Tirar NIF sem representante fiscal

Pessoal,

Hoje fui a loja do cidadão do Porto, junto ao estádio do dragão pra obter o NIF.
Nas finanças me foi dito que precisava de um representante fiscal, declaração de morada (contrato de arrendmento por exemplo) ou declaração de um portugues na qual eu esteja morando na casa deste (coisas que não tenho em Portugal, pois estou aqui a apenas 3 dias em um AirBnB).
Na propria loja do cidadão fui ao IRN, perguntar se poderia pedir o NIF ao solicitar uma segunda via do meu cartão cidadão, pois no consulado não o fazem com NIF. (colocam um X no local) A atendente muito educada e solicita me disse que poderia fazer um novo cartão, por 18 euros, e indicar a nova morada em Portugal (sem necessidade de comprovante de residência) e que junto pediria o NIF as finanças para incluir no cartão.
Pronto! Problema resolvido! Agora é aguardar os 10 dias uteis para chegar a carta PIN no endereço indicado e ir buscar o cartão cidadão já com NIF e sem necessidade de representante fiscal.
Daqui a alguns dias quando receber a carta e for buscar o CC atualizo este tópico.

PS 1: A atendente disse que se mudar de endereço tem que atualizar a morada no cartão, mas não é necessário fazer um novo, pois fica armazenado no chip a informação.
PS 2: Certifique-se que utilize um endereço na qual estará pelos próximo 10-15 dias para receber a carta PIN.
PS 3: Para quem não tem Cartão Cidadão ainda e for com o assento de nascimento, e pedir com endereço Portugues o NIF será gerado automáticamente.
PS 4: O NIF será para residente, e não aquele usado para cidadão não-residente tirado nas finanças com o representante.
«1

Comentários

  • Excelente dica @mjrjunior

    De acordo com a sua obs 3, então posso fazer esse procedimento mesmo que seja a primeira vez que eu tiver fazendo um cartão Cidadão?
  • Sim, se vc não tiver Cartão Cidadão, e tira-lo em Portugal e indicar uma morada Portuguesa, automaticamente vão lhe atribuir um NIF, por ser uma Portuguesa residente.
  • Entendi! Mas basta só indicar, sem levar nenhum dos comprovantes que vc especificou acima né? (Só pra confirmar mesmo, vai me ajudar muito se for isso!)
  • Alguns relatos aqui no forum informaram que se pedir o CC em Portugal com extrema urgência da pra tirar no mesmo dia .. mas so pode ser feito em Lisboa..

    Sobre o "PS1", a alteração do endereço e feita em algum site online ou devemos ir ate a Loja do Cidadão e informar?
  • @Karina Barbosa sim, só indicar verbalmente. Em nenhum momento me foi pedido comprovante de residência.

    @Andre Henriques se tem algum site eu não sei, mas quando vc recebe o cartão cidadão, ele vem com um chip, se vc tiver uma leitora de cartões, destes do tipo certificado digital, vc pode baixar o programa para usar o cartão cidadão e com as senhas PIN vc pode visualizar a morada, mas não tentei alterar pelo programinha, para lhe responder se efetivamente dá pra fazer por ali. De qualquer forma no IRN vc pode alterar lá na hora a morada.
  • A morada pode ser alterada pelo portal do cidadão. Se tiver o leitor e o programa, poderá fazer a confirmação da alteração sem ir a uma Conservatória / Loja do Cidadão, e sem custos.
    Conservatória / LC: 3€
    Pelo site: gratuito - https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/cartao-de-cidadao-alteracao-de-morada

    @mjrjunior, uma ótima ideia para quem for passar uma temporada em Portugal. Endereços de hotéis não podem ser usados por não terem número de porta.

    Não é exigido comprovante algum para comprovar a morada. Tudo que é dito, é considerado verdade, e caso não seja, o problema será do requerente.
  • @caiodib sim estou em um apartamento AirBnB então pra mim foi tranquilo, se alguem tiver na mesma situação e não tiver algum amigo ou conhecido que possa colocar o endereço, fica a dica de alugar uma AirBnB por 1 mês, ao invez de ficar em um Hotel.
  • @mjrjunior, sem contar que fica bem mais barato que um hotel.

    Em meu caso, tive que contar com a ajuda de uma colega para fazer meu Cartão Cidadão.
  • @mjrjunior

    É exatamente meu caso, aluguei um Airbnb por 2 meses. Nossa, muito obrigada por essa info! Já estava preocupada com a demora em tirar o NIF (até eu achar um lugar fixo), e por consequencia, o CC! :D
  • @Karina Barbosa
    Tambem cheguei aqui cheio de procupação com esse NIF, procurei bastante na internet e sempre dizia que precisava do tal representante. Felizmente para nós com cidadania, existe essa solução. Agora é correr atras do arrendamento, tambem estou na busca aqui!
  • @mjrjunior

    Que bom! Que alívio, obrigada messssssmo!
    Vc está procurando casa? Dizem que está complicado, mas consegue! Eu vou procurar quarto, talvez seja mais fácil
  • editado October 2017
    @mjrjunior e @Karina Barbosa, tentem procurar nos concelhos próximos aos grandes centros. Infelizmente o valor do arrendamento em Lisboa e Porto estão um tanto caros e escaços, e a tendência é aumentar ainda mais.

    Se estiverem no Porto, vejam em Vila Nova de Gaia ou Matosinhos. Se não tiverem carro, procurem em locais próximos as linhas da STCP ou do o metro.

    --- EDIT ---
    Alguns sites para ajudar nesta busca:
    https://www.idealista.pt/
    https://www.imovirtual.com/
    https://casa.sapo.pt/
    http://bpiexpressoimobiliario.pt/#_

    Boa busca
  • Muito obrigada pelas dicas @caiodib ! Utilizarei estes sites!!!
  • Um asteristico.
    Estou a mais de 20 dias esperando a chegada da carta PIN, aqui no Porto.
    Liguei para a linha de registos e por duas vezes me foi informado que estava em análise nas finanças.
    Acontece que o Millenium fez aquele NIF temporário, quando abri a conta no Brasil e ele precisa ser cancelado antes de tirar o novo NIF, se não fizer isso, dá um problema na hora de gerar o definitivo.
    Então para aqueles que já veem com a conta do Millenium aberta no Brasil, antes de solicitar o Novo NIF, precisa ir nas finanças e cancelar o feito pelo Millenium, ok?
  • @mjrjunior

    Mais uma vez uma excelente dica que é exatamente meu caso rs.
    Mas vc sabe dizer se cancelarmos o NIF emitido pelo Millennium, tem alguma consequência com
    a conta? Ou não tem problema?
  • Nao Karina, mas assim que gerar o novo NIF, vc precisa ir a alguma agência e atualizar seus dados.
  • @mjrjunior

    Entendi, tá ótimo! Muito obrigada mesmo!
  • @mjrjunior sua carta PIN acabou chegando em quanto tempo?
  • @mjrjunior enquanto o novo NIF não sai você consegue movimentar a conta? digo, neste meio-tempo entre o cancelamento do provisório e a solicitação do definitivo.

    Obrigado
  • Demorou um pouco pois tive que cancelar o NIF temporário nas finanças pra “destravar” o andamento do CC, chegou em 30 dias.
    Sim, movimenta sem problemas.
  • Estou com algumas dúvidas que talvez vcs possam me ajudar... vou em maio/2018 deste ano com nacionalidade portuguesa, mas vou tirar o CC e o passaporte em Portugal mesmo. Qual seria a melhor forma pra tirar o NIF no meu caso e o que eu precisaria levar?
  • Bom dia, colegas de fórum!
    Estou indo na próxima semana para Portugal e lá irei tirar meu CC é meu passaporte.

    Assim, para o NIF não vou precisar de comprovante de morada? O CC está demorando quanto tempo mais ou menos para chegar no Porto? Não tenho NIF temporário, isso quer dizer que ele sairia na hora?



    Preciso do CC urgente para me matricular na universidade
  • editado January 2018
    @Alícia ...Não se preocupe com Passaporte agora...(Poderá solicitar com tranquilidade pelo Preço/Prazo normais mais adiante)...
    Veja desde já os endereços no Porto onde pode solicitar seu CC com urgência e assim que chegar faça a solicitação expondo o motivo da urgência no seu caso...
    Se não estou enganado a Universidade auxilia você a conseguir seu comprovativo de morada para o NIF...(Entre em contato com a Universidade)...
    Se não for possível obter seu 1° CC já com o NIF ...Você pede uma 2a. Via depois com essas informações inseridas no novo CC...
    Mas...Em minha opinião...
    Creio que o melhor a fazer seria entrar em contato com sua Universidade e pedir orientações porque eles poderão te conceder uns dias pra providenciar os documentos para sua matrícula...
    Afinal...Você não está entrando no exército não é mesmo...? : )
  • (Cont)...
    @Alícia...Na verdade...A Carta PIN não serve "apenas" para desbloquear o seu CC...
    Você deve guarda-la em local seguro pois ela será necessária para solicitar alteração de morada no futuro ...(Entre outras coisas)...
  • Muito obrigada pela paciencja e cordialidade @Nilton!!
  • editado January 2018
    Não por isso... @Alícia ...

    Tenho certeza que a partir da semana que vem verá as coisas se resolvendo de maneira mais simples do que imagina... : )

    Desejo-lhe Sorte...!!!
  • @mjrjunior seu NIF provisório emitido pelo Millenium começava com o numero 1, 2 ou 4? Eu tenho um provisório e comeca com 4 e terei que fazer o mesmo que vc... so uma curiosidade mesmo, pois o da.minha esposa que foi pedido pelo Banco comeca com 2. Hoje liguei nas finanças e qdo falei o numero do meu NIF (que o banco me passou), a atendente foi logo dizendi que esse NIF nao existe e que todos os NIF's comecam com 1 ou 2. Entao liguei no Bsco que me disse que meu NIF era provisório e que eu deveria emitir o definitivo (embora ninguem tenha me dito isso antes... )

    Enfim... se puder me
  • @Mei, já que perguntou, vou falar minha opinião. Penso que vale apena apenas para aqueles que querem guardar dinheiro em Portugal estando no Brasil, ou para aqueles que depositem mais de 5000€ para ficarem isentos de comissões. Do contrário, existem muitos outros bancos cá que cobram menos comissões, ou até nenhuma, que é o caso do ActivoBank. O ActivoBank é do Millenium também.
    Se já estiver em Portugal convém mesmo pesquisar para ver qual o banco que se enquadra melhor no perfil.
    Alguns bancos também isentam as comissões caso a pessoa domicilie o ordenado.

    Existe um comparador no Banco de Portugal: https://clientebancario.bportugal.pt/aplicacao/comparador-de-comissoes

    Desculpem o off-topic.
  • @Caiodib,
    excelente este comparador!!!! Obrigada.

    @Mei,
    estando no Brasil, conforme o @caiodib falou, temos poucas opções. Eu abri conta no Millenium e achei (até agora), o tratamento excelente. Ligaram para me dar as boas vindas e para explicar como funciona a questão de aplicações assim que a conta foi aberta, e eu nem tinha feito nenhuma transferência (zero euros). rsrs
  • nunonuno Member
    nao entendi, estas ha 3 dias em Portugal e vais tirar a segunda via do cartao de cidadao?!?!?!
    se és brasileiro e chegaste ha 3 dias como é que tens direito ao cartao de cidadao?
    o cartao de cidadao é o RG dos portugueses e/ou a estrangeiros com autorização de residencia, tu ja tens isso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.