Naturalização por tempo de residencia em portugal

Boa tarde pessoal do forum, queria saber e perguntar se por acaso houver alguem na mesma situaçao que eu, é normal os processos de naturalizaçao por tempo de residencia em portugal demorarem tanto tempo? Bem eu coloquei o meu processo em 30/09/2016 e ainda hoje 14/09/2017 o processo continua em analise, fico preocupado porque vai fazer 1 ano e eles lá da conservatoria nao dizem nada para alem disso, já ouvi gente que puseram na mesma situaçao que eu e a nacionalidade saiu em 6 meses por isso acho estranho, no meu caso coloquei na conservatoria de lisboa mas mesmo sendo lá demora assim tanto tempo? Obrigado e abraços a todos.

Comentários

  • Mei, eu já fiz isso e o que me responderam foi que o processo encontra-se em análise por diligências por parte do SEF, acho que falta o este órgão dar resposta, quando entreguei os documentos para o processo fiz questão em ir lá no sef pegar o documento com contagem do tempo legal aqui em Portugal e entregar na conservatória apesar de não ser necessário mesmo assim não sei o faz o sef demorar em dar a resposta, minha dúvida é então nestes casos não existe um tempo definido para sair a nacionalidade, tanto pode demorar 1,2,3 ou 10 anos a sair.
  • @Mario Correia
    Vi sua situação e lamento pela demora! Realmente o Sef tem demorado muito! Eu não sei se tem muito a ver mas minha renovação de residência demorou 1 ano tb!
    Como vc já entrou com o processo, será que vc poderia me dar algumas dicas? Eu estou pesquisando os documentos que preciso reunir! Percebi que casa conservatória pede um tipo de documento! Mas no site eles listam os documentos e não especificam mais nada!
    Se puder me dar algumas dicas fico bastante agradecida!
  • Olá! Eu também moro em Portugal mas eu fiz o pedido de nacionalidade pelo casamento no CNAI do Porto e entreguei a minha documentação em janeiro deste ano. Depois o meu processo foi enviado para Lisboa e recentemente a minha nacionalidade foi aceite e enviaram me o assento de nascimento para minha casa. Acho que tens que ligar à Conservatória para saber o que é que se passa com o teu processo. Eu ligava cada mês para saber como estava a correr e desta última vez o processo já assento já estava feito e não tinha sido enviado para casa.
    Espero que tudo corra bem ;)
  • Muito obrigado e muitos parabéns @Caramelo! Você ligou à Conservatória ou Linha registos? Mandou email também?
  • Meu marido deu entrada em 2010 e recebeu o assento no ano passado.
    No caso dele demorou tanto pois ele veio ao Brasil durante a análise; mas por fim conseguiu.
  • @Isabel onde o seu marido deu entrada?!!
  • AduAdu Member
    editado December 2017
    @Mario Correia eu dei entrada na conservatória de Sintra no dia 5 de Dezembro de 2016 e o mesmo foi depois enviado para a conservatória da Amadora tem o número 4xxx/2016 e na semana passada fui à conservatória da Amadora para saber do estado do processo porque por e-mail Jesus foi praticamente um ano a ouvir que o processo aguardava diligências. Resolvi lá ir e foi-me dito que o mesmo estava em despacho e que a carta já devia estar para chegar. E que se não recebesse a carta até ao final do mês, para voltar lá em Janeiro.
  • Boa tarde pessoal.
    Alguém aqui saberia informar em q mês estão a analisar por tempo de residência?
    Obrigado
  • TsunamiTsunami Member
    editado January 2018
    @Victor depende a caso, onde deu entrada?

    pode ver aqui boa informaçõe sobreo processo http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10565/artigo-6º-nº-1-da-nacionalidade
  • As fases neste processo são diferentes dos outros. como eu entendi, é assim:
    1) numeração
    2) aguardando as respostas das PJ, DGAJ e SEF: Esta fase demora muito, especialmente a resposta do SEF
    3) Verificar os documentos: pelo menos no Porto (ACP e 3ºCRC) eles só começam a verificar documentos depois de receber as respostas das 3 entidades :/
    4) despacho
    5) registro
  • Dei entrada na CRC Lisboa @tsunami e obrigado pelas informações.
  • AduAdu Member
    Hoje fui à conservatória da Amadora, pois a dita carta nunca mais chegava...e eis que a senhora diz que já posso fazer o cartão de cidadão pois o meu processo já estava concluído tendo demorado 1 ano.
  • TsunamiTsunami Member
    editado January 2018
    @Adu Parabéns! finalmente! :)
    Pode verificar, por favor, o tempo de espera para cada fase? especialmente a resposta do SEF... muito obrigado!
  • amin ullahamin ullah Member
    editado February 2018
    teva meu processo irá so no analese mas agora tem meu processo de 20 dias no foi fase incial de fase incial depois qual fase começar? obrigado
  • meu pai cidadão italiano ele mora no Reino Unido ele fez operação coração se en envio meu passporto para visto visto leva mazaminos 5 ou 6 mes Tenho processo em fase incial se meu pai me enviar de ai documento de operação Posso fazer o meu processo como
  • Boa tarde a todos,

    Recebi a resposta do AC do Porto sobre a fase do meu processo da naturalização informando-me que “o seu processo já foi objeto da análise, apresentando deficiencias que lhe serão notificadas via correio”. Alguém com a mesma situação? Isto normalmente quer dizer que é preciso juntar algum documento e eu devo aguardar a carta com mais informação, certo?

    O meu processo é de Novembro 2016 e foi transferido para o ACP da CRC em Lisboa.
    Fico grato pela qualquer ajuda e a partilha das experiências!
  • sacha estou um normal acho azves caducar ragsitro ou tem uma coisa exmplo meu um amigo racebeu uma carta teva dcomnto ele nao carembado de amabaxada portugesa de nos pais assim outro meu amigo fez dcomendo traduzer sem natario se tem assim uma coisa normal voce reprepar mesmo porcesso avancar nao ha problama esto coisas normal acho
  • Obrigado @amin ullah
Esta discussão está fechada.