Eu sempre achei que precisava ser apostilado tudo (na verdade os meus mandei assim) o documento é português, mas o cartório que autentica a assinatura é brasileiro, achei que a apostila era como a validação do sinal público que é feita quando o documento de um estado é apresentado em outro, que seria para valer a conferência de firma lá em Portugal.
@Isabela_Umbuzeiro Você ja encaminhou a sua cidadania??? Vi que a conservatória de Almada só recebe pessoalmente e por esse fator parece ser mais rápido. Tentou ir em algum próxima a Lisboa? Quero saber pois estou indo a Lisboa e quero encaminhar a minha Obrigado
eu acabei indo a Braga pois não quis arriscar. Mas acho que vale a pena tentar ir em outros lugares. Em Braga eu fui com todos os documentos pessoalmente e agendaram após um mês. Vou lá dia 18/01 para começar o processo. Parece que depois disso é mais rápido, mas eu não tenho ideia. Eu cheguei a ir em Amadora, mas estava sem todos os documentos e ela não quis me dar mais informações, não ficou claro se eles mandariam para o IRN depois. E só agendavam também com todos os documentos.
@Pedro Kormann aqui não aparece exatamente o dia de dezembro de seu comentário sobre as visitas que pretendia fazer às conservatórias. Já as realizou? Qual a melhor opção em sua opinião?
Minha prima deu entrada na atribuição com advogados e foi informada q foi enviado para Torres Vedras. Alguém sabe se os processos de lá vão pra algum lugar ou se fazem la msm? Tem noção do tempo pra conclusão? Obrigado
a última vez que soubemos desta conservatória, estava encaminhando os processos para Lisboa. Verifique com seu advogado, conforme o @Vlad Pen lhe orientou. Confirmando isso, não foi uma boa ideia. Lisboa concentra processos de todos os consulados do mundo e é assim, bem mais morosa.
Muito obrigado pelas respostas. Ela iniciou o processo de nacionalidade do avô em 2016, pagou um valor absurdo pra advogados pra fazer o do avô e depois o da mãe. Nem ela e nem eu sabíamos da existência do forum. Ano passado qnd descobri meu pai teria direito, achei o forum e estou fazendo com a ajuda de vcs aqui, mas o dela como já estava pago, resolveu terminar por lá. O do avô demorou 1 ano, provavelmente foi pra Lisboa... Mesmo pagando uma fortuna, os advogados não informam as coisas direito, mal respondem as coisas, ela ficou super arrependida de não ter ido atras por conta, já tinha todos documentos da familia dela
Caso ela descubra alguma info nova sobre a conservatória aviso aqui. Obrigado
Prezados, boa tarde. Possuo dúvida quanto ao encaminhamento da correspondência (documentos para atribuição de anacionalidade) à Conservatória de Registro Civil de Guimarães, pois os endereços abaixo estão relacionados à esta conservatória. E estou em dúvidas para qual endereço encaminhar a documentação. Pois tenho o endereço: Rua da Ramada,357 4810-445 Guimarães
No entanto há informações através da internet onde o endereço é: Rua Ramada S. Sebastião 4810-445 Guimarães
E ainda outro, sob o endereço: Rua dos Cutileiros de Guimarães, lote 12-13 4835-044 Guimarães Além desta questão do endereço, reside a questão quanto ao vale postal. Por exemplo: Neste caso deve-se colocar IRN.IP. antes do endereço encaminhado à correspondência ?
Olá, meu nome é Eduardo, por gentileza, estou com todos o documentos necessários para dar entrada no processo de Nacionalidade - Atribuição para netos e o registro do meu avô consta na Conservatória do Fundão, gostaria de saber se algum dos amigos aqui no fórum podem me informar se está Conservatória faz esse processo por lá e aceita pelo correio? Eu enviei um e-mail e não obtive resposta, no mapa do cidadão de Portugal consta informações que está Conservatória realiza serviços de Nacionalidade - Atribuição. Desde já agradeço a ajuda.
Vlad Pen, muito obrigado. Pesquisei sobre esta CRC de Lisboa e pelos comentários os processos são muito demorados por lá. Bom, vou enviar essa semana e aguardar e torcer que tudo corra bem. Abraço a todos.
Olá pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês.
Já estou com quase todos os documentos necessários para retirada da nacionalidade de minha mãe com averbação de seu casamento com meu pai e devido a demora em Lisboa, irei enviar para uma prima que reside em Queluz para que ela possa estar dando entrada em uma conservatória mais tranquila. Minha dúvida é: Se ela der entrada na conservatória de Queluz mesmo ou Sintra, o processo será enviado para Lisboa do mesmo jeito? Ou seja, vai demorar esse absurdo de tempo da mesma forma?
@tatyjares ao que nos conste essas Conservatórias não realizam processos de atribuição. O melhor lugar para isso seria pelo ACP (Arquivo Central do Porto). Leva de 30 a 60 dias fazendo por lá.
Tá ótimo Pedro, então você aconselha eu enviar diretamente a ACP por Sedex? Onde consigo o endereço certinho sobre isso? Desculpa, é que sou nova no fórum e estou tentando me localizar ainda.. kkk
@tatyjares outra informação: o pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito internacional, não precisa obrigatoriamente ser efetuado por vale postal, exceto no caso de transcrição de casamento, pq ainda não estão aceitando cartão.
Pessoal, estive hoje no consulado e só fiz perder tempo. Eles não sabem me informar nada no que diz respeito a envio de documentos para Portugal (Sim, isso mesmo que disseram e a desculpa foi que cada conservatória solicita as coisas de maneira diferente!)
,Queria resolver isso de uma vez por todas, será que consigo por aqui? Seguinte, preciso retirar a nacionalidade de minha mãe, averbar o casamento com meu pai e quando tudo finalizar, retirar a minha. Tudo pela ACP (Porto)
Já emiti a certidão de casamento deles e estou aguardando a de nascimento. Porém, li alguns comentários em um grupo de facebook que me confundiram:
1º - A certidão de inteiro teor do casamento deles precisa ser com cópia do livro no verso? Porque não tem nesta que já emiti. 2º - A certidão de nascimento (inteiro teor) também precisa ser com cópia do livro? E de ambos? Mãe e Pai? Sendo que somente ela irá retirar a nacionalidade e ele será transcrição do casamento? 3º - Além destes documentos, se faz necessário: Cópia autenticada do RG, CPF de ambos (Pode ser CNH?), Cópia simples do comprovante de residência, declaração de nascimento para atribuição de nacionalidade, requerimento de transcrição do casamento, ambos devidamente preenchidos, precisa autenticar também? (Além da foto 3x4, claro) (Todos apostilados também) 4 º - Hoje no consulado, a atendente me disse que eu não posso solicitar junto a nacionalidade e transcrição de casamento. Perguntei por que não posso enviar todos os documentos juntos e ela não soube dizer o porquê. É isso mesmo? Preciso primeiro enviar uma documentação e depois a outra?
Desculpem o textão, mas aqui está sendo o único lugar que tem me ajudado de verdade. =(
@tatyjares quem é o português?seu avô ou avó? se for a avó terá que antes transcrever o casamento em Portugal
para processo de nacionalidade da sua mãe:
Copia do assento português ou nr do registro Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada da sua mãe ( somente dela) Cópia do R.G apostilado ou CNH tb apostilada. Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade Vale postal ou Pgto por cartão de crédito internacional de € 175 euros.
Comentários
Em Silves falaram alguma ideia sobre tempo de duração dos processos?
Quero saber pois estou indo a Lisboa e quero encaminhar a minha
Obrigado
Ex.º Senhor:
Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
Tenho a honra de informar V.ª Ex.ª de que existem outros Balcões de Nacionalidade:
Conservatória do Registo Civil de Almada;
Conservatória do Registo Civil de Amadora;
Arquivo Central do Porto;
Conservatória do Registo Civil de Aveiro;
Conservatória do Registo Civil de Barreiro;
Conservatória do Registo Civil de Braga;
Conservatória do Registo Civil de Coimbra;
Conservatória do Registo Civil de Évora;
Conservatória do Registo Civil de Faro;
Conservatória do Registo Civil de Guimarães;
Conservatória do Registo Civil de Lisboa;
Conservatória do Registo Civil de Ovar;
Conservatória do Registo Civil de Portalegre;
Conservatória do Registo Civil de Santarém;
Conservatória do Registo Civil de Silves;
Conservatória do Registo Civil de Torres Vedras.
Será que todas essas realizam tais procedimentos? Compartilho aqui afim de ajudar.
Obrigado
a última vez que soubemos desta conservatória, estava encaminhando os processos para Lisboa.
Verifique com seu advogado, conforme o @Vlad Pen lhe orientou. Confirmando isso, não foi uma boa ideia. Lisboa concentra processos de todos os consulados do mundo e é assim, bem mais morosa.
Ela iniciou o processo de nacionalidade do avô em 2016, pagou um valor absurdo pra advogados pra fazer o do avô e depois o da mãe. Nem ela e nem eu sabíamos da existência do forum. Ano passado qnd descobri meu pai teria direito, achei o forum e estou fazendo com a ajuda de vcs aqui, mas o dela como já estava pago, resolveu terminar por lá. O do avô demorou 1 ano, provavelmente foi pra Lisboa...
Mesmo pagando uma fortuna, os advogados não informam as coisas direito, mal respondem as coisas, ela ficou super arrependida de não ter ido atras por conta, já tinha todos documentos da familia dela
Caso ela descubra alguma info nova sobre a conservatória aviso aqui. Obrigado
Possuo dúvida quanto ao encaminhamento da correspondência (documentos para atribuição de anacionalidade) à Conservatória de Registro Civil de Guimarães, pois os endereços abaixo estão relacionados à esta conservatória. E estou em dúvidas para qual endereço encaminhar a documentação.
Pois tenho o endereço: Rua da Ramada,357
4810-445
Guimarães
No entanto há informações através da internet onde o endereço é: Rua Ramada S. Sebastião
4810-445
Guimarães
E ainda outro, sob o endereço: Rua dos Cutileiros de Guimarães, lote 12-13
4835-044
Guimarães
Além desta questão do endereço, reside a questão quanto ao vale postal. Por exemplo: Neste caso deve-se colocar IRN.IP. antes do endereço encaminhado à correspondência ?
Eu enviei um e-mail e não obtive resposta, no mapa do cidadão de Portugal consta informações que está Conservatória realiza serviços de Nacionalidade - Atribuição.
Desde já agradeço a ajuda.
Pesquisei sobre esta CRC de Lisboa e pelos comentários os processos são muito demorados por lá.
Bom, vou enviar essa semana e aguardar e torcer que tudo corra bem.
Abraço a todos.
Já estou com quase todos os documentos necessários para retirada da nacionalidade de minha mãe com averbação de seu casamento com meu pai e devido a demora em Lisboa, irei enviar para uma prima que reside em Queluz para que ela possa estar dando entrada em uma conservatória mais tranquila. Minha dúvida é: Se ela der entrada na conservatória de Queluz mesmo ou Sintra, o processo será enviado para Lisboa do mesmo jeito? Ou seja, vai demorar esse absurdo de tempo da mesma forma?
É uma boa ideia enviar para o ACP pelo Correio, mesmo com o ritmo mais lento por conta do período das férias de verão por lá.
O endereço deles é:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498
Porto
Para o Vale Postal o endereço é o mesmo, só mudando o nome do destinatário, que é IRN, IP.
Pessoal, estive hoje no consulado e só fiz perder tempo. Eles não sabem me informar nada no que diz respeito a envio de documentos para Portugal (Sim, isso mesmo que disseram e a desculpa foi que cada conservatória solicita as coisas de maneira diferente!)
,Queria resolver isso de uma vez por todas, será que consigo por aqui? Seguinte, preciso retirar a nacionalidade de minha mãe, averbar o casamento com meu pai e quando tudo finalizar, retirar a minha. Tudo pela ACP (Porto)
Já emiti a certidão de casamento deles e estou aguardando a de nascimento. Porém, li alguns comentários em um grupo de facebook que me confundiram:
1º - A certidão de inteiro teor do casamento deles precisa ser com cópia do livro no verso? Porque não tem nesta que já emiti.
2º - A certidão de nascimento (inteiro teor) também precisa ser com cópia do livro? E de ambos? Mãe e Pai? Sendo que somente ela irá retirar a nacionalidade e ele será transcrição do casamento?
3º - Além destes documentos, se faz necessário: Cópia autenticada do RG, CPF de ambos (Pode ser CNH?), Cópia simples do comprovante de residência, declaração de nascimento para atribuição de nacionalidade, requerimento de transcrição do casamento, ambos devidamente preenchidos, precisa autenticar também? (Além da foto 3x4, claro) (Todos apostilados também)
4 º - Hoje no consulado, a atendente me disse que eu não posso solicitar junto a nacionalidade e transcrição de casamento. Perguntei por que não posso enviar todos os documentos juntos e ela não soube dizer o porquê. É isso mesmo? Preciso primeiro enviar uma documentação e depois a outra?
Desculpem o textão, mas aqui está sendo o único lugar que tem me ajudado de verdade. =(
para processo de nacionalidade da sua mãe:
Copia do assento português ou nr do registro
Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada da sua mãe ( somente dela)
Cópia do R.G apostilado ou CNH tb apostilada.
Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
Vale postal ou Pgto por cartão de crédito internacional de € 175 euros.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/