Custos

Seguindo a ideia do Fabio, vamos postar o custo de cada processo, pro pessoal ter uma ideia e uma média do quanto se gasta


Processo:
Custos:

Comentários

  • Processp: Naturalização

    Custos:

    Vale Postal - 175 Euros - R$425,25 + Tarifas - R$31,19 = R$456,44
    Sedex Mundi - R$69,00
    Pedido de Certidões, Reconhecimentos, Autenticações, Selo Consular, Correios:R$276,60


    TOTAL: R$ 802,04Tirar a cidadania sem a ajuda de Urubus, não tem preço!
  • Custos para ATRIBUIÇÃO - março/2009

    Cartório Cert. de nasc. de Inteiro teor + envio via correio 56,00
    Cartório Autenticação de formulário 1C + fotocópias de RG +-10,00
    Correios Envio de documentos para Itamaraty - Sedex10 15,00
    Correios Envio de docs para legalização no Consulado Português-SP-Sedex10 15,00
    Consulado Envio de docs para legalização no Consulado Português-SP 125,00
    Correios Vale Postal Portugal - pagto do pedido de cidadania+taxas correios 570,00 (depende da cotacao do Euro)
    Correios Envio de todo o processo para Portugal - Pedido Oficial de Cidadania 51,00 (isso via EMS, sedex mundi é 69,00).

    TOTAL = R$842,00 (É, não tem preço mesmo!!! rsrsrs)


    PS.: Vale lembrar que neste caso o português foi o declarante, então não houve a necessidade da transcrição do casamento, o que implicaria em um custo adicional de... (não sei! rs).

    Abraço a todos
  • Wes

    Boa iniciativa, valeu!

    Abraço
  • hehehe, eu quando comecei tinha muita curiosidade sobre custos, quanto ia gastar e tals..axo bom a gnt fazer isso pra dar uma "clareada" pras pessoas
  • Wes e Fabio

    Obrigado pela ajuda.
    Com certeza esses dados vao esclarecer muitas duvidas a esse respeito.
    E tambem podemos dizer que e baratissimo comparando com os custos dos urubus, hehehe.

    Valeu
  • Transcrição

    De acordo com o site oficial do Consulado de Portugal em São Paulo o custo para transcrição de casamento gira em torno de R$ 330,00 (e depender de outros fatores como óbito, pacto antenupcial, etc).
  • Transcrição Casamento/óbito

    Gastei cerca de R$ 1000.
  • O processo de cidadania do meu pai deu em torno de 800 a 850 reais tb. O meu idem.
    Engraçado que na comunidade do Dr. Urubu Carniceiro sempre era dito que só sabe o custo no final que não existe media e tal. Redondamente enganador!
    Pelo que estamos vendo o custo sem precisar fazer averbação e/ou correção de nomes é em torno de 800 a 850 (dependendo da cotação do euro).
  • Custos do Meu Prcesso

    Olá pessoal,

    Aqui vão os custos do meu processo. Fiz meu processo de Israel, então tenho muitos custos a mais, também não tenho os valores exatos gastos no Brasil para fazer e legalizar minha certidão de nascimento, pois foi um amigo que fez tudo por lá, então só tenho o total. Ai vai:

    1) Parte feita no Brasil: certidão de nascimento de inteiro teor+firma do tabelião reconhecida+sedex para o MRE em Brasilia+selo branco no consulado de Pt em Porto Alegre+sedex do Brasil para Israel+gastos do transporte entre Porto Alegre e minha cidade natal na região metropolitana: R$ 187,00

    2) Parte feita em Israel: autenticacão e legalizacão do meu RG e do formulário 1C na seccão consular da embaixada de Pt em Tel Aviv: R$ 135,00

    2.2) Cheque internacional de 175,00 euro + USD $ 16,00 de taxas: R$ 537,00

    2.3) Envio para Pt por "ems" ( é o sedex internacional daqui ): R$ 45,00

    3) TOTAL: R$ 904,00 ( lembrando que eu tive que trabalhar com 4 moedas e fazer muitas cotacões então os valores são aproximados )

    Espero ter ajudado, e acho que teremos de computar também os valores das ligacões para a CRC também! Afinal acabamos ligando tanto que no fim soma uma boa grana! heheh

    Boa sorte a todos!!
  • Esqueci de mencionar: meu processo é por atribuicão!
  • A atribuição da minha mãe saiu por uns R$ 900. Custos praticamente iguais aos do Fábio, tirando que o euro estava 3,27 e os 175 euros sairam R$ 605,00 reais. A minha deve sair mais cara, pois terei que averbar o casamento dos meus pais. O urubu-mor queria cobrar R$6000 só pra fazer uma cidadania. É, nessa comunidade a economia de tempo e dinheiro é bem real e o gostinho de fazer tudo por conta própria realmente não tem preço.
  • Atribuição em julho de 2009 (Rio de Janeiro)

    Agora que eu enviei os documentos (ufa), posto aqui os custos bem fresquinhos para quem ainda vai fazer ter uma noção:

    Certidão de Nascimento de Inteiro Teor do interessado: R$ 55
    Reconhecimento da firma do tabelião que extraiu a certidão: R$ 5 (arredondado pra cima)

    Não precisei tirar certidão do português porque tinha os dados

    Não precisei averbar casamento e óbito pq já estavam averbados de outro processo (mesmo se casamento não estivesse, no nosso caso não precisaria pois o português foi o declarante do interessado)

    Cópia autenticada do RG do interessado: R$ 5

    Legalização da certidão de nascimento no Itamaraty, pessoalmente no Rio: gratuita e na hora

    Reconhecimento presencial de firma do formulário 1C, no consulado: gratuita*

    Legalização da certidão de nascimento e do RG no consulado: R$ 32,67 cada = R$ 65,34

    "Dinheiro Certo" de 175 € pra Portugal: R$ 496,54 + R$ 33,72 (taxa de serviço) = R$ 530,26

    Envio dos docs por EMS (Sedex Mundi estava fora do ar!): R$ 51

    Total: R$ 711,60

    O euro deu uma baixada boa (correios me cobraram 2,83, na verdade tava mais baixo). Também saiu barato porque sou do Rio e fiz itamaraty e consulado pessoalmente, sem correios.

    * Quando mandei email pro consulado perguntando preços, disseram que reconhecimento de assinatura era R$ 60,00. Chegando lá, disseram que era gratuita... eu que não vou discutir =P
  • Atribuição do meu pai

    Certidão de Nascimento Inteiro Teor com 3 averbações: R$80,00
    Xerox e Autenticações: R$15,00
    Sedex 10 pra BH: R$17,00
    Consulado + Autenticações em BH + Sedex de Retorno: R$ 140,00
    Sedex Mundi: R$ 69,00
    Vale Postal 175 Euros: R$ 526,00


    Total:

    R$: 847,00
  • Rapaz,

    O meu pedido saiu em torno de R$ 1.000,00 fora a transcrição do casamento de minha mãe. Teve também o custo de uma procuração para que meu irmão pudesse atuar no meu processo junto ao consulado.

    Mas eles não foram muito claros e a certidão brasileira da minha mãe (Progenitora com a nacionalidade portuguesa) e a certidão de meu pai não foram necessários. Tirei a toa, mas tudo bem, o importante é que esta correndo e deram prazo máximo de 3 meses para a resposta. Esse prazo eu não acredito muito, rsrsrsrs, mas vamos ver.

    Sobre BI e passaporte, existe uma diferença de custos muito grande.

    BI :
    Portugal - R$ 27,00
    BRASIL - R$ 150,00

    Passaporte:
    Portugal - R$ 190,00
    BRASIL - R$ 420,00

    Em quanto tempo em média se tira esses documentos em Portugal ? Se a pessoa puder esperar, melhor tirar por lá. Dai vc gasta em estadia mas conhece um pouco o país.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.