Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

1101113151623

Comentários

  • @Vlad Pen, o Diário da República n.º 128/2018, Série I de 2018-07-05 diz diferente:
    ---
    Artigo 6.º

    [...]

    1 - ...

    a) ...

    b) Residirem legalmente no território português há pelo menos cinco anos;
    ----
    https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/115643970/details/maximized?fbclid=IwAR3AeaomWyLAyDyeFDpWnZbU2RI__deENNcr8LrZNkx3t6PWgEVrRXA3ft4

    Este documento é efetivo desde a publicação ou tem período de carência??
  • @Daniel essa lei ainda não foi regulamentada.
  • @amin parabéns!!!!! ;) fico mesmo feliz! Depois de tanto tempo!
    Aproveite!
  • @danielporto , vou tentar ajudar.
    Dei entrada em Janeiro.18, no CRC Lisboa, e os únicos documentos que me pediram foram:
    -certidão de nascimento apostilada;
    -cartão de residencia válido;
    -pagamento da taxa;
    -formulário que foi preenchido no local;

    As certidões negativas criminais, eles pedem e não é mais nescessário levar, a contagem do SEF mesma coisa. Comprovativo da Lingua Portuguesa não é preciso para países lusofanos.

    Espero ter ajudado.
  • @amin pelo que andei a ler, acho que podem lhe passar o código de assento pelo telefone. E com esse código já consegue dar entrada no CC e no Passaporte. Acho que é isso, se não for me corrijam.
    Boa Sorte!!
  • Obrigado @Maruk.
    Acabei de voltar do IRN Lisboa (da Fontes Pereira de Melo.)
    Fui com todos os documentos que você disse, confirmo as informações que você falou. Além disto pedi outros esclarecimentos sobre o que discuti com o @Vlad Pen.

    O que ouvi deles:
    * A lei que determina 5 anos já está valendo. (Não está esperando regulação para isto)
    * O processo em Lisboa dura pelo menos 1 ano.
    * O processo é resolvido no próprio Registro portanto é vantagem ir para um IRN menos sobrecarregado.

    Decidi não iniciar o processo por aqui por Lisboa e vou aproveitar e fazer uma pequena viagem para
    dar entrada nisso em Tondela.

    Mantenho vocês informados do progresso.
    Muito obrigado.
  • .....muito obrigado todos jà racebei codico assento amanha eu entrego meu cartao cidadao Abraço marcia e todos muito ajudeu racebei muito informacao aqui obrigado boa noite
  • Vlad Pen@ obrigado ja entregei cartao cidadao
  • @amim fico feliz por ti!!!
    @danielporto eu acho que é isso, eu dei entrada no CRC Lisboa e me falaram um ano tb. Mês passado entrei em contato por telefone e falaram que o meu processo iria para o Porto, porque estão sobrecarregados.
    Se fosse hoje, não teria dado entrada no CRC Lisboa e acredito que o meu processo já estaria concluido.
    Abraços
  • Olá
    Preciso de ajuda ou conselhos, eu tenho um advogado que me ajude a pedir a nacionalidade, a 25/08/2017. faz mais de um ano que ainda está em análise, mas em 19/09/2018 eu disse que tinha a resposta do SEF e eles refazem os outros dois requerimentos para PJ e DGJ Justice que eu recebi pela segunda vez, mas quando eu ligo para ver o meu processo, ele me diz que ainda está faltando o SEF. Eu não entendo mais nada !!!! o que você acha? o que posso fazer 15 meses. Eu preciso de ajuda !!!!!

    obrigado por sua ajuda e conselhos
  • parapara @ mesmos minha esposa processo esteve todod respostas mas agora 2 vez foi SEF i obrigado
  • @papara ja lhe respondi in box
  • FabizerpaFabizerpa Member
    editado November 2018
    Ola, o dia 24 de agosto ja tinha resposta do sef, o dia 10 de Setembro os documentos estavam na oficina do conservador, mais ainda nao recebo o meu numero de assento, tambem aconteceu que o conservador foi de ferias a finais de septembro, entao esta a demorar um pouco mais, foi ate a conservatoria onde dei entrada e a conservadora disse me que aquele esta ja em modo de registro, mas ainda nada. É normal? Ela disse q esta tudo bem ao igual falaram nos registros de lisboa quando liguei. Eu dei entrada na conservatoria dos acores e o processo esta em vila gaia.
  • Olá a todos, é para informar-lhe que o meu processo foi concluído, finalmente. Muita paciência que tudo vai dar certo para os outros que estão á espera ainda. Obrigado
  • Obrigado a todos. Sem perder a paciência. Boa tarde
  • Bom Dia, nada novidas falta Sef. Faz 15 meses. Boa sorte à tudos.
  • Boa tarde a todos,
    tenho seguido com frequência o forum e é de salutar a luta de todos. É um processo moroso que exige muita paciência. Dei entra no CNAI do Porto no final de Janeiro deste ano, liguei a semana passada e confirmaram-me que já tenho resposta das 3 entidades e o processo está com o conservador. Já não deve demorar muito a sair o assento.
    Um grande abraço a todos e nunca desistem nem se deixem ir abaixo com a demora.
  • um mes atras esteve meu esposa os 3 respoatas mas quando agora prguntamos elas dezeram esta em analese entar não entendo isso de meu ja tenho cartao cidadao obrigado
  • Mesma coisa con mim ate agora eu nao sabe nada.
  • Atalizando a planilha:
    Número -- Data Entrega -- Nome -- Conservatória -- Estado
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    10xxx/2017 -- 11/2016 -- Sacha -- CRC Lisboa > ACP Porto -- Análise (Exigência)
    14xxx/2017 -- 03/2017 -- Lamar -- CRC Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 06/03/2018
    23xxx/2017 -- 04/2017 -- Kelly -- CNAIM Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 27/02/2018
    25xxx/2017 -- 04/2017 -- Garmon -- CRC Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 15/02/2018
    33xxx/2017 -- 04/2017 -- Preciosa -- CRC Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 26/07/2018
    33xxx/2017 -- 04/2017 -- Tiago -- CRC Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 21/05/2018
    26xxx/2017 -- 05/2017 -- Robertok -- CRC Coimbra > ACP Porto -- Análise (DGAJ)
    xxxxx/2017 -- 05/2017 -- Hemrique -- CRC Lisboa -- Análise
    28xxx/2017 -- 05/2017 -- Claudinei -- CRC Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 29/05/2018
    41xxx/2017 -- 06/2017 -- Victor -- CRC Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 04/04/2018
    21xxx/2017 -- 08/2017 -- Edson -- CRC Lisboa -- Análise
    35xxx/2017 -- 08/2017 -- Kelvin -- CRC Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 08/2018
    37xxx/2017 -- 08/2017 -- Papara -- CRC Lisboa > ACP Porto -- Análise (SEF)
    60xxx/2017 -- 08/2017 -- Amin -- CRC Lisboa > ACP Porto -- Análise (Pedido de urgência)--Concluído 30/10/2018
    41xxx/2017 -- 09/2017 -- Tsunami -- 1º CRC Porto > 3º CRC Porto > CRC V. de Conde -- CONCLUÍDO 23/08/2018
    48xxx/2017 -- 10/2017 -- Antonio -- CNAIM Porto > ACP Porto -- Análise (SEF)
    28xx/2018 -- 10/2017 -- Josnet -- CRC Lisboa -- CONCLUÍDO 05/2018 (Pedido de urgência)
    xxxxx/2018 -- 01/2018 -- Maruk -- CRC Lisboa -- Análise
    10xxx/2018 -- 02/2018 -- Silvano -- CRC Lisboa -- Análise
    xxxxx/2018 -- 02/2018 -- Igor -- CRC Lisboa -- Análise
    12xxx/2018 -- 02/2018 -- Fabizerpa -- CRC Ponta Delgada > CRC Vila nova de Gaia -- Análise (SEF)-- CONCLUÍDO 12/11/2018
    433xx/2018 -- 03/2018 – Vitor Sousa – CRC Setúbal > CRC Porto—Análise
    558xx/2018 -- 06/2018 – Suzana Martins – CRC Lisboa---Análise
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Diligências - consultas oficiosas às 3 entidades:
    1) SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras)
    2) PJ (Polícia Judiciária)
    3) DGAJ (Direção Geral da Administração da Justiça)
  • amin ullahamin ullah Member
    editado November 2018
    muito boas eu ja entreguei meu transcrição casamento no dia 08 11 2018 como eu sabe que esta pronto ou ainda nao ?
    está feito e ainda não meu cartidao casamneto obrigado
  • @aminullah espere mais uns 15 dias e peça uma cópia pelo civilonline ao custo de 10 euros.
  • viad pen @ racebei ja racebei um informacao pelo email isso entao
    Boa tarde,

    O seu processo com o nº 5++++1 foi distribuído ao Núcleo de Transcrições de casamento e ainda não está findo.


    vida pen agora entao ?

    obrigado

  • @maruk Todas as vezes que liguei limitaram-se a dizer que estava em análise, o que seriam estas diligências? Obrigada
  • @majur as deligencias são as 3 entidades que fazem o processo dar andamento: sef, judiciaria e dgaj.
    Quando está em analise, normalmente, ainda não foi encaminhado para nenhuma deligencia, ou seja, está na fila de espera.
    Acho que é isso.
  • Bom Dia Malta!!! Meu processo foi pra ACP Porto. Dizem que é mais rápido, vamos ver. Em Janeiro faz um ano que dei entrada. Ontem após 1.30hs de espera no telefone, me disseram que já estava no ACP Porto e que ainda não tinham informações sobre as deligencias. Minha pergunta: a partir de agora devo ligar para ACP ou continuo pedindo informações no Registo Central? Alguém tem o número do ACP Porto?
    Obrigado!!!
  • Maruk@ tenta isso email Arquivo Central Porto arquivocentral.porto@irn.mj.pt obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.