Transcriçao de casamento junto com atribuiçao de filhos menores

Tenho agumas duvidas: estou fazendo o processo da minha atribuiçao pelo meu pai portugues. Assim que sair quero fazer a atribuiçao dos meus filhos (13 e 10 anos) porem meu marido é brasileiro e declarante na certidao deles. Preciso transcrever meu casamento primeiro? Ou posso mandar o processo de transcriçao do casamento para Ponta Delgada e a atribuiçao das crianças para a ACP simultaneamente? E o processo do meu marido, para a aquisiçao pelo casamento, mando so depois de conseguir tudo isso?

Comentários

  • @LIDIA depois da sua atribuição vc faz sua transcrição de casamente e posteriormente pede a atribuição dos filhos.Ambos os pais tem que assinar o requerimento.
  • ok, muito obrigada !!!
  • Bom dia, li em 2 postagens aqui no forum que enviaram os dois processos juntos num mesmo envelope do correio para Tondela e deu certo. Isso nao procede entao? Eu nao poderia enviar 3 envelopes numa mesma postagem (um com minha transcriçao, outro com a atribuiçao do meu filho de 13 anos e outro com a atribuiçao do meu filho de 10)? Normalmente a transcriçao demora quanto tempo pra ficar pronta? E como acompanho esse processo?
  • @LIDIA1973, Tondela aceita que seja enviada a transcrição de casamento junto com a atribuição de filhos menores de idade juntos. Tondela está com excesso de processos então está um pouco demorado por lá, se tiver pressa o melhor é fazer a transcrição de casamento por Ponta Delagada e a atribuição pelo ACP.
    Por Ponta Delgada a transcrição leva cerca de um mês, Tondela me parece que está levando uns 3 ou 4 meses. Algumas pessoas conseguem saber se foi concluída a transcrição ligando na Linha de Registos e pedindo para o atendente verificar se consta a averbação do casamento no assento de nascimento. Se você tiver alterado o nome pelo casamento no civilonline também da para ver pois na página de acesso a certidão o nome atualiza, a certidão que você não.
  • Muito obrigada pela sua resposta Daniel. Outra dúvida: Pra fazer a minha transcrição preciso da minha certidão de nascimento portuguesa (meu processo ainda está em análise - previsão de sair em meados de março) ? Ou só o numero do assento, quando sair, eu já consigo fazer? Posso mandar esse processo para Ponta Delgada e no mesmo dia já mandar a atribuição dos meus filhos para ACP, ou como não vão pra mesma conservatória vou ter que esperar sair a transcrição primeiro? Para atribuição de menores a ACP é a mais rápida hoje?
  • @LIDIA1973, com o número de assento já pode fazer, você coloca seus dados (nome, nascimento, filiação, número / ano do assento, etc...) em uma folha a parte e envia junto com o restante da documentação.
    O ideal é esperar a transcrição para depois enviar os outros processos, pode ocorrer algum problema e atrasar a transcrição e dai os outros processos acabariam caindo em exigência. ACP é a mais rápida hoje para atribuições, está demorando cerca de 3 meses tanto menores como maiores, Tondela está levando uns 6 meses.
  • Ok, obrigada !!! Então se a transcrição por Ponta Delgada demora +-1 mês, melhor esperar sair pra depois mandar a atribuição deles pra ACP. E da transcrição tb consigo uma certidão pela civil online?
  • @LIDIA1973, consegue sim. Só solicitar uma certidão de casamento.
  • ok, muito obrigada Daniel !!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.