Divórcio já averbado na Certidão de Casamento Brasileira

Oi pessoal, alguém pode me tirar uma dúvida, por gentileza?

Em breve darei entrada no pedido de transcrição de casamento da minha mãe (que será naturalizada pela lei antiga) para posteriormente iniciar meu processo. Em sua certidão brasileira de casamento já consta a averbação do divórcio. Podemos pedir a transcrição de casamento normalmente via conservatória/consulado ou será necessário a contratação de um advogado para homologar o divórcio?
Obs: ela não alterou nome, não casou de novo e não se incomodaria do estado civil não ser atualizado.

Desde já muito obrigada!
«1

Comentários

  • Oi Bianca, pra que seria a averbação do casamento?
    Precisa disso pra outro processo?

  • Isso, ela é neta de português e após a transição de casamento, pediremos a convolação para posteriormente poder dar entrada no meu pedido de nacionalidade depois dela (bisneta de português).
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado August 2017
    @Bianca

    Não importa as averbações na certidão brasileira de sua mãe para a o processo que está correndo. Logo que tiver o número do assento faça a transcrição de casamento em Ponta Delgada. Em seguida solicite o cartão cidadão para que ela possa requerer a convolação. No caso dela não precisará homologar o divórcio, ficará casada em Portugal.
  • Sempre você, @Mariza Guerra! Muito obrigada mais uma vez pela maravilhosa ajuda!
  • Boa noite, minha dúvida é parecida..
    O meu sogro se separou da minha sogra, a certidão de casamento deles está com o divórcio averbado também. Para dar entrada na cidadania do meu marido eu faço a transcrição normalmente com a certidão averbada deles e depois só dou entrada na cidadania do meu marido? Não preciso contratar nenhum advogado lá em Portugal para homologar o divórcio?
    Outra situação é que meu sogro casou novamente, dessa relação veio minha cunhada, menor de idade ainda, caso ela queira a cidadania também, nesse caso terei que contratar o advogado para fazer a homologação do divórcio dos meus sogros, para então fazer a transcrição do casamento do meu sogro com a mãe da minha cunhada para que ela consiga, seria isso?

    Obrigada pela ajuda!
  • editado September 2017
    @Anna Santos,

    não precisa homologar o divórcio de seus sogros, para requerer a nacionalidade do seu marido.

    Você não nos disse quem é português (se seu sogro, sua sogra ou ambos).
    Se for apenas seu sogro, o português (sua sogra não portuguesa e a mãe da sua cunhada também não portuguesa) e ele tiver sido declarante na certidão dos filhos, não precisa transcrever nenhum casamento dele. Basta enviar o pedido de nacionalidade de seu marido e de sua cunhada para o ACP ou para VNGaia.

    Contudo, se sua sogra for portuguesa, terá que transcrever o casamento deles.
    Se a mãe de sua cunhada for portuguesa, terá que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio, e transcrever o segundo casamento.

    Ou seja, depende de quem é português e quem foi o declarante na certidão dos filhos.
  • @Marcia

    o português é o meu sogro e, acredito, que ele tenha sido o declarante de ambos os filhos.
    Sempre que o pai for o português e o declarante não é preciso realizar a transcrição? Todas as conservatórias seguem essa premissa ou só o ACP e VNGaia?

    Já para o caso da esposa dele atual conseguir a cidadania, ele terá que homologar o divórcio certo?

    Obrigada pela sua ajuda!
  • @Anna..só ACP e VNGaia..não exigem (por enquanto) a transcrição de casamento nesse caso.
  • @Vlad Pen Obrigada!!
  • Boa tarde, tenho uma dúvida parecida, e para aproveitar o tema...

    Meu avô é Português e enviei a pouco o processo de atribuição da minha mãe. Ela foi casada com meu pai e se divorciou em 2012. O divorcio já esta finalizado...No ano de 2016 homologou União estável com outra pessoa.

    Como ela esta com nome de solteira, enviei a certidão de nascimento para o processo de atribuição.

    Para que eu possa requerer a minha atribuição, preciso averbar o casamento dela?
    Não entendi como funciona isso...
  • @Vilela

    A transcrição de casamento só é dispensada em Gaia e ACP quando o português é o declarante do nascimento do filho. Não é o seu caso, vai precisar transcrever o casamento dos pais. A sua mãe ficará com o estado civil casada em Portugal até que homologue o divórcio.
  • @Mariza No caso meus pais são divorciados e já foi homologado o divorcio. Minha mãe voltou com o nome de Solteira e o estado civil,pelo fato dela ter feito União estável com outra pessoa (não é o meu pai) creio que ainda seja divorciada. Meu pai é Brasileiro e declarante da minha certidão. Teria que transcrever o divorcio no caso?
  • @Vilela

    Para a sua atribuição não importa o atual estado civil da sua mãe no Brasil. É preciso provar a ligação entre o declarante brasileiro e a portuguesa para que o filho tenha direito à atribuição.A sua mãe ficará com o estado civil casada, se for incômodo precisará contratar um advogado em Portugal para homologar a sentença do divórcio.
  • @Mariza Guerra. Entendi, infelizmente uma burocracia e um dinheiro danado...
    Muito obrigado pela atenção e respostas!
  • Olá @Mariza Guerra,
    aproveitando de sua boa vontade (rs), meu cenário é o seguinte:

    Mandei os docs da minha mãe para Mangualde referente a atribuição e nesses documentos ela está com nome de solteira. Porém, para fazer a minha atribuição irá aparecer o nome dela de casada.... o ponto chave é que ela está se divorciando de meu pai. a pergunta é: preciso fazer transcrição de casamento? posso fazer isso com a certidão de casamento já averbada? será que precisarei de um advogado pra fazer algum outro trâmite adicional?

    Obrigado =)
  • @raphaoliver

    A resposta para a sua questão é a mesma que postei para @Vilela.
  • @Mariza Guerra
    Entendi, então vou correr atrás da certidão de casamento averbada e enviar para Ponta Delgada.
    Meu medo era que eles não realizassem o processo por constar na Certidão que ela já se separou... pensei que teria algum procedimento extra a ser realizado.
    Muito obrigado pela sua resposta.
  • @raphaoliver,

    Quando a transcrição é necessária não importam as averbações que porventura existem, seja de divórcio ou óbito.
    A transcrição de casamento é atualização do estado civil que poderá ser alterado. A sequência das atualizações (divórcio + casamento + óbito) dependerá da necessidade ou vontade.
  • Meus sogros, ambos portugueses, casados e divorciados no Brasil e ja falecidos não ha necessidade de transcrição de casamento para que meu marido requeira a dupla?
  • @Barbara Pais

    É preciso transcrever o casamento.
  • muuuuuuuuuuuuito obrigado @Mariza Guerra .
  • editado October 2017
    Boa noite prezados,

    Abaixo transcrevo o relato da dúvida de minha mãe, pois assim acho q fica mais fácil a compreensão do caso:

    Meu ex-esposo adquiriu a cidadania portuguesa por atribuição neste ano de 2017, após nossa SEPARAÇÃO CONSENSUAL, NÃO CONVERTIDA EM DIVÓRCIO, pq naquela época, em 2001, antes da alteração de nossa legislação, somente autorizava o divórcio depois da separação judicial, respeitados os prazos dessa separação. Não nos divorciados, repito.

    1. Nos casamos antes de 1981, no ano de 1968, aqui no Brasil, quando passei a usar nome de casada.
    
2. No ano de 2001 nos separamos consensualmente, quando voltei a usar o nome de solteira.
    
3. A separação consensual foi averbada aqui no Brasil na certidão de casamento.
    
4. Minha identidade atual já está atualizada com o nome de solteira.
    
5. Li no site do IRN que, em caso de separação consensual, as pessoas conservam o estado civil de casadas (http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/divorcio-e-separacao-de/).
    6. Acabei me reconciliando com meu ex-marido e atualmente estamos vivendo juntos, há mais de 5 anos, sem contudo regularizarmos nossa situação civil, ou seja, ainda somos separados consensualmente.
    7. Nosso casamento ainda não foi transcrito em Portugal.
    9. Pretendo residir em Portugal.

    É possível requerer minha aquisição portuguesa via "base x"? Como devo proceder?

    Obrigado.
  • Boa tarde,

    Preciso muito de ajuda num caso bem e inusitado.

    Tenho nacionalidade portuguesa já tem mais de 20 anos e assim q me casei aqui no Brasil providenciei a averbação em Portugal.

    Meu marido teve um casamento anterior ao nosso. A ex-mulher dele, q é filha de portugueses, está apenas agora providenciando a nacionalidade portuguesa, pois os filhos, q hoje são adultos, querem tirar a nacionalidade portuguesa tb.

    Assim, tenho várias dúvidas.
    1) Esse primeiro casamento do meu marido pode ser averbado em Portugal mesmo com o ex-marido já sendo casado em Portugal comigo?
    2) meu marido não está impedido de casar em Portugal?
    3) Se não houver impedimento, seria um caso de bigamia ou nosso casamento perde a validade?

    Como fica??

    Obrigada

  • @Rosiel Correia

    Gostaria de saber do que se trata a nacionalidade com "base x". Do que se trata?
  • bom dia a todos. ainda estou em fase de transcrição do casamento da minha bisavó portuguesa para posterior pedido de atribuição à minha avó. assim que sair essa atribuição, pedirei a atribuição da minha mae, para depois pedir a minha. minha mae se casou com o meu ex-padrasto alguns anos apos eu nascer. ela nunca foi casada com o meu pai. ela já se divorciou do meu padrasto e consta a averbação do divorcio em sua certidao de casamento. para eu conseguir a minha atribuição, precisarei homologar este divorcio ou seria dispensavel? caso seja obrigatoria a transcrição do divorcio, como devo proceder?
    desculpem se estou sendo repetitiva, caso haja esta duvida já exposta por aqui, mas nao estou conseguindo encontrar. agradeço desde ja.
  • @rebecca naslausky na sua certidão de nascimento deve constar que seus pais não eram casados, não precisa esperar nem a transcrição do casamento de sua mãe para dar entrada no seu processo pode encaminhar assim que finalizar o registro de sua mãe.
  • @daniel obrigada pela reposta. na certidao que possuo, que é simples, não há informação sobre o vinculo entre meu pai e minha mae. a informação de que não eram casados apareceria na certidao de inteiro teor?
  • @rebecca naslausky deve constar. Mas de qualquer maneira como não há alteração no nome de solteira do assento de nascimento de sua mãe (o assento português vai sair com o nome de solteira no Brasil) e o nome da sua certidão de nascimento não tem com o que se preocupar.
  • editado November 2017
    @daniel henriques obrigada mais uma vez. entao, eu simplesmente posso pular essa parte de transcrever o casamento de minha mãe pra fazer a minha atribuição?? que noticia boa!!
    esclareço que o RG dela possui os dados da certidao de casamento, não da de nascimento, embora seu nome já esteja atualizado para o de solteira...
    mas, de fato, não houve averbação do casamento dela no seu registro de nascimento...
  • editado November 2017
    vide anterior
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.