Certidao Nascimento 1904

Boa Noite, apos algumas buscas consegui reunir algumas informações sobre o meu Bisavo português:

Nome - Justino Vaz da Silva
Data de Nascimento - 18 de Setembro 1904
Local de Nascimento - Amilca-Dist . de Aveiro-Port.

Gostaria da ajuda para localizar a certidão de nascimento, ou ferramentas de busca para que eu possa buscar de uma forma mais precisa.

Grato,

Comentários

  • @Lohran Vaz

    É preciso informar a filiação - não encontrei Amilca, reveja essa informação.
  • Ola @Mariza Guerra e @alexandredesa

    Vou citar exatamente como esta na certidao de casamento do português
    "... Ele Solteiro, Branco, natural de Cons. de Amilca-Dist. de Aveiro-Port., nascido em 18 de Setembro de 1904. Nacionalidade: Portuguesa, residente na Rua XXXXXXXXX, Rio de Janeiro-RJ, Filho de Jose Vaz da Silva e Ana de Almeida"

    Filiação: Jose Vaz da Silva e Ana de Almeida

    - O Nome amilca pode ter sido alterado? também não o encontrei.
    Grato,
  • alexandredesaalexandredesa Member
    editado November 2017
    @Lohran\ Vaz não encontrei nada no Google que exista relação de Amilca como sendo um distrito antigo de Aveiro.
    Seria bom rever se essa informação está correta.
    Essa informação está escrita manualmente? Pode ser outro nome, não?
  • @alexandredesa
    Boa noite,

    Essa informacao foi retirada da certidao de casamento de inteiro teor que retirei na semana passada no cartorio aonde ele se casou, não sei se quem digitou a de inteiro teor, leu de um documento a mão ou se ja era um documento digitado.

    Existe alguma outra forma de buscar somente por aveiro? com os outros dados que forneci dele?

    grato,
  • @Lohran Vaz

    Há muitos sobrenomes Vaz da Silva na freguesia São João da Madeira - Aveiro - e em algumas freguesias do Concelho de Oliveira de Azeméis como Fajões e Nogueira do Cravo. Não limite a busca apenas em 1904.
  • @Mariza Guerra

    Como posso fazer as buscas, desculpe mas não sei como fazer, poderia me passar as ferramentas de buscas?
  • Amilca na verdade é AROUCA!
  • @Guilherme Moreira

    O.O Caramba, conseguiu achar algo?
  • editado November 2017
    Chave - Arouca - Aveiro
    http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1204313 tif m025
    Código de referência
    PT/ADAVR/PARC07/1/90
  • E o pai do Justino, era, de fato, de Oliveira D'Azeméis.
  • @jhmelman

    Nossa, realmente é ele! Muito obrigado,

    Ali embaixo você botou que ele de fato era de Oliveira D'amezeis, isso quer dizer algo?

    Muito obrigado
  • Outra duvida pessoal,

    Com essa informação, o que devo fazer a partir deste momento?
    Preciso pedir essa documentação, alguem poderia me ajudar nos proximos passos?

    Grato,
  • É só porque alguém tinha comentado que tinham muitos Vaz da Silva nessa e em outras freguesias.

    Agora você tem que pedir ao Arquivo Distrital de Aveiro uma certidão para usar no processo de atribuição do descendente (seria ou seu avô/avó ou seu pai/mãe). Se for precisar fazer transcrição de casamento desse seu bisavô (algumas Conservatórias não exigem), peça logo duas, uma pra transcrição e outra pro processo de nacionalidade do descendente.
  • @jhmeelman

    Ok, Muito obrigado,

    Mais uma duvida, no caso esse processo nós vamos passar de geração por geração
    Bisavo Portugues > Avo > Pai > EU

    Preciso de uma certidao de casamento para cada?
    E no caso quando chegar ali no Pai, talvez a irma dele tambem tire e o EU, meu primo também.
  • Se o seu bisavô registrou seu avô, e seu avô registrou o seu pai, em algumas conservatórias não precisa fazer a transcrição de casamento.
    Devem estar todos vivos para a atribuição chegar até você. Caso algum não esteja, além da ascendência tem que comprovar vínculos com Portugal.
    Quando for feita a atribuição do seu avô, seu pai e sua tia já poderão fazer; A partir do momento que a nacionalidade deles tenha sido atribuída, você e seu primo podem fazer.
  • @Lohran Vaz

    Para a transcrição de casamento você poderá imprimir o assento diretamente do livro.
  • @jhmelman @ Mariza Guerra

    Ola pessoal muito obrigado por toda a ajuda,

    Vamos la, Todos os meus parentes são vivos, porém eu não tenho conhecimento do processo a ser adotado a partir de agora, o que eu preciso fazer passo a passo para fazer a nacionalidade do meu avo, pai, e eu.

    Tem algum lugar que voces me indiquem para ler e entender o passo a passo? ou se não for incomodo, poderiam me auxiliar nesse passo a passo?


  • Lembro de ter visto em algum site, que enviava algumas certidoes ja autenticadas, porem nao lembro o porque e pra que, se isso se aplica ao meu caso.
  • Aqui mesmo no fórum, tem um guia geral na parte "dúvidas básicas". Vale também entrar nos tópicos da área "Processos de Atribuição" e ver os primeiros e os últimos comentários das que mencionam os CRCs, ali você já vai achar muita informação.
  • Bom dia, a todos!
    Estou ajudando meu cunhado a adquirir a cidadania.. Porém não sei como dar prosseguimento na busca da certidão de batismo de seus avós! Queria pedir ajuda para me direcionar!
    Arminda Ferreira - nasc.17/04/1903 - local: Oliveira do Conde- Concelho de Carregal do Sal
    Pais: Diamantino Antunes e Maria Ferreira
    Casada com:
    Manuel Roque Pinto- Nasc. 02/09/1894
    local: Alijó distrito de Vila Real...
    Pais: Joaquim Roque Pinto e Maria do Nascimento Roque
  • @Iara Cavadas

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=997048 - Família do Manuel - Freguesia Sanfins do Douro

    Manoel - assento 77/1892 - nascido em 04/11/1892 : http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1038647 - 113 tif

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Para o registro de Arminda envie os dados à Conservatória de Carregal do Sal: registos.csal@irn.mj.pt

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSJ-6D5F

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSN-ZKMV - pode ser o pai de Arminda -no verso tem endereços de morada.
  • Mariza, estou muito feliz com sua postagem! É um caso muito especial na qual ele se encontra muito doente e deseja deixar a cidadania p meu sobrinho. Não tenho palavras para te agradecer! Enviarei os dados da Arminda a conservatória como me orientou! Que Deus a abençoe sempre!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.