CC e Passaporte português extremo urgente

Olá pessoal,

Estive pesquisando e não encontrei nada específico para meu caso.
Pretendo tirar estes dois documentos em Portugal em breve, porém não tenho comprovante de morada lá ainda. É possível solicitar cartão de cidadão e o passaporte com urgência, sem comprovar morada em Portugal? (Preferência pela região do Porto, mas se alguém tiver informações de outras localidades que o façam, posso ir sem problemas, pois estarei de passagem somente por Portugal para pegar estes docs.)
«1

Comentários

  • @jhmelman agradeço a resposta, mas já corri todo este tópico, e algumas informações são muito antigas, muito pode-se ter mudado até hoje...

    Se mais alguém tiver informações de casos semelhantes e recentes.. fico agradecido.
  • Também gostaria de saber de informações mais recentes! :)
  • Pessoal, Meu processo 55xx/18 esta para despacho, posso tirar o CC + Passaporte no consulado de São Paulo? ou tenho que esperar a conclusão?
  • @Nelson Chenfer

    Já respondido
  • Atualizando as informacoes,.

    Cheguei hoje pela manhã em Lisboa, somente com passagem "ida", reserva de hotel, que pretendo passar a semana é o assento de nascimento em mãos.
    Quando questionado pela imigração, sobre o que vinha fazer e quanto tempo ficar, foi só apresentar o assento, e as perguntas acabaram.
    Fui direto do aeroporto ao balcão de atendimento do IRN, para solicitar o cartão de cidadão, com uma imensa espera, fui atendido no final da tarde, apresentando somente o assento de nascimento e declarando a morada no Brasil. Amanhã às 17h já posso pegá-lo e dar entrada no passaporte.

    Mais novidades, vou informando por aqui!
  • @murilo silva, eu chego em Lisboa amanhã e tenho propósito de tirar CC e PEP , tem ideia de quanto tempo foi a espera no IRN? Que horas chegou lá ? Obrigada!
  • E para o PEP precisa de mais algum documento além do CC? Obrigada!
  • Olá @Regiani, desculpe a demora em responder.

    Média de espera no IRN, 3horas.
    E mais 1 hora no Campus da justiça para retirar o documento.
    *Dica para buscar o doc, começam a entregar as 17h, mas eh bom pegar a senha até meio dia, e tem a tarde para passear, enquanto espera o horário.

    Para o PEP, somente o cartão de cidadão.
  • Valeu Murilo.
    Depois posto aqui minha experiência.
  • Blz... Espero que corra tudo certo.
    Terminei meus procedimentos aqui, docs em mãos, estou continuando a viagem.
  • editado May 2018
    Boa notícia pessoal, dá para retirar o passaporte junto com o CC em 24 horas.
    Tudo tem um preço, mas se o tempo realmente conta, é uma opção.
    Tem que pedir o CC provisório na hora. Aí ela já dá entrada no passaporte junto com o CC. Depois já retira o CC e Passaporte definitivos, tudo de uma vez.
    Como tudo na vida, tem um preço.
    Mas quando o tempo urge pode ser uma opção.
    O valor de tudo (CC + PEP) com as taxas de extrema urgencia ficou 223 euros.
  • Cheguei a IRN do Campus de Justica as 14 horas. Fui atendida as 16 horas.
    O CC provisório fica pronto em 1h30 e amanhã já retiro CC definitivo e PEP.
    Entre uma espera e outra, recomendo o "Pão de Deus" d "A Padaria Portuguea" a 200 m e aproveitar o Wifi.
    Nem vai sentir a espera.
  • @Murilo Muito bom seu relato, viajou sem conexão?
    Estava sozinho?
  • Alguém sabe como acompanhar o processo de passaporte pelo Consulado? Eles me deram o prazo de 12 dias úteis, que acabaram hoje e não chegou!
  • @amandacorreia Obirgado, tentamos ajudar ao máximo com as experiências.

    Viajei sozinho, e entrei na Europa diretamente por Lisboa.
  • @Murilo, como vc conseguiu viajar sem o passaporte português e com somente passagem de ida ? Pq me parece que a TAP encrenca logo na saída aqui no Brasil.
    Outra coisa, Sei que solicitou o CC na no IRN do Campus da Justiça, mas o Passaporte, foi aonde ? pode ser feito no próprio aeroporto mesmo?
    Obrigado pela ajuda.
  • @MarceloOdir só com o CC você já entra em PT sem problemas.
  • @Yuri interessante. Mas no caso do @Murilo Silva, aparentemente ele entrou somente com passagem de ida, sem CC ou Passaporte Português, apenas com o número de assento:

    "Cheguei hoje pela manhã em Lisboa, somente com passagem "ida", reserva de hotel, que pretendo passar a semana é o assento de nascimento em mãos.
    Quando questionado pela imigração, sobre o que vinha fazer e quanto tempo ficar, foi só apresentar o assento, e as perguntas acabaram".

    Essa informação que gostaria que ele confirmasse.
  • Olá pessoal,

    Alguém sabe se em Porto também tem algum local que sai cc e pep no mesmo dia ou em 24h?
  • @marceloodir, eu fiz a solicitação do passaporte no Campus da Justiça mesmo é fui retirar no aeroporto .
  • @MarceloOdir desculpe a demora em responder, mas na imigração em Lisboa, apresentei meu assento de nascimento, alegando que entraria no país para buscar o CC e PEP. Neste momento acabaram as perguntas do agente de imigração, e entrei em Portugal.
    Com relação a saída do Brasil, não há nenhuma lei que te impeça de embarcar, se você não portar a passagem de retorno.
    E se já tens o assento de nascimento, já és português, não pode mais ser barrado.
  • @Marcela Zi, en Porto, vc pode pedir o documento com extrema urgência, porém a retirada dele será feita no campus da justiça em Lisboa.
  • Obrigado @Murilo, informações importantes. Estou a aguardar meu assento que deve sair dentro de 1 ou 2 meses, logo em seguida estarei indo para minha terra. Eu iria fazer o CC e PEP no Brasil, mas já não tenho paciência de ficar por aqui. Obrigado!!
  • Exato por este motivo que sai também, @MarceloOdir... Passei pela terrinha, peguei os docs, e hoje estou em outro solo já, mas realmente as informações e a logística foram de grande utilidade para economizar alguns reais...
  • Olá pessoal, queria tirar algumas duvidas, por favor:
    precisa agendar ou que horario devo chegar? o pagamento é feito em dinheiro ou cartao de crédito?
    quais documentos devo levar?
    agradeço muito desde ja!
  • @zerbinattibia se estiver falando do Consulado do RJ, o serviço é agendado (hoje está para final de Outubro) e o pagamento é feito por débito na hora.
  • @yuri, ah sim eu nao mencionei. vou retirar em portugal.
  • Liguei para a Linha de Registros na quinta-feira passada e a atendente disse o padrão do envio da CARTA PIN a partir de agora é entregar em 5 dias úteis (pedido de urgência) ao Consulado Geral do Rio de Janeiro devido a ineficiência dos Correios Brasileiro e por extravios constantes, contudo liguei na mesma hora para o Consulado e os mesmos desconhecem esta nova determinação.

    A atendente inclusive disse se minha CARTA PIN não chegar neste prazo que eu poderia solicitar o reembolso do dinheiro.

    Vamos aguardar, vou ligar na quinta-feira novamente, tanto para o Consulado, quando para a linha de Registros.
  • @Murilo BOM dia tudo bem ? Pretendo ir a Lisboa ou Porto para tirar meu CC e passaporte. Pelo o qué eu li aqui, tenho qué ir ao irn ( no aeroporto??) Para solicitar meus documentos . Em relacao ao hotel, tem como eu agendar hospedagem ainda aqui no Brasil ? Voce sabe me dar a dica qual hotel é mais barato ? Para retirar os documentos e com a hospedagem Devo gastar quando mais ou menos ( em euros) ? Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.