Sou bisneta de português falecido.

Pessoal,

Preciso de uma ajudinha.
Tenho direito a cidadania portuguesa em algum dos dois casos abaixo?

Bisavô paterno português - Falecido
Avô paterno (brasileiro) - Falecido
Pai (brasileiro) - Falecido
Eu.

Nenhum dos falecidos tiraram a cidadania.

Ou

Bisavô materno português - Falecido
Avó materna (brasileira) - Falecido
Mãe (brasileira) - Viva
Eu.

Tenho direito?
«1

Comentários

  • Pessoal, sou Bisneto de portuguesa e minha avó e mãe sao vivas. Minha mãe pode pedir a nacioalidade direto para depois transmitir a mim ou minha avó precisa pedir antes transmitir a minha mãe e assim por diante?
    Obrigado
  • @edujust o ideal é fazer o processo desde a sua avó. As regras para netos mudaram e netos tem que comprovar ligações efetivas com Portugal (o que ninguém sabe ao certo o critério para ser aceito).
  • Melhor ne? Mas oq uma assessoria me passou é que so precisa comprovar vinculos se no Meu caso minha avo fosse falecida mas nao é o caso todos estao Vivos na minha linhagem com excecao da portuguesa.


  • @edujust fazendo o processo desde a sua avó é certeza conseguir, basta cumprir as exigências para atribuição de filhos, uma geração a cada vez. O filho tem direito a nacionalidade basta manifestar, a qualquer momento de sua vida, o desejo a nacionalidade e apresentar a documentação necessária. O neto pode pleitear a nacionalidade a qual pode ser concedida ou não.
  • @DAniel ontem recebi FINALMENTE todos os documentos que faltavam para iniciar o processo. Na quarta feira enviarei os documentos para apostilar e assim que recebelos ja inicio a transcrição de casamento da Portuguesa e assim por diante...
    E vc ja recebeu tudo que faltava?
    Grande abraço
  • @edujust nossa é assim mesmo, a gente sabe o que precisa, solicita os documentos e sempre tem algum que fica atrasando tudo. Mas vai dar tudo certo, o importante é não desanimar e dar prosseguimento.
    Nem te conto, a certidão que faltava chegar, aquela que pedi no cartório no interior, até hoje não recebi... Acabei solicitando no cartório aqui da minha cidade e eles pediram no sistema online dos cartórios e em 5 dias consegui a certidão, paguei o equivalente a 3 certidões... uma fortuna, mas fazer o que?
    Tinha ido até o consulado aqui de Santos pra ver como estavam os processos por aqui, na tabela deles a taxa da transcrição estava menos que os 120 euros convertidos para real no cambio atual então acabei fazendo pelo consulado, vai demorar mais que mandar pra PD mas como não estou com tanta pressa vou economizar um pouco...
    Dei entrada dia 25/11 na transcrição de casamento dos meus pais, me deram prazo de até 90 dias, no final de janeiro vejo se já saiu.
  • @edujust
    Você falou aí em uma assessoria, não precisa e nem é vantagem fazer com assessoria (caso você ainda esteja com essa ideia)! Vai gastar dinheiro à toa com algo que você mesmo pode fazer via correios diretamente com as conservatórias em Portugal...
  • @jhmelman quando ele começou a postar aqui no fórum ele estava vendo com uma assessoria (que iria cobrar uma fortuna) mas outros colegas do fórum e eu mesmo orientamos ele sobre os procedimentos e ele resolveu fazer por conta própria. A assessoria deve estar bem triste...
  • @jhmelman Exato eu iria cometer esta gafe de fazer via assessoria mas graças ao pessoal aqui do forum ja estou fazendo tudo via correio.
    Economia de de uns 15 mil no minimo.
    Amanha estou mandando os documentos para minas ( mais barato) para apostilar, assim que receber ja entro com a transcrição da portuguesa e assim por diante.
    #ansioso...
  • @edujust depois q sair sua nacionalidade portuguesa é só pagar uma rodada de vinho português pro pessoal do fórum hehehe.
  • Pior que eu acho que comi bola numa coisa.
    pelo o que eu estou vendo aqui eu vou precisar de copia reprografica das certidoes de nascimento para atribuição e uma outra em inteiro teor para transcrição né? ou seja minha avo = nacimento em inteiro teor +reprografica de nascimento, minha mãe idem eu idem certo? Eu pedi em todos os cartórios uma cópia em interiro teor com reprografica no verso.
    Agora terei que pedir tudo denovo em inteir teor nos cartórios?
    só pra ficar claro os documentos que eu ja tenho em mãos:
    POrtuguesa:
    Nascimento original, Casamento Reprografica, conjuge Inteiro teor;
    Minha avó:
    Nascimento reprografica, casamento Inteiro teor, conjuge inteiro teor,
    MInha mae:
    nascimento reprografica, casamento Inteiro teor, conjuge interio teor;
    e Eu:
    nascimento reprografica,casamento interio teor, conjuge interio teor.

    Se entendi bem agora falta Nascimento de todos em Inteiro teor....?
  • @edujust pra atribuição é a certidão brasileira do requerente é o assento português do progenitor, pra transição é o assento português e a certidão brasileira do cônjuge, não vão 2 certidões brasileira iguais em todos esses processos.
  • @Daniel entao eu fiquei com esta duvida pois aqui mesmo no forum dizem que pra transcrição da minha vó por exemplo:
    Certidão de nascimento dela Inteiro teor ( e os demais documentos)
    E para Atribuição Certidão nascimento dela porém desta vez Reprografica... Não é isso?
    Confesso que estou todo atrapalhado com estes documentos pois no meu caso todos os cartórios são do interior e cada um de um lugar diferente isso me deixou todo atrapalhado....rs
  • @edujust não estou lembrando mais como é a sua família, quem era português e os descendentes diretos. Ia começar com a transição de casamento dos seus bisavós, era isso ou estou equivocado?

    Ali você trocou a ordem para o mesmo indivíduo primeiro é feita a atribuição e depois a transcrição do casamento. Para atribuição vai a certidão de nascimento brasileira dele é para a transcrição o assento português (ele já foi atribuído e portanto é o português). Na transição vão as certidões brasileiras de nascimento do cônjuge e a de casamento.
  • Ah ta entendi então quando minha avó se "tornar" portuguesa eu vou usar a nova certidão de nascimneto dela agora "portuguesa para fazer a transcrição....
    E quando eu for fazer a atribuição ai eu uso as certidões Brasileiras...
    Isso vc esta certo Primeiro será a transcrição da POrtuguesa ( minha bisavó) depois atribuição da minha avó e depois a transcrição dela e assim por diante...
  • @Daniel A transcrição de casamento da MInha bisavó eu mesmo posso ser o solicitante no requerimento ou precisa ser minha vó?
    Abç
  • @edujust, para transcrição de casamento da sua bisavó seria conveniente ser o requerente sua avó ou sua mãe. Se for sua mãe,ela terá q enviar uma cópia da certidão de nascimento para comprovar o parentesco como neta.
  • Se for a sua avó você vai precisar de menos documentos, porque precisa comprovar relacionamento. No caso dela a própria carteira de identidade que já vai precisar pro processo resolve isso. Se você pedir, vai ter que anexar documentos (certidão de nascimento, identidades) "subindo" até sua bisavó (provavelmente a sua certidão de nascimento diz o nome dos avós e a identidade dela).
    Se o pedido for feito pela sua avó, o Vale Postal também vai ter que ser feito por ela assim como a assinatura do formulário no cartório.
  • Perfeito Obrigado Pessoal
  • @Daniel @vlad Pen @Mariza
    Bom dia Pessoal Amanha finalmente darei entrada no pedido de Transcrição de casamento da Portuguesa na verdade quem dará entrada será minha avó.
    Alguem havia me dito que euprecisaria solicitar no cartório uma prova de vida da minha avó devido a sua idade.
    Esta prova de vida seria somente para a Atribuição ou para ela solicitar a trancrição da mae dela tb precisa?
    de qualquer forma vou aproveitar que estou aqui na cidade dela e ja faço isso no cartório tb...
  • @edujust

    Para requerer a transcrição de casamento dos pais a pessoa idosa não precisa prova de vida.
  • @MAriza Guerra E no caso da Atribuição? Precisará?
  • @edujust só se for requisitado pela conservatória. Não adianta fazer já pois caso exijam vai ter que ser recente.O melhor é solicitar RG novo que muitas vezes já entendem que é uma prova de vida o documento recém emitido.
  • @Daniel Ah ta legal O Rg dela é de certa forma recente 2011, bom vou enviar tudo então e se eles solicitarem eu fço a prova de vida.
    Obrigado pessoal
  • @Daniel Recebi os documentos apostilados do cartório de Minas hoje, finalmente amanha darei entrada na transcriçao de casamento da mina bisavó portuguesa.
    Vamos la só pra ver se não esqueci de nada:
    Cópia simples da certidao de nascimento da portuguesa;
    cópia inteiro teor apostilada do nascimento do conjuge;
    cópia inteiro teor apostilada certidão de casamento;
    requerimento preenchido e reconhecido firma da assinatura da minha avó ( que é a requerente);
    cópia do Rg da minha avó autenticado
    E o vale postal de 120EUR
    Certo?
  • @edujust a documentação está certa, não esqueça que o VP é em nome do IRN com o endereço da conservatória pra onde vai enviar os documentos.
  • Consigo cidadania portuguesa neste caso?. Minha mãe é neta de Português. A mãe dela ja faleceu e não tinha cidadania portuguesa. Tenho chance de conseguir cidadania?
    A documentação que tenho é o atestado de Óbito do avô de minha mãe.
    obrigada.
  • @walquiria , sua mãe teria q pedir primeiro como neta e ela conseguindo , vc poderia pedir.Pela nova lei ela tem q comprovar laços de efetiva ligaçao com a comunidade portuguesa

    http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/
  • @Vlad Pen.Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.