Conservatória mais rápida

2»

Comentários

  • Boa tarde Vlad, tudo bem com você?
    Pode me ajudar, por favor? Eu enviei toda a documentação da minha mãe que vocês me indicaram aqui no forum, para o Arquivo Central do Porto, para obter a cidadania por atribuição
    Ela é filha legítima do meu avô portugues Jaime Tenreiro.. no entando eles solicitaram providenciar junto a um cartório português ou junto ao consulado português no Brasil, o assentamento de casamento de meu avô com minha avó.

    Os termos exatos da carta que recebi foi:
    Proceder à trascrição, no Registro Civil Português(qualqer conservatória do Registro Civil ou Consulado ) do assento de casamento dos pais, para que se considere estabelecida, na menoridade, a filiação quanto ao progenitor português. A declaração de nascimento foi prestada pela mãe, pelo que beneficiavam na presunção legal de legitimidade, havendo um reconhecimento automático da filiação quanto ao marido da mãe.


    Minha pergunta é: eu solicitei a certidão apostilada de inteiro teor, por copia reprográfica e digitada..
    Quando chegar este documento, eu posso enviar para o mesmo endereço da documentação inicial? Se eu for ao consulado portugues não é mais rápido?

    Porque eles deram um prazo legal de 20 dias úteis..
  • @Airton ja te respondi IN BOX.
  • Olá Vlad, muito grato.. vocês não tem idéia da importância deste serviço que vocês prestam. fantástico realmente...

    Finalmente, após 1 ano, recebemos a carta oficializando a cidadania de minha mãe. Através do numero do assentamento eu entrei no site https://www.civilonline.mj.pt/ e solicitei a certidão dela.

    Vlad, agora vou fazer todo o processo para mim.. Na verdade não sei se devo fazer a atribuição de casamento da minha mãe, antes de mais nada, ou solicitar direto minha atribuição de cidadania portuguesa.

    Nos documentos que enviei para a conservatória.. já constava o nome após o casamento.. averbado na certidão de nascimento

  • Vlad, eu li algumas das suas respostas, sobre necessidade de transcrição de casamento, quando a mãe é Portuguesa.. esta claro que necessito fazer a transcrição do casamento. porém, na certidão de nascimento que enviamos já consta a averbação do casamento.

    e aproveitando pra saber onde devo enviar atualmente pra sair mais rápido, pois os registros que via aqui no fórum foi de 2017.

  • Airton RUIZ,

    transcrição de casamento é outro processo, o processo de atribuição de nacionalidade faz o registo do nascimento apenas.

    A transcrição faça por Ponta Delgada ou, dependendo de onde estiver, o consulado do RJ e o escritório de Santos - SP são opções a serem consideradas também.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.