CC e Passaporte português extremo urgente
Murilo Silva
Member
Olá pessoal,
Estive pesquisando e não encontrei nada específico para meu caso.
Pretendo tirar estes dois documentos em Portugal em breve, porém não tenho comprovante de morada lá ainda. É possível solicitar cartão de cidadão e o passaporte com urgência, sem comprovar morada em Portugal? (Preferência pela região do Porto, mas se alguém tiver informações de outras localidades que o façam, posso ir sem problemas, pois estarei de passagem somente por Portugal para pegar estes docs.)
Estive pesquisando e não encontrei nada específico para meu caso.
Pretendo tirar estes dois documentos em Portugal em breve, porém não tenho comprovante de morada lá ainda. É possível solicitar cartão de cidadão e o passaporte com urgência, sem comprovar morada em Portugal? (Preferência pela região do Porto, mas se alguém tiver informações de outras localidades que o façam, posso ir sem problemas, pois estarei de passagem somente por Portugal para pegar estes docs.)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se mais alguém tiver informações de casos semelhantes e recentes.. fico agradecido.
Já respondido
Cheguei hoje pela manhã em Lisboa, somente com passagem "ida", reserva de hotel, que pretendo passar a semana é o assento de nascimento em mãos.
Quando questionado pela imigração, sobre o que vinha fazer e quanto tempo ficar, foi só apresentar o assento, e as perguntas acabaram.
Fui direto do aeroporto ao balcão de atendimento do IRN, para solicitar o cartão de cidadão, com uma imensa espera, fui atendido no final da tarde, apresentando somente o assento de nascimento e declarando a morada no Brasil. Amanhã às 17h já posso pegá-lo e dar entrada no passaporte.
Mais novidades, vou informando por aqui!
Média de espera no IRN, 3horas.
E mais 1 hora no Campus da justiça para retirar o documento.
*Dica para buscar o doc, começam a entregar as 17h, mas eh bom pegar a senha até meio dia, e tem a tarde para passear, enquanto espera o horário.
Para o PEP, somente o cartão de cidadão.
Depois posto aqui minha experiência.
Terminei meus procedimentos aqui, docs em mãos, estou continuando a viagem.
Tudo tem um preço, mas se o tempo realmente conta, é uma opção.
Tem que pedir o CC provisório na hora. Aí ela já dá entrada no passaporte junto com o CC. Depois já retira o CC e Passaporte definitivos, tudo de uma vez.
Como tudo na vida, tem um preço.
Mas quando o tempo urge pode ser uma opção.
O valor de tudo (CC + PEP) com as taxas de extrema urgencia ficou 223 euros.
O CC provisório fica pronto em 1h30 e amanhã já retiro CC definitivo e PEP.
Entre uma espera e outra, recomendo o "Pão de Deus" d "A Padaria Portuguea" a 200 m e aproveitar o Wifi.
Nem vai sentir a espera.
Estava sozinho?
Viajei sozinho, e entrei na Europa diretamente por Lisboa.
Outra coisa, Sei que solicitou o CC na no IRN do Campus da Justiça, mas o Passaporte, foi aonde ? pode ser feito no próprio aeroporto mesmo?
Obrigado pela ajuda.
"Cheguei hoje pela manhã em Lisboa, somente com passagem "ida", reserva de hotel, que pretendo passar a semana é o assento de nascimento em mãos.
Quando questionado pela imigração, sobre o que vinha fazer e quanto tempo ficar, foi só apresentar o assento, e as perguntas acabaram".
Essa informação que gostaria que ele confirmasse.
Alguém sabe se em Porto também tem algum local que sai cc e pep no mesmo dia ou em 24h?
Com relação a saída do Brasil, não há nenhuma lei que te impeça de embarcar, se você não portar a passagem de retorno.
E se já tens o assento de nascimento, já és português, não pode mais ser barrado.
precisa agendar ou que horario devo chegar? o pagamento é feito em dinheiro ou cartao de crédito?
quais documentos devo levar?
agradeço muito desde ja!
A atendente inclusive disse se minha CARTA PIN não chegar neste prazo que eu poderia solicitar o reembolso do dinheiro.
Vamos aguardar, vou ligar na quinta-feira novamente, tanto para o Consulado, quando para a linha de Registros.