Transcricao de casamento
Dorizio
Member
Olá
qual tem sido o melhor local para pedir a transcrição do casamento?
alguem pode ajudar?
qual tem sido o melhor local para pedir a transcrição do casamento?
alguem pode ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
Talvez alguém possa me ajudar, minha mãe concluiu a atribuição de nacionalidade. Agora estamos preparando os documentos para a transcrição do casamento, porem, estamos com algumas duvidas:
1 - No formulário de requerimento, tem no inicio: "Eu, fulano de tal, nascida no dia tal, natural do Rio de Janeiro, nacionalidade Brasileira e Portuguesa..."
Nessa parte onde cito a nacionalidade, devo colocar Brasileira e portuguesa ou só Portuguesa?
2 - Na parte onde declara o tipo do casamento, se foi religioso, civil, religioso não católico. Na certidão de casamento dos meus pais esta como casamento religioso, porem, retirei a segunda via em um cartório cível.
Pesquisei na internet e vi que religioso é quando o casamento foi feito na igreja e depois os noivos foram ao cartório confirmar o casamento católico, como uma transcrição para o cível do que foi feito no católico.(explicando resumidamente)
Fiz uma pesquisa rápida aqui no fórum, vi que uma pessoa teve problema ao colocar religioso, mas não detalhou o tipo de problema, eu achava que seria religioso no caso dos meus pais, mas agora fiquei em duvida se la em Portugal também é considerado dessa forma o religioso.
3 - O requerimento também é necessário apostilhar?
Fico no aguado.
Desde já agradeço, obrigado!
Att
David
1- Nacionalidade vc coloca somente portuguesa.Se caso sua mãe tiver obtido a nacionalidade por aquisição (neta de português) aí a nacionalidade será brasileira.
2-É aconselhável colocar somente civil se na certidão constar os dados do cartório, nome do celebrante , testemunhas, etc.Isso já seria suficiente.Realmente ja vi aqui que houve problemas em colocar "casamento religioso" ,mas não lembro exatamente qual foi o problema.
3-O requerimento não precisa apostilar, somente reconhecer a assinatura do requerente por autenticidade.
Ok, então no inicio do formulario, coloco ela como portuguesa, pois ela é filha de português e adquiriu a nacionalidade por atribuição.
Só uma outra duvida que ficou, na parte mais a baixo no formulário que fala:
"À data da celebração do casamento tinham:
- O nubente tinha nacionalidade Brasileira
- A nubente tinha nacionalidade Brasileira"
Como a nacionalidade só foi atribuída agora esse ano de 2017, estaria certo se eu colocar como Brasileira na data da celebração de casamento, ou seria portuguesa também?
Desde ja, Obrigado.
Estou com uma dúvida.
Eu me casei em Portugal, mas não tive a oportunidade de averbar/transcrever meu casamento no Brasil.
Para adiquirir a nacionalidade e necessário transcrever ou não ? a minha certidao de inteiro teor nao vai constar
Obrigado
e quais documentos precisam ser apostilados? só a certidão do cônjuge Brasileiro?
Se for um assento informatizado indique em um papel à parte.
Duas certidões devem ser apostiladas: a de nascimento do cônjuge estrangeiro, no caso a do brasileiro e a certidão de casamento de inteiro teor.
Xerox autenticado da identidade do requerente.
show de bola...