Transcricao de casamento

Olá
qual tem sido o melhor local para pedir a transcrição do casamento?
alguem pode ajudar?

Comentários

  • Obrigado pela resposta vou providenciar os papesi e enviar
  • Enviado ontem para PD....
  • enviado dia 17/11
  • Bom dia pessoal,

    Talvez alguém possa me ajudar, minha mãe concluiu a atribuição de nacionalidade. Agora estamos preparando os documentos para a transcrição do casamento, porem, estamos com algumas duvidas:

    1 - No formulário de requerimento, tem no inicio: "Eu, fulano de tal, nascida no dia tal, natural do Rio de Janeiro, nacionalidade Brasileira e Portuguesa..."
    Nessa parte onde cito a nacionalidade, devo colocar Brasileira e portuguesa ou só Portuguesa?

    2 - Na parte onde declara o tipo do casamento, se foi religioso, civil, religioso não católico. Na certidão de casamento dos meus pais esta como casamento religioso, porem, retirei a segunda via em um cartório cível.

    Pesquisei na internet e vi que religioso é quando o casamento foi feito na igreja e depois os noivos foram ao cartório confirmar o casamento católico, como uma transcrição para o cível do que foi feito no católico.(explicando resumidamente)
    Fiz uma pesquisa rápida aqui no fórum, vi que uma pessoa teve problema ao colocar religioso, mas não detalhou o tipo de problema, eu achava que seria religioso no caso dos meus pais, mas agora fiquei em duvida se la em Portugal também é considerado dessa forma o religioso.

    3 - O requerimento também é necessário apostilhar?

    Fico no aguado.


    Desde já agradeço, obrigado!

    Att
    David

  • @david

    1- Nacionalidade vc coloca somente portuguesa.Se caso sua mãe tiver obtido a nacionalidade por aquisição (neta de português) aí a nacionalidade será brasileira.

    2-É aconselhável colocar somente civil se na certidão constar os dados do cartório, nome do celebrante , testemunhas, etc.Isso já seria suficiente.Realmente ja vi aqui que houve problemas em colocar "casamento religioso" ,mas não lembro exatamente qual foi o problema.

    3-O requerimento não precisa apostilar, somente reconhecer a assinatura do requerente por autenticidade.
  • Boa tarde, minha mae finalizou o processo de atribuicao, porem so recebemos o assento de nascimento. Como podemos saber a freguesia, concelho que pedem no formulário ? Obrigado
  • @augusto1370... vc está perguntando sobre o formulário de transcrição de casamento?
  • Obrigado @Vlad Pen

    Ok, então no inicio do formulario, coloco ela como portuguesa, pois ela é filha de português e adquiriu a nacionalidade por atribuição.

    Só uma outra duvida que ficou, na parte mais a baixo no formulário que fala:
    "À data da celebração do casamento tinham:
    - O nubente tinha nacionalidade Brasileira
    - A nubente tinha nacionalidade Brasileira"

    Como a nacionalidade só foi atribuída agora esse ano de 2017, estaria certo se eu colocar como Brasileira na data da celebração de casamento, ou seria portuguesa também?


    Desde ja, Obrigado.

  • editado December 2017
    @David-oliveira como te expliquei acima, a atribuição retroage ao nascimento, então coloque nacionalidade portuguesa. Se a nacionalidade fosse adquirida por aquisição/ naturalização seria brasileira.
  • Ok, obrigado @vlad Pen
  • @Vlad Pen isso, duvida é sobre o preenchimento no formulario e só o assento de nascimento é o suficiente?
  • @augusto1370 sim, apenas uma cópia simples.freguesia e concelho somente para nascidos em Portugal.
  • @Vlad Pen Obrigado.
  • Bom dia,
    Estou com uma dúvida.
    Eu me casei em Portugal, mas não tive a oportunidade de averbar/transcrever meu casamento no Brasil.
    Para adiquirir a nacionalidade e necessário transcrever ou não ? a minha certidao de inteiro teor nao vai constar

    Obrigado
  • @vinybarboza, para atribuir sua nacionalidade vc não precisa transcrever seu casamento.Quem é o português ? seu pai, avós?
  • Boa tarde, por meio de que eu posso indicar o numero do assento do português, no processo de transcrição?
    e quais documentos precisam ser apostilados? só a certidão do cônjuge Brasileiro?
  • @Kaian

    Se for um assento informatizado indique em um papel à parte.
    Duas certidões devem ser apostiladas: a de nascimento do cônjuge estrangeiro, no caso a do brasileiro e a certidão de casamento de inteiro teor.
    Xerox autenticado da identidade do requerente.
  • Pessoal tem preguiça ou não sabe abrir um tópico novo ??
  • PD mantendo a tradição resolveu em menos de 20 dias... concluído e enviado, segundo email recebido ....
    show de bola...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.