Tirar NIF sem representante fiscal

2»

Comentários

  • Olá, @Mei,
    você liga antes e eles agendam com você um horário para a abertura de conta, informando quais documentos são necessários (original e xérox):
    - Cartão Cidadão
    - Passaporte (português ou brasileiro, se estiver válido)
    - comprovante de residência
    - comprovante de renda (pode ser folha de bens do IRFP ou contracheque)

    Abrem a conta, e criam um NIF temporário, e te dão na hora, um código chave, que será atrelado ao seu usuário no internet banking, para acesso.

    Depois, você recebe um email, com instruções para gerar seu acesso pelo internet banking.
    O banco ligou para mim, depois de uns dias, para explicar a questão de taxas administrativas e investimentos. E ainda, alegaram que com o valor de 5000 euros, o cliente é dispensado de taxas (cesta de serviços, como no Brasil).

    Você tem 30 dias para depositar qq quantia.
    Ah, na abertura da conta, pode indicar uma agência de sua preferência.
    A conta aberta é tipo padrão. Para qq conta específica (conta estudante, etc), deve entrar em contato diretamente com seu gerente, em Portugal.

    No Rio, fui atendida pela Michele, que é um doce.
  • Bom Dia.
    Alguem pode me explicar como é essa conta ?
    Por exemplo , posso depositar qualquer quantia no Brasil p envio para a conta em Portugal?
    Pago taxas e imposto para enviar essas quantias?
    Existe agencia do Millenium em São Paulo?
    Estamos indo Para Portugal em agosto e gostaria de enviar algum dinheiro antes.
    Só meu marido é cidadão Português recente e esta indo para Portugal em meados de março para dar entrada na convolação.
    São tantos detalhes que só vocês mesmo para ajudar...
  • @mjrjunior

    E você fica sabendo seu número de NIF somente quando busca o novo CC, ou tem acesso ao número antes? O CC tem que ser retirado na loja do cidadão onde fez o pedido ou há a opção dele ser entregue?

    Outra dúvida que fiquei é com relação a senha de acesso ao portal das finanças. Normalmente, pedindo o NIF nas finanças, a senha de acesso ao portal seria entregue na morada indicada. Isso se mantem? Ou seja, você recebeu a senha na mesma morada que recebeu o PIN?

    A propósito, muito útil sua postagem! Obrigada!
  • Meu pai é português, e veio para o Brasil aos 17 anos, hoje ele está com 85. Pensando em passear em Portugal, resolveu pedir o cartão cidadão para tirar o passaporte . Ainda não recebeu o cartão cidadão. Hoje recebeu uma carta com o NIF dizendo que ele tem que nomear um representante em Portugal. A nossa dúvida é se ele é obrigado a tomar essa providência , pois ele só quer fazer turismo. Agradeço a quem puder me esclarecer.
  • @aidirosorio, se ele tem NIF e não reside em Portugal é obrigatório nomear um representante fiscal sim.
  • Agradeço a resposta.
    Mas, estamos com um problema. A única pessoa que conhecemos em Portugal é um irmão do meu pai que é mais velho e que está muito doente. Não tivemos coragem de pedir esse favor. Não sabemos como resolver esse problema. Se não fizermos nada, o que pode acontecer?
  • olá boa noite,
    ontem fui à Loja do Cidadão, solicitar a segunda via do cartão cidadão já com o NIF incluído.
    apresentei o cartão cidadão solicitado no Brasil o passaporte português ,endereço e número do telemóvel.
    paguei a taxa de 18 euros e deverei receber a carta PIN dentro de 15 dias, para então ir buscar o novo cartão.
    abraço.
  • andreluitandreluit Member
    editado May 2019
    Bom dia pessoal, alguém sabe onde podemos comprar a maquininha de leitora de chip que há no Cartão cidadão? Sabem o valor aí em Portugal?
  • @andreluit, pode-se comprar isso em qualquer grande superfície.. Worten, Radio Popular, Fnac ou similares. O custo pode mesmo variar muito, de 6€ a 20€. Bom dar uma olhadela.
  • Obrigado @Caiodib vou pesquisar.
  • Pessoal,

    Alguém recentemente pode confirmar se ainda emitem o Cartão do Cidadão já criando o NIF e sem a necessidade de representante fiscal e comprovativo de morada?
  • Bom....como ninguém respondeu fui pessoalmente tirar a dúvida! (risos)

    Cheguei ontem em Portugal e hoje fui até a Loja do Cidadão de Marvila (em Lisboa). Atendimento rápido, cerca de 10 senhas na minha frente.

    Pedi o Cartão do Cidadão, apenas informei um endereço em Portugal e fui informado que receberei os demais números já impressos - o NIF, NISS e Utente...
  • @gustavo_okazaki vc agendou horario nessa loja do cidadao em marvila? meu pai obteve a cidadania e irá tirar o cartao cidadao na viagem que ele fará para portugal (ele ainda nao tem nenhum doc portugues, soh o assento msm).
    Tinha pensado em faalr pra ele ir no campus da justica, vc acha melhor ir nessa loja? Pelo campus da justica sai no msm dia se for bem cedo, mas na loja do cidadao nao sei rs
    obrigada
  • @PaulaG,

    O tempo para obter o documento é inversamente proporcional ao preço. O tempo normal é de semanas. Para urgência, há uma taxa. Para extrema urgência, a taxa é maior ainda.

    Optei apenas por "urgência"... demorará 3 ou 4 dias.

    Você pode nessa loja solicitar extrema urgência e depois retirar o documento no Campus da Justiça.

    Não agendei e não cheguei cedo... Metrô na porta e estacionamento no subsolo, para quem vai de carro.

    A loja fica numa espécie de centro comercial com lojas e um Pingo Doce enorme. Almocei lá mesmo, no restaurante do mercado. Super barato!
  • Cartão do cidadão... Normal 18 euros, urgente 33 euros e muito urgente 53 euros...
  • @gustavo_okazaki mt obrigada pela ajuda!
  • Fala Galera dar uma atualizada nesse post pois eh de extrema ajuda, bom cheguei a 3 dias (29/10/2019 ) fui ate a Loja do cidadao de Marvila e tudo ok, eles nao pedem comprovante de morada so vc falar msm, atualizei o telefone tb entao a Unica dica eh..agora devido as filas a renovaçāo do CC esta sendo agendada pela web isso pra evitar filas, so q só serve pra quem ja tem acesso ao sistema, entao a dica eh chegar cedo..se possivel ser um dos 1 pois , cheguei estava esgotadas as senhas ..sorte q era sabado e tinha pouca gnt, pedi ajuda e me atenderam...mas foi sorte rs..chegar cedo blz..abs!

    *Ah e com crtza o restaurante do pingo doce nao pode perder q deliciaaa e barato tb..n perca!
  • @Sidney Cabral , então só pra ficar claro, você foi sozinho, e informou um endereço de Portugal, certo ?
  • Opa Xára rs, @sidneioliveira sim sozinho, e informei o endereço, até levei o atestado de morada que peguei na junta, mas não solicitou..se vc tiver algo sempre bom levar vai q pedem sei la.

    Abs!
  • Boa @Sidney Cabral . Muito bom !
  • Pessoal, bom dia! Fui em uma Finança de Portugal, perto do Rato, (não tinha lido o tópico até então) e me disseram que precisava ter um representante legal com residência fixa para atualizar meu cartão cidadão com o NIF. Fiz no Rio de Janeiro.

    Desta maneira, para tentar este esquema sem representante fiscal:
    1 - Preciso solicitar um novo cartão cidadão ao invés de aproveitar o atual feito no Brasil, correto?
    2 - Sabem se todas as lojas do cidadão liberam com endereço do Air Bnb? A Loja de Cidadão do Saldanha é bem mais perto de onde estou. Claro que se ela não fizer eu vou na outra.

    Obrigada!!



  • Ah, vim com essa conta da Milenium mas não me falaram nada de NIF provisório...espero que não de problema. Inclusive qd busquei meu cartão essa semana aqui em Lisboa o gerente disse que eu não tinha NIF e orientou a solicitar. Espero que isso não cause problema
  • Não é possível cancelar o NIF provisório na loja de cidadão, no mesmo momento de gerar o novo?
  • @Fer, pelo que sei tem que primeiro pedir o cancelamento do NIF provisório e, somente depois deste cancelado, solicitar o NIF definitivo. Parece que demoram uns 2 dias para o cancelamento.
    Cada finanças (e outras repartições públicas portuguesas também) trabalham de uma maneira, só tentando pessoalmente solicitar o NIF sem representante fiscal para saber se vai conseguir ou não. As vezes no mesmo local um atendente não faz mas outro faz...
  • @gustavo_okazaki você foi diretamente na loja do cidadão sem antes ir às Finanças? Outra dúvida, vc deu um endereço qualquer sem comprovante, porém vc realmente tem residência lá ou deu o endereço de outra pessoa?

    Porque estou sem representante Fiscal e estou bem ferrada, porque preciso urgentemente do meu CC e estou sem saber o que fazer sem essa questão do representante.
  • Boa noite, pessoal.

    Poderiam me auxiliar em 2 dúvidas?

    1-) Vou passar 1 semana em Lisboa, mas pretendo morar na Alemanha.
    Se eu for no Campus da Justiça e tirar o CC urgente (de 3 a 4 dias), eles enviam o PIN para a morada ou eu retiro lá mesmo, no dia de buscar o CC?

    2-) Como não vou residir em Portugal, posso dar o meu endereço do Brasil e manter meu CC sem o NIF?
    Tem alguma desvantagem em ficar sem o NIF (para que irá residir em outro país da Europa)?
  • Boa tarde.

    Se não estiver na discussão adequada, peço que me desculpem. Só preciso de uma informação.

    Estou tentando fazer alteração de morada pelo sistema eportugal, usando um leitor de cartão que um amigo me emprestou.

    Quando pluguei o leitor na entrada usb, apareceu uma mensagem dizendo que o dispositivo foi configurado e estava pronto para ser usado. Iniciei o processo e no curso da operação aparece uma tela dizendo que o leitor de cartão não foi detectado. Gostaria de saber se é necessária a utilização de algum leitor de cartão específico.

    Agradeço a atenção que me puderem dar.

    Obrigado.

    Waldir

  • @waldirjose , qualquer cartão que suporte a leitura de chips ISO/IEC 7816 funciona. Eu mesmo comprei daqueles bem básicos e uso sempre q

  • Obrigado Caiodib pela atenção.

    Um abraço.

    Waldir

  • Pessoal,


    Não sei se conseguem me ajudar aqui. Tenho o cartão de cidadão, só preciso tirar o NIF. estou de mudança mês que vem a Portugal, e vou precisar tirar o NIF com bastante agilidade por questões de contrato de trabalho. A questão é:

    1) Posso utilizar o endereço airbnb como comprovante de morada? como posso fazer isso?

    2) Tenho NIF provisorio do Millennium... Indo às finanças e solicitando o NIF definitivo, eles já cancelam o provisório?


    Agradeço toda a ajuda!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.