Todas as Conservatórias que aceitam processo de atribuição por correio

Bom dia gente, a fim de diminuir as filas das CRCs por nós utilizadas e distribuir melhor os processos, resolvi perguntar a todas as CRCs que possuem balcão de nacionalidade se elas aceitam o processo por correio e os requisitos. Conforme vou recebendo as respostas eu passo pra vcs.

Por enquanto recebi um email relevante de Castro Daire:

Se vai enviar pelo correio deverá fazê-lo para uma conservatória com competência para atribuições de nacionalidade que são: Amadora, Barreiro, Cascais, Guarda, , Guimarães, Lisboa, Loulé, Mangualde, Ovar, Pombal, Portalegre, Santarém, Almada, Tondela, Torres Vedras, Silves, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, 2ª, 3ª ou 4ª Conservatória do Porto, Évora, Registos Centrais Lisboa.
Com os melhores cumprimentos
A conservadora
Madalena Rato

«134

Comentários

  • @Tadeu, Pombal, 2a e 4crc não fazem processos de nacionalidade e algumas recebem e enviam para Lisboa. Tem q tomar cuidado.
  • Sim, estou perguntando especificamente se recebem por correio e se são intermediárias, sendo, para quis eles enviam o processo. Por enquanto todas q responderam são intermediárias. A unica que indicou as q aceitam foi essa, mas confirmação mesmo só quando essas responderem diretamente.
  • Já a CRC de Nordeste mandou esse email:

    Esta Conservatória não funciona como Balcão de Nacionalidade, apenas como Conservatória intermediária, podendo assim requerer a atribuição de nacionalidade nesta ou noutra Conservatória do Registo Civil, ou junto do Consulado, pessoalmente ou representado por procurador com poderes especiais para o ato.

    Também poderá fazê-lo através do envio dos documentos necessários para a Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa ou para os Balcões de Nacionalidade que constituem extensões da Conservatória dos Registos Centrais instalados nas seguintes Conservatórias: Tondela, Almada, Amadora, Aveiro, Barreiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Lisboa, Mangualde, Ovar, Pombal, Portalegre, Arquivo Central do Porto, Santarém, Silves, Torres Vedras, Vila Nova de Gaia e 3ª Conservatória do Registo Civil do Porto.
  • Ola @Tadeu

    Achei ótimo sua iniciativa e estou querendo saber se obteve respostas..
    Estou querendo uma conservatoria para enviar pelos correios e quero uma que aceite pessoalmente tb (tenho dois processos.. um enviarei e outro farei pessoalmente)

    Vc teve êxito em sua pesquisa?

    Obrigada!
  • Pessoal questionei a conservatória de Vila Velha de Rodão, segue retorno:

    Exmº Senhor:

    Serve o presente para informar V. Exa. que esta Conservatória do Registo Civil é apenas intermediária nos Processos de Nacionalidade, sendo mais rápido e expedito os mesmos serem enviados diretamente às seguintes Conservatórias:

    Conservatória do Registo Civil de Portalegre, com o seguinte endereço:

    Conservatória do Registo Civil de Portalegre
    Rua Dr. Mário Chambel, Bloco 3, R/C
    7300 - 179 PORTALEGRE
    E-mail: civil.portalegre@irn.mj.pt

    Ou à Conservatória dos Registos Centrais, com o seguinte endereço:

    Rua Rodrigo da Fonseca, 198
    1099-003 LISBOA
    E-mail: registos.centrais@irn.mj.pt

    Atenciosamente,
    O Oficial, António Jorge A. Agostinho


    Conservatória dos Registos Civil, Predial e Cartório Notarial de Vila Velha de Ródão


    www.irn.mj.pt
    Rua de Santana, 6030-230 Vila Velha de Ródão
    VOIP: 730 541 | Telefone: 272 545 358 | Fax: 272 545 384
    E-mail: registos.vvrodao@irn.mj.pt


    Mandei e-mail questionando Portalegre, assim que tiver o retorno envio aqui.
  • @tadeucoelho @adrianoc Parabéns demais pela iniciativa de vocês! Quando Tondela foi descoberta, os primeiros processos eram concluídos em 1 dia!!! Quem sabe não surge uma nova Tondela.
  • Essa conservatória de Portalegre é nova, acho que não há nenhum relato sobre ela aqui no fórum. Alguém já mandou e-mail confirmando se aceitam processos de atribuição por correios e se não é intermediária?
  • @beatrizmoreno Eu enviei e-mail questionando mas não tive resposta ainda, vou tentar ligar lá amanhã para ter certeza. No grupo do facebook vi uma pessoa falando que fez presencialmente e finalizou em 15 dias (atribuição para filho).
  • @beatrizmoreno eu enviei email para eles, e ate agora não obtive resposta.
  • existe também a especulação do conservatória Braga
  • Bom dia Senhor Fabricio

    Não recebemos nacionalidades pelo correio.
    Tem que enviar para o Arquivo Central do Porto, Rua Visconde de Setúbal, nº 328, 4200-498 Porto ou para a 3ª Conservatória do Registo civil do Porto, Rua de Álvares Cabral, nº 432, 4050-040 Porto


    Filomena




    4ª Conservatória do Registo Civil do Porto

    www.irn.mj.pt
    Rua do Cunha, 404 - 4200-250 Porto
    VOIP: 723601| Telefone: 225088826/27 | Fax: 225021275
    E-mail: civil4.porto@irn.mj.pt
    Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer!
  • Informo que esta Conservatória não decide processos de Nacionalidade, é a Conservatória dos Registos Centrais a Conservatória competente para decidir esses processos crcentrais@irn.mj.pt

    Atenciosamente

    CRC de Bragança



    Conservatória do Registo Civil de Bragança

    www.irn.mj.pt
    Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 64, 5300-113 Bragança
    VOIP: 720771 | Telefone: 273 300 960 | Fax: 273 300 969
    E-mail: civil.braganca@irn.mj.pt
    Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer!
  • Bom dia,
    Poderá obter todas as informações sobre atribuição de nacionalidade através do site dos nossos serviços:http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/
    Como esta Conservatória não tem competência para decidir os processos de nacionalidade, se os documentos nos forem enviados, serão reencaminhados para o Serviço competente.

    Com os melhores cumprimentos


    A Ajudante

    Laura Brito

    2ª Conservatória do Registo Civil do Porto

    www.irn.mj.pt
    Av. de França, 358, Lj. 64, Edifício Capitólio
    VOIP: 723 541 | Telefone: 228 348 530 | Fax: 228 348 359
    E-mail: civil2.porto@ irn.mj.pt
    Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer!
  • @fabricio a orientação do fórum é sempre dar entrada nos processos em conservatórias conhecidas.Ha Conservatórias desconhecidas q são extremamente exigentes e outras q encaminham os processos para Lisboa.
  • @adrianoC e @fabricionit acabei de enviar e-mail para Portalegre também, vamos ver se eles respondem.

    @Vlad mesmo que a conservatória diga que não é intermediária e que recebe os processos pelo correio, não é recomendado enviar se não for uma conservatória conhecida?
  • @beatriz exatamente. Já tivemos um caso aqui em Évora em q uma pessoa foi lá pessoalmente e foi atendida com descaso e má vontade.Quem quiser arriscar..
  • @Vlad nossa, que triste isso.

    Eu me interesso por saber de novas conservatórias para testar, porque acho que seria um duplo benefício, já que desafogaria as conservatórias que estão super lotadas de processos e daria mais agilidade aos mesmos.

    Será que conseguimos achar uma forma mais "segura" de testar conservatórias ainda não conhecidas?
  • Tenho acompanhado bastante o fórum e me inscrevi recentemente.
    Caramba, a atitude de vocês (@Tadeu @Adrianoc @beatrizmoreno) é sensacional.
    Temos que buscar outras conservatórias sim. Se não fosse pela atitude de pessoas como voces este forum ainda estaria em Lisboa.
    ACP está parada. Tondela está com fechada por causa das queimadas. Se Ovar e Mangualde tiverem problemas, acabou o fórum.
    Estou me juntando a vocês para buscar informações em outras conservatórias, não podemos parar.
  • Se essas conservatórias além de Lisboa existem aqui no fórum, foi porque alguém teve inteligência e atitude.
  • Todas as Conservatórias a serem testadas é aconselhável a tentar primeiro pessoalmente.
  • Contribuindo...
    Esta Conservatória pode ser descartada atualmente. Obtive a resposta por e-mail da CRC de Guarda:

    "Esta Conservatória não possui balcão de nacionalidade.
    CMC,
    António José Fernandes

    Conservatória do Registo Civil de Guarda"
  • Pessoal,

    Consegui ligar em Portalegre, processo somente presencial. Para atribuição foi solicitado a Certidão de Nascimento (reprográfica e apostilhada) e RG (fotocópia apostilhada) e eles exigem a transcrição de casamento.
    Analisam os documentos na hora e caso esteja tudo correto é feita a entrada do processo.
    Não pediram para agendar (mas eu esqueci de perguntar também rss).
  • @marvin acredito que tenhamos que ter a maior cautela possível para testar novas conservatórias.
    Devemos considerar o que os usuários mais antigos e os moderadores da página recomendam, afinal todos aqui estão tentando ajudar.

    @AdrianoC Eles falaram sobre o prazo para conclusão do processo?
  • beatrizmorenobeatrizmoreno Member
    editado October 2017
    Pelo despacho que o @Rafael postou, não temos informações sobre as seguintes conservatórias:

    1 - Armadora
    2 - Barreiro
    3 - Guimarães
    4 - Santarém
    5 - Almada
    6 - Torres Vedras
    7 - Silves
    8 - Aveiro
    9 - Braga
    10 - Coimbra
    11 - Évora (Évora já respondeu e-mail de algumas pessoas dizendo que não é intermediária e que recebe via correio, mas ninguém se arriscou por lá ainda. Segue o link da discussão: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8390/atribuicao-crc-de-evora-informacoes-e-processos#latest)
    12 - Faro

    O que vocês acham de enviarmos e-mail para todas e verificar se possuem balcão de nacionalidade e se recebem processo pelo correio?
  • Fernanda99Fernanda99 Member
    editado October 2017
    Silves já achei aqui nesse fórum.Falaram aqui que eles tem pouco pessoal, demora muuuito e vi uma pessoa que estava há 7 meses com o processo em Silves sem notícia do mesmo. Já outra pessoa no fórum disse que eles mandaram o processo pra Lisboa. Pode nao ser uma boa idéia.Nao sei se aceitam por correio.
    Coimbra estava aceitando,mas chegou tanto processo que recebi a info que eles ficaram com os processos antigos e agora mandaram os novos pra Lisboa.
  • Que bom @beatrizmoreno.
    Mandei e-mail para algumas conservatórias que constam como balcão de nacionalidade.
    Recebi essa resposta de Leiria.

    Exsr
    Esta conservatória não faz nacionalidades
    CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL DE LEIRIA

    www.irn.mj.pt
    Av. Marquês de Pombal, Lote 10 r/c
    2410-152 Leiria
    VOIP: 722251 - Telef: 244817560 - Fax: 244817569
    civil.leiria@irn.mj.pt
  • @beatrizmoreno
    Não falaram, pediram para levar os documentos para analisarem se está tudo correto.
  • Podemos fazer uma ação coordenada com as pessoas que estão indo para Portugal.
    Já li vários tópicos, novos e antigos e vi que é possível sim acharmos novas conservatórias.
    Tem um relato bem interessante de um forista chamado @VesgoRJ que passou em varias conservatórias em Portugal.
  • terminada a atribuição da minha avó em VNG, faremos a transcrição em Ponta Delgada, ai minha irmã vai pessoalmente tratar da atribuição de minha mãe, para chegar nela o mais breve possível por motivo de trabalho.

    Podemos auxiliar nessas consultas pessoalmente
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.