Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

1131416181923

Comentários

  • RamosRamos Member
    Correia1, está mesmo demorado.
    O meu processo é Janeiro 2018, dei entrada no Porto e aguarda assinatura e despacho do conservador.
    Já tem resposta das 3 entidades desde Novembro 2018

    É mesmo só aguardar.
  • @vlad pen pois é para mim. Já dei entrada ao meu processo e agora o meu marido tem uma oferta de trabalho e eu não tenho o meu pasaporte venezuelano estou à espera da minha nacionalidade portuguesa por isso queria perguntar sobre o pedido de urgência. Já q não posso s ficar sozinha cá.
  • MarukMaruk Member
    @Correia1 há quanto tempo que tens as respostas das entidades?. Dei entrada em Janeiro de 2018 e ainda falta uma entidade. Dei entrada em Lx mas foi para o Porto. Desde de quando está aguardando o despacho?.
    Obrigado
  • MarukMaruk Member
    @davidsolagui eu recomendo dar entrada para renovar a residencia.
    Meu processo já canta ha 16 meses e ainda não foi concluido. Portanto, aconselho renovar.
  • @Fabizerba, o requerimento de nacionalidade é seu, mas a proposta de trabalho é para seu marido. A conservatória não vai considerar isso.
  • Marruk liguei na terça feira e me disseram isso que já tenho todas as respostas agora o conservador está analizar
  • RamosRamos Member
    Bom dia,
    recebi ontem a carta do IRN com o assento. O meu processo está concluido.
    Dei entrada em 30/01/2018 na CNAI do Porto e terminado a 23/05/2018.

    Obrigado a todos pela partilha de experiencias. Desejo que todos consigam os seus objetivos.
    Abraço a todos
  • Parabéns @ramos
  • Parabens Ramos!!!!!

    Falando de resposta de entidades. Falta a resposta do SEF para o meu processo passar para a proxima fase. Quais sao as vossas experiencias em espera dessa resposta do SEF? Ouvi falar que essa entidade e a mais demorada. Quanto tempo esperaram pela resposta do SEF?
  • RamosRamos Member
    Obrigado @Correia1 e @Katcuddler

    só uma correção nas datas: foi de Janeiro de 2018 a Maio de 2019.

    A resposta 3 das entidades no meu caso ficaram prontas em Novembro 2018, mais ou menos 10 meses depois de ter dado entrada ao pedido. De Novembro 2018 a Maio 2019 fiquei à espera do despacho.
  • MarukMaruk Member
    Bom Dia! Liguei hoje e obtive a resposta de todas as entidades, agora falta assinatura.

    Alguém sabe se esta etapa demora muito tempo?.

    Ao mesmo tempo a senhora do RN me indicou um site e me forneceu uma senha para seguir o processo online para evitar entrar em contacto por telefone.

    O site é
    https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    A senha foi fornecida pelo telefone mesmo.

    Entrei no site mas, não percebo se as informações batem com o que ela me disse ao telefone.

    São essas que lá estão no site :
    1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio
    2. Registo do pedido
    3. Consulta a entidades externas
    4. Verificação da documentação entregue
    5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade
    6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade
    7. Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo

    Minha pergunta é: pela ordem que eles seguem, ter a respostas das entidades externas é ainda estar no inicio do processo, ou seja na etapa 3. Entretanto, a Etapa 4 e 5 (no meu ver analise) não deveria vir antes, pela lógica?.

    Obrigado.

  • @maruk demora como um mes mais mais ou menos!!!!
  • @maruk eu fui ate a conservatoria e eles falaram que nao conseguiam darme uma senha porque era so para os processo novos, è certo aquele???
  • MarukMaruk Member
    @Fabizerpa tente pelo telefone. Me deram a senha , sem eu saber que existia essa possibilidade/nova ferramenta.
    Meu processo deu início em Jan 2018.
  • @maruk sim é nova não tem muito tempo. Estou a ligar agora mesmo pra os registro e não consigo. Disse q tem muita gente e não é possível atender a minha chamada e desligam.
  • @maruk ligaste para os registros centrais??? Estou tentar desde muito tempo e não consigo disse q tem muito numero elevado de chamadas. Qual foi o numero q ligaste???
  • MarukMaruk Member
    @Fabizerpa sim, eu tentei algumas vezes na mesma manhã, e me atenderam depois de umas 15 tentativas, era umas 10.30 mais ou menos.
  • @maruk então vou fazer isso amanhã muito cedo e vou tentar umas 30 hahahaha. Para conseguir a senha. Q preciso. Obrigada..
  • MarukMaruk Member
    @Fabizerpa que fase está o seu processo?. Quando conseguir diz se a informação que te passaram pelo telefone bate com a informação que está no site.
    Boa Sorte!
  • @maruk falaram estava em análises mas não sei q fase. Sim eu falou por cá e digo te alguma coisa. Obrigada
  • @maruk vou ligar agora para o registro.
  • MarukMaruk Member
    @Fabizerpa bom dia! Conseguiu??
  • @maruk olá simmm consegui ontem de tarde. Eles dera me a senha. E está certa a informação q está no site com a q eles disseram me por telefone.
  • A alguma novidades?
    Será que este site de acompanhamento está atualizado?
  • Oi Correia. Sem novidade nenhuma aqui :( Esperando 9 meses e ainda em analise. E voces?
  • Oi Correia. Sem novidade nenhuma aqui :( Esperando 9 meses e ainda em analise. E voces?
  • @katcuddler também nada especial já 1ano e 6messes em análise e já tenho todas respostas
  • Por acaso já tenho as 3 respostas, depois quanto tempo demora o Resto.?? O meu processo vem sendo muito rápido. Eu estou nos Açores e o meu processo en Gaia. Desde Fevereiro q dei entrada.
  • MarukMaruk Member
    @Correia1 na mesma aqui, 1 ano e 6 meses e já tenho todas as respostas. Adorava entender a lógica, por qual motivos alguns são rápidos e outros lentos...
  • @Fabizerpa por acaso ja recebeste o despacho favoravel ou ainda nao?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.