Cidadania / Nationalidade por Casamento

Oi Galera! Tubo beleza

Esse topico ta me deixando maluco, qualquer ajuda sera muito apreciada.

Sou brasileiro residente em londres e casado com uma Portuguesa a mais de cinco anos, dois anos atraz a mae de minha espose ficou doente e minha esposa teve que mudar para Portugal para tomar conta dela, progressivamente a minha esposa decidiu mudar-se para Portugal definitivamente, e eu por causa do servico fiquei aqui em Londres.

Li em algums lugares que para a nacionalidade portuguesa nao e necessario tempo de moradia em portugal, nao sei se isso ainda e o caso. Mais que qualquer pessoa que quer ser portugues tem que mostrar vinculo com Portugal, como se prova vinculo sem ter residencia no pais, alguem???

Muito ogrigado.

Flavs
«1

Comentários

  • Flavio,

    o vinculo efetivo eh a residencia em Portugal, tem um topico aqui onde, justamente, tem o depoimento de uma pessoa que mora em Londres, casado ha 7 anos com portuguesa e que teve o processo indeferido apos dois anos de espera, porque ele nao conseguiu provar vinculos ( diga-se vinculos: MORADIA ).

    O ideal seria voce entrar com pedido de residencia em PT e esperar um ano pra poder dar entrada na sua nacionalidade.
  • Casamento

    E ai Flavio, blz

    Essa pessoa de quem a Cibele mensionou, sou eu, Realmente sou casado a mais de 7 anos vivendo em londres com filhos e tudo e ainda negaram por falta de ligacao com a comunidade.
    Eu lhe aconselharia vir a portugal e dar entrada com tudo aki, comprovante de endereco e tudo.
    Mas ha tambem pessoas q eu conheço em Londres que conseguiram sem muita coisa.
    Sorte é sorte.

    Qualquer coisa entra em contato, Abracao.
  • Carlos,

    eu conheco uma unica pessoa aqui em Londres que conseguiu sem nunca ter morado em PT, mas ela deu entrada no pedido atraves do Consulado de Londres e nao direto em Portugal, e como voce, apresentou cartas de portugueses e carimbos de viagens a PT ( ela faz com frequencia porque o irmao mora la ), talvez faca alguma diferenca dar entrada direto atraves do consulado, nao sei, mas pra quem vai a PT fazer esse tipo de pedido, eh importante residir la.
  • flavio

    entrar com advogado nao ajuda em nada.

    com esses vinculos que vc citou acima , da pra vc tentar sim . ate porq eles falam em vinculos , mas isso e muito subjeitvo .

    a maneira mais segura e ter residencia em portugal pelo menos um ano , mas si vc nao tem , tenta com oque vc tem mesmo , muito boa sorte pra vc .
  • Flavio se voce tem $ pra arriscar em um processo que tende ao indeferimento, vá em frente e arrisque. A diferença entre entrar sozinho e com advogado é a quantia que vai ser gasta, o advogado vai meter a mão.
  • A realidade é q a naturarização pelo casamento tem q se comprovar vinculo com pt de q modo?
    A duvida é, p/ qm mora em pt é facil, trabalha aki e faz os descontos aki p/ qm esta fora de pt tem q ser esperto tem q mostral ao juiz q vc gosta de pt e q investi no paiz e q pretende ficar aki.
    De q forma tirar todos os ducumentos de pt residência pelo casamento já esta residência é valida p/ toda a união europeia trabalha na Inglaterra não tera problema, contribuinte, numero de utente e segurança social, esta ultima tem q trabalhar em pt pq só a empresa é q faz a escrição na segurança social.
    Ter um residência pode ser o da sogra.
    Ter uma conta em pt, se mandar dinheiro p esta conta melhor ainda.
    Ter uma conta de agua ou luz no seu nome em pt.
    Se vai tirar ferias venha p/ pt, ex: algarve, madeira, etc... o comprovativo de q vem a pt de ferias tbm conta.
    Dar entrada em pt vc mesmo tbm ajuda.
    Se a sua esposa manda dinheiro p/ sua sogra mande em seu nome tbm ajuda.
    Não é pq vc esta trabalhando fora do paiz q vc não direito a naturarização é só q vc conseguil um trabalho melhor fora do paiz.
    É tudo um somatorio de coisinhas q p/ nos brazuca derrepente não damos importancia mais os tugas conta.

    Boa sorte
  • Só p/ lembrar a pessoa que esta com um processo de naturarização, pelo casamento, não é só apenas pegar o BI, ele esta deixando de ser Brasileiro p/ se tornar Portugues.
    Como um juiz vai transforma uma pessoa em portugues se esta pessoa nunca morou em pt, quando vai de ferias vai p/ o Brasil, não tem documentos tirado em pt, e nem nunca comeu caracou rsrsrsrs, a ideia é esta.
    O que esta acontencendo é q as pessoas estão perdendo a noção do q realmente é a naturarização, só se vê as pessoas dizer, ja tenho 3 anos de casado (a) vou pegar o BI BI BI BI o passaporte vermelho, para quem esta em pt fica tudo mais facil, p/ qm mora em outro paiz, não esta sendo nada facil, pq ainda tem os casamento pagos em que ainda existe muitos casos destes tipos aki em pt, imagina fora do paiz.
    Não estou falando q e o caso de vcs, mais na duvida, o processo é negado, é assim q funciona.
    Boa sorte a todos.....
  • Resp ao Alexandre

    Caro Alexandre

    Vejo que vc esta equivocado ao afirmar que viagens para portugal soma na aquisição da nacionalidade e também que a residência portuguesa vale pra outros países da Europa. Esta tudo errado. Digo por experiência própria.
    Fiz tudo que foi necessário pra adquirir minha nacionalidade. Meu processo foi mais de 2 anos, apelei para o tribunal europeu e ainda foi negado por falta de ligação concreta com a comunidade portuguesa.

    **Viagens a portugal = é considerado laser = sem ligação.
    **Residência portuguesa e os demais cartões de saúde e contribuinte = valido somente para Portugal, a sua permissão de residente diz Portugal NÃO diz EUROPA.
    **Tal igual residência de Londres ou Espanha = NÃO aceitam em PORTUGAL.

    Tudo que digo, afirmo de experiência própria.

    P.S: Tem aqueles que nasceram com o c* pra lua e conseguiram a nacionalidade mesmo vivendo em Londres, é o caso de 2 mulheres que eu conheço. (Homem é praticamente impossivel)

    Boa Sorte.
  • E agora estao exigindo o IRS, e nele consta todo o ano fiscal da pessoa. Ou seja se vc nao ganhou e gastou aqui significa que nao esta morando aqui.Antes nao exigiam o IRS , agora e uma exigencia.Uma amiga encaminhou esta semana,pediram ate contrato de aluguel e atestado de que os filhos estavam na escola.E por isso que estou morando aqui, pra nao correr riscos no futuro(falta so um ano pra encaminhar).Enquanto isso aproveito o que portugal tem de melhor, entre muitas coisas eh claro, que sao as praias hehehe.No comeco e dificil morar aqui, mas depois acostuma!Vou ate encarar um Mestrado por aqui!
  • Carlos

    A residência pelo casamento, que é tirada aki em pt, vêm escrito parente de cidadão europeu!!!!
    Tem a mesma validade de um BI e o seu tempo de validade tbm é de 5 anos é carinhosamente chamada de BI provisório!!!!!!!!
    Você esta confundindo com a residência pelo trabalho.
    Vai ao SEF e tire o seu, e a suas duvidas aproveita q esta em pt.
    Viagem é lazer concordo com vc, mais como transformar uma pessoa em portugues se nem nas ferias a pessoa vem a portugal.
    E se liga no q a Dani escreveu sobre o IRS, contrato de trabalho, declaração da Segurança social com os descontos em PT, as coisas estão cada vez mais ficando dificil.

    Se vc não sabe a modalidade aki em pt, q as mulheres de programa faz é casar com um brazuca naturarizado, pagando um dimdim e com a residência pelo casamento o BI provisório ela vai p/ suecia ou Holanda p/ as vitrines p/ fazer dinheiro pôs ela tem 5 anos de documentação e o cara pede o divorcio p/ pode se casar novamente.

    Se vc pensa q eu eu estou errado tudo bem eu sei q estou certo,,,,FUIIIIIII
  • Carlos

    É assim, só p/ se ter uma ideia como funciona o processo de naturarização.
    O nome já diz processo, então p/ quem lê, o que esta numa pasta, tem q ver uma história de vida, pôs esta historia tem no minimo 3 anos juntos.
    Como assim?
    1- Certidão de casamento ( comprova q são casados, Brazuca e tuga)
    2- BI da esposa e filho (comprova q vc é casado q ela tem o seu sobrenome e q o seu filho tbm tem o seu sobrenome)
    3-Comprovativo da escola de seu filho a dizer q vc é o responsavel de educação ( prova afeto ao filho e familia)
    4- Comprovativo de imposto de renda,,,IRS ( comprova q vcs dividem as despesas da casa e o mais importante mora juntos, pôs tbm cerve como comprovante de morada p/ ambos)
    5- Residência portuguesa que tem a mesma validade de um BI tanto a nivel contratual p/ toda união europeia, como no seu tempo de validade de 5 anos ( prova q vc morou em pt e q tem um endereço aki, pôs na residência vem a morada escrito, pode ser o da sogra.
    6- Numero de utente ( na saúde tbm prova q morou em pt)
    7- numero das finanças ( comprova vinculo).
    8- contrato de trablho em pt se tiver. ( comprova q trabalhou aki e fez descontos)
    9- numero da segurança social.
    10- comprovante de q vem a pt uma vez ou outra ( comprova de q tem gosto pelo paiz)
    11- Dar entrada vc mesmo em pt direto no posto do CRC. ( ajuda, pôs pode colher mais alguns dados p/ se juntar ao processo, conversando com os funcionários do crc q só fazem isso).

    O mais importante é vc saber q uma vez q o processo foi negado, nenhum outro juiz vai desfazer o q o seu amigo fez é antietico.

    Vc sabe qm vc é, mais p/ qm lê o processo não sabe, e vc não estara la p/ se defender, aki se diz q se deve errar p/ +, mandar mais documentos q se pede.

    Boa sorte
  • Alexandre

    "5- Residência portuguesa que tem a mesma validade de um BI tanto a nivel contratual p/ toda união europeia, como no seu tempo de validade de 5 anos ( prova q vc morou em pt e q tem um endereço aki, pôs na residência vem a morada escrito, pode ser o da sogra."
    Mesmo as pessoas com residencia como familiar de cidadao europeu precisam de visto para entrada e permanencia na Inglaterra e a residencia portuguesa nao influencia nada no processo
  • Alexandre

    Vou postar aqui, mas nao tenho certeza.A residencia do meu marido e de 5 anos, e uma caderneta(uma porcaria por sinal) a mulher do SEF disse que ela so tem validade em PT,a nivel de comprovar que vc ta legal no pais,porem o documento de identificacao dele continua sendo o passaporte.Recentemente ele(meu marido) fez o o direito de igualdade(mais uma prova de vinculos) chegou uma certidao emitida pela CRC e um outro papel dizendo pare ir em uma conservatoria da area de residencia dele para fazer o Carato de cidadao, ficamos meio desconfiado, mas fa fomos nos hehehe. Ai ele fez tudinho que todos nos fizemos para tirar o CC e dias depois ele chegou com PIN e tudo, POREM no CC dele vem que ele e Brasileiro. Dica pra brazuca casado com tuga, facam o direito de igualdade, eh um direito seu e prova mais vinculos com PT.
  • so pra reforçar aqui oque o alexandre disse , realmente a residencia permanete de portugal vale em paises da europa , nao tenho certeza se em todos , mas na alemanha mesmo e aceita para trabalho moradias estudos e afins .
  • Sidney, eu nao estou duvidando,mas onde eu posso confirmar esta informacao?Lembrando que eu nao estou duvidando, mas seria interessante checar quais os paises.
  • É verdade Susana, eu li em algum lugar q a Inglaterra esta fora da união europeia.
  • O q o SEF fala as vezes difere, quando a minha esposa foi pegar o dela o SEF já falou um pouco diferente, mais foi bem clara q o passaporte brasileiro dela deveria ser usado normalmente em viajem, a residência teria validade em toda a europa como documento identificação, trabalho e estudo.
    verdade é, o cartão de direito e igualdade é melhor mesmo, pq a residência portuguesa é um papel muito vagabundo e o cartão da mais presença!
  • Depois vo pegar o Bizzu com vc, deste documento q seu marido tirou, vou ver se a minha esposa qr fazer.
    Só uma pergunta pode fazer concurço publico aki em pt com este CC?
    Ela tinha me dito q tem uns Brazuca q vão a loja mandar dinheiro com este BI, escrito Brasileiro, eu na verdade nunca tinha visto um.
    Agora eu sei pq, tem certas pessoas q me pergunta a nacionalidade, mesmo estando escrito nacinalidade Portuguesa no meu CC.
  • Alexandre

    Essa informacao esta errada, a Inglaterra pertence a Uniao Europeia
  • O Reino Unido pertence à UE, mas nao aderiu completamente ao Acordo Schengen que regula entre outras coisas a circulacao de pessoas nos paises da UE.
    Coloco o site abaixo como referencia: http://es.wikipedia.org/wiki/Acuerdo_de_Schengen
  • A verdade é q a Inglaterra é um paiz a Parte, ou seja, se sair da união europeia por completo prejudica os seu cidadões e o comercio, então fica assim os cidadões europeus podem trabalhar normalmente assim como os ingleses pode tbm trabalhar na europa.
    Mais se não for cidadão europeu tem se sugeitar as sua regras de imigração.
    É mais ou menos isso q acontece.
  • Alexandre, com o CC de direito de Igualdade sua esposa podera sim fazer concursos publicos, votar tb.
  • Valeu Dani mais ela vai pedir a nacionalidade dela no final do ano!
    Aliais o seu Marido pq ele não pede a dele?
  • O processo de nacionalidade pelo casamento, se inicia-se com a emissão da declaração de vontade de ser português e a apresentação da documentação.
    A declaração pode ser prestada pela pessoa a quem respeita (por si ou procurador) ou, no caso de ser incapaz, pelos seus representantes legais (que em regra são os pais).
    Estas declarações podem ser prestadas:
    - Na extensão da Conservatória dos Registos Centrais, instalada no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) de Lisboa
    - Em Conservatórias do Registro Civil
    - Em Serviços Consulares Portugueses
    Estas declarações também podem ser feitas num impresso próprio que deve ser entregue na referida extensão da Conservatória dos Registros Centrais ou para ali enviado, por correio ou por e-mail.
    Feita a declaração e reunidos todos os elementos e documentos necessários, a entidade que a recebeu envia todo o processo para a Conservatório dos Registros Centrais.
    A Conservatória dos Registros Centrais analisa sumariamente o processo em 30 dias e, se concluir que existem deficiências ou falta de documentos, notifica o interessado para este, no prazo de 20 dias, juntar os elementos em falta.
    Concluída a instrução, o Conservador dos Registros Centrais verifica, no prazo de 60 dias, se estão reunidas as condições de que depende a atribuição da nacionalidade portuguesa e vê se está em condições de proferir uma decisão.
    Se, da análise de todos os elementos, o Conservador concluir que a decisão vai ser negativa, dá conhecimento disso ao interessado para que este, no prazo de 30 dias, responda aos fundamentos que o Conservador entende que vão levar ao indeferimento,.
    Passados os 30 dias, e depois de ser analisada a resposta do interessado, o Conservador profere uma decisão, autorizando ou o não o registro da nacionalidade.
    O nome já diz processo, então p/ quem lê, o que esta numa pasta, tem q ver uma história de vida, pôs esta historia tem no mínimo 3 anos juntos.
    Como assim, Documento básico.
  • Como assim, Documento básico.
    1- Certidão de casamento ( comprova q são casados, Brazuca e tuga e o tempo de casamento e o local)
    2- BI da esposa e filho (comprova q ela tem o seu sobre nome e q o seu filho tbm tem o seu sobre nome, se não tiver pode dar a entender q ela não quis troca os documento p/ não ter q trocar novamente quando se separar)
    3-Certidão de nascimento do Brasil ( prova q tem uma nacionalidade e q existe)
    4-Residência portuguesa (com a morada de um parente p/ q quando a carta do crc chegar vc figue sabendo o + rápido possível p/ cumprir a pendência)
    5- Nada consta criminal do Brasil (prova q não é bandido)
    5- Não exerce funções públicas em Estado estrangeiro.(comprovar o trabalho, contrato de trabalho do estrangeiro ou de pt)
    6-Não prestou serviço militar (não obrigatório) a outro Estado estrangeiro(certificado de alistamento militar ou despensa)
    7-Comprovante de morada (conta de luz ou de água tem q ser igual o da residência portuguesa)
    7- Possui uma efectiva, ligação à comunidade nacional.
    Numero de utente ( comprova vinculo)
    Numero das finanças ( comprova vinculo).
    Contrato de trabalho em pt se tiver. ( comprova q trabalhou aki e fez descontos)
    Numero da segurança social.
    Comprovante de q vem a pt uma vez ou outra ( comprova de q tem gosto pelo paiz, isso vc tem como contornar se vai ao Brasil faz escala em pt, pede p carimbar o passaporte, na volta tbm, então quando der entrada, fotocópia só o carimbo de entrada a pt ai aparece o L e a data de entrada)
    Outros documentos q estão sendo pedidos:
    Comprovativo da escola de seu filho a dizer q vc é o responsável de educação ( prova afeto ao filho e familia)
    Comprovativo de imposto de renda,,,IRS ( comprova q vcs dividem as despesas da casa e o mais importante mora juntos, constitui familia, pôs tbm cerve como comprovante de morada p/ ambos)
  • Dar entrada vc mesmo em pt, direto no posto do CRC com o cônjuge tuga. ( comprova uma familia unida, importante levar o tuga cônjuge, os tugas se protegem, e o funcionário vendo tbm q é do interesse do cônjuge tuga, o funcionário pode ajudar no processo dando informação, ou até mesmo colocando uma obs no processo sobre algum documento, ajuda tbm a tirar a imagem de um casamento pago).
    Transferir o nível de escolaridade p/ pt (vinculo c/ pt, e q vc tem a intenção de continuar os estudos em pt)
    Você tem 2 forma de se dar entrada:
    1- Como se vc mora-se em pt com os documentos básico e ir cumprindo a pendências, mais vc corre o risco de dar problema quando pedir o irs ou outro documento do paiz onde vc mora.
    2- Dar entrada e informar no ato q mora em tal paiz ao funcionário no crc, perguntar como proceder, ai é q entra o tuga, cônjuge.
    O mais importante é vc saber q uma vez q o processo foi negado, nenhum outro juiz ou funcionário do crc vai desfazer o q o seu amigo fez é antitético.
    Vc sabe qm vc é, mais p/ qm lê o processo não sabe, e vc não estará la p/ se defender, aki se diz q se deve errar p/ +, mandar mais documentos q se pede.
    Esta tudo ai eu sei q cada um tem a sua vida e os seu problemas mais tenta chegar o mais perto disto q esta ai.
    Se for o caso manda tudo pelo correio com tudo q tiver assim vc montar um processo consistênte.
    Boa sorte
  • Oi Alexandre, vamos dar entrada ano que vem que eh quando faremos 3 anos de casados.Antes de 3 anos nao da.Ja temos todos os documentos comprovativos de ligacao com a comunidade portuguesa, so falta mesmo e fechar os 3 anos de casados.
  • Sobre o comentario da Dani, esses documentos pedidos sao muito relativos, alguem pode morar em Portugal e ter negocios em APENAS outros paises, IRS eh importante mas nao deveria dizer muita coisa, sobre a matricula dos filhos, eh mais um pedido "casca grossa", se eles pouco se importam quando alguem apresenta a certidao de nascimento dos filhos, alegando que isso nao prova vinculo Efetivo do requerente, a matricula de escola nao prova vinculo do requerente e sim das criancas, eu acho que um advogado teria embasamento pra resolver essas duas questoes, caso o requerente nao tenha como comprovar, por isso que vinculo efetivo eh totalmente relativo, tudo vai da boa vontade do conservador e da sorte.
  • Concordo com vc cibele, mas no IRS daqui tem uma opcao,que pergunta justamente isso, se vc tem negocios e ganhos em outros paises, portanto importante colocar isto la para eles saberem de onde vem a Renda. Claro que a pessoa pode morar(ou ter a residencia aqui) e fazer negocios em outros lugares, inclusive a fonte de renda pode vir desses lugares.O que eu quis dizer e que nao aceitaram o pedido da minha amiga, sem o IRS(2 ultimos pelo menos) e sem a matricula da escola,agora depende de sorte.
  • Bom saber Dani, a declaracao de ganhos no exterior sera o meu caso, apesar que meu marido tem registro de autonomo em PT e so a partir de um ano do registro eh que comeca a pagar impostos e declarar IRS.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.