Preenchimento Correto Modelo 3 Aquisição Pelo Casamento Cônjuge
mmsbrother
Member
Pessoal, olhei em todos posts com assunto de atribuição por casamento e as 47 páginas do post principal sobre atribuição por casamento e não encontrei nada sobre preenchimento correto do formulário 3 para conjugue... Vou compartilhar apenas minhas dúvidas quanto o preenchimento e gostaria de advertência ou apontamentos se houver erro do meu entendimento, para deixar esse tópico a quem estiver com as mesma dificuldades.
Preenchimento Formulário 3 Atribuição Pelo Casamento Nova Lei
Quadro 1
Item 8:
Estado e País (Se nunca morou em outro país, colocar estado e país que sempre viveu), no meu caso nunca morei em outro país sou natural de São Paulo então:
São Paulo - Brasil
Quadro 2:
Item 1 assinalar com X no caso de casamento comum com portugues(a)
Item 3 Opção SIm, demais opções Não
item 4 em branco
Item 5 certtificado de registro criminal portugues?
Em Branco? Penso que sim por nunca ter morado
item 6 Indicar esposo(a) com cidadania portuguesa
Preencher apenas Data de nascimento, Assento e Ano? Demais campos em branco?
Quadro 3:
Preencher apenas se for procurador e não requerente.
Quadro 4:
Selecionar itens 1,2,3
Item 4 e 5? Estou na dúvida!
Item 6
Brasil - Policia Federal?
Item 7,8,9,10
? Estou em Dúvida
Outros Documentos
Mencionar Cópia RG ou Passaporte autenticado do Requerente?
Essas são as dúvidas pessoal, quem ja possui experiência por favor faça os apontamentos e vamos fixar pelos moderadores o tópico ou algo do tipo com preenchimento correto do modelo 3 Atribuição Pelo Casamento....
O único tópico que ví próximo disso foi colocado pela @Marcia se não me engano ensinando do modelo 1C para maior e 1C para menores que me ajudou muito no processo dos meu filhos...
Desde já deixo meus agradecimentos!
Preenchimento Formulário 3 Atribuição Pelo Casamento Nova Lei
Quadro 1
Item 8:
Estado e País (Se nunca morou em outro país, colocar estado e país que sempre viveu), no meu caso nunca morei em outro país sou natural de São Paulo então:
São Paulo - Brasil
Quadro 2:
Item 1 assinalar com X no caso de casamento comum com portugues(a)
Item 3 Opção SIm, demais opções Não
item 4 em branco
Item 5 certtificado de registro criminal portugues?
Em Branco? Penso que sim por nunca ter morado
item 6 Indicar esposo(a) com cidadania portuguesa
Preencher apenas Data de nascimento, Assento e Ano? Demais campos em branco?
Quadro 3:
Quadro 4:
Selecionar itens 1,2,3
Item 4 e 5? Estou na dúvida!
Item 6
Brasil - Policia Federal?
Item 7,8,9,10
? Estou em Dúvida
Outros Documentos
Mencionar Cópia RG ou Passaporte autenticado do Requerente?
Essas são as dúvidas pessoal, quem ja possui experiência por favor faça os apontamentos e vamos fixar pelos moderadores o tópico ou algo do tipo com preenchimento correto do modelo 3 Atribuição Pelo Casamento....
O único tópico que ví próximo disso foi colocado pela @Marcia se não me engano ensinando do modelo 1C para maior e 1C para menores que me ajudou muito no processo dos meu filhos...
Desde já deixo meus agradecimentos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Preenchimento Modelo 3 - Declaração para aquisição pelo casamento (este tipo de nacionalidade não é originária, logo não é atribuição)
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_3_cheque.pdf?nocache=1329228426.9
Quadro 1
Item 8 --> colocar todos os países onde residiu. Se só morou no Brasil, colocar:
Cidade xxxx, Estado xxxx, país Brasil.
Quadro 2
Item 1 --> assinalar com X a opção de casado (se tiver ocorrido casamento) ou união estável (se tiver homologado a união em Portugal)
Item 3 --> Opção SIm, demais opções Não (conforme o caso, claro)
item 4 --> em branco se não nasceu em Portugal
Item 5 --> não marcar, se nunca morou em Portugal
item 6 --> só preencher se não enviar a cópia da certidão portuguesa da esposa
(para caso da esposa ter sido atribuída, preencher nome completo dela, data de nascimento, número e ano do assento e marcar conservatória de Registos Centrais)
Quadro 3
Quadro 4
Para o caso de quem é casado (e não tem união estável, que é seu caso):
Marcar -itens 1, 2 (se for mandar a certidão portuguesa da esposa), 3 (é a certidão de casamento portuguesa), 6 (antecedentes criminais da PF)
Marcar Item 10 (outros) - cópia autenticada e apostilada do seu RG
Não marcar - Item 4, 5, 7, 8, 9 - não marcar
Assine presencialmente no consulado ou no cartório (reconhecendo assinatura presencial ou por autenticidade).
Entretanto, ainda tenho uma dúvida em relação ao preenchimento do formulário modelo 3.
O meu casamento foi realizado no Brasil. Esse casamento está devidamente averbado no Assento de Nascimento da minha esposa na Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.
Tendo apenas o averbamento do casamento no Assento de Nascimento da minha esposa e a certidão de casamento brasileira, devo assinalar o Campo 3 (Certidão do registo de casamento) do Quadro 4 desse formulário ou deixá-lo em branco?
se você vai enviar a cópia do assento português de sua esposa, e nesta cópia já estiver averbado o casamento, não precisa mandar junto a cópia do casamento português.
Mas, a maioria das pessoas não pede outro assento português depois de transcrito o casamento. E nesto caso, tem que mandar os dois (assento + certidão casamento).
Estou iniciando o preenchimento do formulário...
A explicação da moderadora Marcia foi dez, mas eu ainda estou com um pequeno receio no preenchimento do documento, precisamente no quadro 1, item 8.
Eu coloquei como residência atual Dublin/Irlanda (item 5 do quadro 1). Dessa forma, no item 8 do quadro 1, eu irei colocar apenas a cidade, estado e país do Brasil (onde residiu anteriormente) ou preciso colocar de Dublin também? Sei que será necessário enviar 2 antecedentes criminais (Brasil e irlanda), mas a dúvida seria apenas no preenchimento desse campo, porque Irlanda é o país que moramos atualmente.
Muito obrigada,
Fernanda
tudo bem?
Esse campo serve apenas para quando a pessoa já morou em mais de um país. Então, no seu caso: residência atual (campo 5): endereço em Dublin / Irlanda, e onde residiu anteriormente (campo 8): Cidade/Estado/Brasil. Caso tenha morado em outros países, deve também mencionar no campo 8.
Como você colocou, deve anexar duas certidões de antecedentes criminais.
Aproveitei para colocar esta discussão na categoria certa - processos de aquisição / naturalização e editar o assunto.
Obrigada por me esclarecer e obrigada também por colocar a dúvida na categoria certa ; )
Estou enviando o Assento de Nascimento do meu marido que consta a Averbação do nosso casamento realizado no Brasil.
Então NÃO PRECISO ENVIAR a nossa Certidão de Casamento e Inteiro Teor e apostila-la??? Sendo assim, não marco X quadro 4 campo 3 ???
Boa noite.
Tenho algumas dúvidas:
1) Como separo as palavras? Com traço, barra ou vírgula? Exemplo: Rio de Janeiro / Brasil ? Ou Rio de Janeiro , Brasil ? Rio de Janeiro - Brasil??
No caso de virgula, é logo após o fim da palavra anterior? Rio de Janeiro, ou Rio de Janeiro , ??
2) Como posso abreviar Apartamento? Ap? Apto?
3) Local de Casamento devo colocar o nome do Cartório? Exemplo: Cartorio xx circunscrição do Estado de São Paulo? Ou apenas Cidade, Estado e país do casamento?
E caso o nome completo do cartório não caiba nos espaços, devo imprimir outro formulário e completar com o que falta?
Nesse caso de imprimir outro formulário para preencher o que não coube, tenho que assinar e reconhecer firma por autenticidade também?
4) No nosso endereço é necessário indicar o bairro? Pois se tiver que colocar o bairro, não vai caber.
5) A última dúvida é no órgão que emitiu meu RG. No caso é DETRAN do RJ.
Coloco DETRAN - RJ ? Ou SECRETARIA DP ESTADP DA CASA CIVIL E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. DETRAN - RJ
??
Desculpe o excesso de dúvidas, mas vou enviar em breve e gostaria de evitar problemas hehe
Muito obrigado!
Se outra pessoa puder responder tb, agradeço
@Vlad Pen
Eu juntei a certidão de casamento portuguesa.
Ainda assim preciso preencher o Campo 6?
(li aqui no post da @Marcia que se o conjuge tiver a nacionalidade Atribuída precisa preencher. Fiquei confuso)
estou com dúvida no preenchimento do item 8 do quadro 1: Ficaria São Paulo - São Paulo - Brasil, separado por traços?
1- No quadro 1, item 8 (localidades e países onde residiu) eu coloquei EXATAMENTE assim: Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil (não coloquei as palavras cidade/estado país). Será que está certo?
2- No quadro 4, ao invés de assinalar o item 7 (documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado), assinalei o item 10 (outros documentos) e escrevi: cópia autenticada e apostilada do registro geral. Está correto?
Grata
Eu consigo fazer o pagamento via cartão de crédito para o processo de nacionalidade do meu marido?
Qual o link? Só achei do modelo 1C.
Somos casados há mais de 5 anos e eu já tenho a cidadania por atribuição.
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3
Estou com 2 dúvidas:
No quadro 2, campo 1. Local de casamento coloco só a cidade/estado?
E no campo 3, tem ligação afetiva coloco sim ou não?
Somos casados há mais de 3 anos.
Obs: no quadro 1, campo 8 coloque BRASIL.
Então no quadro 1 campo 8 não coloco a cidade e o estado?
Ele só residiu em Sp.