Ajudem a leiga que aqui se encontra.

2»

Comentários

• Pessoal, me ajudem!

Segundo o Portal do Cidadão, a certidão de nascimento do meu avô foi encontrada e enviada dia 08/02/2010. Portanto, deve estar para chegar.

Vou legalizar as documentações necessárias para o requerimento da cidadania de meu pai e, para adiantar, a minha também.

Os documentos para a cidadania do meu pai são:
    Certidão de nascimento do meu pai + Formulário 1C + Cópia do RG autenticada + Certidão de nascimento do meu avô

Está correto?

Perguntas:
    As certidões de nascimento e a cópia do rg devem ser autenticadas e depois legalizadas no consulado?
    A certidão do meu avô, que é de portugal, precisa ser legalizada no consulado ou somente autenticada?
    O formulário 1C deve ser assinado presencialmente em um cartório e depois legalizado no consulado também?

Obrigada.
  • Maya

As certidões de nascimento e a cópia do rg devem ser autenticadas e depois legalizadas no consulado?
    R: a certidao de nascimento do seu pai precisa ser enviada ao Itamaraty depois enviada ao consulado, conjuntamente com o RG autenticado, para serem legalizados.

A certidão do meu avô, que é de portugal, precisa ser legalizada no consulado ou somente autenticada?
    R: nao precisa, é um documento portugues, envie a original q irá receber

O formulário 1C deve ser assinado presencialmente em um cartório e depois legalizado no consulado também?
    R: se nao estiver na cidade do consulado, poderá assinar o fomulárior por Autenticidade e nao por semelhança na frente de um funcionario do cartorio. Quanto enviar ao consulado para legalizar, já se discutiu muito isso e a CRC confirmou que nao precisa enviar para legalizar

bjs
  • perai.

a certidão de nascimento do meu pai e a do meu avô devem ser enviadas as originais?

tô perdida :/
  • a certidao do seu pai deve ser a original, legalizada no itamaraty e consulado

em relaçao a do seu avô, vc pode enviar a original (que dizem q agilizam o processo) ou enviar somente uma cópia, ou anotar o numero dela no formulario 1C
  • gente, me ajuda!
    acontece que eu sou de menor...
    e meu pai é o descendente de portugues.
    vou pedir a cidadania dele e quero adiantar os documentos da minha.

quem deve assinar o formulário 1c? como devo preenche-lo?
    tem alguma outra diferença do processo de maior de idade?

obrigada pela atenção e aguardo uma resposta.
    mayara
  • Maya,

a diferenca para o processo de maiores de idade, eh que o seu nao tera custo algum, mas seus pais tem que assinar o formulario 1C presencialmente em Cartorio ou Consulado.

Seu pai tem que conseguir a cidadania dele antes da sua maioridade, pra ser gratuito.
  • Cibele

Grata
  • Help

Gente, tô indo morar em Londres por um ano e meio.
    Quem vai cuidar do processo da cidadania são meus pais...

Tô esperando a certidão de inteiro teor do meu pai para começar o processo de cidadania dele.
    Enfim...

A questão é que
    eu queria saber se é possível preecnher o formulário 1c do MEU processo (que só vou dar entrada depois do processo do meu pai concluir) e assinar presencialmente antes da minha viagem.

Ou se existem algum prazo que deve ser cumprido
    Por exemplo
    Documentos com mais de 1 ano não valem.. etc
  • ninguém? :/
  • Se não me engano, não dá porque geralmente não aceitam a assinatura em formulários com campos em branco. Acho que tem que estar tudo preenchido. Mas não custa perguntar no consulado.
  • Maya,
    Caso nao aceitem que voce assine com campos sem preencher, voce podera assinar frente a um funcionario do consulado portugues em Londres. Minha vai fazer isso em Paris.
    Daí os demais documentos o seu pai te manda do BR: cópia do RG autenticada e certidao em inteiro teor sua passada pelo Itamaraty e legalizada no consulado da sua regiao.
    Creio que assim é como funciona.
  • Matheus e Denise

Obrigada
  • gente, ja tenho as certidoes de inteiro teor e a certidao de nascimento do meu avo que pedi em portugal.

agora preciso enviar as certidoes, a copia do rg (a copia precisa ser autenticada?) e o formulario pro itamaraty?
    e depois do itamaraty legalizar no consulado tb?

grata.
  • A certidao em inteiro teor primeiro Itamaraty e depois consulado.
    A copia do RG autenticada so pro consulado.
    O formulario 1C pode ser assinado no consulado ou no cartorio reconhecendo a firma por AUTENTICIDADE.
  • Se vc for menor seus pais ou tutores terao que assinar o 1C e reconhecer as firmas como disse anteriormente.
  • denise, muito obrigada
  • guys, please!

o formulario 1c se for assinado no cartorio precisa ser mandado pro consulado depois disso?
    o consulado onde se pode fazer isso eh so o do rio? o de sao paulo funciona tambem?

meus documentos chegaram do itamaraty..
    agora preciso mandar as certidoes (minha e do meu pai) e as copias autenticadas dos rgs (meu e do meu pai) pro consulado?
    isso tem algum custo? se sim, quanto?

grata.
  • Maya,
    Residindo em Sao Paulo podera usar o consulado dai.
    Entre no site e procure a informacao sobre legalizacao de documentos.
    O servico é pago e feito pelo correio.
    O 1C com firma reconhecida POR AUTENTICIDADE em cartorio nao precisam ir ao consulado.
  • Nomes. É complicado.

Estou na batalha a mais ou menos quatro anos. Já consegui, para teres uma idéia, acertar tudo na certidão de meu avô, lá em Portugal. Só para teres idéia, descobri que minha avó, brasileira, casada com meu avô português, teve em sua vida cinco nomes diferentes. E para cada certidão que tive que alterar, foi montado um processo com documentos comprovando o que queria que fosse alterado. Isso pode ser feito por ti através do Cartório ou por um advogado. Estou na fase de acertar os nomes na certidão de meu pai para solicitar a cidadania dele para depois partir para minha e por fim a do meu filho que é meu último passo. O processo em andamento é para alteração do nome de minha bisavó por parte de pai.
    Primeiro vou te perguntar se consultaste, no Consulado se tens direito a esta cidadania? Digo isso, por já ter a tua mãe falecido.
    Se tens, é preciso também saber o que consta, em termos de nomes, na tua certidão. O caminho seria fazer o assentamento do casamento da tua mãe em Portugal. E partir deste assento a tua cidadania. Se tua mãe foi citada na tua certidão, o ideal seria somente reverter o nome dela através de processo, utilizando a Certidão portuguesa dela que tens em mãos, aí sim, sem citar a naturalização como te foi sugerido.
  • Obrigada pelas dicas, Maestro Alex e Esperança!

Na minha certidão de nascimento, consta o nome da minha mãe reduzido, sem o sobrenome Garcês. Já na certidão de nascimento dela (portuguesa), consta Maria Margarida Garcês Gomes e não há nenhum registro de naturalização, nem casamento, porque meu pai era desquitado e naquela época, não existia o divórcio.

Já os nomes dos avós maternos, estão corretos em ambas as certidões: portuguesa dela e brasileira, minha.

Então, vou tentar a correção no cartório, pessoalmente. Se negarem, constituirei um advogado para pedir judicialmente.
    Depois da correção do nome, farei o registro do óbito na conservatória do Funchal e entrarei com o processo requerendo a cidadania.

Assim que tiver algum resultado, posto aqui.
    Mais uma vez, agradeço a ajuda de todos!
  • Nomes. É complicado

Por outro lado, é preciso verificar a situação da naturalização da tua mãe. Eu tenho uma colega que se naturalizou e, para poder fazer a cidadania das filhas, ela teve que reverter a naturalização em Portugal. Não sei se continua assim.
    Desculpa se estou pondo um pouco de areia,mas eu já andei tanto por essas questões de nomes. Como disse estou com um processo em andamento para alteração do nome de minha bisavó por parte de pai. Eu teria um monte de coisas para te dizer. O que estiver ao meu alcance... Teoricamente, tua mãe teria que ter te registrado, pois não era casada. Então, daí, vem uma série de questionamentos. Acho que não cabe aqui. Teríamos que ficar trocando uma série de informações. Se quiseres podes me add e fazer as questôes que quiseres. Acho que, por enquanto, é isso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.