento português depois de transcrito o casamento. E nesto caso, tem que mandar os dois (assento + certidão casamento).
  • Márcia, muito obrigado.
  • Alguém poderia me ajudar no preenchimento do modelo 3 aquisição pelo casamento, no quadro 1 num 3 pede para preencher o doc. de identificação data, e emitido por... mas nas instruções de preenchimento diz que seria um documento emitido por um dos países da União Européia, meu marido nunca morou fora ainda, somente no Brasil, deixo em branco?
  • @Vanessa coloca os dados do R.G do seu marido.
  • Boa tarde, pessoal!
    Estou iniciando o preenchimento do formulário...
    A explicação da moderadora Marcia foi dez, mas eu ainda estou com um pequeno receio no preenchimento do documento, precisamente no quadro 1, item 8.
    Eu coloquei como residência atual Dublin/Irlanda (item 5 do quadro 1). Dessa forma, no item 8 do quadro 1, eu irei colocar apenas a cidade, estado e país do Brasil (onde residiu anteriormente) ou preciso colocar de Dublin também? Sei que será necessário enviar 2 antecedentes criminais (Brasil e irlanda), mas a dúvida seria apenas no preenchimento desse campo, porque Irlanda é o país que moramos atualmente.

    Muito obrigada,
    Fernanda
  • Olá, @Fcamuri,

    tudo bem?
    Esse campo serve apenas para quando a pessoa já morou em mais de um país. Então, no seu caso: residência atual (campo 5): endereço em Dublin / Irlanda, e onde residiu anteriormente (campo 8): Cidade/Estado/Brasil. Caso tenha morado em outros países, deve também mencionar no campo 8.

    Como você colocou, deve anexar duas certidões de antecedentes criminais.


    Aproveitei para colocar esta discussão na categoria certa - processos de aquisição / naturalização e editar o assunto.
  • Oi @Marcia, está tudo bem : )
    Obrigada por me esclarecer e obrigada também por colocar a dúvida na categoria certa ; )
  • @ClaudiaL , no quadro 4, em Outros Documentos, eu escrevi CERTIDÃO DE REGISTRO DE NASCIMENTO DA FILHA DE NACIONALIDADE PORTUGUESA.
  • @Marcia continuei com a dúvida de @Marcelo_Portugal

    Estou enviando o Assento de Nascimento do meu marido que consta a Averbação do nosso casamento realizado no Brasil.

    Então NÃO PRECISO ENVIAR a nossa Certidão de Casamento e Inteiro Teor e apostila-la??? Sendo assim, não marco X quadro 4 campo 3 ???
  • @Daniele se na certidão de nascimento do seu marido já consta a averbação dos seu casamento não tem necessidade de enviar a sua certidão de casamento.
  • @Marcia
    Boa noite.
    Tenho algumas dúvidas:

    1) Como separo as palavras? Com traço, barra ou vírgula? Exemplo: Rio de Janeiro / Brasil ? Ou Rio de Janeiro , Brasil ? Rio de Janeiro - Brasil??
    No caso de virgula, é logo após o fim da palavra anterior? Rio de Janeiro, ou Rio de Janeiro , ??

    2) Como posso abreviar Apartamento? Ap? Apto?

    3) Local de Casamento devo colocar o nome do Cartório? Exemplo: Cartorio xx circunscrição do Estado de São Paulo? Ou apenas Cidade, Estado e país do casamento?
    E caso o nome completo do cartório não caiba nos espaços, devo imprimir outro formulário e completar com o que falta?

    Nesse caso de imprimir outro formulário para preencher o que não coube, tenho que assinar e reconhecer firma por autenticidade também?

    4) No nosso endereço é necessário indicar o bairro? Pois se tiver que colocar o bairro, não vai caber.

    5) A última dúvida é no órgão que emitiu meu RG. No caso é DETRAN do RJ.
    Coloco DETRAN - RJ ? Ou SECRETARIA DP ESTADP DA CASA CIVIL E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. DETRAN - RJ

    ??
    Desculpe o excesso de dúvidas, mas vou enviar em breve e gostaria de evitar problemas hehe

    Muito obrigado!
    Se outra pessoa puder responder tb, agradeço
    @Vlad Pen
  • No Quadro 2 Campo 6
    Eu juntei a certidão de casamento portuguesa.
    Ainda assim preciso preencher o Campo 6?
    (li aqui no post da @Marcia que se o conjuge tiver a nacionalidade Atribuída precisa preencher. Fiquei confuso)
  • MARCELLAMARCELLA Member
    editado May 2019
    Olá @Marcia,
    estou com dúvida no preenchimento do item 8 do quadro 1: Ficaria São Paulo - São Paulo - Brasil, separado por traços?
  • Estou preenchendo o documento pro meu pai e me surgiu uma dúvida, meu pai é de Minas Gerais, já morou em São Paulo e atualmente mora em Cotia, no item 8 eu preciso colocar essas localidades? Caso negativo como ficaria, colocaria só o atual? Obrigada!
  • @MARCELLA sem problemas separar por traços
  • @Bianca coloque o endereço atual.
  • @Vlad obrigada!
  • Pessoal, me surgiu duas dúvidas.

    1- No quadro 1, item 8 (localidades e países onde residiu) eu coloquei EXATAMENTE assim: Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil (não coloquei as palavras cidade/estado país). Será que está certo?

    2- No quadro 4, ao invés de assinalar o item 7 (documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado), assinalei o item 10 (outros documentos) e escrevi: cópia autenticada e apostilada do registro geral. Está correto?

    Grata

  • Bom dia!
    Eu consigo fazer o pagamento via cartão de crédito para o processo de nacionalidade do meu marido?
    Qual o link? Só achei do modelo 1C.
    Somos casados há mais de 5 anos e eu já tenho a cidadania por atribuição.
  • Obrigado, @Vlad Pen
    Estou com 2 dúvidas:
    No quadro 2, campo 1. Local de casamento coloco só a cidade/estado?
    E no campo 3, tem ligação afetiva coloco sim ou não?
    Somos casados há mais de 3 anos.
  • @Audrey quadro 2 , campo 1 coloca cidade, estado e país e no campo 3 coloca SIM

    Obs: no quadro 1, campo 8 coloque BRASIL.
  • @Vlad Pen,
    Então no quadro 1 campo 8 não coloco a cidade e o estado?
    Ele só residiu em Sp.
  • @Audrey, coloque cidade ( São Paulo) e país ( Brasil)
  • Certo! Obrigado mais uma vez!
  • @Vlad Pen vc conhece algum formulário Mod 3 editável?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.