Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

1121315171823

Comentários

  • @tatianeserrano não tem que comprovar, pois ele fazem a busca.
    Acredito que se der entrada em Tondela ou Ovar o processoc segue para o Porto. Já percebi que não existe uma regra específica para tal. Alguns são mais rápidos e outros demoram mais. O meu processo, deu entrada em Jan de 2018 e até agora nem uma resposta.
    De qualquer forma, se já está há 6 anos no país pode dar entrada por tempo, e os documentos que vão te pedir serão os
    Que indicou no seu comentário.
    Boa Sorte!
  • @Tatiane processos por tempo de residência são feitos somente na CRC de Lisboa.
  • amin ullahamin ullah Member
    editado January 2019
    muito bom dia quero uma informação eu ja tenho e esposa tambem nacionaledade portugesa ja entregei para 2 filhos menores ja tenho nomero processo agora os filhos ta estodaram em portugal mas eu encontrei trabalho fora portugal posso consigo Pedido de urgência? tenho contrato de trabalho obrigado
  • Boa tarde, os serviços centrais já não atendem mais? Fiquei 2:30 à espera hoje e nada.. há alguma outra forma de comunicar com eles?
  • editado January 2019
    @VitorSouza Ligue na linha de registro (351) 211950500 opção 1 e depois opção 1 novamente.
  • Olá boa tardes. Sou eu de novo. Queria perguntar uma coisa, se uma pessoa tem cartão de residência desde o 2014 pode pedir a naturalização???
  • Isso queria saber @Dejesus se aquela lei já estava regulamento, pois já foi desde o 2014 a pessoa tem cartão.
  • Então está certo. Obrigadoooo amigo.
  • Malta, eu consegui falar no RN de Lx. Meu processo faltam duas deligencias: SEF e Judiciaria.
    Vão fazer 13 meses de inicio do processo.
  • O Meo processo foi 16 meses, pedido Lisboa e foi para Porto, pedido 09/2017 acabo 14/12/18. Patiencia va sair cedo, boa sorte.
  • Caros, o meu processo foi finalmente numerado :)! Eu sei que isto é só o inicio, mas ainda assim, para mim são boas noticias. Entreguei o processo no CNAIM de Lisboa em outubro 2018 e foi transferido para o Porto onde foi numerado a semana passada e agora está em analise. Alguém sabe, o tempo médio de espera do processo estar em analise, se tudo der certo claro? 6-10 meses no Porto? Obrigada
  • olá Katcuddler,
    depende sempre, mas os prazos no geral estão acima de 1 ano. Entreguei o meu pedido em Janeiro de 2018 na CNAI do Porto, ainda aguardo. Desde Novembro de 2018 que já tem a resposta das 3 entidades, mas ainda aguarda despacho.
  • Boa tarde,
    Liguei hoje para a linha de registos e o meu processo ainda aguarda a assinatura do conservador.
    Segundo o que senhora explicou, após a assinatura a conservatória do Porto está a demorar 2 semanas a finalizar o processo. No entanto sem a assinatura, nada feito
  • 14 meses e ainda não tenho resposta.
    Uma pergunta: tenho cartão de cidadão pelo abrigo Porto Seguro. Entretanto, vai vencer agora em Maio de 2019. Obviamente não pretendia renovar, já que pelo que sei o número altera quando pedimos nacionalidade. O que eu faço? Renovo ou aguardo a nacionalidade?
    Obrigado
  • Bom dia, ainda é possível saber o desenvolvimento do processo pela linha de registos? Já faz umas 3 semanas que ligo e não dá em nada..
  • Bom dia. é possivel sim , quando eles estiveram com vontade de trabalhar. ja faz 2 anos q ligo e ninguem atende.
  • Bom dia foristas,
    Alguém saberia me informar, que acompanhou o andamento do processo quanto tempo está levando em
    Média a fase 7 (consulta aos órgãos externos)???
    Obrigada.
  • @josnet

    Bom dia, vi que seu pedido de naturalização foi solicitado pedido de urgência, poderia me passar maiores informações sobre isso?
    O que foi argumentado para que fosse solicitado urgência no processo?
    Obrigada!
  • Oi
    Candidatei-me à CRC Lisboa em dezembro de 2017 e o meu caso foi enviado para o ACP do Porto. No entanto, ainda não recebi. Hoje pedi ao CRC de Lisboa e também respondi que ainda falta uma resposta do SEF.
    Depois de receber todas as respostas, o processo é enviado de volta a Lisboa para posterior avaliação? ou ACP conclui e envia uma carta?

    Obrigado
  • MarukMaruk Member
    Estão demorando mesmo. Pedi em Janeiro de 2018 e apenas resposta da PJ. Estou entrando em contacto hoje para ver se já tenho resposta do SEF ou da Adm Interna. Pelo que percebi, depois de terminarem o processo das entidades, volta pra CRC lisboa onde foi feito o pedido para terminarem o processo. @meysam
  • @meysam,

    Se seu processo foi remetido ao ACP, toda a análise é feita por lá. Qdo voltam às respostas, o ACP dá andamento final ao processo, até sua aprovação e feitura do assento.
  • Sabem dizer por qual motivo demora tanto? Seria grande numero de processos ou detalhamento da vida do requerente durante os 5 anos em Portugal?
  • @Maura Martins,

    Excesso de processos, contingente reduzido, tempo alto de resposta das entidades.
  • @Marcia obrigada!
  • davidsolaguidavidsolagui Member
    editado April 2019
    Boa tarde!!
    eu di entrada ao processo de nacionalidade no CRC Lisboa depois de viver legalmente cá mais de 5 anos.. nesta quinta 11 de Abril com o processo 30xxx/19
    eu tenho a minha actual residência valida ate o dia 2 de Novembro.. preciso mesmo renovar essa residência ou já não é preciso?
  • @davidsolagui aconselho a renovar seu visto até seu processo de nacionalidade por tempo de residência for concluido.
  • Ola boas tardes queria perguntar algo. Por exemplo eu dei entrada ao meu processo em Fevereiro. Sou Venezuelana e o meu pasaporte venezuelano esta por vencer entao o meu marido tem uma proposta de trabalho para fora de Portugal. Sera possível eu pedir um pedido de emergência? Se alguém saber como funcióna? Podem ajudar-me por favor. Muito obrigado.
  • @Fazipersa pedidos de urgência somente para quem está requerendo a nacionalidade.
  • paparapapara Member
    Bom Dia meo processo foi concluso dezembro 2018. Papara
  • Alguém sabe dizer o tempo de espera, para o conservador assinar e despachar certidão,
    E que já tenho todas as respostas.
    Passei nos redistos centrais disseram que o conservador está analizar.

    Processo n 24xxx/2018
    De Lisboa mas foi para o porto
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.