Boa tarde Vlad, tudo bem com você? Pode me ajudar, por favor? Eu enviei toda a documentação da minha mãe que vocês me indicaram aqui no forum, para o Arquivo Central do Porto, para obter a cidadania por atribuição Ela é filha legítima do meu avô portugues Jaime Tenreiro.. no entando eles solicitaram providenciar junto a um cartório português ou junto ao consulado português no Brasil, o assentamento de casamento de meu avô com minha avó.
Os termos exatos da carta que recebi foi: Proceder à trascrição, no Registro Civil Português(qualqer conservatória do Registro Civil ou Consulado ) do assento de casamento dos pais, para que se considere estabelecida, na menoridade, a filiação quanto ao progenitor português. A declaração de nascimento foi prestada pela mãe, pelo que beneficiavam na presunção legal de legitimidade, havendo um reconhecimento automático da filiação quanto ao marido da mãe.
Minha pergunta é: eu solicitei a certidão apostilada de inteiro teor, por copia reprográfica e digitada.. Quando chegar este documento, eu posso enviar para o mesmo endereço da documentação inicial? Se eu for ao consulado portugues não é mais rápido?
Porque eles deram um prazo legal de 20 dias úteis..
Olá Vlad, muito grato.. vocês não tem idéia da importância deste serviço que vocês prestam. fantástico realmente...
Finalmente, após 1 ano, recebemos a carta oficializando a cidadania de minha mãe. Através do numero do assentamento eu entrei no site https://www.civilonline.mj.pt/ e solicitei a certidão dela.
Vlad, agora vou fazer todo o processo para mim.. Na verdade não sei se devo fazer a atribuição de casamento da minha mãe, antes de mais nada, ou solicitar direto minha atribuição de cidadania portuguesa.
Nos documentos que enviei para a conservatória.. já constava o nome após o casamento.. averbado na certidão de nascimento
Vlad, eu li algumas das suas respostas, sobre necessidade de transcrição de casamento, quando a mãe é Portuguesa.. esta claro que necessito fazer a transcrição do casamento. porém, na certidão de nascimento que enviamos já consta a averbação do casamento.
e aproveitando pra saber onde devo enviar atualmente pra sair mais rápido, pois os registros que via aqui no fórum foi de 2017.
transcrição de casamento é outro processo, o processo de atribuição de nacionalidade faz o registo do nascimento apenas.
A transcrição faça por Ponta Delgada ou, dependendo de onde estiver, o consulado do RJ e o escritório de Santos - SP são opções a serem consideradas também.
Comentários
Pode me ajudar, por favor? Eu enviei toda a documentação da minha mãe que vocês me indicaram aqui no forum, para o Arquivo Central do Porto, para obter a cidadania por atribuição
Ela é filha legítima do meu avô portugues Jaime Tenreiro.. no entando eles solicitaram providenciar junto a um cartório português ou junto ao consulado português no Brasil, o assentamento de casamento de meu avô com minha avó.
Os termos exatos da carta que recebi foi:
Proceder à trascrição, no Registro Civil Português(qualqer conservatória do Registro Civil ou Consulado ) do assento de casamento dos pais, para que se considere estabelecida, na menoridade, a filiação quanto ao progenitor português. A declaração de nascimento foi prestada pela mãe, pelo que beneficiavam na presunção legal de legitimidade, havendo um reconhecimento automático da filiação quanto ao marido da mãe.
Minha pergunta é: eu solicitei a certidão apostilada de inteiro teor, por copia reprográfica e digitada..
Quando chegar este documento, eu posso enviar para o mesmo endereço da documentação inicial? Se eu for ao consulado portugues não é mais rápido?
Porque eles deram um prazo legal de 20 dias úteis..
Olá Vlad, muito grato.. vocês não tem idéia da importância deste serviço que vocês prestam. fantástico realmente...
Finalmente, após 1 ano, recebemos a carta oficializando a cidadania de minha mãe. Através do numero do assentamento eu entrei no site https://www.civilonline.mj.pt/ e solicitei a certidão dela.
Vlad, agora vou fazer todo o processo para mim.. Na verdade não sei se devo fazer a atribuição de casamento da minha mãe, antes de mais nada, ou solicitar direto minha atribuição de cidadania portuguesa.
Nos documentos que enviei para a conservatória.. já constava o nome após o casamento.. averbado na certidão de nascimento
Vlad, eu li algumas das suas respostas, sobre necessidade de transcrição de casamento, quando a mãe é Portuguesa.. esta claro que necessito fazer a transcrição do casamento. porém, na certidão de nascimento que enviamos já consta a averbação do casamento.
e aproveitando pra saber onde devo enviar atualmente pra sair mais rápido, pois os registros que via aqui no fórum foi de 2017.
Airton RUIZ,
transcrição de casamento é outro processo, o processo de atribuição de nacionalidade faz o registo do nascimento apenas.
A transcrição faça por Ponta Delgada ou, dependendo de onde estiver, o consulado do RJ e o escritório de Santos - SP são opções a serem consideradas também.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1