2019 - Conservatórias mais rápidas

Oi pessoal, boa tarde!

Poderiam indicar quais as conservatórias estão realizando os processos de atribuição e transcrição de forma mais ágil? Vi algumas discussões indicando ACP mas também vi outras dizendo que as do Porto são as mais cheias e demoradas. Estou reunindo a documentação e pretendo enviá-la para ambos processos nos próximos meses.

Grata desde já!

Leticia.
«1

Comentários

  • @Leticia..para atribuição ACP do Porto (faz somente atribuição) e transcrição a 4 Crc do Porto ou pelo consulado.
  • Mandar pelo correio para Lisboa é mais rapído do que via consulado RJ ?
    E para aquisição por casamento, nem presencialmente consigo em outro lugar que não Lisboa?

    Outra dúvida:
    Se eu tirar a do meu filho pelo Porto por exemplo. Pro resto da vida ele vai depender do Porto, como nós em relação aos cartórios daqui? Nesse caso, não seria melhor ter vinculos com Lisboa, por sempre ter mais chances de ter alguém por lá, etc??
  • editado January 2019
    @Tuga_BR, Em Portugal não é como no Brasil, todos os registros informatizados ficam em um sistema integrado, você pode entrar em qualquer conservatória em Portugal ou consulado no mundo e solicitar uma certidão que eles acessam o sistema e emitem, normalmente na hora, por exemplo.
    Quanto a aquisição por casamento já te respondi em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/186543/#Comment_186543
    Pedimos que não fique replicando a mesma pergunta no fórum todo, aguarde um pouco para ter uma resposta já que os usuários não ficam online o tempo todo, ficar postando repetidamente não fará com que seja respondido mais rápido nem ter respostas diferentes. Já vi 3 postagens suas perguntando exatamente o mesmo de maneiras diferentes.
  • Tuga_BRTuga_BR Member
    editado January 2019
    @Daniel Henriques Desculpe!

    Mas o que digo é: dando entrada presencialmente eu entro em algum tipo diferente de prazo do que os que enviam pelo consulado? Ou o prazo de aprox. 1 ano e meio é para qualquer situação?
  • O mesmo prazo, como falei se der entrada por outro local que não a CRC Lisboa vão encaminhar a documentação para lá e vai entrar na fila de processos, se der entrada pessoalmente lá vai para a fila da mesma maneira.

    A diferença de prazo que tem em algumas conservatórias para entrada pessoalmente é apenas para processos de atribuição de filhos, e isso devido ao processo de nacionalidade de filhos poder ser feito de duas maneiras. A maneira que é feita quando dado entrada pessoalmente não é a mesma que quando é envianda a documentação então o processo pessoalmente, nesse caso, é mais rápido pois é um outro tipo de processo. Não é o seu caso.
  • @Daniel Henriques Obrigado!!
  • @Tuga concentre suas dúvidas em apenas um tópico.
  • @Vlad Você sabe quanto está demorando em média atualmente a nacionalidade para filho no ACP e a transcrição de casamento na 4aCRC do Porto? E se o ACP ainda tem aquela exigência de só fazer processo de nacionalidade de filhos de português nascido em Portugal (no meu caso meu pai é cidadão português mas nasceu no Brasil, meu avô qm nasceu em PT)?
  • @Daniel Não sabia disso, você sabe quais são essas CRCs que são mais rápidas em caso de entrada pessoalmente e quanto estão demorando em média para atribuição de filho?
  • @Andrew não sabemos o prazo de transcrição da 4 CRC.O prazo para processos em ACP está em 3 meses. Para processos em ACP não precisa ter nascido em Portugal.
  • Obrigado @Vlad! A 4a CRC do Porto costuma mandar e-mail ou algo do tipo para avisar quando a transcrição está concluida?
  • @Andrew não sei te informar
  • @Vlad Pen muito obrigada!
  • @Vlad para atribuição, Porto ainda está mais rápida ? Obrigado
  • @CristinaLima

    O ACP,ultimamente,não anda tão rápida como algum tempo atrás,mas ainda continua sendo a melhor opção
  • Boa tarde
    Qual o e-mail de contato da conservatória de registro civil de Ribeira da pena ???
  • O ACP tem sido a melhor opção com relação à analise de documentos e prazo?
  • @Millenagl, já respondido. Por favor aguarde um pouco pela resposta, não fique postando a mesma dúvida repetidamente no fórum.
  • Posso fazer simultaneamente a transcrição de casamento dos meus pais e meu processo de atribuição no porto?
    S
    (Em seus respectivos locais)
    Obrigada
  • @talita ACP do Porto não faz transcrição de casamento. Sugiro esperar primeiro a transcrição de casamento ser concluida
  • @vlad pen quais são as duas formas de se fazer a atribuição, mencionado acima? Nunca ouvi dizer disso. No caso meu pai e português nascido em PT. Existe mais de uma forma de se fazer a atribuição? Qual é a mais rápida?
  • @aliosh existem atribuição para filhos e netos de portugueses.Cada uma com sua peculiaridade e exigência.Depende se vc é neto de portugueses com pais falecidos ou pais vivos..
  • @vlad filho de pai português vivo, nascido em PT
  • @aliosh nesse caso é o meio mais fácil.. a nacionalidade direta de pai para filho.
  • @vlad o meu caso difere de alguma maneira da atribuição por declaração, enviando os docs pra conservatória, 1C, etc? Poderia me explicar, por favor?

    Desde já agradeço =)
  • @aliosh

    Sua mãe é brasileira ou portuguesa? Se for portuguesa terá que transcrever o casamento dela , agora , se for brasileira não é necessariamente obrigatório , a ACP não exibe casamento transcrito se um dos genitores for brasileira ,

    Os documentos

    1• assento do português , cópia simples ou a indicação do registo dele

    2•sua certidão de nascimento , inteiro teor reprografica e apostilada

    3• seu rg autenticado e apostilado

    4 • vale posta de 175Eu ou pagamento via cartão

    5• formulário 1C digitado ou escrito à mão com a sua assinatura reconhecida firma

    6• se a sua mãe tem o sobrenome do seu pai ou ela mudou de nome por conta do casamento , envia uma certidão de casamento inteiro teor ( apenas para justificar a mudança de nome dela )

    Com tudo , manda para a ACP e aguarda alguns meses
  • alioshaliosh Member
    editado September 2019
    Beleza, isso é por declaração. Minha duvida era se havia outra forma mesmo.
  • Não existe outro caminho para a atribuição , esse é o único jeito no seu caso
  • Bom dia, estou com toda minha documentação juntada e a dúvida se devo dar entrada via Portugal ou Consulado em São Paulo. Pelo que entendi a ACP Porto só pode para português nascido em Portugal, e meu pai é brasileiro com cidadania adquirida...Qual será a forma melhor de entrar?

    Outra duvida, meu nome na Certidão de Nacimento está de solteira e não consta meu casamento na certidão de inteiro teor, neste caso devo preencher o requerimento com o nome de solteira ou de casada? Adianta enviar a Certidão de Casamento?
    Muito obrigada
Esta discussão está fechada.