Preenchimento formulário para transcrição

2

Comentários

  • editado May 2017
    @Aline, só depois de sair a nacionalidade da sua mãe..aí sim ela se torna portuguesa e na Transcrição constara como nacionalidade Portuguesa ..foi isso que entendi lendo esse tópico da @Marcia " Obs.: Em "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento", a nacionalidade é "Portuguesa" quando a nacionalidade portuguesa foi obtida por Atribuição (pois retroage ao nascimento). Se o casamento aconteceu antes da obtenção da nacionalidade portuguesa por Aquisição, deve-se colocar "Brasileira".
  • @Vlad Pen obrigada!!!
  • Pessoal, mais uma dúvida, as certidões (Casamento e nascimento) que temos que enviar é de inteiro teor e fotocopia do livro, ou somente a de inteiro teor?
  • @Aline,para transcrição de casamento pode ser a de inteiro teor com os selos de fiscalização
    Veja aqui nesse topico

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • Amigos! Estou preenchendo o formulário para a transcrição de casamento dos meus pais e neste não há o campo de nacionalidade dos nubentes à data do casamento, somente naturalidade. Neste caso entendo como a cidade onde nasceram.

    Obs: Peguei o formulário aqui no fórum. Este enviado pelo @vladpen que sempre muito solicito.

    Obrigado
  • @Fabricio ,Nacionalidade = país onde nasceu
    Naturalidade = cidade e estado onde nasceu

  • Outra dúvida que tenho é que na certidão de inteiro teor não consta a hora do casamento. Os dados que estão contidas nela são: data, lugar da celebração e o celebrante. A data da celebração no religioso foi uma e a no civil outra. Qual devo colocar? Como no requerimento fala da celebração, imagino que devo colocar a data do religioso. Por fim, naqueles quadradinhos marco civil e católico?

    Obrigado,
    Fabrício Garcia
  • @Vladpen Sim! Eu sei disso, o que digo é que no formulário não há o campo nacionalidade, somente naturalidade, entendeu? Neste caso irei adicionar.
  • @Fabricio vc só prenche o q o formulario pede. Coloque : cidade tal, estado tal, Brasil
  • @Fabricio79, eu acrescentei esse campo e ficou ótimo!! Forneço esse requerimento a todos que pedem. Meu filho usou e foi aprovado e outras pessoas também
  • Muito obrigado pelas suas colocações. Quanto ao outro questionamento, não havendo a hora do casamento na certidão de inteiro teor deixo em branco, certo? Já a data vou colocar a do religioso, pois no requerimento fala da celebração, lembrando que meus pais se casaram no civil 1 mês e meio depois. Nos quadradinhos marco os dois civil e religioso, confere?
  • Saiu a cidadania da minha mãe e me informaram o numero do assento por telefone , mas estou com algumas dúvidas .

    Eu posso ser a requerente , certo ? e no caso é o meu RG que vai ser necessário, correto ?

    Como preencho a naturalidade dela coloco ela como brasileira ou portuguesa ? Já li várias informações divergentes .

    O endereço que coloco dos meus pais é do tempo de solteiro , como esta na certidão de casamento ?

    Obrigada e desculpe se fiz alguma pergunta repetitiva , mas quero ter certeza do que estou fazendo .

    Obrigada pela ajuda
  • Boa a tarde, alguém poderia me auxiliar em algumas dúvidas referente ao preenchimento do requerimento.
    Tenho os dois fgormularios , o de ponta delgado que me enviou e do consulado do Rio.
    Meus avós são falecidos, no item Declarante primeiro e segundo nubente, deixo em branco? Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade portuguesa, sim ou não?
    No requerimento que PD me enviou, não conta meus dados, como o do consulado. Mando os dois?
    Obrigado
  • - Boa noite por favor onde consigo o formulário para transcrição do casamento ?
    - Vou fazer a atribuição da minha esposa e na certidão de nascimento dela ja consta o casamento, alguém sabe me informar se preciso fazer transcrição do nosso casamento para de pois fazer a atribuição para nossos filhos ou se ja tendo na certidão de nascimento isso seria suficiente?
    Obrigado
  • @Ricardo Guimaraes, primeiro faça a atribuição da sua esposa e depois a transcrição de casamento.
    Vai precisar transcrever o casamento para atribuir seus filhos.
    O casamento que consta na certidão de nascimento dela,é o casamento aqui no Brasil
    Será necessário atualizar(transcrever) esse casamento em Portugal
  • Mariza Guerra e Maria Nélida, muito obrigado!
  • Verificando o primeiro modelo do requerimento, surgiu outra dúvida que é a seguinte. A certidão de casamento que irei enviar é do religioso, onde foi aceita por PD, na certidão consta o nome de solteiro, a dúvida é no nome adaptado após o casamento, coloco o de casado, onde conta na minha certidão de nascimento o nome de meus avós já adaptado?
  • @waldo

    Poderá preencher com o nome que consta na certidão de nascimento do filho.
  • Olá bom dia,

    Estou com duvidas quanto ao preenchimento do requerimento alguém poderia me ajudar por favor?, segue abaixo as duvidas no final ???,

    Avó Português e Avó Brasileira, casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:

    O Nubente:
    Nome: Dados do Português???
    Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..……………
    Naturalidade: ………………………………………………….......................……..……………………..
    Filiação: …………………………………………………………………………………………………….
    ……………………………………………………………………………………..………………….……
    Residência habitual: Como são falecidos, vou colocar o endereço na certidão de casamento??

    A Nubente:
    Nome: Dados da Brasileira???
    Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..……………
    Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….…………..
    Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..….
    ……………………………………………………………………………………..….………………..….
    Residência habitual: Como são falecidos, vou colocar o endereço na certidão de casamento???

    Declarante(s): O Nubente, Nome do Avô Português???
    A Nubente, Nome da Avó Brasileira???

    Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:

    Nacionalidade do nubente: Portuguesa???
    Nacionalidade da nubente: Brasileira???

    Dados relativos à celebração do casamento

    Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ………
    Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..………………………….
    Celebrante: ………………………………………………………………………………………..……….
    Casamento: Não sei o que colocar aqui! ???
    Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) Não

    Assinatura de meu Pai neto do nacional Português ???.
    (assinaturas)


    Desde já Agradeço.
    Melhores Cumprimentos
    Guilherme Jorge.
  • Mariza Guerra, estou com outra dúvida, no preenchimento do requerimento de suprimento da certidão de nascimento da minha avó que não encontrei.
    Para o efeito declaro seu nome, coloco o nome de solteira ou de casada da minha avó?
    Muito obrigado pela atenção e desculpa a dúvida, mas só falta isto para enviar. Obrigado

    REQUERIMENTO

    Eu, _______________, identificado com o documento ______________, emitido/válido ____________, declaro que pretendo organizar, na Conservatória do Registo Civil de..., o processo de transcrição de casamento de ...............com ................, mas não consigo apresentar a certidão de nascimento do nubente estrangeiro, emitida pela ___________(entidade), _______________ (indicar o motivo pelo qual não consegue a certidão e o motivo porque quer fazer a transcrição).

    Para o efeito, declaro que:

    - O seu nome é ......................................

    - Que nasceu em __/__/___, em (local)

    - Que é filha de

    - Que é de nacionalidade
  • Preenchi errado o formulário, não encontro opção para editar as informações no Site do Consulado SP.
  • Pessoal, minha mãe (neta) teve deferida a nacionalidade, mas ainda não saiu o registro (o q vai demorar uns 2 meses).
    1) Tenho q fazer a transcrição dos casamentos dela (ela casou e se divorciou 2 vezes e hj usa o nome de solteira)?
    2) Posso ir pedindo a transcrição dos casamentos antes de sair o registro da nacionalidade?
    3) Ponta Delgada continua sendo o local mais rápido?
    Obrigada!
  • @RenataAlves.. vc terá que transcrever o casamento da sua mãe em Portugal.Se vc é filha do segundo casamento, terá que transcrever o primeiro , homologar o divórcio em Portugal através de um advogado e transcrever o segundo casamento.Tem que esperar o processo de nacionalidade dela ser concluido para pedir a transcrição de casamento.Ponta Delgada tem sido um bom lugar.
  • Muito obrigada, @vladpen!

    Como sou filha do 1o casamento, entendo q só preciso transcrever o 1o casamento então (e não o divórcio) - apesar de todos os casamentos e divórcios estarem na mesma certidão (espero q não impliquem com isso).

    Mas aí o estado civil dela no CC constaria como casada?

    Vou aguardar o registro então e fazer por Ponta Delgada mesmo!

    Mais uma vez obrigada!
  • @Vladpen, vi q vc me respondeu em outro tópico. Obrigada.

    Então vou ter q homologar o divórcio tb antes de tirar o CC para o estado civil da minha mãe ficar certo.

    Meu problema é que homologar tudo isso vai demorar muito (além de ter q contratar advogado...). Ainda terei q tirar o CC, depois entrar com o pedido de convolação para só depois tirar a minha...

    Será que é muito arriscado eu transcrever só o casamento, aí entro com o pedido de CC (q vai ficar como ela sendo casada), entro depois com o pedido de convolação e no meio dessa longa espera da convolação entro com a homologação do divórcio - para depois pedir a minha nacionalidade?

    Obrigada.
  • editado August 2018
    @Renata vc nao precisa homologar o divórcio da sua mãe num primeiro momento.No requerimento para o CC sempre se coloca o estado civil atual e nele não vai aparecer se sua mae é casada ou divorciada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.