Pai será português sendo a mãe declarante, nunca foram casados.

2»

Comentários

  • @LuizFilipe,

    Não precisa enviar envelope,eles enviam o assento para sua residente em envelope próprio

    Não esqueça de apostilar o RG
  • Boa noite @Maria Nélida, tudo bem?

    Fui hoje na agencia Central de Correios em São Paulo na Praça do Correio.
    Fiz Tudo certinho como andei pesquisando aqui no fórum nos ultimos dias. Mas acho que tive um problema com o Vale Postal.

    Fiz os calculos certinhos aqui em casa, usando o site dos correios (EURO CHEIO, não exportação). Nos correios, os valores foram confirmados. Tudo certo conforme meus calculos e os deles.
    Euros - 175,00
    Convensao -= 4,41093
    Valor da remessa = R$ 771,63
    Tarifas servicos - 46,57
    Total pago R$ 818,20

    Tudo correto isso ai. O problema é que na hora da impressão do comprovante aparece o seguinte

    Remessa EUR - 771,63
    Cotação - 1,0000
    Valor da Remessa - R$ 771,63
    Taxas/tarifas - 46,57
    Total pago - 818,20

    Fiquei discutindo um bom tempo com a atendente. Como sou deficiente auditivo (tenho boa leitura labial), a moça me explicou que estava tudo correto e que na hora da conversão, o sistema faria a conversão para EUR 175,00. Não satisfeito, eu pedi para chamar o supervisor, que falou a mesma coisa: está certinho, o sistema faz a convesão para EUR 175,00,..... Bom, ainda meio incrédulo, fui tirar xerox do VP e enviei toda a documentação com a copia do VP par a ACP no Porto. Aproveitei o almoço e fiquei consultando o Forum. Descobri que tem uma formula de converter primeiro EURO x Cotação, depois Valor cotado em reais para euro, e assim no comprovante sairia o seguinte:
    Remessa EUR - 175,00
    Cotação - 4,41093
    Valor da Remessa - 771,63
    Taxas - 46,57
    Total 818,20,

    Voltei nos correios, falei novamente com o supervisor, mostrei o que descobri, e ele fez isso no terminal, e emitiu um comprovante de remessa com os valores acima corretos. Como não dava mais para emitir outro vale postal, fiquei com o que enviei e estou guardando o comprovante que o supervisor me deu.

    Gostaria de perguntar:
    -Terei algum problema com o VP que enviei junto com a documentação? Será que o jeito que foi feito está correto?
    -Minha documentação deve chegar no ACP por volta de 11/05 a 13/05. Devo esperar a documentação chegar lá, e enviar um e-mail explicando o ocorrido, enviando anexado copia do VP original que está comigo e o comprovante que o supervisor me deu com os valores corretos de envio EUR (175,00) e R$ (771,63)?
    -Devo esperar a documentação chegar no ACP e aguardar contato deles caso o VP estiver com problemas
    -OU enviar um e-mail com a copia do VP e o comprovante antes da minha documentação chegar ao ACP? Pelo que me informaram nos correios, o VP chega entre 3 a 5 dias no PORTO.

    Estou meio chateado e preocupado com tudo isso. Fico pensando se vão devolver o processo ou terei que enviar outro VP, pois pelo que li, a devolução é demorada.....

    Se puder dar uma luz no assunto, bem como como proceder caso seja necessário enviar um e-mail com os comprovantes, ficaria muito grato.

    Muito obrigado novamente,

    Abraço.
  • @wsteles, obrigado pelo retorno! Então significa que está tudo correto, embora apareça EUR 771,63, Cotação !,0000 e R$ 771,63? O sistema fará a convensão automáticamente para EUR 175,00 na entrega em Portugal?
    Obrigado!
  • @wsteles Muito obrigado! Sou novo por aqui, e tudo que estou fazendo é primeira vez.... Nunca tinha enviado um VP na vida..... Vocês aqui no Fórum tem me ajudado muito.
  • Neto RNeto R Member
    Boa tarde!
    Meu pai é português, não foi casado com minha mãe, minha mãe é declarante na minha certidão de nascimento. Só depois de alguns anos que fui reconhecidona certidão de nascimento pelo meu pai.
    Tenho direito a cidadania portuguesa pelo meu pai? Se sim, alguém poderia me orientar como começar? Desde já agradeço
  • @Neto

    Vc nasceu após 1978?
    Foi registrado antes de 1 ano de vida?
  • Neto RNeto R Member
    @Maria
    Nasci em 1992, fui registrado apenas pela minha mãe com menos de 1 ano, só com 4 anos que foi colocado o nome do meu pai no registro
  • Gostaria de transcrever uma história de uma amiga e solicitar orientação.
    Minha amiga Gersonita era filha de um relacionamento extra conjugal de um português com uma viúva brasileira, e sabemos que pretendia registra-la mesmo assim.
    A família da mãe sequestrou o bebê e doou para outra família antes que o português pudesse registra-la e por muitos anos ele a procurou, porém em vão.

    Ela não foi registrada, nem pelo pai e nem pela mãe biológica. foi registrada apenas como adotada pela família que foi cúmplice do sequestro e que a criou para se uma criada da casa, até que ela foi resgatada por outra familia que terminou de cria-la.

    o português teve filhos com a esposa legitima que sabiam da história da irma "bastarda" sequestrada e mesmo após a morte do pai, se dispuseram continuar a busca e ao encontra-la também se dispuseram a fazer o teste de DNA e reconhecer postumamente a filiação da irma "bastarda" sequestrada, na justiça, através do Projeto pai Presente do Governo Federal do Brasil, ou seja, ela já adulta!
    A minha amiga sabia da história, mas só recentemente conseguiu encontrar esses irmãos. E quando soube da história, aceitou o pedido dos filhos legítimos do Português e pediu na justiça esse reconhecimento e que aparentemente está sendo aceito.
    A minha pergunta é: Se o reconhecimento vier agora judicialmente, e postumamente, ela terá direito a pedir a cidadania portuguesa?
    Como ela deverá proceder caso a resposta seja sim?
  • Boa noite a todos.

    Gostaria de informar que meu processo de atribuição de nacionalidade foi concluído dia 06/09/2018 em Tondela.
    Mesmo eu sendo reconhecido pelo meu pai só após meus 2 anos de idade.

    Enviei uma certidão de reconhecimento de paternidade junto aos documentos solicitados.

    Deixo aqui o registro para eventuais dúvidas.
  • @Wladimir peço q post essa informação no tópico de Tondela.
  • Galera, bom dia. Tenho uma dúvida e gostaria de saber se alguém já passou por isso.

    Vou entrar com o processo do meu Tio que é irmão da minha mãe. O Pai deles era Português e minha mãe já tem a cidadania por atribuição.


    Na Certidão da minha mãe o meu avô foi o declarante e na do meu tio, a declarante foi minha vó.
    Eles foram casados, mas eu ainda não transcrevi o casamento deles aqui em Portugal. Estou com os documentos, porém queria enviar logo o processo do meu Tio para o Porto e depois transcrever o casamento.

    Sabem me dizer se posso ter algum problema?
    O ACP atribuiu a cidadania para minha mãe sem o casamento estar transcrito.

    Peço em enviar a certidão de nascimento dela como portuguesa para ajudar no processo do meu tio com intuito de comprovação de laços.
  • Olá!


    @Marcia , tudo bem?


    meu caso é bem parecido com esses.

    meu pai me reconheceu por meio de escritura de reconhecimento de filho. Não houve processo. Ele foi com a minha mãe lá no tabelionato.

    minha mãe me registrou sozinha e dez anos depois ele me reconheceu.

    eu já tenho essa escritura.

    minhas dúvidas são as seguintes:

    quero pedir pelo meu avô porque meu pai não quer tirar. Meu avô e falecido e já tenho tudo. Meu pai não quer tirar. Então pensei em pedir direto pelo meu avô.

    há algum problema nisso? Tb em relação a perfilhação ?

    consigo fazer por aqui e enviar por qualquer conservatória ? Tenho uma amiga em Guimarães / Braga que poderia entrar por mim via procuração.


    muito obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.